Os 5 SARMs mais seguros (e os piores)

SARMs estão ganhando popularidade devido às suas propriedades anabólicas semelhantes aos anabolizantes, mas com menos efeitos colaterais. Vamos dar uma olhada nos SARMs mais seguros que ainda proporcionam benefícios anabólicos.

SARMs ou Moduladores Seletivos de Receptores Androgênicos têm se tornado cada vez mais comuns no mundo do fisiculturismo e musculação recreativa.

Mas, existem preocupações de segurança. SARMs foram originalmente desenvolvidos para substituir os esteroides anabolizantes no mundo médico, pois têm menos efeitos adversos androgênicos. No entanto, isso não significa livre de efeitos colaterais.

Neste texto, vamos mergulhar mais a fundo para descobrir quais são os SARMs mais seguros, assim como os piores para uso humano.

Aviso: As informações incluídas neste texto são destinadas apenas para fins informativos e não servem para substituir uma orientação médica. Antes de começar a usar qualquer coisa, consulte primeiro seu médico.

É seguro usar SARMs?

Os SARMs foram desenvolvidos no final dos anos 90, como um meio de substituir os esteroides anabolizantes no mundo médico. Para quem não sabe, esteroides anabolizantes não foram criados originalmente para serem usados na musculação, mas sim como tratamento para doenças que requerem reposição hormonal ou doenças degenerativas que geram perda muscular.

A razão para isso é que, embora os esteroides tenham sido desenvolvidos cada vez mais ao longo dos anos 1900, eles ainda tinham efeitos adversos, especialmente em mulheres e crianças. Os SARMs foram desenvolvidos como uma alternativa mais segura, pois, na teoria, poderiam ser usados sem causar tantos efeitos adversos.

Dito isso, a maioria dos estudos ainda não dão 100% de certeza sobre a segurança dos SARMs. Embora várias pessoas tenham usado SARMs para melhoria esportiva, nenhum órgão de saúde do mundo aprova SARMs para uso humano.

A maioria dos SARMs costumam alterar o funcionamento do fígado, aumentar o colesterol e afetar a produção natural de testosterona. É importante frisar que a intenção dos SARMs em ser mais seguro que esteroides, não significa que eles sejam 100% seguros.

Quais são os SARMs mais seguros?

Estes são os 5 SARMs mais seguros atualmente:

  1. Ostarine
  2. Andarine
  3. Stenabolic
  4. Cardarine
  5. Ibutamoren

Nota: Algumas substâncias na lista não são tecnicamente SARMs, mas eles caem neste mesmo grupo por serem um substituto de esteroides anabolizantes com propriedades semelhantes ao SARMs (agir em tecidos específicos do corpo para gerar efeitos parecidos com anabolizantes).

Publicidade

1 – Ostarine (MK-2866)

Ostarine (MK-2866) é o SARM mais usado por iniciantes devido à sua segurança e natureza suave. Há relatos não confirmados de iniciantes ganhando até 5kg de massa magra, enquanto reduzem gordura e aumentam força.

Os inconvenientes do Ostarine é que ele pode alterar enzimas hepáticas, significando algum estresse no fígado. Esses valores rapidamente voltam ao normal após a interrupção do ciclo. No entanto, o Ostarine pode ser inadequado para alguém com predisposição a problemas no fígado.

O Ostarine também pode afetar a relação entre o HDL/LDL (colesterol “bom” e “ruim”). Além de poder causar um aumento temporário na pressão sanguínea.

Também há evidências que o Ostarine é supressivo para testosterona natural, no entanto, nem todos os usuários experimentarão sintomas de baixa testosterona. Isso pode ser devido ao Ostarine baixar a testosterona total, mas não a testosterona livre. Assim, uma TPC pode ser opcional, com alguns querendo corrigir prontamente seu nível de testosterona total, enquanto outros deixam a produção natural de hormônios se recuperar naturalmente.

Foto da embalagem do Ostarine

2 – Andarine (S4)

Andarine, como Ostarine, é considerado um SARM suave devido a causar menos efeitos colaterais cardíacos, hepáticos e relacionados à produção natural de testosterona.

Andarine é particularmente conhecido por melhorar a vascularização e os “pumps”. Os ganhos de força no Andarine também são significativos, com usuários construindo quantidades semelhantes de hipertrofia ao Ostarine.

Um efeito colateral associado ao Andarine é problemas de visão. Há relatos de Andarine causando anéis amarelos/verdes ao olhar na direção de uma fonte de luz. Além disso, quando os usuários passam de um ambiente escuro para um claro, pode demorar mais para os olhos se ajustarem.

Não está claro exatamente por que isso ocorre mais frequentemente com Andarine do que com outros SARMs. Andarine ter uma maior afinidade de ligação aos receptores oculares pode ser uma explicação plausível.

Usuários de Andarine que tiveram este efeito colateral relatam que os efeitos na visão costumam ser temporários, com a visão normal se restaurando rapidamente após a interrupção do ciclo.

