Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

[Dossiê] Técnicas Avançadas De Treinamento

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

Bom galera, vou fazer esse Dossiê pra facilitar a vida dos preguiçosos e iniciantes que não tem paciência e querem logo começar a praticar novas modalidades e tipos de treinamento!

Dentro do artigo, vou postar umas opiniões minhas em vermelho! Espero que sirvam como filosofia pra alguns ;)

BOM RESSALTAR: As dicas postadas a seguir tratam de tipos de treinamento GENÉRICOS, ou seja, para cada pessoa a adaptação pode ser diferente, mas basicamente, a base de cada tipo é essa!

Abraços, Marinho,

***************************************************************

Introdução:

Antes de qualquer coisa precisamos saber e entender que temos diversos tipos de treinamento a seguir, de acordo com o bjetivo de cada um podemos traçar a melhor rotina para nosso corpo, física e psicológicamente, vamos as perguntas básicas:

• Qual o seu objetivo?

Aumento da massa muscular?

Melhora da condição física geral? Você quer emagrecer e melhorar sua qualidade muscular?

Aumento da performance esportiva?

Aumento da potência?

Aumento da resistência muscular?

Cada pessoa, após certo tempo de treinamento, adapta as técnicas, métodos e exercícios, de acordo com o seu nível de condicionamento, potenciais genéticos e objetivos. Uma correta programação de treinamento é essencial tanto para iniciantes, como para atletas. As pessoas reagem de forma diferente a estímulos iguais, por isso, a individualidade deve ser observada ao iniciar um tipo de treinamento.

Sabendo disso, vamos aos tipos de treinamento?

TIPOS DE TREINAMENTO:

https://www.musculacaoecia.com/tipos-de-treino-de-musculacao/

• Hipertrofia muscular

É o aumento na secção transversa do músculo, ou seja, aumento no tamanho e no número de filamentos de actina e miosina e adição de sarcômeros dentro das fibras musculares já existentes. Este aumento de massa muscular depende de vários fatores, como resposta individual ao treinamento, intensidade e duração do programa de treino.

Trabalho a ser feito:

- Repetições: de 6 a 12 repetições com carga entre 67% e 85% 1 RM (uma repetição máxima).

- Séries por grupo muscular: maior que 3 séries.

- Freqüência semanal para o mesmo grupo muscular: de 1 a 3 dias por semana.

- Intervalo entre as seções: de 48 a 72 horas.

- Intervalo entre as séries e os exercícios: descanso menor que 1 minuto e 30 segundos.

- Velocidade de execução dos exercícios: lenta.

O tempo de tensão é um importante estímulo para ajudar no aumento da hipertrofia muscular.

Opinião MarinhoBF: Vou dar uma opinião bem particular aqui... para mim o número de séries por grupo muscular deve ser 3 ou 4 séries, dependendo da frequência que o músculo será exigido no programa, mais que isso, acabamos caindo num outro tipo de treinamento. Particularmente, acho 1min30seg muito tempo de descanso entre as séries, portanto para mim, de 1min À 45seg de descanso está mais que suficiente! (Lembrando, que isso depende muito da intensidade e experiência do atleta!). Outro ponto, sobre a velocidade da repetição, acho muito genérico vc colocar "lenta". Eu particularmente sempre faço as repetições no treino de hipertrofia de forma "moderada".

• Força muscular

É a capacidade de exercer força máxima para um dado movimento corporal. O aumento da força segue um certo curso temporal. Uma maior parcela de contribuição para este aumento vem da adaptação neural (melhora da coordenação e eficiência do exercício), porém, com o passar do tempo, a contribuição do aumento de massa muscular se torna essencial, para o aumento de força.

Trabalho a ser feito

- Repetições: inferiores a 6, com carga superior a 85% de 1RM. Isto significa cargas altíssimas, perto da máxima.

- Séries por grupo muscular: maior que 4 séries.

- Freqüência semanal para o mesmo grupo muscular: de 2 a 3 dias por semana.

- Intervalo entre as seções: de 48 a 72 horas.

