Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Que variáveis do treinamento mais comumente costumam a causar insônia?

Posts Recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal!

Na opinião de vocês, quais as variáveis do treinamento que mais costumam a causar insônia? (Num contexto de dieta ajustada, normocalórica ou superior)

• Muitas séries com RIR 0? (Sempre brigando com o peso na maioria das séries e na maioria dos treinos)
  • Uma grande quantidade de volume? 
  • Muita intensidade (Mesmo com um volume baixo)
  • Tudo ajustado, porém sem incluir deloads periódicos?
  • Alta frequência?
  • Outros itens que não mencionei?

Para contextualizar, segue meu treino atual (Já postei aqui anteriormente pedindo orientações quanto a volume, que estou considerando reduzir, mas talvez precise ajustar dieta para o menor volume e tal...)

Atualmente uso em torno de 10 sets semanais por músculos grandes e 6 sets semanais para músculos pequenos, divididos em duas vezes por semana (Superior/inferior - A/B/OFF/A/B/OFF/OFF)

Spoiler

A - superior

Bench press 5 x 6 a 10 reps (Melhor carga 100 kg para 8/8/8/7/6)

Pendlay row 5 x 8 a 10 reps (melhor carga 100 kg para 10/10/10/10/10)

Military press 3 x 8 a 10 reps (melhor carga 52 kg para 10/10/10/9)

Bíceps e tríceps barra w 3 x 8 a 10 reps 

B - inferior

Squat high bar 5 x 6 a 10 reps (Melhor carga 140 kg para 8/8/7/6/6)

Panturrilha unilateral 3 x 10 reps (cada lado)

Stiff 3 x 8 a 10 reps (Melhor carga 160 kg para 10/10/9)

Reparei que depois que comprei uma bike e comecei a incluir aeróbicos na rotina, mais ou menos 120 minutos por semana, comecei a ficar com o sono leve e fragmentado. E também quando tento progredir a carga, começando a usar RIR 0 na maioria dos sets e exercícios, meu sono piora igualmente.

Tirei praticamente uma semana de descanso e meu sono voltou a melhorar.

Existem estratégias para driblar a insônia causada pelo treinamento? (Periodizar meu treinamento e parar de tentar levantar o máximo de peso que consigo todos o treinos por exemplo? kkk)

Como estou com trabalho e facul, um sono bom é um bastante necessário para desempenhar bem, por isso a minha reclamação.

Chamo aqui o pessoal mais experiente:

@Lucas, o Schrödinger @ThorMitologicamenteAcurado @Guimers @lorenzo_EP @mzampieri @Coach.Wagner @Vecchio @josemadruga_

Não sei se tem problema citar tanta gente para ajudar na dúvida. Se tiver, peço desculpas desde já.

E claro, quem mais puder ajudar, muito obrigado.

Editado por Henrique...
Correções

Solucionado por Visitante

Ir para solução
Postado
  • Autor

Observação adicional: 

Montei esse treino com base no que li, mas não tenho muita experiência nisso, então fico aberto a sugestões.

Uma das estratégias que pensei em implementar para driblar a insônia é fazer um deload de 20 % nas cargas toda vez que eu não for capaz de executar o movimento para os sets e repetições pretendidas, e então reiniciar a progressão devolvendo em torno de 2,5 % da carga por treino até que aconteça de novo (Eu demorarei em média 4 semanas para devolver a carga com a qual falhei, e só farei o deload novamente quando falhar em cumprir a meta)

Editado por Henrique...

Postado

Cara, em questão de fadiga, o que eu sinto que mais me impacta é ir até a falha em um exercício composto com intensidade. A performance chega a ficar afetada por mais de uma semana. Em especial, ir até a falha no Deadlift é pedir pra impactar na performance de quase duas semanas de treino.

Entretanto, nunca senti insônia como sintoma da fadiga. Na verdade, muito pelo contrário, é despencar na cama e perder o despertador no dia seguinte.

Aí fica o questionamento: Porque vc sente essa insônia? 

Qual o horário que vc está treinando? Qual o horário do cardio? Toma algum pré-treino? Até qual horário vc toma café? Pratica boa higiene do sono ou fica no celular com o brilho no máximo antes de dormir?

