Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

622 votos

1. 1.

• Sim
      209
    • Não
      134
    • Ainda não, mas pretendo em breve
      279

Posts Recomendados

Postado

Já estou consultando com um endocrino ,entregarei exames segunda e esperarei o que ele falará,estou pensando em congelar o esperma para poder ter um filho futuramente.

Qual seus níveis de testosterona,o que esta usando na trt ,qual a dosagem e o tempo de espera para cada uma e vc consegue se beneficiar dessa trt para ganhar massa?

abraçç

Antes da trt abaixo de 300. Atualmente acima de 1200. Uso Durateston já tentei diversas formas de intervalo. O recomendável pelo fabricante é uma ampola a cada 21 duas. Esquece não funciona depois dos 10-12 dias ficava péssimo, uma a cada 15 TB não surtiu efeito. As duas formas q funcionam bem são uma ampola a cada 10 dias ou uma por semana.

Mas estou querendo usar Nebido uma ampola mensal. Já usei Deposteron TB mas minha libido fica mais aguçada com a Dura.

Faço exames mensais e uso Anastrozol pra controlar e2 uso conforme feeling não sigo um padrão de dias no IA não.

Exatamente. Faltou e2 aí. Como disse o Gaspar.

Postado

A testo está baixa mesmo.

Mais ou menos os mesmos níveis que os meus, quando comecei.

Acho que está no caminho certo, melhorar alimentação é o primeiro passo, vitamina D faz muita diferença.

Estou abandonando a trt e tenho observado melhoras só com a mudança na dieta e suplementação com vit D e DHA/EPA.

Ainda falta fazer uns exames, mas já estou há quase um mês sem injetar testo e não fui para o fundo do poço.

Iceman, qual a quantidade de Vitamina D vc ta usando? E quanto de DHA/EPA?

A mudança da tua dieta se deu com nutricionista?

Postado

Tenho 20 anos e minha testo bateu apenas 303 ng/dL no último exame, fora a prolactina que deu 13,9!!! Estradiol normal, FSH 2.3 mUI/mL, LH 2.2 mUI/mL.

Faço uso de Vitmina D3 5.000 UI/dia, multivitaminico com zinco, magnesio, dieta equilibrada... Minha endócrino diz que a testo e prolac estão normais por estar dentro dos valores de referência que no exame diz ser "220 a 819 ng/dL" e "2,0 a 15,2 ng/mL" respectivamente.

Apesar de estar nessa faixa baixa eu não sinto colaterais de cansaço, problemas de ereção,nada disso.

Devo me preocupar? Qual a opinião de vcs?

Postado

Pessoal ,é o seguinte

Tenho 21 anos recem completados, sempre tive sintomas de testo baixa , de um tempos pra ca quando li sobre os sintomas fui vendo que eu apresentava praticamente todos , nao tenho barba (nada mesmo so uns pelos pequenos no queixo) , dificuldade pra ganhar massa magra, facilidade pra acumular gordura , falta de libido(aqui fica ocilando , sempre tem dias que to mal de libido), ultimamente tenho apresentado muita insonia .Eu nunca fiz exames , mas vou marcar consulta nesse mes com endocrino pra fazer um check-up geral,talvez nao tenha deficiência, mas a minha testo deve ser baixa e perto do limite minimo.

Nesse topico um medico americano fala que as pessoas deveriam fazer TRT nao so quando tivessem deficiencia na produção de testosterona , mas sim quando apresentarem níveis baixos mesmo estando dentro dos níveis compatíveis com sua idade.

Qual opinião de voces , sobre pessoas novas usarem trt , acham besteira nessa idade? Ou tem outros meios pra resolver isso ?

Postado

Pessoal ,é o seguinte

Tenho 21 anos recem completados, sempre tive sintomas de testo baixa , de um tempos pra ca quando li sobre os sintomas fui vendo que eu apresentava praticamente todos , nao tenho barba (nada mesmo so uns pelos pequenos no queixo) , dificuldade pra ganhar massa magra, facilidade pra acumular gordura , falta de libido(aqui fica ocilando , sempre tem dias que to mal de libido), ultimamente tenho apresentado muita insonia .Eu nunca fiz exames , mas vou marcar consulta nesse mes com endocrino pra fazer um check-up geral,talvez nao tenha deficiência, mas a minha testo deve ser baixa e perto do limite minimo.

