Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pontos De Pressão: Face, Pescoço E Tronco


CarlosP

Posts Recomendados

Publicidade

É muito relativo.

Nunca dependa disso..

Por exemplo,já acertei o mesmo lugar em um cara magro e em um mais "forte".

Um deu um grito e o outro só achou incomodo ..

Me refiro aos não superficiais,claro.

Sem contar que depende de muito treino pra acertar na hora do vamos ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Krav Maga não é isso?

Tempo de resposta curto.

Onde vai atingir "não importa".

Tirando o cara de ação tá valendo.

---

Tem um AM que se chama Chin Na,as torções são excelentes.Porém,pra fazer aquilo proveniente de qualquer golpe desferido em sua direção...tem quer foda.

Walk

Você que tinha indicado "Somos Marshall" uma vez ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tempo de resposta curto.

Onde vai atingir "não importa".

Tirando o cara de ação tá valendo.

---

Tem um AM que se chama Chin Na,as torções são excelentes.Porém,pra fazer aquilo proveniente de qualquer golpe desferido em sua direção...tem quer foda.

Walk

Você que tinha indicado "Somos Marshall" uma vez ?

Uma vez vi um vídeo de instruções do Krav Maga, e o cara ensinava a golpear esses pontos de pressão e tal...

Nem lembro, man.

Mas é um filme muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:thumbsup_anim:Contribuição :speak_cool:

john-steve-pressure-point_w.jpg

Em um combate, golpes são mais efetivos quando são direcionados aos pontos mais frágeis do corpo do oponente. Há certas regiões do corpo que são estruturalmente mais vulneráveis e que não podem ser fortificadas com treinamento, seja por não possuir uma estrutura muscular para proteger a área em questão, seja por explorar um ponto de estrutura óssea mais frágil. Veja neste artigo alguns dos pontos mais vulneráveis do corpo humano.
Obviamente este não é um guia completo com todas as áreas vulneráveis do corpo (nem sei se é possivel compilar um manual assim), este é apenas um guia com os pontos mais simples de serem golpeados. para efeitos mais interessantes procure um instrutor habilitado de artes marciais ou defesa pessoal.




Atenção: Este conhecimento está aqui a título de informação, não devendo ser utilizado para nenhuma prática ilegal. Estou ensinando isso para o caso de ser necessário agir em legítima defesa.


Como golpear pontos vitais


Também conhecidos como pontos de pressão, podem ser golpeados praticamente com qualquer uma das nossas armas naturais (mãos, pernas, joelhos, cotovelos e cabeça), entretanto alguns são mais efetivos que outros de acordo com o ponto de pressão que se quer atingir. Certos pontos são mais fáceis de serem atingidos com os dedos, com torções, com a palma das mãos ou com golpes duros (socos, cotoveladas, joelhadas e chutes).


Como Encontrar pontos de pressão


Embora o estudo de ponto a ponto seja o mais indicado, há um raciocinio rápido que você pode usar para encontrar alguns pontos de pressão. A partir do topo da cabeça meça um palmo de sua mão para frente, para trás e para os lados. a cada palmo que você medir a ponta de seus dedos estarão provavelmente sobre um ponto vital. Por exemplo, medindo um palmo para a frente, seu dedo mínimo vai tocar a base de seu nariz, um ponto de pressão. seguindo a diante ele tocará na garganta, outro ponto de pressão, e seguindo medindo em palmos você passará pelo fim do osso externo no plexo solar, dois dedos abaixo do umbigo e por fim genitália. lembrando que medindo para trás e para os lados também há pontos de pressão.


Efeitos dos pontos de pressão


Embora o principal efeito seja a dor e a lesão física, pontos de pressão possuem efeitos diversos, variando de ponto a ponto. os pontos são normalmente formado por cartilagens, ossos fracos, orgãos, tendões, artérias e nervos. há pontos que podem levar a inconsciência, paralisia completa ou parcial, confusão, perda de um ou mais sentidos, sufocamento, knock down, knock out e até a morte.


Segundo algumas artes marciais do oriente como o karatê, wushu, wing shun, dentre outras, é possivel causar danos colaterais que afetarão o oponente segundos, minutos, horas, dias ou até anos depois do combate (podendo este efeito ser até a morte). De acordo com a técnica do "diagrama das 12 horas do toque mortal" (do karatê shinkyokushin) ao se conhecer a teoria do fluxo sanguíneo ensinado nesta técnica, se aprende os efeitos colaterais de se acertar alguns pontos vitais em determinados horários.

Aprendendo ponto a ponto


Adaptei os textos descritivos abaixo do excelente vídeo a seguir:


http://www.youtube.com/embed/IVvKO0X2sGU


Olhos: Qualquer golpe direcionado aos olhos pode causar um ferimento sério, senão permanente. Além disso, o alvo ficará atordoado durante o ataque e temporária ou permanentemente cego.

Abaixo do nariz: Um golpe moderado causa dor e atordoamento. um golpe forte causar uma fratura ou até a separação da cartilagem da estrutura óssea.


Queixo: Um golpe moderado em sua parte frontal pode causar um knock down, perda de equilíbrio e atordoamento. um golpe forte pode deixar inconsciente.


