YK11 (SARM): o que é, dosagem, efeitos colaterais, ciclo e mais

YK11, também conhecido como Myostine, é um dos SARMs para ganhar massa muscular mais potentes disponíveis. Sua popularidade se deve a sua promessa em copiar os efeitos dos esteroides anabolizantes e inibir a miotastina. Neste texto, veremos um guia completo sobre o YK11.

Para que serve o YK11

O YK11 é um SARM que é substância conhecida por atuar como um modulador seletivo do receptor de andrógeno, visando imitar os efeitos dos esteroides anabolizantes com uma maior seletividade nos tecidos musculares e ósseos, com o objetivo de promover o crescimento muscular e o aumento da força com menos efeitos colaterais tradicionais do uso de hormônios.

Uma característica única do YK11 é sua capacidade de atuar como um inibidor da miostatina, uma proteína que regula o crescimento muscular, potencialmente permitindo que os usuários ultrapassem seus limites genéticos naturais de hipertrofia muscular.

Além de seu potencial para promover ganho de massa muscular, o YK11 também pode oferecer benefícios para a saúde óssea, estimulando o aumento da atividade dos osteoblastos, células responsáveis pela formação óssea. Isso pode ser particularmente benéfico para atletas e indivíduos mais velhos, contribuindo para uma maior densidade óssea e reduzindo o risco de fraturas.

No entanto, apesar desses potenciais benefícios, o YK11 ainda está sob intensa investigação, e há uma necessidade de mais estudos para compreender completamente seus efeitos, eficácia e segurança a longo prazo.

Efeitos colaterais do YK11

O YK11, como outros moduladores seletivos de receptores androgênicos (SARMs), tem o objetivo de “copiar” os efeitos positivos no ganho de massa muscular dos esteroides anabolizantes, como a testosterona, de uma maneira que prefira tecidos específicos, como músculos e ossos e assim evitar os efeitos colaterais mais comuns.

No entanto, é um erro pensar que SARMs (qualquer SARM) não tenham efeitos colaterais, especialmente se usado de forma inadequada ou em doses excessivas.

Os efeitos colaterais mais comuns do YK11 são:

  • Supressão da testosterona: Como outros SARMs, o YK11 pode suprimir a produção natural de testosterona, o que pode requerer uma terapia pós-ciclo (TPC) para ajudar o corpo a normalizar sua produção natural de testosterona após o uso.
  • Estresse hepático: Há relatos de que o uso de YK11 possa estressar o fígado e alterar exames, embora os dados específicos sobre a toxicidade hepática do YK11 sejam limitados.
  • Alterações de humor e risco de ginecomastia: Embora menos comuns do que com os esteroides anabolizantes, o uso de YK11 pode estar associado a alterações de humor por aumento do hormônio estrogênio e, por consequência, em alguns casos, ao desenvolvimento de ginecomastia devido ao desequilíbrio hormonal.
  • Efeitos colaterais desconhecidos: Dada a falta de estudos clínicos sobre o YK11, basicamente não há como saber (ainda) se existem outros efeitos colaterais.

É importante notar que o perfil de segurança do YK11 ainda não é bem compreendido pela ciência devido à falta de estudos. Portanto, qualquer pessoa considerando o uso de YK11 deve fazê-lo com cautela e estar ciente dos riscos potenciais envolvidos.

Onde comprar YK11

Tecnicamente, a venda e prescrição de SARMs é proibida no Brasil. Contudo, há controvérsias legais para definir o que é ou não SARM. Além disso, o controle de SARMs não é tão rigoroso como o de outras substâncias controladas, como os próprios esteroides anabolizantes.

Publicidade

Tudo isso faz com que possamos encontrar SARMs como o YK11 sendo vendidos em lojas de suplementos, até mesmo na Amazon (como neste link).