Postado
Em 06/04/2024 em 16:59, Henrique... disse:

Na opinião de vocês, quais as variáveis do treinamento que mais costumam a causar insônia?

Nem sabia que o treino podia causar insônia... pra mim melhora o sono, na verdade

Melhores marcas:

Agachamento 3x160kg@10 (~174kg) Snatch 90kg Supino reto 140kg
Terra 3x180kg@8 (~209kg) C&J 114kg Desenvolvimento 90kg
Barra fixa 5x126kg(+34kg)@8,5 (~152kg) Clean 120kg/Jerk 120kg Push press 120kg

Links:

Tópicos que eu criei           

[Diário] Máximas diárias de agachamento e supino

@notsoheavylifts

#teamcontrolfreak

Postado

Qual o horário do seu treinamento?

Alguns tem problema em treinar a noite, a aceleração do metabolismo dificulta o sono.

Tirando esse fatos, pode haver uma questão hormonal também. Se a intensidade de treino estiver muito alta para o seu organismo, o cortisol vai aumentar, e a produção de testosterona vai diminuir, prejudicando o sono. 

Postado

Fala irmão, tranquilo? 

cara, antes de pensar no treino em si, eu pensaria em outros fatores como causa da insônia

1. Horário do teu treino e cardio, se estiver treinando a noite devido aos picos de adrenalina e etc pode prejudicar teu sono

2. uso de estimulantes, cafeína, cigarro, pré treinos, anfetaminas e etc, principalmente a partir das 15-16h

3. uso de certos anabolizantes, principalmente a trembolona(destrói o sono)

4. Cutting muito agressivos

5. Rotina e estresse devido a outros fatores da tua vida pessoal

Em geral te diria pra tentar aquelas dicas de higiene do sono: evitar telas depois de um horário, preferir luzes amarelas, dormir com blackout e quarto numa temperatura boa

Depois pode partir pra alguns manipulados, desde os naturais, maracujá, camomila, até coisas mais fortes 

Postado
  • Solução

Boa tarde, pessoal!

Na opinião de vocês, quais as variáveis do treinamento que mais costumam a causar insônia? (Num contexto de dieta ajustada, normocalórica ou superior)

• Muitas séries com RIR 0? (Sempre brigando com o peso na maioria das séries e na maioria dos treinos)
  • Alta frequência?

Não existe variável de treinamento ligada a insônia.

Para contextualizar, segue meu treino atual (Já postei aqui anteriormente pedindo orientações quanto a volume, que estou considerando reduzir, mas talvez precise ajustar dieta para o menor volume e tal...)

Atualmente uso em torno de 10 sets semanais por músculos grandes e 6 sets semanais para músculos pequenos, divididos em duas vezes por semana (Superior/inferior - A/B/OFF/A/B/OFF/OFF)

Mostrar conteúdo oculto

A - superior

B - inferior

Reparei que depois que comprei uma bike e comecei a incluir aeróbicos na rotina, mais ou menos 120 minutos por semana, comecei a ficar com o sono leve e fragmentado. E também quando tento progredir a carga, começando a usar RIR 0 na maioria dos sets e exercícios, meu sono piora igualmente.

Existem estratégias para driblar a insônia causada pelo treinamento? (Periodizar meu treinamento e parar de tentar levantar o máximo de peso que consigo todos o treinos por exemplo? kkk)

Sobre periodização, diria que aqui no forum dos que falam sobre tem dois grupos:

- os que acham que estão periodizando por utilizar os termos técnicos da teoria da periodização;

- os que confudem periodização com programação; o segundo está contido no primeiro mas o primeiro não é o segundo.

Não seja como eles.

O treinamento per se REDUZ a insônia, agora, o cansaço/fadiga crônica, que é algo que não está relacionada somente ao treinamento, pode causar insônia e ai nesse ponto, você pode - e deve - ajustar a demanda do treinamento, desde que, revise toda a sua rotina do dia, TODA A ROTINA DO DIA, pois o motivo da sua insônia pode ser um cansaço mental por acumulo de trabalho + estudo, que está atrapalhando a recuperação, por exemplo, e não tem nada a ver com o treino mas influencia na dinâmica do mesmo, e ai aqui sim, tu vai mexer nas variáveis do treinamento.

