Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo usar cargas mais altas, mas não me sinto cansada

mariall

Posts Recomendados

Postado (editado)

Boa tarde colegas!!

Faço musculação há + de 7 anos, tendo parado em 2019, retornado e depois treinado em casa com pesos improvisados durante a pandemia por certo tempo e parei. Voltei faz uns 3 meses, mas desde quando voltei depois da primeira pausa sinto o seguinte:

Não consigo levantar pesos adequados. Vou usar um exemplo: o primeiro exercício que fiz hoje foi stiff, com 30 kg. Lá pela 6a repetição eu já estava passando mal, mas não aquele cansaço de dor nos músculos, e sim vontade de vomitar e desmaiar, um mal-estar mesmo. Isso já na primeira série. Quase nunca sinto aquela queimação nos músculos, que sentia antes de fazer a minha primeira pausa prolongada na musculação. Também não me sinto cansada, sinto que posso ficar horas fazendo outros exercícios, mas nunca com o peso "certo" que sentirei a queimação. Em exercícios mais simples, tipo cadeira extensora/flexora, não sinto mal-estar mas todo o resto se repete. 

Descanso: 1-1,5 min entre séries. 

Alguém já passou por isso? Tem alguma ideia do que possa estar fazendo errado? Baixo o peso e faço 15 rep? 20? 

Me dá até um desgosto porque sinto que nunca vou voltar ao que era antes. 

Editado por mariall
Postado
Em 27/09/2023 em 17:08, Dougwar disse:

sua refeição pre treino esta como, come qto tempo antes de treinar?

Já tentei de tudo, ficar sem comer, comer pão com queijo c/ batida uma hora antes, almoçar uma hora antes. Só não comi exatamente antes do treino pq tenho medo de vomitar mesmo (já aconteceu na primeira vez que tentei voltar, ainda em 2019, pré-pandemia).

Postado
Em 27/09/2023 em 17:11, mariall disse:

Já tentei de tudo, ficar sem comer, comer pão com queijo c/ batida uma hora antes, almoçar uma hora antes. Só não comi exatamente antes do treino pq tenho medo de vomitar mesmo (já aconteceu na primeira vez que tentei voltar, ainda em 2019, pré-pandemia).

Vontade de vomitar pra mim é normal, eu tenho q comer duas horas antes de treinar, ja vomitei treinando perna em jejum, mas as ânsias eu sei q é coisa minha, mas eu nao para a serie por conta disso vou ate o limite do musculo.

Postado

Pode precisar de um ajuste na dieta. 

Nosso corpo demora 4h pra estocar glicogênio muscular. A refeição pré treino é importante, mas as refeições que a antecedem, são tão importantes quanto.

Como está a dieta? Está controlada, ou você come "normal"?

Se não consegue usar cargas mais altas, pode tentar diminuir as cargas, fazer drop set, strip set, ou outra técnica que prefira, pra melhorar a intensidade.
Não é só o peso que conta.

Postado
Em 27/09/2023 em 17:15, Dexter_ disse:

Se não consegue usar cargas mais altas, pode tentar diminuir as cargas, fazer drop set, strip set, ou outra técnica que prefira, pra melhorar a intensidade.
Não é só o peso que conta.

O que aumenta a intensidade é o peso. Só ele.

Essas técnicas aumentam volume e sensação de fadiga.

Postado (editado)
Em 27/09/2023 em 17:23, lorenzo_EP disse:

O que aumenta a intensidade é o peso. Só ele.

Essas técnicas aumentam volume e sensação de fadiga.

Discordo.

Peso aumenta o peso., não necessariamente a intensidade.

intensidade é a forma que voCê treina. Você pode por 100kg no supino, fazer 4 rep,  descansar 5 minutos e fazer de novo, 4x, e ir embora pra casa. Isso pra mim não é um treino com intensidade.