Orelhas: Um golpe com as mãos em forma de concha pode causar danos internos, romper os tímpanos causando surdez, desequilíbrio e desorientação. um golpe contundente causa grande dor nesta área.


Abaixo da orelha: Aproximadamente um dedo abaixo da orelha há uma cavidade onde um feixe de nervos passa, tornando o lugar um ótimo ponto de pressão, podendo ser golpeado com a junta ou com a pressão da ponta dos polegares, causando dor intensa.


Cavidade da garganta: Um forte golpe na traquéia pode causar danos seríssimos e facilmente a morte.


Base do nariz: Um golpe moderado causa uma dor consideravel e possível hemorragia. um golpe forte pode separar a cartilagem da estrutura óssea.


Têmpora: Um golpe forte, nesta área pode facilmente causar desorientação ou inconsciência.


Septo: Um golpe moderado causa dor intensa e hemorragia.


Dentes da frente: Área onde um golpe forte pode causar fratura de ossos e dentes quebrados sem dificuldade.


Lateral do maxilar: Um golpe nesta área pode fraturar a mandíbula.


Artéria carótida: Um golpe moderado pode causar desorientação, enquanto um golpe forte pode levar a inconsciência.


Laringe: Um golpe nesta área causa dor e asfixia, podendo provavelmente causar danos a caixa vocal. Assim como a traquéia, um golpe forte aqui pode levar a morte.


Clavícula: Além da dor, um gope forte neste ponto pode causar a quebra deste osso, incapacitando o braço e o ombro.


Plexo solar: Um golpe nesta área faz o oponente perder o ar e dependendo da intensidade pode levar a dano nos orgão internos e a inconsciência.


Costelas flutuantes: Um golpe nesta área também causa a perda de ar, quebra das costelas e possivelmente ruptura dos orgãos próximos.


Rádio: Este osso ao ser golpeado pode deixar a mão entorpecida, além de poder ser quebrado.


Parte interna da junta do cotovelo: Um golpe aqui faz o braço se dobrar e causa bastante dor. um golpe mais intenso pode entorpecer o braço.


Parte externa da junta do cotovelo: Um golpe duro nesta área pode romper a junta, incapacitando o braço, sendo necessário uma cirurgia para a reparação.


Monte interior do braço: Contanto três dedos a partir do pulso em direção do cotovelo, um golpe nesta área causa dor e o entorpecimento dos flexores do pulso.


Pulso: Dor e danos aos ossos com um golpe contundente. Segurando o punho é possível aplicar pressão para quebra-lo causando muita dor.


Orgão genital: Principalmente no caso dos homens, pode causar dano nos orgãos reprodutivos, dor invariavelmente incapacitante e até inconsciência.


Área interna da coxa: Além da dor na coxa, um golpe nessa região causa o entorpecimento da perna.


Joelho: Um golpe contundente pode deslocar o osso e/ou impossibilitar a capacidade de andar.


Peito do pé: Essa área ao ser golpeada pode acabar em um osso deslocado ou quebrado, facilmente deixando o alvo incapaz de andar e correr.


Base do crânio: Um golpe nesta área faz o cérebro receber a onda de choque do impacto, podendo causar inconsciência, desalojar uma vertebra ou ainda causar danos a base da espinha.


Quarta vértebra cervical: Além de ossos quebrados, golpes nesta área podem causar paralisia ou morte.


Nuca: Esta área ao ser golpeada pode causar um decrécimo no fluxo de sangue para o cérebro,


Dorso do ombro: Um golpe aqui pode diminuir o fluxo de sangue para o coração, causando paralisia e dormência.


Terceira vértebra lombar: Além de uma fratura óssea, um golpe nesta área pode causar paralisia.


Parte Inferior das costas: Um golpe nesta parte do corpo quebra costelas, lesiona musculos e pode causar paralisia.


Rim: Nesta área um golpe pode lesionar o orgão e até causar a morte.


Cóccix: Golpear essa área causa fratura óssea, impossibilitando-o de sentar e causando o entorpecimento das pernas.


Articulação do quadril: Ruptura dos ossos, dormência das pernas, redução da circulação e incapacidade do oponente de se sentar.


Base da coxa: Próximo as nádegas, um golpe nesta área causa intensa dor e entorpecimento.


Atrás do joelho: Um golpe nesta região dobra o joelho e pode causar um deslocamento osseo.


Canela: Contusão, fraturas e muita dor, quem nunca sentiu uma pancada na canela?


Tornozelo e dedos do pé: Assim como o peito do pé, essa área ao ser golpeada pode acabar em um osso deslocado ou quebrado, facilmente deixando o alvo incapaz de andar e correr.


Tendão de aquiles: Golpes nessa área podem causar contusão e ruptura do tendão, impossibilitando o alvo de andar.


Dedos: Além de fraturas e lesões, os dedos podem ser usados em chaves de articulação para manipular os movimentos do oponente.


Conclusão


Por se tratar de um estudo bastante complexo, envolvendo as disciplinas de anatomia e fisiologia em um grau bastante específico, recomendo o estudo aprofundado através de livros e da prática com um professor qualificado. para reforçar o que foi ensinado neste artigo veja nas imagens abaixo os principais pontos de pressão vistos aqui (e mais alguns de bônus):

10473_220696i.jpg

10473_220697i.jpg

Fonte: SobreVivendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...