- Intervalo entre as séries e os exercícios: descanso de em média 3 minutos.

- Velocidade de execução dos exercícios: lenta.

Opinião MarinhoBF: Concordo com praticamente tudo. já que estamos falando de força muscular e não potência muscular como veremos abaixo, e muita gente confunde! Exceto pelo tempo de descanso que 3 minutos, é MUIIIITA COISA!

• Potência muscular

É a combinação entre a velocidade e a força. Quanto maior a força ou a velocidade de execução, maior será a potência gerada. A potência muscular pode ser determinada com um único movimento (como nos levantamentos de peso) ou com uma série de movimentos aeróbios, com um grande número de movimentos repetitivos.

Trabalho a ser feito

- Repetições: as repetições podem variar, mas geralmente são inferiores a 10, utilizando pesos altos ou moderados, entre 30% e 90% de 1RM, dependendo da modalidade escolhida.

- Séries por grupo muscular: maior que 4 séries.

- Freqüência semanal para o mesmo grupo muscular: de 2 dias por semana.

- Intervalo entre as seções: de 48 a 72 horas.

- Intervalo entre as séries e os exercícios: descanso maior que 3 minutos.

- Velocidade de execução dos exercícios: rápida.

Opinião MarinhoBF: Concordo com praticamente tudo. Exceto pelo tempo de descanso que 3 minutos, é MUIIIITA COISA!

• Resistência muscular

É o tempo máximo em que um indivíduo é capaz de manter a força isométrica ou dinâmica em um determinado exercício ou capacidade de manter a capacidade contrátil do músculo.

Trabalho a ser feito

- Repetições: de 15 a 50, com até 65% de 1RM ou seja com cargas leves e moderadas.

- Séries por grupo muscular: de 2 a 3 séries.

- Freqüência semanal para o mesmo grupo muscular: de 3 dias por semana.

- Intervalo entre as seções: de 24 a 48 horas.

- Intervalo entre as séries e os exercícios: de 30 segundos a 2 minutos.

- Velocidade de execução dos exercícios: moderada.

Opinião MarinhoBF: OK! Tempo de descanso proporcional a quantidade de repetições!

A escolha dos treinos a serem trabalhados será feita a partir principalmente dos seus objetivos, levando em conta o seu nível de condicionamento físico e disponibilidade de tempo.

***************************************************************

Técnicas Avançadas de Treinamento

https://www.scribd.com/doc/3208208/8-TIPOS-DE-TREINOS

Essas técnicas podem ser usadas durante períodos em que se está priorizando o trabalho de um determinado grupamento muscular com o objetivo de desenvolvê-lo ainda mais em um curto espaço de tempo.

Deve-se tomar cuidado apenas para usar todas essas técnicas de forma moderada para não levar o corpo ao estado de overtraining.

A )Drop-Sets, Triple Drop-Sets & Quadruple Drop-Sets.

Drop-Set é uma série em que você faz o máximo número de repetições com determinado peso, então imediatamente diminui o peso para fazer mais repetições. O descanso deve ser o menor possível entre a troca de pesos. Triple Drop-Set e Quadruple Drop-Set são a mesma coisa, só que com 3 e 4 mudanças de peso respectivamente, o que consequentemente gera um estresse muscular muito maior.

Cuidado, pois os Drop-sets podem levar ao overtraining facilmente se forem usados num ritmo muito intenso de treinamento e se forem feitos mais de uma vez na semana. Isso significa que drop-sets devem ser usados somente quando se quer priorizar o treinamento de um grupamento muscular por vez e não devem ser usados em mais de um grupamento muscular na mesma semana de treinamento. Especialistas afirmam que o uso de Drop-Sets, Triple Drop-Sets e Quadruple Drop-Sets nos treinamentos é uma excelente maneira de desenvolver músculos mais difíceis de trabalhar.

Opinião MarinhoBF: Paricularmente, dou descanso 0 entre as repetições, e creio ser o mais correto! No artigo creio que o autor fez isso para alertar os iniciantes apressados! Concordo quando ele diz que não se pode fazer Drop-Sets mais que uma vez por semana para cada grupo muscular, porém, creio que isso seja tratado de maneira mais genérica...mas faz total sentido!