Mas tamo aqui pra discutir e aprender kkk tmj

Editado por Dexter_
Postado (editado)
Em 27/09/2023 em 17:25, Dexter_ disse:

Você pode por 100kg no supino, fazer 4 rep,  descansar 5 minutos e fazer de novo, 4x,

Considerando cenario onde o cara so cnsg 4 reps, diria que ficou com intensidade alta (peso), o descanso em si diminui a densidade do treino por ser longo (tempo de descanso) e por ultimo com um volume  de treino baixo (quantidade de series)

Editado por Rafael_176Lbs
Postado
Em 27/09/2023 em 17:02, mariall disse:

mas não aquele cansaço de dor nos músculos

Quase nunca sinto aquela queimação nos músculos, que sentia antes de fazer a minha primeira pausa prolongada na musculação.

Cansaço, queimação, dor nos músculos, tão relacionados principalmente com fadiga. Treino efetivo pra hipertrofia não precisa e nem deve ser fatigante. Quer se sentir cansada e com queimação, faz treinos com baixa carga e alto número de repetições. De novo, isso não é o mais efetivo pra hipertrofia.

Tem alguma ideia do que possa estar fazendo errado? Baixo o peso e faço 15 rep? 20? 

Você treina com qual objetivo?

Postado

vontade de vomitar e desmaiar

Indicador de respiração errada e/ou baixa capacidade cardiorrespiratória.

Comum em exercícios multiarticulares. Terra, Stiff, Agachamentos.

Quase nunca sinto aquela queimação nos músculos

Queimação = acidose metabólica(acumulo de ácido lático) 

é um dos sinalizadores mais fracos de hipertrofia...

Me dá até um desgosto porque sinto que nunca vou voltar ao que era antes. 

Pega um programa de treinamento e segue.

Isso é um indicador de falta de um treino planejado e estruturado.

Postado

Seu problema não é a dieta.

Seja humilde e racional, você não pode voltar a treinar no mesmo nível que já treinou algum dia. Coloca menos peso, trabalha o movimento e faça mais repetições.

Faça pelo menos 3 cardios na semana, 2 moderados e 1 hiit.

Outra coisa, esquece isso de queimação.

Discordo.

intensidade é a forma que voCê treina. Você pode por 100kg no supino, fazer 4 rep,  descansar 5 minutos e fazer de novo, 4x, e ir embora pra casa. Isso pra mim não é um treino com intensidade.

Fritar o músculo não é intensidade.

Postado
Em 27/09/2023 em 17:27, lorenzo_EP disse:

Não é questão de concordar ou discordar. Intensidade é peso. Ponto. Tá em qualquer manual de treinamento atual.

Intensidade se mede como? x% de 1RM. 1RM = x kg.

Infelizmente muita gente confunde treino cansativo, esgotante, com treino intenso.

Postado (editado)
Em 27/09/2023 em 17:51, Dexter_ disse:

Desculpa cara, nem vou me dar ao trabalho de abrir.

Essa discussão sobre o que é intensidade tá superada.

Edit: ah, "carga de treinamento" é diferente de "peso". Não foi por acaso que falei que intensidade = peso.

Editado por lorenzo_EP
Postado
Em 27/09/2023 em 17:54, lorenzo_EP disse:

Desculpa cara, nem vou me dar ao trabalho de abrir.

Essa discussão sobre o que é intensidade tá superada.

Edit: ah, "carga de treinamento" é diferente de "peso". Não foi por acaso que falei que intensidade = peso.

Então tá kkk o cara é dr. Em educação física. Se de 10 anos pra cá mudou a teoria, mudou a literatura, eu não sei. 

Postado
Em 27/09/2023 em 17:59, Super Ogro disse:

Não parei pra ver o vídeo, mas é impressionante que em 10 anos esse cara não conseguiu melhorar o shape de frango, mesmo sendo profissional na área..

Mas o cara precisa ser grandão pra entender do assunto? Kkkkk tenho amigos que são personal, manjam muito, mas o cara gosta de qualidade de vida, etc. Aí se ele não é forte, não é bom. Se é forte, é bom? Não vejo as coisas dessa forma. 

