SARMs causam queda de cabelo?

Queda de cabelo é um efeito colateral relativamente comum dos esteroides anabolizantes, mas o mesmo pode ser dito sobre SARMS? Neste texto, veremos se SARMS causam queda de cabelo e o que você pode fazer a respeito.

O que são SARMS?

Moduladores Seletivos do Receptor de Andrógeno, conhecidos como SARMs, são substâncias com propriedades semelhantes aos esteroides anabolizantes, mas com menos propriedades androgênicas ou, melhor ainda, com propriedades androgênicas localizadas.

Os SARMS são capazes de se ligar aos receptores de andrógenos no corpo, exercendo efeitos apenas em tecidos específicos. O objetivo principal dos SARMs é oferecer os benefícios dos esteroides anabolizantes, como o aumento da massa muscular e a redução da gordura, mas com menos efeitos colaterais relacionados a andrógenos, como problemas de pele, aumento da próstata e queda de cabelo.

Os SARMs ainda estão em várias fases de pesquisa e desenvolvimento. Embora alguns deles, como o Ostarine e o Ligandrol, tenham sido estudados em ensaios clínicos, muitos outros ainda não foram aprovados para uso humano por órgãos reguladores como a FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos.

Isso se deve principalmente à preocupação com possíveis efeitos adversos e à falta de informações sobre a segurança a longo prazo dos SARMs.

Por essa razão, os SARMs muitas vezes são comercializados como “produtos químicos de pesquisa” e não como suplementos ou drogas. Apesar de seu potencial para ganho de massa muscular e outras aplicações terapêuticas, como o tratamento de osteoporose e atrofia muscular, seu uso em ambientes clínicos ainda é limitado.

Os SARMs causam queda de cabelo?

Sim,  SARMs podem causar queda de cabelo. Embora o risco e grau de queda de cabelo seja menor do que com esteroides anabolizantes, isto realmente pode acontecer.

Sarms são projetados para seletivamente estimular os receptores de andrógenos em certos tecidos (como músculos e ossos), como consequência, eles podem alterar outros hormônios, incluindo os que impactam a saúde do cabelo.

Veja também: TPC para SARMs

Muitos SARMs influenciam a produção e a regulação da testosterona e de seus derivados, como o dihidrotestosterona (DHT). O DHT é um andrógeno potente conhecido por desempenhar um papel significativo na perda de cabelo.

Publicidade

Sendo mais específico, a maioria dos SARMs são capazes de reduzir o SHBG ou “globulina ligadora de hormônio sexual”. Como o SHBG é capaz de se ligar à testosterona com mais afinidade que DHT, se você tem menos SHBG, você terá mais testosterona livre e mais testosterona significa mais DHT.

Portanto, ao aumentar os níveis de DHT ou alterar a forma como ele interage com os folículos capilares, especialmente em indivíduos geneticamente predispostos à perda de cabelo, alguns SARMs podem induzir ou agravar a queda de cabelo.

Além disso, o uso de SARMs pode levar a uma redução na produção natural de testosterona do corpo, o que, paradoxalmente, também pode impactar a saúde do cabelo. A diminuição dos níveis de testosterona pode perturbar o ciclo normal de crescimento do cabelo, levando à fase de repouso ou queda prematura dos cabelos.

Esse efeito é frequentemente observado durante ou após o término dos ciclos de SARMs, quando o corpo tenta voltar a produzir testosterona naturalmente.

No entanto, vale ressaltar que queda de cabelo com SARMs é algo que varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores genéticos e da especificidade do SARM utilizado.

Em alguns casos, a perda de cabelo induzida por SARMs pode ser temporária, mas em outros, especialmente com uso prolongado ou dosagens elevadas, os efeitos podem ser mais duradouros. É importante consultar um profissional de saúde antes de usar qualquer SARM, especialmente para indivíduos preocupados com a saúde do cabelo.

Quais SARMS causam mais queda de cabelo?

Entre os SARMs, alguns são mais propensos a causar queda de cabelo do que outros. Estes são os mais propensos a causar o problema:

RAD 140 (Testolone)

RAD 140 é notório por causar queda de cabelo. Embora seja considerado apenas um SARM moderadamente forte, é conhecido por causar mais queda de cabelo do que outros SARMs de sua classe.