Nesse topico um medico americano fala que as pessoas deveriam fazer TRT nao so quando tivessem deficiencia na produção de testosterona , mas sim quando apresentarem níveis baixos mesmo estando dentro dos níveis compatíveis com sua idade.

Qual opinião de voces , sobre pessoas novas usarem trt , acham besteira nessa idade? Ou tem outros meios pra resolver isso ?

Americanos adoram testosterona são suspeitos em dar opinião.

Mas acredito q os níveis não são o parâmetro fundamental e sim os sintomas. Tem gente com testo "baixa" q não possuem sintomas nesse caso não vejo necessidade de suporte exógeno. Agora se for necessário para a melhora na qualidade de vida e exclusão desses sintomas vejo c bons olhos.

Postado (editado)

Galera já falei isso outra vez, não recomendo TRT para ninguém antes de tentar uma série de coisas.

TRT é ULTIMO RECURSO.

Editado por gaspar
Postado (editado)

TRT é compromisso a longo prazo.

E como eu já disse em outro tópico dessa mesma área, o único cenário onde há recomendação médica para a TRT é quando o individuo sintomático tem TT baixa.

Vale ressaltar que o exame de TT deve ser refeito para se confirmar uma T baixa (ou seja são 2 exames), todos pela manhã (horário onde há maior produção de T endógena)

Há quem diga que faz uso de TRT apenas porque o nível de TT está baixo, mas isso não tem respaldo científico.

Editado por Hitch
Postado

Faço o uso de 200mg a cada 6 dias, juntamente com anastrozol 3x por semana, na dose igualmente dividida de 1mg em três frações (0.33).

Apesar de estar novo, 22, visualizo um ganho moderado de MM (isso como se fosse uma segunda prioridade) e bem-estar (primeira prioridade).

Comecei faz 1 semana, minha única dúvida é no que tange o uso do hcG, daqui algumas semanas farei exame de LH e FSH para ver o quanto está sendo a supressão, e pretendo fazer o uso por um período de 6 meses, inicialmente, analisando o quanto vale a pena continuar ou não.

No fim da adolescência fiz o uso de um ciclo no qual tive problemas, no caso assaltaram minha residência levando os produtos, tpc na época, no meio para o fim deste ciclo, pós acontecido isto, passei por um período muito ruim na minha vida, me sentindo mal, desmotivado até que parei um tempo de treinar e fazer dieta.

Não sei se é certo a utilização agora disto, mas posso ir relatando posteriormente, abraço a todos.

Postado

eu faco por conta propria...

mas me sinto melhor com ela alta...

mantenho sempre na casa dos 800~1000mg semanais...

é a qtde que me faz bem...

nao sinto colaterais...

cabeca fica boa, pinto fica bom, humor fica bom...

cada corpo eh um corpo...

melhor coisa eh nao dar tanta atencao assim para exames...

e sim para qualidade de vida em geral...

se vc esta se sentindo mais saudavel... eh provavel q vc esteja mesmo...

Postado

eu faco por conta propria...

mas me sinto melhor com ela alta...

mantenho sempre na casa dos 800~1000mg semanais...

é a qtde que me faz bem...

nao sinto colaterais...

cabeca fica boa, pinto fica bom, humor fica bom...

cada corpo eh um corpo...

e sim para qualidade de vida em geral...

se vc esta se sentindo mais saudavel... eh provavel q vc esteja mesmo...

qual sua idade ?

Postado (editado)

Não é bem assim.

Vc fazer é uma coisa, o corpo é seu e a vida é sua.

Outra coisa, bem diferente, é sair fazendo apologia e dizendo que não precisa dar atenção a exames e que pode fazer tranquilo e sem medo porque não traz consequências.

Infelizmente, nosso corpo tem uma característica que podemos chamar de efeito cumulativo.

Justamente por ser uma máquina maravilhosa e incrivelmente adaptável, nosso corpo tenta se comportar de forma normal tanto quanto possível.

Mas um excesso de sobrecarga, seja do que for, pode, ao longo do tempo, deflagrar algum processo muito desagradável e até mesmo fatal.

