Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Você Escolhe A Pilula Azul Ou Vermelha?


Dovakin

Posts Recomendados

Publicidade

Curti o seu texto cara.

É natural vc "superistimar" os treinos calistênicos em "detrimento" dos treinos de hipertrofia convencionais dentro de uma academia. Eu particularmente gosto de estar no ginásio, e diferente do que vc citou meu objetivo não é pegar vadias ou mulheres, treino pq me sinto bem, me conforta, eleva minha autoestima, tira meu stress.

Pode até ser clichê, mas sabemos que em casos de assalto não se deve reagir, seja com arma de fogo ou mesmo arma branca como foi o seu caso. Ao MEU ver, vc quis dizer que os seus treinos calistênicos aliados a arte marcial que vc pratica lhe deram ferramentas para poder reagir, entretanto, sabemos que vc poderia ter se dado mal, o assaltante alto e gordo poderia ter sido mais rápido que vc, ou algo poderia ter dado, graças a Deus hj vc esta aqui para contar essa história. Acredito que um cara criado dentro do ginásio poderia ter tomado a mesma atitude que vc e obtido o meso resultado, ou na mesma proporção de risco, poderia ter levado a pior, mas nessa situação ainda entra uma outra possibilidade, talvez o assaltante alto e gordo ficasse com receio de "atacar" um cara grande e forte criado dentro de um ginásio.

Volto a frisar que gostei muito do seu texto cara, deixei minha opinião sobre alguns pontos que não é que eu não tenha concordado, mas que achei plausível uma visão diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tirando a parte de hoje vivermos em um mundo bárbaro rsrs, o resto tá bom

é que em toda a nossa história o mundo foi muito mais bárbaro do que é hoje.

* gostei e concordo, qdo comecei eu só queria melhorar minha saúde e meu basquete

Editado por planeta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o texto em si muito interessante.

Embora concorde (MUITO) com os pontos levantados pelo emersontobias e pelo planeta. Realmente, a busca por um "corpo funcional" é o mais certo para uma pessoa que seja natural (ou esteja natural). Até porque é ilusão pensar que com um ciclo você vá conseguir ir "além do limite natural", porque o ciclo (como o próprio nome já fiz) é só uma fase. Se você realiza a TPC (que é fundamental), na verdade, realiza um "restarte" no sistema endócrino endógeno e, por conseguinte, voltará gradualmente ao estágio natural (é o famoso "perder tudo que ganhou", embora esta perda possa ser n'outras proporções).

Contudo, achei a crítica aos objetivos alheios um tanto quanto... imprópria. Na minha concepção, hoje, o corpo pertence ao indivíduo. Muitos dos que hoje treinam são marcados por traços de rejeição do passado. É o "gordinho que não pegava ninguém", o "magrinho que ninguém notava", a "gordinha que nunca ninguém chamou para sair" a "olívia palito da turma". Em algum ponto da vida o treino surgiu como uma válvula de escape para isto. Da mesma forma que o esporte também é para muitas pessoas.

Não tenho nada contra treinos funcionais e de força, muito menos contra treinamentos calistênicos. Acho-os essenciais em qualquer rotina. Mas isto, claro, depende dos objetivos particulares de cada um. Inclusive, creio que qualquer pessoa deve experimentar o máximo de treinos diferentes possíveis em sua vida. E tentar tirar proveito de cada uma dessas fases até encontrar o seu ponto de equilíbrio. Certa vez, li uma entrevista da esposa do Bruce Lee dizendo que ele fazia cerca de 1.000 abdominais por dia.

Nos dias de hoje, chamariam ele de louco. "Ah, vai dar overtraning, mimimimi". Mas ele foi um cara que construiu (na minha opinião) o corpo mais funcional que eu já vi. Talvez, por dois motivos. Motivo 1) Ele viveu sua filosofia e colocou-se à prova. Motivo 2) Ele não se preocupou com pormenores, foi lá e realizou o que sua mente pensou.

Eu achei seu texto bem interessante, mas eu não me limitaria a dizer que a busca de um corpo funcional é o essencial. Acredito que essencial é traçar o corpo que você deseja e correr em busca deste objetivo. Seja ele qual for.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje senti na pele a diferença.

Eu voltei para os treinos há um ano atrás, após quase 20 anos de sedentarismo.

Comecei pelo beabá dos isoladores, aparelhos, etc.

Logo evolui com a leitura dos arquivos que o amigo Iceman traduziu, do Stronglift 5x5.

Quando mudei para o SL 5x5, senti que estava fazendo a coisa certa.

Hoje, mudei para os calistênicos, e tive de novo a sensação de estar tomando a decisão mais acertada.

Evolui bem no SL, mas as cargas já estavam ficando pesadas demais para o meu porte físico.

Como já tenho 40 anos, o receio de me machucar seriamente é ainda maior.

O SL me fez muito bem, mas estava na hora de seguir em frente.

Apenas um treino de calistênicos, e que sensação boa!!!

Senti que os exercícios são muito mais adequados ao nosso corpo. Ou, que o nosso corpo foi feito para este tipo de exercício, senti que são mais "naturais". E para quem segue a filosofia Paleo, isso é muita coisa.

Gostaria de agradecer publicamente ao Dovakin.

Há alguns dias comecei a ler as suas postagens e me identifiquei muito. Seus posts são lógicos, racionais e inteligentes.

Muito obrigado, as suas postagens me incentivaram a "testar" o mundo calistênico!

Espero que continue ajudando a muitos outros a descobrirem o seu caminho.

Vamos seguir juntos na filosofia de construção de um corpo não só estético, mas funcional e saudável.

Parafraseando o mestre Bruce Lee: "Be water!"

Um abraço a todos!

Editado por Ruy de Freitas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iceman,

Fico honrado com a sua identificação.

Saiba que foi por causa das suas postagens, que eu saí do beabá do ABCDE com isoladores para o SL5x5 com exercícios multi-articulares.

Você é um dos mais sábios aqui do forum.

Sobre as pernas, olha que curioso.

Ontem eu testei. Fiz squats calistênicos com várias repetições e senti forçar muito a perna. Fiz squats com pouco peso na barra, com o mesmo número de repetições e não senti trabalhar os músculos. Depois fiz squats com a carga usual nos 5x5 e aí sim, senti o mesmo trabalho nas pernas do squat calistênico.

Talvez, eu digo talvez, aqui vale o mesmo princípio do Mehdi, " More strengh - More muscles ". Já que no bodyweight a gente faz força pra caramba!

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...