Em 3 movimentos que exigem bastante do corpo eu vou ao máximo em todo treino que estão contidos (agachamento, supino e lev terra). Nos outros exercícios do treino, fico em torno de um RIR 1~2 e não lembro a ultima vez que fiz um deload.

Como estou com trabalho e facul, um sono bom é um bastante necessário para desempenhar bem, por isso a minha reclamação.

@Lucas, o Schrödinger @ThorMitologicamenteAcurado @Guimers @lorenzo_EP @mzampieri @Coach.Wagner @Vecchio @josemadruga_

Não sei se tem problema citar tanta gente para ajudar na dúvida. Se tiver, peço desculpas desde já.

E claro, quem mais puder ajudar, muito obrigado.

Como já pode ver, apesar de quando a merda bate na agua e a agua bate na bunda todo mundo achar que o treino ta fodendo com tudo, o restante do teu dia tem um impacto muito grande no que acontece contigo e ai sim pode fazer com que o treino não leve ao que tu deseja (não o treino per se).

Postado
  • Autor
Em 06/04/2024 em 17:24, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Cara, em questão de fadiga, o que eu sinto que mais me impacta é ir até a falha em um exercício composto com intensidade. A performance chega a ficar afetada por mais de uma semana. Em especial, ir até a falha no Deadlift é pedir pra impactar na performance de quase duas semanas de treino.

Entretanto, nunca senti insônia como sintoma da fadiga. Na verdade, muito pelo contrário, é despencar na cama e perder o despertador no dia seguinte.

Aí fica o questionamento: Porque vc sente essa insônia? 

Qual o horário que vc está treinando? Qual o horário do cardio? Toma algum pré-treino? Até qual horário vc toma café? Pratica boa higiene do sono ou fica no celular com o brilho no máximo antes de dormir?

Obrigado pela resposta!

Realmente pensei que diminuição na qualidade do sono fosse um sinal comum ao treinamento pesado por longos períodos. E quando digo pesado, é considerando as devidas proporções kkk, que aquilo que vc relata no seu diário não é brincadeira não. 

Treino geralmente das 19:00 as 20:00, e meu último café é 13:30 +/-, tomo apenas café, até 300 ml dia e nada de outras fontes de cafeína. Embora não tenha uma higiene do sono propriamente dita, não fico vidrado no cel até a hora de dormir.

Editado por Henrique...
correções

Postado
  • Autor
Em 06/04/2024 em 17:26, Lucas, o Schrödinger disse:

Nem sabia que o treino podia causar insônia... pra mim melhora o sono, na verdade

Obg pela resposta!

Na verdade era isso que eu esperava quando incluí aeróbicos na rotina, e não o contrário. Penso que o déficit adicional possa ter contribuído. 

Editado por Henrique...

Postado
  • Autor
Em 06/04/2024 em 17:41, Sr. Calminho disse:

Manolo, tem MUITAS coisas pra checar antes de chegar a conclusão que o treino está causando insônia.

E, sim, eu li que você começou a ter problema quando alterou o treino e "resolveu" quando descansou, mas isso ainda não elimina outras variáveis.

Por exemplo, eu já tive insônia quando restringi calorias e AO MESMO TEMPO estava treinando pesado por muito tempo. Ou seja, eu tava errando na dieta, mas acha que nao tava.

Obg pela resposta!

Vou dar uma revisada em outras variáveis. E talvez a inclusão do aeróbico por exemplo possa ter causado um déficit, como eu disse ao Lucas.

Editado por Henrique...

Postado
  • Autor
Em 06/04/2024 em 17:42, Danielbarros disse:

Qual o horário do seu treinamento?

Alguns tem problema em treinar a noite, a aceleração do metabolismo dificulta o sono.

Tirando esse fatos, pode haver uma questão hormonal também. Se a intensidade de treino estiver muito alta para o seu organismo, o cortisol vai aumentar, e a produção de testosterona vai diminuir, prejudicando o sono. 

Obg pela resposta!

