Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treinar Com Dor (De Lesão)


André Gaius

Posts Recomendados

Tem um monte de tópicos e até alguns artigos aqui sobre a questão de treinar com dor, mas todos tratam daquela dor natural proveniente dos treinos. E, como já está explicado no tópico, venho tratar dos treinos com dor de lesão e mais... uma suposta recuperação por meio dessa suposta insanidade.

Acho que existe um consenso de que é errado e contra-indicado, o que talvez seja o motivo de não se discutir sobre isso.

Mas enfim, depois que eu fiquei um mês parado por causa de uma possível tendinite (há mais de um ano), eu coloquei na cabeça de que a única coisa que vai me impedir de treinar é se eu quebrar algo, lesão nenhuma vai fazer eu deixar de treinar algum dia ou sequer diminuir carga. Não quero saber se isso pode piorar, quais consequências pode trazer etc. Eu já conheço o senso comum...

O ponto é o seguinte: eu tenho o ombro zoado, antes de entrar na academia, fazendo exercícios em casa descompromissado mesmo só pra passar o tempo, já tive aquele problema que não me recordo o nome, que impossibilita de levantar o braço e o ombro fica bastante rígido com uma dor terrível. Tive isso três vezes nos dois lados - a última foi a pior. Desde que entrei na academia quase dois anos atrás, nunca mais tive isso, porém vez ou outra, surge uma dor bem incômoda, além dele sempre estalar (principalmente no supino 45º). Pois bem, ontem estava com essa dor no lado direito e fui treinar ombro. Dei uma leve diminuída de 2 kg no militar, coloquei 18===18 e fiz tranquilo (só na hora de tirar a barra que sentia dor). Hoje acordei sem nenhuma dor no ombro.

Eu também tenho o antebraço podre (foi o responsável por me afastar da academia) e tem aquela dor que sempre vai e volta - mas nunca na intensidade que me tirou dos treinos. E atualmente eu estou com essa dor no antebraço esquerdo, mais forte que a do ombro. Anteontem eu treinei antebraço e bíceps, e hoje a dor diminuiu consideravelmente, diria uns 60%. Essa é aquela dor que quando você solta a barra reta ou o halter ela surge como uma facada no antebraço...

Não acredito que ambas sejam dores de treino, tanto pelo tipo da dor, quanto por estarem em regiões nas quais eu realmente tive lesões. Coincidentemente o Sardinha postou um vídeo agora que fala sobre continuar treinando com lesões (bem mais graves que as minhas), claro que com algumas adaptações e sem tentar pegar muito a região afetada (eu, por exemplo, evito fazer rosca inversa e só faço supino 45º com halteres).

O que acham disso? Contem experiências e se souberem de estudos/pesquisas sobre o assunto específico e que não seja algo previsível negativamente, seria ótimo também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Essa dor ocorre quando faço rosca direta com barra, como se tivesse dando uma facada no antebraço, mas nada que prejudique o treino. Uma técnica que usei foi fazer alguns exercícios pro antebraço.
" eu coloquei na cabeça de que a única coisa que vai me impedir de treinar é se eu quebrar algo, lesão nenhuma vai fazer eu deixar de treinar algum dia ou sequer diminuir carga. Não quero saber se isso pode piorar, quais consequências pode trazer etc. Eu já conheço o senso comum..."

Quando lesionei o tríceps esquerdo, tbm pensava da msm forma, até chegar no ponto que não conseguia fazer elevação lateral com 5kg. Tô 1 semana parado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dor no antebraço é normal, ainda mais se vc não treina ele.

Sempre que solto a barra de rosca do bíceps sinto uma pontada no antebraço, mas isso é normal cara!

