Ligandrol (LGD-4033): para que serve, benefícios e efeitos colaterais

LGD-4033 é um modulador seletivo do receptor androgênico (um SARM) que é mais conhecido por Ligandrol ou Anabolicum.

Ligandrol é um SARM oral em forma de comprimido, geralmente vendido em dosagens de 5 a 10mg.

Seu principal uso na musculação está relacionado a sua habilidade de acelerar a hipertrofia muscular sem os efeitos colaterais dos esteroides anabolizantes androgênicos.

Neste texto veremos todos os pontos importantes sobre esta substância e como ela é usada na musculação por quem deseja ganhar massa muscular.

Para que serve

Em termos de aumento de massa magra e queima de gordura, o ligandrol funciona de forma muito parecida com esteroides anabolizantes.

Ele atuará como um andrógeno semelhante à testosterona, aumentando o anabolismo e facilitando o ganho (e retenção) de massa muscular.

A principal diferença do SARM (em relação aos hormônios esteroides) é sua habilidade em ligar-se diretamente nos receptores androgênicos dos ossos e tecido muscular.

Isso faz com que a substância cause menos efeitos colaterais já que “agirá” diretamente onde nos interessa, ao contrário dos esteroides anabolizantes que poderão se ligar em receptores pelo corpo inteiro, como no seu coração, rins, fígado, próstata e por ai vai.

Benefícios e efeitos esperados

ligandrol

Tomar LGD-4033 é muito parecido com usar uma dose baixa de testosterona, o que gerará benefícios como:

  • Aumento de massa muscular;
  • Aumento de força;
  • Melhora na recuperação;
  • Melhora no humor;
  • Maior dificuldade para acumular gordura.

Também é o mais próximo que você pode chegar de usar algo parecido com testosterona, sem temer efeitos colaterais como ginecomastia, já que ligandrol não aromatiza.

Publicidade

Os benefícios mais relatados do uso deste sarm é aumento de massa muscular, força, melhora do humor, além de pumps maiores durante o treino.

Mais interessante ainda é que há evidências científicas mostrando a eficiência do SARM em humanos em aumentar massa muscular.

Uma dose de apenas 1mg, usada por 21 dias, foi capaz de gerar um ganho de aproximadamente 2kg de massa muscular.

Pode parecer pouco, porém leve em consideração que um ciclo de ligandrol geralmente é feito com 5~10mg e os efeitos são dose-dependentes (quanto maior a dose, maior tende a ser os efeitos).

Mas ao contrário do que a maioria das pessoas (e vendedores) dizem, o sarm não é 100% livre de efeitos colaterais.

Efeitos colaterais

O único estudo em humanos (que citamos acima) mostra que o SARM é relativamente seguro para pessoas saudáveis.

Mas pode ocorrer supressão na produção natural de testosterona e mudanças no perfil lipídico (em especial a diminuição do HDL).

Estes efeitos colaterais são dose-dependentes, ou seja, quanto maior a dose, maiores foram estes efeitos adversos.

Mesmo assim, a supressão foi pequena e revertida rapidamente após o término do uso.

As doses usadas no estudo foram de 0.1, 0.3 e 1mg. Subentende-se que a partir de 1mg já poderemos sofrer estes efeitos colaterais.

Publicidade

Outros efeitos colaterais como ginecomastia, perda de cabelo ou acne, não foram detectados.

Dosagem e ciclo

O LGD-4033 pode ficar no organismo por 24 a 36 horas, o que requer uso diário.

A dosagem mais comum de ligandrol com o objetivo de hipertrofia muscular varia de 5 a 10 miligramas por dia durante 6 a 10 semanas.

Devido às suas propriedades anabólicas, este sarm pode ser muito bem usado tanto durante um bulking como cutting.

Durante um bulking, ele será muito útil para melhorar o particionamento de nutrientes, evitando acúmulo de gordura enquanto favorece o ganho ainda mais rápido de massa muscular (assim como um esteroide anabolizante).

Durante um cutting, ele poderá funcionar como um poupador de massa muscular, permitindo que você possa diminuir a ingestão de calorias em maior quantidade, aumentar o volume de treino e cardios, sem se preocupar tanto com catabolismo, gerando definição muscular mais rápido.

Não é incomum ver relatos de uso de ligandrol com cardarine em cutting, já que para este objetivo eles poderão funcionar de forma sinérgica para queimar ainda mais gordura.

É necessário fazer TPC após o ciclo ?

Ao mesmo tempo que a supressão de testosterona é algo real durante um ciclo com LGD-4033, quando comparado com esteroides anabolizantes, podemos dizer a supressão é muito pequena.

Os envolvidos no estudo retornaram a produção natural em menos de três semanas, sem o uso de qualquer medicamento.

No geral, não é necessário fazer TPC e incluir outras drogas como tamoxifeno ou clomid que poderão apenas gerar mais problemas.

Publicidade

Onde comprar e preço

Diferente da maioria dos sites que falam sobre este SARM, o objetivo deste texto não é fazer uma análise tendenciosa para vender sarms.

Contudo se você quer comprar o produto, não é preciso ir muito longe já que no próprio Google e em sites como Mercado Livre, ele é encontrado facilmente.

Os preços variam de R$180 a R$280 por um pote com 90 cápsulas de ligandrol contendo 5mg.

Esta quantidade é suficiente para fazer um ciclo de 12 semanas com 5mg ou 6 semanas com 10mg.

Relato de uso

Ligandrol realmente funciona, porém eu sugiro que você tenha cuidado ao gerar muitas esperanças.

Como já dito no texto, usar este SARM é como usar uma dose baixa de testosterona. Isto definitivamente será útil para acelerar a hipertrofia muscular e gerar os mesmos benefícios que um hormônio esteroide.

Mas não gerará ganhos absurdos como os sites de vendas (ou com intenção de vender) tentam mostrar.

Você pode esperar ganhos, no máximo modestos.

Durante um ciclo de 12 semanas, uma pessoa que já está próximo do seu limite natural poderá ver alguns quilos (2-3kg) subindo na balança.

Isso considerando que a dieta e treino esteja em dia.

A boa notícia é que estes ganhos poderão ser facilmente mantidos já que a oscilação hormonal depois do término do ciclo é muito menor do que a oscilação causada por um ciclo com esteroides.

Basicamente, ligandrol é fraco, mas os ganhos são consistentes e fáceis de “segurar”.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×