Parte disso é atribuída ao aumento inicial de DHT que todos os SARMs causam ao diminuir o SHBG. No entanto, muitos usuários teorizam que o RAD 140 não é seletivo o suficiente e é capaz de se ligar aos receptores androgênicos no couro cabeludo, causando diretamente a perda de cabelo. Isso ainda não foi comprovado.

A queda de cabelo causada pelo RAD 140 geralmente não é permanente e é completamente reversível. Os relatos mostram que a queda pode parar assim que o ciclo termina. Mas cada um tem uma resposta diferente, então se você já está enfrentando perda de cabelo e teme piorar a situação, evite completamente o RAD 140.

Publicidade

YK11

O YK11 é um tipo de SARM (Modulador Seletivo do Receptor de Andrógeno) que também apresenta características de esteroides.

Ele é frequentemente classificado como um derivado da estrutura da nandrolona (19-Nor), com a peculiaridade de atuar como um inibidor de miostatina, uma proteína que limita o crescimento muscular.

O YK11 pode contribuir para este efeito colateral devido à sua atividade androgênica. Ele pode aumentar os níveis de dihidrotestosterona (DHT) através da diminuição do SHBG, assim como ocorre com outros SARMs, mas de forma mais pronunciada.

S23

O S23 é um dos SARMs (Moduladores Seletivos do Receptor de Andrógeno) mais recentes e potentes, conhecido por seu forte efeito anabólico, que promove o ganho de massa muscular e a redução de gordura.

Apesar de sua promessa como um potencial contraceptivo masculino devido à sua capacidade de suprimir temporariamente a produção de espermatozoides, o S23 também é associado a efeitos colaterais androgênicos, como queda de cabelo.

Quais SARMs não causam perda de cabelo?

Existem vários SARMs no mercado que são considerados “amigáveis” para quem tendência à perda de cabelo e, se tomados corretamente, não devem causar problemas.

Ostarine

Ostarine, ou “MK 2866”, não é apenas um dos SARMs mais comuns, mas também um dos mais suaves. Geralmente aceita-se que o ostarine não causa perda de cabelo, ao menos não nas dosagens mais baixas.

LGD 4033

Ligandrol, ou LGD 4033, é outro SARM padrão comumente usado por pessoas que buscam ganhos “secos” enquanto perdem gordura (não cabelo).

Apesar da minoria das pessoas que tomam Ligandrol experimentam alguma forma de perda de cabelo, no entanto, e felizmente, o crescimento do cabelo começa novamente logo após terminar seu ciclo inicial.

MK-677

MK-677, ou “Nutrobol”, é um secretagogo de hormônio de crescimento e não um SARM.

Publicidade

Enquanto SARMs se ligam ao receptor androgênico, MK 677 promove a produção de hormônios de crescimento naturais. Obviamente, como MK 677 não é um SARM, podemos assumir com segurança que não deve causar perda de cabelo.

Na verdade, muitas pessoas tomam MK 677, pois ele pode ajudar a prevenir a perda de cabelo e manter os folículos capilares saudáveis.

Cardarine

Semelhante ao Mk 677, Cardarine não se enquadra na categoria SARM. Cardarine ou “GW 50156” não promove ou impacta a testosterona naturalmente produzida e, como tal, não deve ter nenhum papel na perda de cabelo ou queda de cabelo.

Stenabolic (SR9009)

Stenabolic ou “SR9009” é frequentemente mencionado nas mesmas conversas quando se trata de SARMs, embora não sendo um em si. Stenabolic é “não hormonal”, o que significa que não deve ter efeito sobre sua testosterona e, subsequentemente, seus folículos capilares e perda de cabelo.

Andarine S4

Usado de forma responsável e na dose correta, Andarine não deve causar perda de cabelo ou queda de cabelo. Um pequeno número de usuários experimentou leve perda de cabelo ao tomar S4, mas novamente não está claro se isso é devido ao S4 ou a fatores de estilo de vida como estresse e ansiedade.

Conclusão

Qualquer pessoa dizendo que perda de cabelo não existe com SARMs, estará mentindo ou minimizando o problema.

Contudo, perda de cabelo com SARMs é menor quando comparada com esteroides anabolizantes e é um problema principalmente para aqueles que já possuem predisposição para à calvície.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×