YK-11 androtech 5mg

Benefícios do YK-11

O uso de YK11 pode oferecer uma variedade de benefícios, principalmente relacionados ao ganho de massa muscular e força. Abaixo estão alguns dos principais benefícios que você pode esperar ao utilizar YK11:

  1. Hipertrofia muscular: YK11 é conhecido por seu potencial em promover ganho de massa muscular. Isso é atribuído à sua capacidade de se ligar aos receptores androgênicos dos músculos e teoricamente inibir a miostatina no corpo, uma proteína que limita o crescimento muscular.
  2. Ganhos em força: Além de hipertrofia, YK11 pode contribuir para um aumento na força, permitindo que você levante mais carga e, assim, melhorar o desempenho geral nos treinos.
  3. Melhora na composição corporal: O uso de YK11 pode resultar em uma melhor composição corporal, gerando uma discreta perda de gordura corporal enquanto aumenta a massa muscular magra.
  4. Suporte à saúde óssea: Há evidências sugerindo que YK11 pode também ter um impacto positivo na saúde nos ossos, promovendo o aumento da densidade óssea. Isso é especialmente benéfico para atletas ou indivíduos em risco de osteoporose.

É importante frisar (novamente) que, apesar desses potenciais benefícios, o uso de YK11 e outros SARMs ainda é um campo relativamente novo e controverso, com pesquisas em andamento para entender completamente seus efeitos, tanto positivos quanto negativos.

Ciclo e dosagem para o YK11

Um ciclo típico de YK11 costuma durar entre 4 a 8 semanas com uma dose diária que pode variar de 5 a 10 mg, e alguns usuários experientes podem aumentar a dose até 15 mg por dia, divididos em duas doses para manter níveis estáveis da substância no corpo.

Devido à potência do YK11, é aconselhável começar com a menor dose possível e ajustar conforme necessário com base na resposta do corpo e nos efeitos colaterais experimentados.

Além disso, é válido reforçar que YK-11 é um SARM potente e não deve ser utilizado por usuários de primeira viagem e iniciantes na musculação. Neste caso, é melhor começar seu primeiro ciclo com um SARM mais leve, como Ostarine, e então progredir para SARMS mais potentes ao longo de uma série de ciclos.

Por fim, após terminar um ciclo de YK11, é altamente recomendado realizar uma terapia pós-ciclo (TPC) para ajudar a normalizar a produção natural de hormônios do corpo, especialmente a testosterona, que pode ser suprimida durante o ciclo.

Possíveis resultados do Yk11

Os resultados esperados com o uso do YK11 é principalmente ganho de massa muscular e força. Contudo, quanta massa muscular e força você pode ganhar é praticamente impossível colocar em números exatos.

Na verdade, qualquer pessoa ou fonte de informação dizendo que você pode ganhar “X” quilos de massa muscular ao usar YK11, provavelmente estará fazendo isso para tentar promover a venda do produto.

Publicidade

Os possíveis ganhos que podem ser obtidos com uso de SARMs (qualquer SARM) dependem de diversos fatores, como genética, qualidade do treino e dieta, experiência do usuário, dose usada e duração do ciclo.

Mulheres podem usar YK11?

O uso de YK11 por mulheres é uma área cinza e com pouquíssimas informações. SARMs tem como objetivo agir em tecidos específicos (como na massa muscular) e assim evitar efeitos colaterais. Ou seja, em tese, mulheres poderiam usar Yk11 sem se preocupar com efeitos colaterais virilizantes.

No entanto, o potencial de efeitos colaterais androgênicos virilizantes em mulheres, incluindo alterações na voz, crescimento de pelos no corpo, alterações no ciclo menstrual e potencial clitoromegalia, não pode ser completamente descartado.

Devido à falta de estudos e evidências clínicas sobre o uso de YK11, especialmente em mulheres, é difícil prever a segurança deste SARM e talvez seja melhor evitar o uso.

Usar YK11 no cutting ou bulking

O YK11 pode ser usado tanto em cutting (perda de gordura) quanto em bulking (ganho de massa muscular/peso).

Para bulking, o YK11 pode ser útil devido à sua capacidade de aumentar significativamente a massa muscular magra sem a retenção de água tipicamente associados a alguns esteroides anabolizantes.

No contexto de cutting, o YK11 também pode ser útil devido à sua capacidade de promover a retenção de massa muscular magra em um déficit calórico, garantindo que a perda de peso seja predominantemente de gordura, não de músculo.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×