Ir para conteúdo

A Milenar Cultura Física da Índia [traduções C&P]


R.U.M.

Posts Recomendados

Postado

As vezes a coisa é tão simples que desacreditam do treinamento, mas a história tá ai e não mente. O artigo citou o Grande Gama este para mim é o melhor lutador conhecido seu único erro foi ter nascido no Oriente, após vencer todos os adversários desafiou o Ocidente que se acovardou. Ele fez de tudo para facilitar a vida dos oponentes oferecendo até prêmio se não conseguisse finalizar em 3 min, mas poucos foram os que aceitaram o desafio, além de perderem. Dizem que Georg Hackenschmidt, então campeão mundial de wrestler desistiu de lutar ao observar o treinamento de Gama. Não dá nem para imaginar o quão insano é isto.

Excelente artigo, tem muita coisa escondida, cada dia uma nova surpresa! 

Postado (editado)

Boa @R.U.M., ótimo trabalho cara. Texto muito bom!!!

Aproveitando o assunto do tópico, segue um artigo contendo algumas dos exercícios dos lutadores Kushti, vale a pena a leitura.

https://breakingmuscle.com/strength-conditioning/unleash-your-true-strength-what-we-can-learn-from-the-ancients-0

Editado por Ricardo Queiroz
Postado

"Lutadores tendem a aumentar o volume de consumo em proporção ao número de exercícios que fazem em seu vyayam (p. 126). Não há equação simples para isto mas os lutadores que fazem 1500 dands e 3000 bethaks consomem meio litro de ghi e dois litros de leite por dia. Como a quantidade de leite, ghi e amêndoas que cada um ingere é um reflexo direto de sua força, lutadores tendem a comer quantidades cada vez maiores destes itens. Em muitos aspectos, ser apto a comer e digerir meio leitro de ghi por dia é como um exercício em seu próprio domínio. Deve-se trabalhar para este volume gradualmente. É dito que Sadhiki Pahlwan, um grande lutador do século XIX, consumia um canistro (5 kg) de ghi por dia.”

Ainda vou parar pra ler tudo, mas essa parte na seção de nutrição é assustadora...

Postado

Curioso como estes volumes altíssimos de treino construíam força. Vai contra nosso paradigma de utilizar baixa repetições. Some-se a extrema exaustão por 1500 dands por horas e extrema nutrição com manteiga e amêndoas... e o corpo cresce e fica brutalmente forte para qualquer tipo de atividade física? Hehe.

Achei sensacional o aspecto monista em sua abordagem (corpo e mente são um só). Mesmo com todo seu misticismo, este aspecto do pensamento indiano parece mais pé no chão, mais coerente com a realidade.

Postado (editado)

Isso me lembra a assinatura do @debew, do Sócrates: "Nenhum cidadão tem o direito de ser um amador em matéria de treinamento físico. Que desgraça para o homem envelhecer sem nunca ver a beleza e a força do que o seu corpo é capaz."

Editado por Ricardo Queiroz
Postado

Curioso como estes volumes altíssimos de treino construíam força. Vai contra nosso paradigma de utilizar baixa repetições. Some-se a extrema exaustão por 1500 dands por horas e extrema nutrição com manteiga e amêndoas... e o corpo cresce e fica brutalmente forte para qualquer tipo de atividade física? Hehe.

Achei sensacional o aspecto monista em sua abordagem (corpo e mente são um só). Mesmo com todo seu misticismo, este aspecto do pensamento indiano parece mais pé no chão, mais coerente com a realidade.

Acho que qualquer estímulo dado à musculatura, na intensidade certa, pode criar força e hipertrofia. Seja com milhões de repetições de determinado exercício, sera com cargas muito pesadas... O importante é alcançar essa "intensidade".

Postado

Vejo semelhanças quanto a dieta, pelo menos em meio aos wrestlers, tanto no oriente quanto no ocidente. Variações a parte algo era comum a ingestão de grandes quantias de gordura, seja através do leite ao de castanhas, ou ovo. Acredito que os lutadores utilizavam muito da comida regional, apenas ampliando a proporção de gordura. Vendo essa quantidade absurda de manteiga me senti um desnutrido, mesmo com a dieta cetogênica. Decidi aumentar o consumo de gordura, pôr em prática e ver o que acontece.