SE a dor se estender após o treino, ai sim vc pode se preocupar. Não no dia seguinte, digo após mesmo.. tente trabalhar antebraço no mínimo 1x por semana isoladamente caso o seu esteja mt fraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu sei que muitas pessoas também sentem essa dor, mas eu me preocupo um pouco quando ela se prolonga demais, que é o caso agora. Esqueci de dizer que essas dores no antebraço e ombro estão me acompanhando por umas duas semanas. Essa dor no antebraço também aparece quando eu me apóio em algo. Mesma coisa quando tive a "tendinite". Eu só conseguia me apoiar com um braço quando ia em pé no ônibus, não tinha jeito mesmo de usar o outro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Camarada, vou compartilhar minha experiência a respeito de dois tipos de lesões que experimentei, ambas na adolescência quando ainda não tinha conhecimento nenhum ....quando tipicamente se faz muita merda.

Minha primeira lesão foi no ombro, fazendo supino reto. Nessa época aprendi sobre o exercício para manguito rotador, utilizando conjuntamente duas variações:

Rotação interna:

Rotacao-interna-com-cabo.jpg

Rotação externa:

rotacao-externa-com-cabo.jpg

Sinceramente, foi fazendo esse maldito exercício 3 vezes por semana (3 séries de cada, 10-12 repetições, no início do treino - pode usar elástico inclusive, uma vez que o objetivo não é socar peso) que consegui retomar meus treinos. Nunca mais tive que me preocupar com a lesão que tive no ombro. Evidentemente aperfeiçoei minha técnica depois disso, mas esse protocolo me permitiu voltar a treinar.

Meu segundo tipo de lesão foi um cisto sinuvial no pulso direito. É um negócio bastante desagradável, que quando aparece não tem mais jeito. Qualquer movimento de hiperextensão de pulso se torna doloroso. Se fosse na onda de alguns médicos que apareceram na minha frente não faria mais nada como supino, paralela e flexão. Minha solução foi usar uma faixa para pulso (hj uso o suporte para punho "Red Line", da Harbinger) e treinar muito com halter para desenvolver os estabilizadores nos exercícios. Hj em dia esse cisto sinuvial não me atrapalha em nada, de forma que consigo fazer paralela com uns 20 kg a mais que meu peso corporal sem sentir desconforto algum. Um ponto fundamental aqui foi fortalecer bastante os antebraços...mas meus melhores resultados não vieram de exercícios isoladores, mas de compostos como barra fixa no triângulo.

De uma forma geral dar preferência a exercícios compostos, cortando isoladores, na minha opinião é muito mais produtivos em termos de fortalecimento de musculatura e prevenção/mitigação de lesões. Se seu antebraço tá fraco cara, coisas que funcionam muito bem são barra fixa usando o triângulo, levantamento terra e kroc rows...quem sabe reestruturar suas divisões para treinos fullbody, push/pull etc.

Boa sorte com os treinos aew cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera , a mais ou menos 1 mês e meio venho sofrendo com uma inflamação no tendão
do punho (tendinite) , e durante esse período frequentei médicos e tudo ... o primeiro
me resseitou um antiflamatorio chamado Xefo , para tomar durante uma semana , fiz isso
e não resultou em nada , era pra eu ter ido ao retorno com ele , porém , como achei que
não fui bem atendido resolvi procurar outro médico ... Esse me pediu um raio X e confirmou
que realmente na parte ossea nao tinha nenhuma fratura , se tratava de uma inflamação
mesmo , me receitou um antiflamatorio (perdi o nome) durante 1 semana , ficar mais uma
semana em repouso e na outra se nao tivesse melhorado tomar a injeção beta trinta , além
de me pedir para não malhar os grupos superiores nem fazer esforços pois segundo ele fazendo
isso seria como se eu estivesse tirando a casca de uma ferida . Fiz todo o procedimento e
nada , fui ao retorno com ele e ele me pediu para continuar esse "descanço" e fazer
uma ressonancia magnética......
mas desde segunda ja voltei a treinar bem leve os musculos superiores pq nao aguentava mais malhar so perna e amanha vou fazer essa maldita ressonancia pra ver no q vai dar ... mas depois disso tudo a dor ainda continua .. somente nas pegadas pronadas e supinadas , vou acompanhar aki pra ver se tbm consigo encontrar uma solução , pq ta osso ...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Camarada, vou compartilhar minha experiência a respeito de dois tipos de lesões que experimentei, ambas na adolescência quando ainda não tinha conhecimento nenhum ....quando tipicamente se faz muita merda.