Sendo é possível afirmar, de forma responsável, que pode fazer tranquilo que não vai dar problema.

Quem se dispõe a fazer precisa estar consciente que pode trazer problemas, sim.

Muito embora a pessoa possa se sentir um aumento na qualidade de vida e "se sentir saudável", pode muito bem ocorrer um aumento de próstata e um câncer, ou uma hipertrofia coronária etc.

Finalmente né. Pensei que ninguém ia comentar a cerca desses eventos.

Entrando nos 45 anos, pondero alguns destes riscos, que mesmo em são conciência, posso desemcadear.

Cada cabeça uma sentença.

Editado por Tio Trinca
Postado

Voltando aos exames, existem problemas que demoram a aparecer e podem ser detectados precocemente por exames. Entäo, melhor fazê-los pra ajudar a combater possíveis efeitos que podem surgir do que ir apenas confiando no seu bem estar. =)

Postado

Acho totalmente o contrário, você deve ter atenção aos exames para se ter um parâmetro de como teu corpo está reagindo, sistemas, hormônios, fora o aspecto off label, físico e mental.

A melhor coisa é estudar, fazer a profilaxia desde já de tudo que possa causar futuramente, principalmente se algo for hereditário. Na sua família há a presença de hipertensão, fique de olho, controle os hormônios que possam afetar nela, faça uso de eletrólitos que balanceiam o sódio e façam a vasodilatação e por ai vai. Há a presença de câncer, todo câncer passa por um processo inflamatório em sua origem, desde inibição do NFKB à outros mecanismos de respostas inflamatórios, também passa por um processo de angiogênese, e outras coisas.

Hoje graças a Deus a informação está ai, quem quer consegue chegar nela na forma mais correta e clara o possível, e quanto maior for a informação maior serão os benefícios.

Postado (editado)

Não é bem assim.

Vc fazer é uma coisa, o corpo é seu e a vida é sua.

Outra coisa, bem diferente, é sair fazendo apologia e dizendo que não precisa dar atenção a exames e que pode fazer tranquilo e sem medo porque não traz consequências.

Infelizmente, nosso corpo tem uma característica que podemos chamar de efeito cumulativo.

Justamente por ser uma máquina maravilhosa e incrivelmente adaptável, nosso corpo tenta se comportar de forma normal tanto quanto possível.

Mas um excesso de sobrecarga, seja do que for, pode, ao longo do tempo, deflagrar algum processo muito desagradável e até mesmo fatal.

Sendo assim é impossível afirmar, de forma responsável, que pode fazer tranquilo que não vai dar problema.

Quem se dispõe a fazer precisa estar consciente que pode trazer problemas, sim.

Muito embora a pessoa possa se sentir um aumento na qualidade de vida e "se sentir saudável", pode muito bem ocorrer um aumento de próstata e um câncer, ou uma hipertrofia coronária etc.

Ice eu concordo com tudo que você falou, porém não essa última parte.

O nexo causal entre nível de T e CA de próstata não existe, na verdade é exatamente na fase em que o homem normalmente está com nível perto ou abaixo do limite inferior que o esse tipo de câncer aparece.

Aqui a gente falou mais sobre: https://www.hipertrofia.org/forum/topic/174495-uso-de-esteroides-anabolizantes-baseado-em-evidencias/page-2

Geralmente o que os médicos (que se baseiam em evidências) dizem é: Não há evidência que TRT cause CA de próstata, porém com ela já instalada seu uso é controverso, já que uma das terapias dessa patologia é a privação androgênica.

Sobre a hipertrofia coronária, ela realmente parece acontecer, mas especificamente hipertrofia do ventrículo esquerdo, porém precisa-se de mais estudos, para avaliar se é apenas em indivíduos predispostos ou em outras populações também.

Na verdade o que é mais perigoso ao meu ver na TRT é a policitemia (que até comum), que é basicamente aumento da viscosidade sanguínea que pode predispor eventos cardíacos e cerebrais, daí a importância dos exames que o nosso colega falou que não precisava prestar tanta atenção e também da assistência médica adequada..

As vezes o hematócrito sobe tanto que os usuários costumam doar sangue 3-4x no ano.

