Andarine (S4): benefícios, como tomar, efeitos colaterais e mais

Andarine S4 é um modulador seletivo do receptor androgênico ou SARM que tem como objetivo gerar benefícios parecidos com os dos esteroides anabolizantes, mas agir apenas nos locais corretos para diminuir a quantidade de efeitos colaterais.

Neste texto, veremos tudo sobre o Andarine, como seus benefícios, como tomar, ciclo, efeitos colaterais e muito mais.

Aviso: As informações presentes neste texto são destinadas apenas para fins informativos e não servem para substituir uma orientação médica. Antes de começar a usar qualquer substância, consulte primeiro seu médico.

Para que serve o Andarine?

O Andarine ou S4 foi originalmente criado para uso médico no tratamento de condições como osteoporose, hipertrofia prostática benigna (aumento da próstata) e condições de perda muscular, através da melhoria e aumento da massa muscular e densidade óssea.

O uso de Andarine por praticantes de musculação está relacionado à sua capacidade de promover ganhos de massa muscular e força, perda de gordura, mais pumps e densidade muscular (a impressão que seus músculos são maiores e mais duros).

O Andarine é conhecido como um dos SARMs mais seguros.

Como todos os SARMs, o Andarine não é um esteroide anabolizante e, por ser um medicamento experimental sem ensaios clínicos de longo prazo em humanos, pode apresentar alguns riscos à saúde desconhecidos.

Onde comprar Andarine

Atualmente, no Brasil, a compra de SARMs é uma área cinza onde não é exatamente legal ou ilegal. Portanto, ao menos no momento, você ainda conseguirá encontrar SARMs como o Andarine em lojas de suplementos. Na verdade, você pode encontrar Andarine até na Amazon, custando cerca de R$200.

Embalagem do SARM Andarine

Benefícios do Andarine

O Andarine (S4) possui uma série de benefícios potencialmente promissores para praticantes de musculação.

Publicidade

Os benefícios do Andarine são:

  • Aumento da massa muscular
  • Perda de gordura
  • Recuperação mais rápida
  • Recomposição corporal
  • Aumento da força

Aumento da massa muscular

Esse é um grande benefício do Andarine e é uma das principais razões de sua popularidade.

Embora esse composto não seja destinado a ganhar a maior quantidade possível de massa muscular (assim como o Ligandrol), a maioria das pessoas relatam algum ganho de massa muscular durante o ciclo com Andarine.

O Andarine é mais usado para recomposição corporal, o que significa que você ganhará algum músculo e perderá gordura.

Queima de gordura

Essa é outra razão pela qual o Andarine está ganhando tanta popularidade ultimamente.

O S4 não só acelera a perda de gordura, mas também ajuda a manter a massa muscular em uma dieta com ingestão de calorias de manutenção (quando você ingere calorias para manter seu peso corporal).

Ou seja, com o Andarine, você perderá gordura em manutenção ou mesmo em um leve excedente calórico. No entanto, recomendo que você mantenha uma dieta de manutenção calórica durante o ciclo de Andarine. Dessa forma, você poderá extrair os benefícios de recomposição corporal deste SARM.

No entanto, é válido destacar que seus resultados dependem muito da programação de treino e quão “acertada” está a dieta durante o ciclo.

Mais recuperação

O S4 tende a melhorar a recuperação muscular. Em média, o tempo de recuperação das pessoas após uma sessão intensa de exercícios é de cerca de 48-72 horas. Com o Andarine, esse número supostamente (baseado em relatos) cai para cerca de 24 horas.

Isso significa que, em tese, você poderá voltar à academia mais rapidamente e treinar com mais frequência e intensidade, resultando em mais ganhos de músculo e força.

Publicidade

Recomposição corporal

Como já mencionado nas entrelinhas, o principal propósito do Andarine é gerar algum ganho de massa muscular enquanto se perde gordura ao mesmo tempo.

Pessoas que são falsos magros ou que têm muita gordura, mas não muita massa muscular, verão a maior melhoria com a ajuda deste SARM.

Para obter os melhores resultados, mantenha uma dieta com manutenção calórica. Dessa forma, você queimará gordura de maneira muito eficaz e ganhará músculo ao mesmo tempo.

Aumento da força

Como a maioria dos SARMs, o Andarine também aumenta sua força. Os ganhos de força não serão tão bons quanto seriam com o Ligandrol ou Testolone (RAD-140), mas serão muito melhores do que com o Ostarine, por exemplo.

Efeitos colaterais do Andarine

O Andarine passou por vários estudos, mas não tanto quanto outros SARMs, como o Ligandrol ou Ostarine. Pelos estudos realizados até agora e pelas evidências anedóticas de pessoas que o usam, podemos dizer que Andarine tem os seguintes efeitos colaterais em potencial:

  1. Supressão da testosterona natural;
  2. Efeitos colaterais na visão.

Supressão da testosterona natural

O Andarine, como todo SARM, tem o potencial diminuir sua produção natural de testosterona. A diferença entre SARMs e esteroides anabolizantes, neste quesito, é que a supressão tende a ser menor ou um risco (e não uma certeza).