B )Supersets

Superset consiste em fazer 2 exercícios diferentes sem descanso entre eles. Existem diferentes tipos de Supersets, os mais importantes são esses três:

1) Superset de mesmo grupamento muscular:

Esse é o mais comum Superset. Significa fazer 2 exercícios diferentes que trabalham a mesma parte do corpo, como por exemplo "rosca bíceps inclinada" e "rosca bíceps direta".

2) Superset alternando exercícios isolados e exercícios compostos:

Esse é um Superset de pré-exaustão. Significa fazer uma série de um exercício isolado e então uma série de um exercício composto. Exercícios isolados são aqueles que trabalham em cima de um grupamento múscular específico enquanto que os compostos trabalham sempre mais de um grupamento muscular por vez. Um bom exemplo é "voador" (isolado) e "supino reto" (composto).

3) Superset em exercícios que trabalham grupamentos musculares antagônicos:

Significa fazer uma série de exercício para um determinado grupamento muscular e então imediatamente fazer uma série de outro exercício para o grupamento muscular antagônico (oposto). Um exemplo clásico disso é fazer um exercício de bíceps e então logo em seguida um de tríceps. Agora para o Superset vale a mesma dica dada para o Drop-Set. Quanto mais essas técnicas forem incorporadas na rotina de treinamentos, maior é a possibilidade de entrar em estado de overtraing.

Opinião MarinhoBF: Sensacional, acho que Super-Sets são excelentes para se quebrar alguns platôs e dar uma intensidade diferente nos treinos! Muito SHOW!

C)Séries com pequena pausa para descanso

Essa técnica é provavelmente a menos popular de todas as técnicas avançadas de treinamento, talvez porque seja a mais difícil de todas. Com essa técnica você escolhe um peso que você possa fazer uma série de 8-12 repetições sem ajuda e começa a série.

Ao acabar coloque o peso no suporte, respire fundo 5 vezes e pegue o peso novamente para uma nova série. Você ainda vai estar pegando o mesmo peso nessa segunda mini- série, mas agora vai estar tentando completar 3-5 repetições com a ajuda de alguém.

Quando atingir seu limite, coloque o peso no suporte, respire fundo 5 vezes novamente e pegue o peso para fazer sua terceira mini-série e tente fazer de 2-4 repetições com o mesmo peso.

Essa técnica pode ser usada basicamente em qualquer exercício como uma forma de aumentar a intensidade dele.

Contudo é mais prático usar essa técnica em exercícios compostos que utilizam máquinas com placas de peso reguláveis por pinos.

Opinião MarinhoBF: Não deixa de ser um tipo de Drop, porém ao contrário, muito mais complicado! Utilizo essa técnica devez em quando para Rosca Direta, e digo que saio com os braços caindo kkkk!

D)Séries Negativas

Negativas é uma excelente técnica para intensificar os treinamentos. Essa técnica possibilita estenuar a musculatura ao máximo através de movimentos mais lentos e controlados na fase negativa e movimentos assistidos por um parceiro na fase positiva.

A fase negativa do movimento (excêntrica) é sempre aquela em que você não está fazendo a força positiva (concêntrica) para puxar ou empurrar o peso. Ex: no "supino" a negativa é quando o peso está indo em direção do seu peito. No "rosca bíceps" a negativa é quando o peso está indo para baixo.

Recomenda-se fazer de 2 a 4 negativas em uma série em que você chegue à exaustão completa, e sempre contando com a ajuda de um parceiro, que é essencial para se fazer bem as negativas e evitar riscos de lesões e acidentes.

Opinião MarinhoBF: Perfeito!

E) Repetições Extras Assistidas por um Parceiro

Repetições extras assistidas por um parceiro é basicamente quando você chega ao seu limite com repetições positivas e quer fazer algumas repetições extras para estressar ainda mais os músculos trabalhados, e conta com um parceiro para te ajudar.