Postado (editado)
Em 27/09/2023 em 18:02, Dexter_ disse:

Então tá kkk o cara é dr. Em educação física. Se de 10 anos pra cá mudou a teoria, mudou a literatura, eu não sei. 

Porra velho, abri o vídeo. Ele tá explicando as variáveis da "carga de treinamento", que não é "intensidade". Intensidade é UMA DAS variáveis da carga de treinamento, medida em x% de 1RM. Vou desenhar pra ti:

Se no supino teu 1RM for 100kg, e tu treinar com 80% de intensidade, tu vai usar 80kg (e provavelmente fazer umas 6 repetições).

Se tu quer trabalhar com 60% de intensidade, vai colocar 60kg (e vai fazer umas 12-15 repetições).

Entendeu? O que isso mostra? Que intensidade (peso) e volume (quantidade) são duas variáveis da carga de treinamento inversamente proporcionais. Quanto mais volumoso o treinamento, menor vai ser a intensidade trabalhada, e vice versa.

O exemplo que tu deu: sair de casa e fazer 4 séries de 4 repetições no supino, com intensidade de 90%, vai ser um treino extremamente intenso e pouquíssimo volumoso.

Tem outras variáveis na conta, o cara fala no vídeo. Intervalos curtos vão prejudicar a intensidade, porque tu não vai conseguir repetir as séries com o mesmo peso, por exemplo. Maior intensidade exige maiores intervalos.

Edit: as pessoas costumam chamar o "peso" de "carga", e daí vem a confusão com "carga de treinamento".

Editado por lorenzo_EP
Postado
Em 27/09/2023 em 18:10, lorenzo_EP disse:

Quanto mais volumoso o treinamento, menor vai ser a intensidade trabalhada, e vice versa.

O descanso maior (não 30s como pregam por ai) não faz com que a intensidade x volume meio que caminhem juntos?

Postado

Discordo.

Se fosse assim, corredor de maratona teria as pernas maiores que de fisiculturistas. Intensidade = peso.

Intensidade não significa sair morrendo da academia. Quer dizer que se eu fizer 50 repetições com 10% da minha 1RM, eu treinei intenso só porque no final da série não consegui nem mexer os braços?

Postado (editado)
Em 27/09/2023 em 18:14, umaprendiz disse:

O descanso maior (não 30s como pregam por ai) não faz com que a intensidade x volume meio que caminhem juntos?

Se volume fosse somente o "número se séries", sim. Com descansos enormes, tu conseguiria manter a mesma quantidade de séries.

Mas contabilizar só as séries é uma simplificação. Repetições também são componentes do volume, e SEMPRE que tu aumentar a intensidade (peso), vai diminuir as repetições (volume).

Então pra um treino de intensidade moderada (70%), com 20 séries de 10 repetições, equivaler em volume a um treino de intensidade alta (85%), tu teria que fazer 40 séries de 5 repetições. Nesse caso tu fez as mesmas 200 repetições, com maior intensidade (e provavelmente passou 3:30h na academia).

Editado por lorenzo_EP
Postado

Em 27/09/2023 em 17:40, Super Ogro disse:

Cansaço, queimação, dor nos músculos, tão relacionados principalmente com fadiga. Treino efetivo pra hipertrofia não precisa e nem deve ser fatigante. Quer se sentir cansada e com queimação, faz treinos com baixa carga e alto número de repetições. De novo, isso não é o mais efetivo pra hipertrofia.

Você treina com qual objetivo?

Hipertrofia.

Postado
Em 27/09/2023 em 17:40, carlosfelipe.bas disse:

Indicador de respiração errada e/ou baixa capacidade cardiorrespiratória.

Comum em exercícios multiarticulares. Terra, Stiff, Agachamentos.

Queimação = acidose metabólica(acumulo de ácido lático) 

é um dos sinalizadores mais fracos de hipertrofia...

Pega um programa de treinamento e segue.

Isso é um indicador de falta de um treino planejado e estruturado.