Editado por Hitch
Postado (editado)

Vocês acham que se eu passar a usar tamoxifeno, é uma alternativa interessante para a testosterona?

Pergunto isso porque andei pesquisando, e vi relatos de vários pacientes que não partiram para TRT, e foram pelo caminho do tamoxifeno, na intenção de subir os níveis de testosterona e tiveram bons resultados.

PS: Nunca fiz uso de anabólicos

Editado por Cime
Postado

Pessoal acha que a solução de tudo é remediar, mas se for analisar o rapaz tem um certo nivel de sedentarismo, nao toma sol, come mal, dorme mal e querem colocar remedio no corpo. Assim como o Ice comentou TRT é o ultimo caso foque no básico galera antes de se aventurar :')

Postado

Vocês acham que se eu passar a usar tamoxifeno, é uma alternativa interessante para a testosterona?

Pergunto isso porque andei pesquisando, e vi relatos de vários pacientes que não partiram para TRT, e foram pelo caminho do tamoxifeno, na intenção de subir os níveis de testosterona e tiveram bons resultados.

PS: Nunca fiz uso de anabólicos

Não.

Qual seu nível de TT? Tem uma boa dieta e dorme bem? Suplementa com vit D?

Apresenta sintomas aparentes?

Postado

Muito bem colocado, até nos EUA alguns médicos estão fazendo palestras a respeito da relação entre testosterona e próstata, e pelo que posso ver está dando resultado, pois até no Brasil mesmo o paradigma de modulação hormonal vem criando pernas (por mais que seja em relação à bioidêntica), mas o conceito de que testosterona declinando com a idade + maior potencial na presença de cancro de próstata está totalmente correto.

Postado (editado)

Não.

Qual seu nível de TT? Tem uma boa dieta e dorme bem? Suplementa com vit D?

Apresenta sintomas aparentes?

Então Hitch, meu ultimo exame de TT deu 243. Todos os exames que fiz não passou de 280, e meus índices nos últimos exames vem caindo.

Os sintomas são aqueles básicos mesmo, libido zero, as vezes não tenho muita disposição, falta de confiança, dificuldade de concentração.

Na verdade quero iniciar uma mudança na dieta, até peguei umas dicas com o usuário Iceman, sobre gorduras, afinal minha alimentação não é rica em gorduras, durmo pouco tbem, cerca de 5 hrs durante a semana. Vou iniciar suplementação com Vit D, li muitos relatos que me deixaram animado.

Tô tentando alternativas porque não quero entrar em TRH, meu médico nem deu outra alternativa, mandou logo Nebido, porém quero ser pai. Mas tenho fé que vou melhorar sem injetar drogas.

Editado por Cime
Postado

Galera já falei isso outra vez, não recomendo TRT para ninguém antes de tentar uma série de coisas.

TRT é ULTIMO RECURSO.

TRT é compromisso a longo prazo.

E como eu já disse em outro tópico dessa mesma área, o único cenário onde há recomendação médica para a TRT é quando o individuo sintomático tem TT baixa.

Vale ressaltar que o exame de TT deve ser refeito para se confirmar uma T baixa (ou seja são 2 exames), todos pela manhã (horário onde há maior produção de T endógena)

Há quem diga que faz uso de TRT apenas porque o nível de TT está baixo, mas isso não tem respaldo científico.

Pois é, muito bem dito pelos dois.

A Endocrino que eu estava indo me receitou TRT (Nebido) a cada 3 meses, mais dois pontos ainda não me deixaram começar o tratamento:

1 - Mesmo estando com inicio de hipogonadismo devido aos diversos sintomas, niveis baixos de Testo total, não ficar dependente para sempre da droga.

2 - Acho que minha medica foi pela via mais facil (receitar o TRT) e não descobrir/tratar o que esta causando a minha Testo baixa que eu acho que são meu altos niveis de E1 e E2 (não sou obeso, nunca usei EA's e tenho 33 anos). Por isso estou mais inclinado a fazer uso de Aromasin antes de tentar a TRT.

Enfim... ainda estou nesse dilema a algum tempo.