Diferentemente das negativas, você não diminui a velocidade das suas repetições, que se mantém constantes. O seu parceiro vai te dar uma pequena força para que você consiga completar de 2 a 4 repetições extras. Essa técnica de treinamento pode ser usada em praticamente qualquer exercício.

Opinião MarinhoBF: OK!

F) Repetições Parciais

A última técnica avançada de treinamento é chamada de "repetições parciais", que é basicamente um caminho para estenuar mais um pouco os músculos trabalhados antes de finalizar sua série. Consiste em fazer movimentos incompletos depois que você já estressou ao máximo o grupamento muscular com movimentos completos e não consegue mais fazê-los.

Um bom exemplo disso é depois de fazer rosca bíceps direta com movimentos completos, levando a barra do início do movimento (próximo à coxa) até o final dele (próximo ao peito), fazer mais 2 a 4 repetições parciais, ou seja, levando a barra até a metade do movimento apenas.

Opinião MarinhoBF: Rosca 21 é um exemplo de exercício que usa +- os princípios das técnicas de repetições parciais, porém você já faz o exercício com esse foco, quando se fala em repetições parciais aqui no artigo, quer dizer, depois de todo o gasto com o exercicio completo, você ainda estenua mais o músculo fazendo o movimento parcial!NÃO CONFUNDA!

***************************************************************

RESUMO DR.PAULO MUZY

Estava esperando pra postar esse resuminho básico de algumas técnicas de treinamento, que o Dr. Paulo Muzy (Conceituado Médico, Fisiologista Esportivo e atleta Probiótica) costuma passar...

BI-SET: Realizar na Sequência - Ex. 1 + Ex2 + Descanso

DS: Drop-Sets - 20 repetições em média, com redução de 20 À 10% do peso a cada 5 repetições.

DEC: Séries com Repetições Decrescentes - Aumentando o Peso: 8 reps / 4reps / 1 DS / 1 RP

NS: Non Stop - Realizar um membro após o outro, sem intervalo, até completar todo o número de séries.

RP: Rest-Pause - 50 repetições com intervalo de 10s no aparelho a cada 10 repetições.

***************************************************************

FST-7 – Fascia Stretching Training 7 – Treinamento de alongamento da Fascia 7

Outro Tópico com Métodos de Treinamento

Treino FullBody

Método DoggCrapp

HIIT - High Intensity Interval Training

HIT - High Intensity Training

FMM - Falha Muscular Momentânea

GVT - German Volume Training

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/23349-sistema-alemao-de-volume-de-treino-german-volume-training/

Como usar a técnica Rest Pause?

https://www.hipertrofia.org/blog/2009/12/01/como-usar-a-tecnica-rest-pause/

**********************************

Pessoal coloquei esses outros links pois também tratam de outros métodos de treinamento! Para quem ainda não leu e tiver curiosidade, tem alguns bem legais ai!

Espero que ajude a galera, imprimam, prestem atenção no que estão lendo e não cometam loucuras! Não façam nenhuma dessas técnicas se não tiver plena consciência da sua experiência e condição de treino!

No mais é isso ai.. ;)

Abração,

Marinho

Meu sonho é ser um BodyBuilder = uns caras daqui do fórum...

pollos_1275919203716979.jpg

Turma dos BodyBuilders do Fórum! Ciclando Muito, Posando Muito!

Postado

Que isso hein fera! Acabou de ganhar uma estrelinha do usuário empenhado aOUHAUOHAUOAU

Estou lendo. Bom dia

EDIT: - Intervalo entre as séries e os exercícios: descanso de em média 3 minutos.

-Estou atualmente em treino de força. A professora nos madou descansar e 1 a 2 minutos no máximo. OBVIO QUE O BICHO CARPINTEIRO QUE HABITA EM MIM NAO DEIXA EU DESCANSAR 2 MINUTOS , até pq so disponho de 1 hora pra malhar ( malho no almoço ).