Publicidade

Embalagem do SARM Andarine

3 – Stenabolic (SR9009)

Stenabolic é frequentemente referido como um SARM, mas é, na verdade, um agonista Rev-ErbA.

Stenabolic tem propriedades potentes de queima de gordura, devido a inibir a expressão de glicose, modificar como suas mitocôndrias funcionam, diminuir os níveis de açúcar no sangue e aumentar a taxa metabólica basal.

Parece que até indivíduos sedentários (que não treinam ou fazem dieta) podem queimar gordura com Stenabolic, devido a ele atuar em um nível hormonal. No entanto, combiná-lo com treinamento com pesos, dieta e cardio, maximizará a perda de gordura.

Também há relatos de usuários sentindo melhorias significativas no desempenho atlético com Stenabolic (leia-se em outras atividades físicas), o que pode ser atribuído a modificações no funcionamento das mitocôndrias.

Os usuários não devem esperar ganhar quantidades notáveis de massa muscular com Stenabolic, pois ele deve ser visto em vez disso como um agente de queima de gordura.

No entanto,  Stenabolic para produzir quaisquer efeitos colaterais notáveis. Ao menos ainda não foram descobertos pela ciência (o que pode ocorrer).

Stenabolic também não suprime a produção natural de testosterona e até tem efeitos positivos no colesterol e na função do fígado, portanto, ele não necessariamente precisa ser ciclado como um SARM.

No entanto, como já dito, há poucas pesquisas sobre uso de SARMs no longo prazo em humanos. Ou seja, ainda pode ser aconselhável tomá-lo em ciclos de 4-8 semanas até que seus efeitos a longo prazo sejam mais completamente estabelecidos.

4 – Cardarine (GW501516)

Cardarine (GW501516) é um agonista do receptor PPARD (Receptor Delta Ativado por Proliferador de Peroxissoma), que atua como um potente queimador de gordura.

Publicidade

Usuários de cardarine também relatam melhorias na resistência muscular, devido ao PPARδ regular o metabolismo muscular e a reprogramação das fibras musculares.

Cardarine parece reduzir o colesterol e melhora a sensibilidade do corpo ao hormônio insulina. Em pesquisas, descobrimos que Cardarine tem o potencial de ser hepatotóxico em camundongos, embora a experiência prática e de acordo com relatos, a maioria dos humanos não experimente tais problemas.

A maior preocupação para os usuários é o risco carcinogênico com Cardarine, pois causou tumores em camundongos. No entanto, vale ressaltar que os roedores estavam tomando dosagens muito altas (5mg/kg por dia) continuamente por 2 anos; enquanto Cardarine é tipicamente ciclado a uma fração dessa dosagem (0,3mg/kg por dia).

Mais pesquisas são necessárias para entendermos melhor a conexão do Cardarine com o câncer, no entanto, muitos usuários estão tomando Cardarine sem qualquer proliferação ou efeitos colaterais óbvios.

cardarine pote

5 – Ibutamoren (MK-677)

Ibutamoren (MK-677) tem como objetivo copiar a ação do hormônio de crescimento que é frequentemente incluído na família ‘SARM’, construindo músculos e queimando gordura subcutânea.

A maioria dos relatos de uso do MK-677 sugerem que ele não afeta os níveis naturais de testosterona e costuma ser livre de efeitos colaterais. No entanto, a realidade é outra (como você verá a seguir).

Ibutamoren está nessa lista, pois ele age de forma semelhante aos SARMs (apesar de não ser tecnicamente um), gerando ganho de massa muscular e perda de gordura.

Além disso, ele também é considerado um SARM por produzir alguns efeitos colaterais, como ginecomastia por aumento de prolactina.  Ibutamoren também pode elevar os níveis de açúcar no sangue, causar um aumento na pressão sanguínea e facilitar o armazenamento de gordura visceral. Ou seja, ele pode ajudar na perda de gordura, mas pode facilitar acúmulo de gordura nas vísceras.

Piores SARMs

Estes são conhecidos com os piores SARMs, que trazem mais colaterais:

  1. YK-11
  2. S23
  3. RAD 150

YK-11 é tecnicamente e supostamente um inibidor de miostatina, em vez de um SARM. Observamos que o YK-11 causa efeitos colaterais severos, que podem ser comparados aos esteroides anabólicos orais. O que pode incluir, supressão de testosterona, aumento das enzimas hepáticas, aumento do colesterol, acne e dor nas articulações.

O S23 pode ser um SARM excepcional para força muscular e “pumps”, mas também apresenta efeitos colaterais severos, sendo o mais notável a supressão severa de testosterona.

O RAD 150 é um SARM mais potente e severo do que seu predecessor, RAD 140. Em contraste, classificamos o RAD 140 e o LGD 4033 como SARMs moderados em relação a efeitos colaterais. Estes são dois SARMs populares que os usuários utilizarão após seu primeiro ciclo (provavelmente Ostarine).

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×