Postado

A Endocrino que eu estava indo me receitou TRT (Nebido) a cada 3 meses, mais dois pontos ainda não me deixaram começar o tratamento:

1 - Mesmo estando com inicio de hipogonadismo devido aos diversos sintomas, niveis baixos de Testo total, não ficar dependente para sempre da droga.

2 - Acho que minha medica foi pela via mais facil (receitar o TRT) e não descobrir/tratar o que esta causando a minha Testo baixa que eu acho que são meu altos niveis de E1 e E2 (não sou obeso, nunca usei EA's e tenho 33 anos). Por isso estou mais inclinado a fazer uso de Aromasin antes de tentar a TRT.

Se o seu e2 é alto é interessante tentar usar uma terapia com IA, porém terá q usar forever TB. A tendência após a suspensão do uso é o retorno de testo e e2 a níveis basais
Postado

Estava com problema de ereção e animo,pensei em fazer trt mas como minha testo aumentou apos hcg estou vendo outras possibilidades,acho que meu estradiol pode estar alto,fiz exames de E2,gostaria de saber se caso ele estiver alto,o que devo usar para baixa-lo?

Os exames ficam prontos semana que vem.

Postado

Então Hitch, meu ultimo exame de TT deu 243. Todos os exames que fiz não passou de 280, e meus índices nos últimos exames vem caindo.

Os sintomas são aqueles básicos mesmo, libido zero, as vezes não tenho muita disposição, falta de confiança, dificuldade de concentração.

Na verdade quero iniciar uma mudança na dieta, até peguei umas dicas com o usuário Iceman, sobre gorduras, afinal minha alimentação não é rica em gorduras, durmo pouco tbem, cerca de 5 hrs durante a semana. Vou iniciar suplementação com Vit D, li muitos relatos que me deixaram animado.

Tô tentando alternativas porque não quero entrar em TRH, meu médico nem deu outra alternativa, mandou logo Nebido, porém quero ser pai. Mas tenho fé que vou melhorar sem injetar drogas.

Isso é possível, mesmo em TRT (se você não tiver nenhum problema pré-existente de fertilidade).

Tente melhorar os hábitos de vida e refaça os exames daqui há algum tempo.

Abraço

De quantos estamos falando?

Os problemas da monoterapia com IAs são:

1) Como o Santana já falou se seus níveis basais de E1/E2 forem esses tem que usar pra sempre.

2) Não existem estudos suficientes e conclusivos usando IAs por mais de 6-12 meses.

3) Estrógeno tem um papel fundamental na manutenção óssea, logo a inibição da aromatase em homens (principalmente com 60 anos ou mais) não é tão segura. Neste estudo foi avaliado exatamente isso:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2795655/

In summary, anastrozole therapy given over 12 months increased serum testosterone and modestly reduced estradiol levels in men aged 60 yr and older with low or low normal testosterone levels.Whereas we restored testosterone levels into the midnormal range for healthy young men, BMD at the spine decreased compared with the placebo group.Coupled with its lack of benefit in improving body composition ( 13 ), aromatase inhibition does not appear to be an optimal therapy for hypogonadism in aging.

Postado

Estava com problema de ereção e animo,pensei em fazer trt mas como minha testo aumentou apos hcg estou vendo outras possibilidades,acho que meu estradiol pode estar alto,fiz exames de E2,gostaria de saber se caso ele estiver alto,o que devo usar para baixa-lo?

Os exames ficam prontos semana que vem.

Receba os exames primeiro e poste aqui que a gente discute e/ou aconselha ajuda médica.

Abraço

Postado (editado)

De quantos estamos falando?

Os problemas da monoterapia com IAs são:

1) Como o Santana já falou se seus níveis basais de E1/E2 forem esses tem que usar pra sempre.

2) Não existem estudos suficientes e conclusivos usando IAs por mais de 6-12 meses.

3) Estrógeno tem um papel fundamental na manutenção óssea, logo a inibição da aromatase em homens (principalmente com 60 anos ou mais) não é tão segura. Neste estudo foi avaliado exatamente isso:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2795655/

In summary, anastrozole therapy given over 12 months increased serum testosterone and modestly reduced estradiol levels in men aged 60 yr and older with low or low normal testosterone levels.