Opinião MarinhoBF: Paricularmente, dou descanso 0 entre as repetições, e creio ser o mais correto! No artigo creio que o autor fez isso para alertar os iniciantes apressados! Concordo quando ele diz que não se pode fazer Drop-Sets mais que uma vez por semana para cada grupo muscular, porém, creio que isso seja tratado de maneira mais genérica...mas faz total sentido!

Opinião Dipunker: Tb dou descanso ZERO ainda mais que treino com um amigo entao ele muda as cargas e eu nem me mexo auhauau. POREM DISCORDO SOBRE FAZER DROP SETS SO UMA VEZ POR SEMANA. Faço um drop set para triceps 2 vezes por semana eu tenho muita resistencia em peito e triceps entao pode descascar no peito e triceps que eu nunca entro em OVER ou fadiga ou essas coisas. TIPICO CASO DE QUE CADA UM É CADA UM !

E) Repetições Extras Assistidas por um Parceiro

SEMPRE ROLA uhauhauhaa

Editado por Dipunker (veja o histórico de edições)

uieletreina.jpg


foto1.gif1.gif

Daqui pra frente NOBODY STOP a gente!!!

Postado

boua garoto! quem disse que vc nao serve pra nada né? hahahah

belo topico! ;)

"Se dedica a familia? Um homem que não se dedica a familia nunca será um homem de verdade."

Postado

Muito bommm safadoo... Tava querendo mudar um pouco meu treino mesmo! Parabenss =]

quer que eu positive seu post ?(1kg de whey pro cep 29320000)

AbraÇ's

03.gif

Postado

vamo que vamo. :rolleyes:

Edit: Muito bom Marinho; bela compilação retificada, irá facilitar à galera que não pesquisa o assunto a fundo a efetuar algumas periodizações e utilizar técnicas avançadas.

abraços.

Editado por thiagobass (veja o histórico de edições)

arnoldbigun6.jpg

The pain i feel today will be the strength feel tomorrow.

Postado
  • Autor

Moderação, se alguém puder mover para a área de Artigos, seria bacana! Aqui fica meio "solto"... Abraços!

Meu sonho é ser um BodyBuilder = uns caras daqui do fórum...

pollos_1275919203716979.jpg

Turma dos BodyBuilders do Fórum! Ciclando Muito, Posando Muito!

Postado

Ótima contribuição Marinho,

um ótimo resumão pros novatos e até pra quem é mais

experiente dar uma mudada nos conceitos :D

*

DouglasRch - TURMA DO FUNDÃO FAN #01 [R.I.P]

NUNCA PARADOS, SEMPRE NA HUMILDADE, AGORA MUDAMOS PRA UM LUGAR MELHOR

;)

fechado.jpg

Postado

Mto bom Brother, parabéns será mto util a todos!

Abraço

Vlog Gusmão acompanhem! (:

"Treino certo é o que cansa.Se vc está achando uma posição que fica mais fácil levantar o peso porque cansa menos o músculo, pode crer que está trabalhando contra seu desenvolvimento.Se o seu treino está sendo cumprir planilhas, pode crer está desperdiçando seu tempo....Músculo NÃO SABE CONTAR SÉRIES E REPETIÇÕES mas é ele que diz que o treino acabou ou que deve continuar, porque ele expressa isso fisiologicamente, sendo incapaz de continuar o processo de contração repetida ou mesmo sustentar a carga no caso das tão preciosas falhas excêntricas...."

By Paulo Cavalcante Muzy

Postado

topico simplesmente sensacional

mas eu discordo com vc em relacao ao tempo de descanso

geralmente meu treino dura um pouco mais 70min mas eu garanto um bom tempo de descanso entre as series para poder dar o maximo de mim em cada serie

prefiro dar um tempo de descanso maior e terminar a serie do que descansar pouco tempo(menos de 1min) e nao conseguir completar a seria, isso eh opiniao minha

isso para hipertrofia e forca

abracos, valeu marinho

Propaganda não autorizada.

Postado

Ótimo tópico Marinho, tirei algumas duvidas que tinha sobre o treinamento de força/hipertrofia.

Abraço.

"Você é o que você come"

*Minha DIETA

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações push do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.