Além disso, a supressão da testosterona tende a voltar ao normal algumas semanas após o ciclo.  Com isto dito, geralmente, o S4 é mais supressor do que o Ostarine, mas muito menos do que outros SARMs, como o Ligandrol ou Testolone.

Efeitos colaterais na visão

Algumas pessoas relatam que sua visão fica mais sensível quando estão tomando Andarine e que leva mais tempo para os olhos se acostumarem com a luz ou com o escuro (visão noturna afetada). Algumas pessoas também relatam que a visão fica com traços/borrões amarelados.

Pessoas que experimentam esse efeito colateral geralmente o sentem a partir da segunda semana e dura até o final do ciclo. Após o término do ciclo, o efeito tende a desaparecer por conta própria (de acordo com relatos).

Desde que você mantenha as dosagens e a duração do ciclo normais, a maioria das pessoas sequer tem este efeito colateral.

Publicidade

Dosagem para Andarine

Atenção: Não há estudos sobre o uso de Andarine para mudanças estéticas. Qualquer informação sobre dosagem é baseada em experiência empírica (relatos de uso) e não deve ser usada como substituição para orientação médica.

O Andarine tem uma meia-vida muito curta, de três a quatro horas. Isso faz com que as pessoas tomem este SARM várias vezes ao dia, sendo três vezes diárias o padrão, e geralmente será feito junto com as refeições.

A dosagem de Andarine pode variar de apenas 25mg diários até 75mg como o máximo. Doses mais altas aumentam seu risco de efeitos colaterais, então iniciantes tendem sempre a começar com doses baixas e avaliar a reação do seu corpo antes de aumentar a dosagem. A supressão hormonal também é mais provável em doses mais altas.

Vale notar que os efeitos deste SARM podem ser vistos mesmo em doses baixas. Logo, não há necessidade de aumentar a dose para níveis perigosos sob a suposição de que isso aumentará os resultados.

Uma dose inicial de 25mg diários parece proporcionar todos os benefícios esperados deste SARM para a maioria dos usuários. Quando não há presença de efeitos colaterais, os usuários de Andarine costumam aumentar a dose para 50mg até o fim do ciclo.

Ciclo de Andarine

De acordo com relatos, um ciclo de Andarine dura no máximo 8 semanas, independentemente da sua dosagem. Isso é principalmente para minimizar o risco de problemas de visão se desenvolverem.

Por exemplo, começando Andarine em 25mg nas duas primeiras semanas. Se tudo estiver indo bem e os problemas relacionados à visão forem mínimos ou inexistentes, a dose costuma ser aumentada para 50mg diários pelas 6 semanas restantes.

TPC para Andarine

Você provavelmente não precisará de uma TPC (Terapia Pós-Ciclo) para este SARM. Isso ocorre porque o Andarine não é tão supressor, e, na maioria das vezes, o corpo será capaz de se recuperar naturalmente em algumas semanas após o término do ciclo.

De fato, os únicos SARMs com os quais você precisará fazer 100% de uma TPC são S23 e YK11 ou quando você usa vários SARMs ao mesmo tempo.

Mas, usar Andarine sozinho geralmente não requer uma TPC. Além disso, vale ressaltar que a TPC muitas vezes pode ter efeitos colaterais por si só, então você não deve apenas fazer por “garantia”.

A única maneira de realmente saber se você precisa de uma TPC ou não é fazer um exame de sangue que informará seus níveis de testosterona. Com o Andarine, porém, na maioria dos casos, as pessoas não precisam de uma TPC.

Quanto tempo para o Andarine “dar efeito”?

A maioria dos usuários começará a notar benefícios positivos dentro de duas semanas após o início do uso de Andarine.

Alguns efeitos como aumento na vascularização e pump, são frequentemente notados tão rapidamente quanto uma semana em um ciclo. Isso ocorre porque o Andarine é administrado oralmente e costuma ter uma alta biodisponibilidade no corpo, então ele age rapidamente.

Quais resultados esperar com Andarine

Assim como ocorre com qualquer anabolizante ou SARM, a maioria das pessoas querem dados exatos quando o assunto é quais resultados esperar com Andarine.

No entanto, qualquer pessoa dizendo a você que é possível ganhar X ou Y quilos de massa muscular com alguma substância, ela estará apenas fazendo suposições ou mentindo para fazer você comprar algo, pois não há como estimar isso já que cada corpo responde de maneira diferente e há inúmeras outras variáveis envolvidas.

De fato, você poderá ganhar alguns quilos usando SARMs, mas isso dependerá principalmente de quão bem você se alimenta e treina. Alias, na situação contrária (sem treino e dieta corretos), há relatos de pessoas que não tiveram qualquer ganhos usando Andarine.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×