Santana e Hitch,

Nos ultimos 4 meses fiz 3 exames de sangue, segue:

12/01

E1 - 140

E2 - 36

15/02

E1 - 59

E2 - não sei porque não fiz nesses exames

07/04

E1 - 130

E2 - 55

Valores padrões: E1=10 a 60 // E2=ate 39

- OK, entendo que seria uso de IA forever, mais a TRT também seria... A pergunta então seria: qual dos dois pode me fazer mais bem atualmente e qual dos dois pode me fazer mais mal a longo prazo?? Outra alternativa seria hCG... O que acham?

- Como falei pensei em IA pois eu poderia aumentar a Testo e baixar o estrogênio a um valor "normal".

- Pode existir algum tipo de problema que causasse esse desbalanceio do estrogênio e testosterona? Nao sou obeso, tenho vida saudável, malho serio a 2 anos, não fumo, não bebo, não como porcaria, nunca usei EA, minha tireóide esta normal. Eu simplesmente aromatiso demais? Ou como li já devo estar entrando na andropausa?

- A endocrino receitou Nebido como TRT a cada 3 meses... mais ainda não começei porque acho que o que esta baixando a minha testo é a alta conversão da testo em estrogenio (niveis altos de E1 e E2), acho que a medica foi pela via mais facil que era tratar meu inicio de hipogonadismo aumentando a minha testo e enrolou e enrolou e não quis resolver a questão do Estrogenio alto;

- Continuo com os sintomas descritos em outro tópico como início de hipogonadismo, na verdade pelo que andei lendo... Devido aos meus sintomas e níveis basais medidos nos exames... Estou tipo entrando na andropausa;

- Desculpem a palavra mais é phoda esses endocrinologistas, é dificil pra caramba marcar um consulta (tenho bradesco saude)... 3 meses para conseguir marcar e quando se chega neles não dá para ter confiança... é isso que estou passando com a atual endocrino que estou, por sinal estou procurando outro;

- Devido a demora para conseguir a consulta e encontrar um medico bom, estou pensando antes de começar a TRT fazer uso de um IA (Aromasin), pelo que li o problema é controlar a dosagem, mais como não tenho problema em fazer exames (posso fazer um por semana se quiser) isso não é problema pra min;

- Li sobre hCG e achei interessante, qual seria a melhor solução? Com TRT (nebido) minha testo iria aumentar e meu E1/E2 também que não seria nada bom. Com IA iria baixar o E1/E2 e iria aumentar a testo já que meu corpo não iria converter tanta testo em estrogênio e outra, meu corpo não pararia de produzir testo visto que não estaria injetando testo exogenia, estou errado? E com hCG pela teoria qual seria o resultado?

Gente, não estou brincando... Quero melhorar minha qualidade de vida e se nisso eu tiver mais ganhou nos treinos melhor ainda... Confio mais em vcs do que nos médicos que fui...

Obrigado.

Editado por BergKael
Postado (editado)

Berg você tem mais exames do seu painel hormonal ai? SHBG, PRL, LH, FSH etc

O que acontece é o seguinte:

IAs não tem nenhum respaldo cientifico (perfil de eficácia e segurança) para ser usado durante a TRT, quanto mais ser usado sozinho.

E1 não é tão ativo biologicamente, mas sim o E2. Você sente algum sensibilidade no mamilo?

Concordo que o estradiol atua por feedback negativo no hipotálamo-hipófise, porém não sei se nesses valores isso realmente estaria acontecendo. Quais os valores de LH/FSH?

Acontece que os perigos do E2 baixo estão muito mais bem documentados na literatura do que o E2 acima do valor de referência. Alguns sites (tipo Life extension e afins) dizem que o ideal é você manter ele em 30 pg/ml, mas me parece uma média inventada para te empurrar esses stacks com mil ervas para controlar o estrógeno e fazer com que você use IAs sem necessidade.

Afinal qual o ratio ideal entre T/e2? Ninguém sabe, tudo é feeling.

Enfim o uso de inibidores de aromatase durante a TRT ainda está para ser descrito e o uso deles como monoterapia não me parece vantajoso, mas há quem faça.

hCG como monoterapia também não tem respaldo, ele é usado algumas vezes em conjunto para preservar a função testicular, mas em muitos homens ele não é necessário.

Editado por Hitch

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...