Minha primeira lesão foi no ombro, fazendo supino reto. Nessa época aprendi sobre o exercício para manguito rotador, utilizando conjuntamente duas variações:

Rotação interna:

Rotacao-interna-com-cabo.jpg

Rotação externa:

rotacao-externa-com-cabo.jpg

Sinceramente, foi fazendo esse maldito exercício 3 vezes por semana (3 séries de cada, 10-12 repetições, no início do treino - pode usar elástico inclusive, uma vez que o objetivo não é socar peso) que consegui retomar meus treinos. Nunca mais tive que me preocupar com a lesão que tive no ombro. Evidentemente aperfeiçoei minha técnica depois disso, mas esse protocolo me permitiu voltar a treinar.

Meu segundo tipo de lesão foi um cisto sinuvial no pulso direito. É um negócio bastante desagradável, que quando aparece não tem mais jeito. Qualquer movimento de hiperextensão de pulso se torna doloroso. Se fosse na onda de alguns médicos que apareceram na minha frente não faria mais nada como supino, paralela e flexão. Minha solução foi usar uma faixa para pulso (hj uso o suporte para punho "Red Line", da Harbinger) e treinar muito com halter para desenvolver os estabilizadores nos exercícios. Hj em dia esse cisto sinuvial não me atrapalha em nada, de forma que consigo fazer paralela com uns 20 kg a mais que meu peso corporal sem sentir desconforto algum. Um ponto fundamental aqui foi fortalecer bastante os antebraços...mas meus melhores resultados não vieram de exercícios isoladores, mas de compostos como barra fixa no triângulo.

De uma forma geral dar preferência a exercícios compostos, cortando isoladores, na minha opinião é muito mais produtivos em termos de fortalecimento de musculatura e prevenção/mitigação de lesões. Se seu antebraço tá fraco cara, coisas que funcionam muito bem são barra fixa usando o triângulo, levantamento terra e kroc rows...quem sabe reestruturar suas divisões para treinos fullbody, push/pull etc.

Boa sorte com os treinos aew cara!

É exatamente este exercício que tenho feito na fisioterapia, para ajudar na recuperação de uma bursite no ombro esquerdo e uma tendinite no direito. Definitivamente não ficará mais fora da minha rotina de treinos tb.

Negligenciar o manguito é foda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lesionei o ombro esquerdo dia 21/02 e até hoje 13/06 não to 100%. O único ex q sinto dor é o supino (to fazendo na postura certíssima) qnd passo dos 20kg de cada lado. Antes da lesão fazia com quase 30kg de cada lado.

Coloquei o ex pro manguito rotador 2x por semana mas to vendo muito resultado não. E nele não sinto dor.

Semana passada fiz a ressonância magnética, fica pronto o resultado dia 20/06. Vamos ver q merda é essa q deu no meu ombro.

Espero melhorar esse ombro até o final do ano. Não conseguir levantar as cargas q levantava antes por sentir dor da maior depre.

Quando descobrir a solução conto pra vcs. Vou acompanhar esse tópico de perto.

Abraços.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Camarada, vale apenas uma pequena, porém importante observação deste exercício:

A velocidade deve ser controlada, do início ao fim. Assim, você deve começar com uma carga bem reduzida, que te permita estabelecer uma tensão controlada do início ao fim do exercício. Algumas pessoas erram por tentarem fazer com muito peso, se entortando ou fazendo uma mini elevação lateral no exercício, que por sua vez acaba perdendo toda a sua eficácia.

Mas é isso, esse é um bom exercício de fortalecimento. Não fará milagres, mais será um suporte muito eficaz para o fortalecimento do ombro. Pra mim ele é um exercício que anda sempre junto. Trocando conhecimentos e experiências a evolução fica muito mais fácil.

Bons treinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...