Cardarine (GW-501516): bula, dosagem, benefícios e efeitos colaterais

GW-501516 também conhecido como Cardarine ou Endurobol, é uma substância cada vez mais popular na musculação. Sua principal função é queimar gordura, aumentar a resistência e acelerar a recuperação muscular.

Tudo isso “sem” efeitos colaterais.

Mas até que ponto realmente vale a pena usar cardarine ?

O que é Cardarine e para que serve

Cardarine (ou GW501516) foi criado com o propósito de tratar doenças metabólicas causadas por um estilo de vida ruim, como diabetes, problemas cardíacos, elevação do colesterol e outros.

Em outras palavras, a substância tinha como objetivo substituir os benefícios de uma vida saudável através de um remédio.

A cardarine é um agonista seletivo do receptor PPAR-delta que, sem entrar em detalhes excessivamente técnicos, pode recrutar uma proteína que vai aumentar sua capacidade enzimática e causar os mesmos benefícios que os aeróbicos causam como:

  • Aumento do HDL e redução do LDL
  • Melhorar a função respiratória
  • Queimar gordura sem gerar catabolismo de massa muscular
  • Melhorar a sensibilidade à insulina
  • Melhorar o condicionamento e capacidade cardiorrespiratória

Basicamente o GW501516 tem a capacidade de melhorar o seu metabolismo da mesma forma que os aeróbicos podem, por isso um dos seus nomes é Endurobol (que lembra endurance ou resistência).

cardarine gw

Isso poderá trazer uma série de benefícios para quem treina, independente do objetivo.

Uma pessoa que está em um bulking, por exemplo.

Como a cardarine pode melhorar a sensibilidade à insulina, o excesso de calorias ingerido poderá ser melhor aproveitado pelo corpo, resultando em mais massa muscular e menos gordura acumulada.

Publicidade

Ao mesmo tempo que a substância também facilita o uso de gorduras como fonte de energia, preservando a massa muscular.

Isso também é (altamente) útil em um cutting, acelerando os resultados.

A melhora na capacidade respiratória também é uma grande vantagem.

Muitas pessoas não conseguem treinar pesado o suficiente pela simples falta de condicionamento.

Sabe aquela série pesada de agachamento livre que te fez ficar sem ar e temer a próxima série ?

Nem sempre isso é causado por que seu treino está pesado, mas sim porque você não tem fôlego e capacidade cardiorrespiratória.

Cardarine ajuda nisso também.

Além de que o próprio aumento da capacidade de cardio melhora a recuperação muscular por melhorar a biogênese mitocondrial.

Já o aumento de HDL e diminuição do LDL é útil para a saúde em geral, ainda mais para usuários de esteroides anabolizantes, especialmente de drogas altamente androgênicos como trembolona.

Trembolona é conhecida por derrubar o HDL ao mesmo tempo que piora a capacidade cardiorrespiratória – duas coisas perigosas para o sistema cardiovascular. Por isso o GW501516 é a substância preferida em ciclos de trembolona.

Publicidade

Na verdade, atletas de qualquer modalidade poderão se beneficiar da substância, especialmente aqueles que participam de esportes que exigem alto condicionamento como ciclistas, maratonistas, etc…

Relato de uso na musculação

Os efeitos da cardarine no que dizem respeito ao treino são muito parecidos com usar um estimulante como efedrina que tem a capacidade de dilatar os brônquios.

É como se você conseguisse respirar melhor e fosse capaz de fazer aquela série pesada de agachamento e imediatamente já estar próximo pra próxima série.

Tudo isso sem os efeitos colaterais de estimulantes, como tremedeira e frequência cardíaca nas nuvens.

Isso é sentido já no começo do uso e tende a melhorar com tempo já que a cardarine vai melhorar seu metabolismo, logo seu condicionamento vai ficando cada vez mais otimizado.

O único problema é a obtenção da substância real já que você vai precisar importar de uma fonte confiável.

Ela não é barata, não é vendida legalmente e sua obtenção é questionável já que sua produção não é controlada por nenhum órgão.

Também não seja inocente.

Cardarine é uma droga de laboratório que nunca passou das fases preliminares e nunca foi aprovada para ser usada em humanos.

Se um suplemento vendido livremente tem o nome de Cardarine, pode ter certeza absoluta de que ele pode ser qualquer coisa, menos o GW501516 verdadeiro.

Publicidade

Cardarine é um SARM ?

Cardarine NÃO é um SARM, apesar de ter sido popularizado como um.

SAMRs, como o Ligandrol, são moduladores seletivos de receptores androgênicos, ou seja, eles agem em receptores específicos do corpo.

Neste caso, os receptores androgênicos geralmente se encontram nos ossos e músculos, fazendo com que SARMs se liguem a estes receptores e causem aumento de massa muscular e óssea.

Cardarine, por sua vez, é um “ativador” da vida PPAR-delta, o que não tem relação com receptores androgênicos.

Efeitos colaterais em potencial

Infelizmente, a maioria dos estudos sobre os efeitos colaterais da cardarine foram feitos em animais, o que nem sempre poderão ser válidos em humanos.

Em um estudo em ratos com câncer no fígado, cardarine se mostrou capaz de acelerar a morte de células hepáticas, o que gera o efeito colateral de piorar e acelerar o problema.

Também foi descoberto em estudos animais que a cardarine não é segura para ser usada durante a gravidez, já que inibe o desenvolvimento do feto.

Novamente, em ratos, a cardarine foi capaz de causar câncer, porém os ratos usaram 10mg enquanto humanos usam no máximo 20mg (uma dose proporcionalmente muito menor considerando o peso de ratos).

Foram estes efeitos colaterais que fizeram com que o uso da cardarine em humanos fosse cancelado em suas fases preliminares.

Apesar das evidências científicas não mostrem que os mesmos efeitos colaterais serão causados em humanos, você deve levar isso em consideração antes de tomar cardarine.

Dosagem

Durante os testes clínicos, os pesquisadores usam 2.5 a 10mg por dia e poderiam estender o uso por até 12 semanas.

Já no meio do fisiculturismo, os relatos sobre a dosagem da cardarine varia de 10 a 20mg por dia. Com um”ciclo” que pode durar de 6 a 10 semanas.

Palavras finais

GW501516 ou Cardarine é o mais próximo que temos de uma “pílula do exercício”.

Ela vai trazer praticamente todos os benefícios que temos dos aeróbicos, mas sem necessariamente fazermos aeróbicos.

Porém se trata de uma substância artificial que vai forçar seu corpo a agir fora do seu natural.

Sempre tenha em mente que quando saímos do natural do nosso corpo, podemos melhorar algumas coisas e piorar outras, podendo haver efeitos colaterais.

Enquanto ainda não está claro quais efeitos colaterais a cardarine pode causar em humanos, você precisa manter isso em mente.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×