Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Doping - Coi Quando Isso Será Superado?


hylian

Posts Recomendados

Olá galera.

Acredito que a maioria do pessoal que está há um bom tempo na área da musculação, ou mesmo é praticante de qualquer outro esporte, já teve que enfrentar esse dilema: fazer o uso ou não de esteroides anabolizantes. Quem quer seguir carreira no esporte de alto nível, sem sombra de dúvidas sabe que isso não é uma escolha, mas uma condição.

Eu não sou usuário de esteroides, e queria que isso ficasse bem claro. Não pratico esporte de alto nível e não busco performance, portanto o uso de drogas é algo opcional, diferente do que seria para um atleta. Mas não vejo nenhum problema nisso, bem pelo contrário, acredito que qualquer produto criado pelo ser humano para aumentar o potencial físico e intelectual deveria ser estudado abertamente e disseminado. O que eu acho tolice absurda é o pessoal que faz o uso sem conhecer as características da droga e sem ter noção de como isso afeta sua saúde. Isso só mancha a imagem dos produtos (como podemos ver na televisão, revistas, etc.).

Como sabemos, não haveria o alto nível esportivo atual sem o uso de drogas, e é indiscutível que nos esportes de performance motora elas são fundamentais para o desempenho dos atletas. Porém, ao meu ver as grandes federações esportivas e o próprio Comitê Olímpico Internacional tentam vendar o mundo sobre essa prática que é de extrema importância para os esportes.

Acredito ainda que o grande vilão da história é o COI, afinal, através de relatos do próprio pessoal aqui do fórum (há um looongo tempo atrás) descobri que alguns atletas faziam o exame anti-doping no próprio país, e muitas vezes a federação da modalidade esportiva ajudava a adulterar os exames. E, no final das contas, não é o sonho de todo atleta ir para as Olimpíadas? Então as federações devem jogar o jogo do COI para poderem enviar seus atletas a esse evento.

Eu sou estudante de EF, eu sei que os Valores Olímpicos e a filosofia para o esporte adotados pelo COI, na teoria ,são absolutamente contrários o uso de drogas. Mas também sei que na prática tudo isso é faixada para as pessoas que não tem ligação com o esporte acreditarem nessa ideologia.

Sinceramente, eu acreditei que talvez com o escândalo do Armstrong ele fosse revelado, mas o cara provou que além de ser um campeão ele é um excelente atleta. Ele jogou conforme as regras, defendeu seus colegas e seus patrocinadores e impediu que esse escândalo manchasse ainda mais o esporte dele, como esperado de um atleta.

Estamos próximos dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, e por mais um ciclo olímpico esse tabu continua de pé. Há pelo menos 5 décadas o uso de EA é algo que vem sendo jogado por baixo da mesa, mas eu acredito que é questão de tempo pra esse assunto entrar à tona. Eu, na minha humilde ignorância, gostaria de saber a opinião de vocês sobre essas minhas afirmações e esse assunto. Talvez quem conheça melhor os esportes possa dar sua contribuição aqui.

Editado por hylian
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante Renan.012

Cara o negócio é o seguinte,acredito que o uso de AE's foi vetado por causa dos colaterais e passaram a ser vendidos sobre receita médica, com a finalidade de bem da saúde pública.

Logo quem usasse sem receita estaria quebrando a lei,e quebrar a lei é moralmente errado, logo mal visto perante a sociedade politicamente correta.

E como esporte é diretamente associado com a imagem de saúde, liberar o uso dessas substâncias entraria em conflito com o que eu disse acima.

Sinceramente acredito que isso foi feito de boa fé, querendo agradar/servir o maior grupo, apesar de prejudicar um pouco outro grupo bem menor (atletas), e em uma democracia isso faz todo sentido.

Agora olhando do ponto de vista comercial é uma puta burrada, afinal os AE's melhoraram muito os esportes, atletas melhores, competições de nível cada vez mais alto, e como resultado esportes começaram a gerar muito dinheiro.

Eu como fã de diversos esportes,sinceramente não to nem ai se o cara ta comendo ampola pra ter uma performance maior e fazer o esporte mais atraente,mas duvido que todo mundo vai pensar assim num futuro próximo. Logo o jeito seria liberar a porra toda por baixo dos panos, assim a gente não ia ver grandes atletas sendo publicamente apedrejados igual o grande Lance Armstrong e de quebra manteria a mesma ilusão que temos hoje, super humanos 100% naturais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei lá, eu entendo que todos os esportistas de alto rendimento usem EAs, mas não concordo.

Para mim a ideia principal da competição, ainda mais de uma olimpíada, é ver justamente os talentos e aptidões provenientes de um esforço e de treinamentos dentro da capacidade natural humana. Qualquer coisa que fuja disso é, para mim, sem sentido. Mais fácil construirmos robôs e vê-los correndo em velocidades maiores ainda, já que o fato de a capacidade estar dentro dos limites humanos não é condição. Sei que esse mimimi que acabei de falar é utópico, e dificilmente voltaremos a ver competições em que os atletas não tenham feito uso de anabólicos ou qualquer outra substância considerada "ilícita", mas para mim isso é tirar metade da graça do negócio. Prefiro 100x ver um cara fazer 100m rasos em 15 segundos sabendo que, se eu treinar, talvez um dia consiga fazer o mesmo do que ver um cara correndo os mesmos 100m em menos de 10s e saber que, ainda que treine muito, sem a famosa "ajudinha" não chegaria nem perto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que as drogas só aumentam o valores gerais, porque na pratica os campeões continuam quase os mesmos...

use mais drogas que usain bolt e vamos ver se tu vai correr mais do que ele corre

use mais drogas que phil heath e vamos ver se voce ficará maior do que ele

use mais drogas que michael phelps e vamos ver se voce vai ser o maior medalhista da história

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que as drogas só aumentam o valores gerais, porque na pratica os campeões continuam quase os mesmos...

use mais drogas que usain bolt e vamos ver se tu vai correr mais do que ele corre

use mais drogas que phil heath e vamos ver se voce ficará maior do que ele

use mais drogas que michael phelps e vamos ver se voce vai ser o maior medalhista da história

Justamente aí é o ponto que eu queria chegar, Se com ou sem drogas os campeões seriam os mesmos, por que usar drogas?

Já disse, se o objetivo é ver um cara correr 100m no menor tempo possível, mais fácil construir um robô que faça isso, muito mais legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Renan.012

Justamente aí é o ponto que eu queria chegar, Se com ou sem drogas os campeões seriam os mesmos, por que usar drogas?

Pq faz o esporte ficar muito mais atraente.

Faz os atletas terem ainda mais impressionantes, e as pessoas gostam dessas coisas.

Editado por Renan.012
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...