A queimação no >momento do treino< tb é derivada da acidose metabólica? Achava que o acúmulo de ácido láctico ocorria posteriormente.

Acho que meu treino na normalidade, p. ex. dia de pernas A faço 4 series entre 8-12 repetições

leg

agachamento 

sumo

extensora

Postado
Em 27/09/2023 em 17:42, Big, Fast and Dry disse:

Seu problema não é a dieta.

Seja humilde e racional, você não pode voltar a treinar no mesmo nível que já treinou algum dia. Coloca menos peso, trabalha o movimento e faça mais repetições.

Faça pelo menos 3 cardios na semana, 2 moderados e 1 hiit.

Outra coisa, esquece isso de queimação.

Fritar o músculo não é intensidade.

Acho que vou ter que pegar pelo menos um dia pra fazer um cardio então. Vamos ver. O negócio não é treinar com a mesma carga que treinava mas sim não conseguir finalizar uma série com uma carga mediana, sabe? Desestimula...

Postado
Em 27/09/2023 em 18:47, Lucas, o Schrödinger disse:

Em treinamento resistido temos o seguinte:

Intensidade = %1RM 

Volume = sets x reps*

Volume de carga = sets x reps x carga (tonelagem)

(*) Atualmente se usa mais rotineiramente volume como número de sets, inclusive na maioria dos estudos mais recentes. Então, hoje, quando se fala em volume, o mais comum é estar se referindo ao número de sets difíceis (pra maioria RPE >7-8).

Pra efeito de comparação de volume quanto aos resultados em hipertrofia ou força se usa volume como número de sets. Por exemplo, 3x5, 3x10 e 3x30, todos até a falha, tem o mesmo resultado em hipertrofia. Nesse caso, se considera que foram feitos os mesmos volumes: 3 sets.

Carga de treino no sentido amplo é volume x intensidade daquela sessão ou microciclo ou semana de treino. Ou seja, pra reduzir a carga de treino podemos reduzir volume, intensidade ou ambos.

Mas tanto carga quanto intensidade tem significados na língua portuguesa que podem indicar outras coisas. A gente usa muito carga se referindo à quantidade de peso na barra e não tá errado. Muita gente usa intensidade no sentido de nível de esforço, o que, no português, não tá errado também. Mas nível de esforço é outra variável de treinamento e é medido pela distância da falha, então é bom não ficar trocando as palavras pra evitar confusão.

Então, na teoria, poderia baixar a carga (peso usado) para uma que me deixe mais confortável (sem mal-estar) e fazer mais repetições até a falha? Porque é exatamente esse o problema, sinto que não chego até a falha com poucas repetições (8-10), o resto do meu corpo falha antes do músculo.

Postado
Em 27/09/2023 em 23:22, mariall disse:

A queimação no >momento do treino< tb é derivada da acidose metabólica? Achava que o acúmulo de ácido láctico ocorria posteriormente.

Acho que meu treino na normalidade, p. ex. dia de pernas A faço 4 series entre 8-12 repetições

leg

agachamento 

sumo

extensora

Sim. 

Sabe quando vc sai correndo bem forte e começa aquela dor na costela/fígado?

É rápido assim o acumulo de ácido láctico, nesse caso em vez de sobrecarregar o músculo, sobrecarrega primeiro o fígado E depois o músculo.

Postado
Em 27/09/2023 em 23:33, mariall disse:

Então, na teoria, poderia baixar a carga (peso usado) para uma que me deixe mais confortável (sem mal-estar) e fazer mais repetições até a falha? Porque é exatamente esse o problema, sinto que não chego até a falha com poucas repetições (8-10), o resto do meu corpo falha antes do músculo.

Até pode. Pra efeito de hipertrofia vai dar no mesmo. Mas repetições mais altas causam mais fadiga.

Mas deve ter algo a mais aí. De repente vale investir em exercícios de core. Prancha, prancha lateral, copenhagen plank, shoulder tap plank, bird dog, superman, overhead squat, etc.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...