MK-677 (Ibutamoren): o que é, benefícios, ciclo, efeitos colaterais e mais

O MK-677, também conhecido como Ibutamoren, é conhecido como um SARM que estimula a liberação do hormônio do crescimento (GH). Neste texto, veremos um guia completo desta substância, incluindo seu uso na musculação, benefícios, ciclo, dosagem, efeitos colaterais e mais.

Para que serve o MK-677

Aviso: As informações incluídas neste texto são destinadas apenas para fins informativos e não servem para substituir uma orientação médica. Antes de começar a usar qualquer coisa, consulte primeiro seu médico.

O MK-677, também conhecido como Ibutamoren, é um composto que atua como um secretagogo de hormônio do crescimento (GH).

Tecnicamente, o MK-677 não é um SARM, mas ele atua de forma muito parecida (em tecidos específicos) e é frequentemente usado como tal, inclusive é usado em conjunto de outros SARMs.

O principal objetivo do MK-677 é aumentar a produção de GH no corpo. O hormônio do crescimento desempenha um papel vital no crescimento humano, além de influenciar o metabolismo e a composição corporal.

O aumento nos níveis de GH pode ter vários benefícios, como melhor recuperação muscular, aumento da densidade óssea, aumento de massa muscular, maior queima de gordura e potencialmente um impacto positivo na longevidade e no bem-estar geral. O uso do MK-677 na musculação visa estes benefícios.

Benefícios do MK-677

Antes de qualquer coisa e pelo bem da transparência, é válido mencionar que não há muitos estudos que comprovem os benefícios do MK-677. No entanto, vendo o seu mecanismo de funcionamento, que é aumentar o GH, os benefícios esperados do uso deste “SARM” envolvem:

  1. Hipertrofia muscular: O MK-677 pode acelerar a hipertrofia muscular já que o hormônio de crescimento tem um papel na construção de tecidos, o que inclui sua massa muscular.
  2. Melhoria da qualidade do sono: Alguns estudos sugerem que o MK-677 pode melhorar a qualidade e a duração do sono REM e não-REM.
  3. Efeitos anti-envelhecimento: Como o hormônio de crescimento está associado a vários aspectos da juventude, o uso de MK-677 pode ter efeitos anti-envelhecimento.
  4. Recuperação de lesões e regeneração de tecidos: O hormônio de crescimento é conhecido por ajudar na regeneração e recuperação de tecidos, o que pode tornar o MK-677 útil em processos de recuperação.
  5. Redução de gordura corporal: O MK-677 pode auxiliar na redução da gordura corporal, embora esse efeito possa variar de pessoa para pessoa. Além de ser influenciado diretamente pela qualidade da dieta.

Dosagem e ciclo

A maioria das pessoas reporta resultados usando uma dosagem de 10mg a 25mg de MK-677 por dia.

O aumento dos níveis de hormônio do crescimento pode levar algum tempo para surtir efeito, por isso as pessoas costumam tomar Ibutamoren por um período prolongado. Algumas pessoas fazem ciclos de 16 semanas com MK-677, seguidos por uma pausa de 5 semanas, e repetem o processo.

Há quem use esse composto por anos sem pausas, e até agora, estudos não encontraram efeitos colaterais no uso prolongado. É sugerido um ciclo de 16 a 20 semanas com uma pausa de pelo menos 5 semanas.

O Ibutamoren tem uma meia-vida de 24 a 30 horas, e tomar a dose uma vez a cada 24 horas pode ser mais eficaz. Algumas pessoas tomam sua dose pela manhã para aumentar o apetite e ganhar peso, enquanto outras preferem à noite para evitar a fome e melhorar o sono. É possível também dividir a dose em duas partes, uma pela manhã e outra à noite, para otimizar os níveis de MK-677 no corpo, embora não faça uma grande diferença se for tomada uma vez a cada 24 horas.

Publicidade

Ciclo com MK-677 precisa de terapia pós-ciclo (TPC)?

Como o uso de MK-677 não parece reduzir a produção natural de testosterona, não há necessidade de fazer TPC.

Na verdade, muitas pessoas até usam o MK-677 durante a TPC após um ciclo de esteroides/SARMs, na tentativa de segurar mais ganhos. Neste caso, o uso desta substância costuma ser feito durante todo o ciclo e durante toda a TPC também.

Por exemplo, se você fizer um ciclo de 8 semanas e a TPC durou, digamos, 4 semanas, então o MK-677 é usado (neste exemplo) durante 12 semanas ou até mais.

Efeitos colaterais do MK-677

Os possíveis efeitos colaterais envolvendo o uso de MK-677 são:

  • Retenção de líquidos.
  • Aumento do apetite.
  • Redução da sensibilidade à insulina (raro).
  • Outros efeitos colaterais ainda desconhecidos.

Retenção de líquidos

Este é um efeito colateral um tanto comum quando se trata de Ibutamoren. A maioria das pessoas não sentem isso, mas algumas sim.

Podemos contornar facilmente este efeito colateral bebendo mais água. Na verdade, a razão pela qual a retenção de água ocorre em alguns ciclos de MK 677 é porque o usuário bebe pouca água ou tem uma dieta é realmente ruim, o que geralmente se trazer em um consumo muito alto de sódio por fazer muitas refeições livres.

Portanto, se você notar retenção de água, certifique-se de beber mais água ou prestar atenção na sua dieta (ou ambos). Isso deve desaparecer em alguns dias.

Aumento do apetite

O aumento do apetite é provavelmente o “efeito colateral” mais famoso do MK 677. Se você quer ganhar massa muscular, isso pode ser um benefício, mas se você quer queimar gordura, pode ser um efeito colateral.

Se você quiser evitar um aumento no apetite, tome a dosagem antes de dormir. Se você quiser ter aumento do apetite, tome a dosagem pela manhã. Este efeito desaparece em algumas semanas no ciclo de qualquer maneira.

Você deve notar um aumento no apetite na primeira semana ou duas. Mas algumas pessoas nem mesmo experimentam isso, todos somos diferentes, então nem todos experimentam isso, mas a maioria das pessoas sim.

Publicidade

Redução da sensibilidade à insulina

Algumas pessoas relatam que sua sensibilidade à insulina foi reduzida em seu ciclo de MK 677. Poucas pessoas relatam isso, mas ainda assim, o colateral em potencial.

É teorizado que este efeito colateral ocorra porque o próprio hormônio do crescimento é hiperglicemiante (aumenta os níveis de glicose no sangue). Porém, se isto ocorrerá com todas as pessoas e em níveis perigosos, é improvável.

Na dúvida, isso pode ser um problema principalmente para pessoas com diabetes tipo 2 ou pré-diabéticos.

Outros efeitos colaterais ainda desconhecidos

Apesar da substância não parecer perigosa e os usuários não relatarem efeitos colaterais severos, o MK-677 é uma substância relativamente nova e não possui um corpo de literatura robusto por trás. Em outras palavras, não sabemos EXATEMENTE o que esta substância pode causar no curto e longo prazo.

Portanto, podem haver outros efeitos colaterais que ainda não conhecemos. Talvez isso faça diferença na sua escolha, portanto mantenha essa informação em mente.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×