Treinando geralmente das 19:00 as 20:00, acho bem difícil treinar pela manhã, pois eu entro no trabalho por volta das 07:00. Andei pesquisando um pouco sobre treino noturno, e como o meu é bem no comecinho da noite, não me pareceu ter relação.

Editado por Henrique...

Postado
  • Autor
Em 06/04/2024 em 17:54, josemadruga_ disse:

Fala irmão, tranquilo? 

cara, antes de pensar no treino em si, eu pensaria em outros fatores como causa da insônia

1. Horário do teu treino e cardio, se estiver treinando a noite devido aos picos de adrenalina e etc pode prejudicar teu sono

2. uso de estimulantes, cafeína, cigarro, pré treinos, anfetaminas e etc, principalmente a partir das 15-16h

3. uso de certos anabolizantes, principalmente a trembolona(destrói o sono)

4. Cutting muito agressivos

5. Rotina e estresse devido a outros fatores da tua vida pessoal

Em geral te diria pra tentar aquelas dicas de higiene do sono: evitar telas depois de um horário, preferir luzes amarelas, dormir com blackout e quarto numa temperatura boa

Depois pode partir pra alguns manipulados, desde os naturais, maracujá, camomila, até coisas mais fortes 

Opa, obrigado pela resposta!

1. Como falei a poucos posts para os amigos, treino geralmente das 19:00 as 20:00 (Comecinho da noite e tal)

2. Único estimulante utilizado é a cafeína mesmo, no máximo em torno de 200 mg/dia, vindo geralmente de café coado e com a última xícara por volta das 13:30.

3. Não uso e nunca usei anabolizante.

4. Não acho que me encontre em restrição atualmente. Peso 92 kg e minha dieta tem umas 3.200 kcal (Tudo pesado)

5. Aqui é que acredito que deva voltar a maior parte dos meus esforços. Vou dar uma revisada na rotina, deitar mais cedo, higiene do sono, etc...

Postado
  • Autor
Em 06/04/2024 em 18:02, Coach.Wagner disse:

Não existe variável de treinamento ligada a insônia.

Sobre periodização, diria que aqui no forum dos que falam sobre tem dois grupos:

- os que acham que estão periodizando por utilizar os termos técnicos da teoria da periodização;

- os que confudem periodização com programação; o segundo está contido no primeiro mas o primeiro não é o segundo.

Não seja como eles.

O treinamento per se REDUZ a insônia, agora, o cansaço/fadiga crônica, que é algo que não está relacionada somente ao treinamento, pode causar insônia e ai nesse ponto, você pode - e deve - ajustar a demanda do treinamento, desde que, revise toda a sua rotina do dia, TODA A ROTINA DO DIA, pois o motivo da sua insônia pode ser um cansaço mental por acumulo de trabalho + estudo, que está atrapalhando a recuperação, por exemplo, e não tem nada a ver com o treino mas influencia na dinâmica do mesmo, e ai aqui sim, tu vai mexer nas variáveis do treinamento.

Em 3 movimentos que exigem bastante do corpo eu vou ao máximo em todo treino que estão contidos (agachamento, supino e lev terra). Nos outros exercícios do treino, fico em torno de um RIR 1~2 e não lembro a ultima vez que fiz um deload.

Como já pode ver, apesar de quando a merda bate na agua e a agua bate na bunda todo mundo achar que o treino ta fodendo com tudo, o restante do teu dia tem um impacto muito grande no que acontece contigo e ai sim pode fazer com que o treino não leve ao que tu deseja (não o treino per se).

Muito bom, grato pela resposta Wagner!

Eu realmente estava atribuindo apenas ao treinamento a piora que houve no sono.

De fato, minha rotina é um pouco corrida mesmo. 

Vou dar uma analisada na minha rotina para ver se realmente é preciso mexer no treino.  E dar uma olhada no modelo de treino que vc segue no seu diário, para ter algumas ideias.

Postado

Boa tarde, pessoal!

• Alta frequência?

Mostrar conteúdo oculto

A - superior

B - inferior

E claro, quem mais puder ajudar, muito

Passou do limite necessário pro seu nível de treinamento, não deu ao corpo a recuperação necessária e os nutrientes = overtraining

Overtraining = Insônia, falta de apetite, desequilíbrio hormonal entre outras coisas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.