Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Crise Literária Mundial

Posts Recomendados

Postado

E ai galera blz?

Resolvi comentar sobre um assunt oque eu ando pensando nos ultimos meses.

Eu sempre li bastante, desde que entrei no ginásio. Semrpe li pelo menos uns 7 livros por ano, embora admito que queria ler muito mais (devido a $$, quando era mais novo ficava limitado a presentes e grana que meus pais davam...).

Quando comecei a trabalhar comecei ai sim a comprar livros em periodos mais razoaveis.

Só que nos ultimos tempos (ultimos 5 ou 6 anos) tenho visto que a grande maioria dos livros carece de originalidade. A verdade é que muda-se a roupagem (os nomes, lugares e época) mas as histórias são basicamente as mesmas. Com algumas variações, e alguns raros casos de brilhantismos literários (Saramago por exemplo), todo mundo parece que escreve seguindo um roteiro. e o pior é que tudo vira filme depois...

Consegui até montar um gerador de best seller aqui:

Gerador de best seller:

Alguém (homem/mulher/jovem/criança/idoso) descrito como

a) solitario, desempregado, fracassado, timido/introspectivo, rancoroso

ira encontrar/buscar/comprar:

b1) uma pessoa, gato, cachorro, um ser fantastico (bruxo, vampiro,a morte...)

ou

b1) casa(cabana), livro, guarda-roupa

que irá

c1) ajudá-lo (misteriosamente ou não), tentar mata-lo (secretamente ou não), pedir-lhe ajuda (misteriosamente ou não) ou dar-lhe uma lição (secretamente ou não)

ou

c2) faze-lo refletir, leva-lo em aventuras esdruxulas num lugar inexistente

Com o desenrolar da historia ira pintar:

D1) Um clima de romance entre eles, uma amizade incondicional, uma disputa (amigavel ou não), uma vinagança, a solução de um misterio, aprendizado sobre alguma cultura inutil

D2) o arrependimento pelo passado, o sentido da vida, uma nova visão do mundo

Levando o leitor à:

E1) Uma reflexão sobre a verdadeira amizade, o sentido da vida, a idealização dos nossos sonhos, reflexão sobre os novos tempos e os nossos valores morais, uma aventura fantastica no desconhecido

E tudo isso irá render:

F) uma saga em 3 ou mais livros, um filme da newline ou warner

Pode fazer qualquer combinação desses elementos e juntar 1 ou mais de cada categoria que vc vai chegar em um roteiro de algum livro conhecido.

Exemplos:

Um garoto solitário encontra um cara que irá ajudá-lo, levándo-o para viver aventuras esdruxulas num lugar inexistente, resolvendo misterios mostrando o verdadeiro valor da amizade. Rendeu livros e filmes (harry potter)

Um cara fracassado compra um cachorro que irá dar-lhe uma lição de vida mostrando o verdadeiro valor da amizade. (Marley e eu) Rendeu um filme.

um cara triste encontrará uma cabana onde irá refletir sobre o sentido da vida e os arrependimentos do passado (A cabana).

Um cara encontra um amigo que irá dar-lhe uma lição fazendo refletir sobre o sentido da vida e a verdadeira amizade. (O caçado de pipas)

Garota conhece um vampiro que irá leva-la para viver aventuras esdruxulas, pintando um romance entre eles, num clima de misterios, vingaça e romance, levando a uma aventura fantastica no desconhecido. (Crepusculo, lua nova, eclipse...)

Uma garota encontra outra e irão aprender sobre o sentido da vida, junto com um pouco de cultura sobre os paises muçulmanos. Uma lição sobre o sentido da vida e a verdadeira amizade. (Cidade do sol).

"Um homem desconhecido tenta salvar da morte um suicida. Ninguém sabe sua origem, seu nome sua história. Proclama aos quatro ventos que a sociedades modernas se converteram num hospício Global. Com uma eloqüência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos. Ao mesmo tempo em que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou um louco? Este é um romance que nos fará rir, chorar e pensar muito." (vendedor de sonhos... a descrição é da própria capa do livro).

Eu já descarto qualquer livro que na sinopse tenha escrito: "Uma lição de vida" ou "verdadeira amizade"

Sou só eu que penso nisso galera?

Onde estão obras de nivel intelectual mais elevado? Os ultimos bons livros que li foram:

- O poderoso chefão

- 1984

- Animal Farm

- A caverna

- Homem duplicado

- O processo

Mas parecem ser pequenas ilhas de criatividade no mundo literário...

Alguem mais pensa assim?

Abraço a todos!

Postado

Bahh dogmat... eu hj em dia sinto vergonha de mim mesmo =/

nos meus tempos de quinta a oitava serie eu lia muito, (ta certo q vagalume e talz...) lia uns 10 livros por ano facinho...

agora na faculdade... ano passado devo ter lido uns 2 livros... e livros tecnicos ainda...

sinceramente creio q nao so os livros, como os filmes (muitos vieram dos proprios livros, como vc mesmo disse...) estao ficando batidos...

Mas eh um pouco daquela coisa de q nd se cria.....

mas existem sim genios q no meio de tanta coisa "parecida" conseguem se destacar...

outro problema eh o marketing.. pois muitos dos filmes/livros q vc citou como tendo temas batidos foram/sao sucessos de vendagem/bilheteria =/

Abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.