Postado (editado)

Um ponto importante é a quantidade de gordura saturada da dieta, o que não raro defendemos por aqui o consumo. É sabido que gordura saturada proporciona um aumento sistemático e equilibrado do perfil lipidico, e o desequilibrio é causado pelo consumo excessivo de w-6, gorduras "falsas" (hidrogenada e polis oxidadas), e exagero no consumo de frutose. 

Grão de Bico é um alimento importante em diversas culturas. 

O que me impressionou foi a quantidade de calorias, vinda principalmente de gordura. Por outro lado o stress que eles dão ao corpo pode gerar certas reações metabolicas que, em partes, expliquem isso. Ou, houve um certo sensacionalismo nessa parte, não por intuito do autor, mas por carecer de fontes registradas e ter que optar por fontes orais e populares, tal qual alguns "feitos" antigos que sabemos que foram manipulados pelo atleta ou sensacionalismo das midias, ou não raro por carecerem de ferramentes para medir precisamente e até a ausência de espectadores imparciais que julgariam sem puxar sardinha para o atleta.

____


Sobre o treino, creio que se parece demais com a ideologia dos karatecas tradicionais de okinawa, tanto nos tipos de exercicios, com no metodos de grande volume e musculos que creditam estar ligado com a força. Não, os Okinawanos não mensuram a força de alguém pelo tamanho do bíceps, mas sim pela estrutura do HARA e TANDEM, que é o centro do corpo e tb o CORE (como chamam aqui), que envolve abdomem, lombar, gluteos, perna, musculos que envolvem a coluna e o pescoço, antebraço tb é valorizado. Inclusive tem muita coisa semelhante nos treinos, no qual os Okinawanos chamam de Hojo Undo e que a perfeição só é possível com repetições e mais repetições, não são adeptos de low reps, claro com algumas exceções como o treino com troncos e carroças. 


 

Editado por Wesley Pinto
Postado

Hanuman é o meu pastor e nenhum PR me faltará. hehe.

Norton, também aumentei minha ingestão de gordura nos últimos dias. Mais bacon, mais manteiga, mais amendoim... para o treino, tem sido ótimo. Peso se manteve, retenção diminui... performance deu umup. Agora, só resta descobrir como estão meus níveis de colesterol e triglicérides. Hoje mesmo devo realizar um exame de sangue. Dando tudo certo... vou bebemorar meio litro de ghi.

Lembrando que o ghi é muito parecido com nossa manteiga-de-garrafa amiguinhos.

Postado

Wesley, outro dia parei para ler sobre o Pehlwani e outras artes marciais indianas. Aparentemente, além do pankraton grego, uma destas artes indianas pode ter influenciado todas as artes marciais asiáticas... o que até faz sentido, observando que é uma cultura antiga pra cacete de uma ampla região do planeta. Talvez explique estas similaridades. Vou procurar melhor a fonte e posto aqui depois.

Postado (editado)

R.U.M depois que vi sua mensagem, veja isto:

Vou postar imagens e equipamentos do HOJO UNDO até pq a base da cultura fisica é a mesma. Para os que não sabem, 
Bodhidharma (Hindi) em suas viagens foi para china e encontrou os monges debilitados e ensinou para eles a pratica de exercicios fisicos e luta. Os chineses populares que mantiveram mais a essência de BHarma (pois os templos foram inundados por questões politicas e ideológicasutilizaram Okinawa como porto e ensinaram aos Okinawanos. Vale lembrar que assim como os Hindis que sofreram com os britanicos, os okinawans vieram a sofrer com a invasão japonesa (que proibiu os meios de defesa dos Okinawanos) e futuramente com a segunda guerra, o que fragilizou a saúde deles, diminui a estatura da população e os feitos de força. 

HOJO UNDO:



Equip. básicos e inicias do Hojo Undo
hojo-undo6.jpg

Antiga foto de uma academia Hojo Undo:
Kenkyukai_hojo_undo_tools.jpg

Hojo Undo também agrega Calistenia e Calejamento:

kon%206.jpg

Alguns movimentos feitos com Fat Bar e duas pedras de cada lado. 

 

tumblr_m5sr0hUKdI1qkcugpo1_1280.gif

 

Karateca em treino de respiração e tensão dinamica com jarro de areia para fortalecimento do antebraço e trapézio:

shinyu_gushi_nigirigame.jpg

Demonstração de força do (antebraço e levantamento com saco de palha e arroz)

gaku-t9kyokumoti.jpg

Tradicional treino com pedras:

hqdefault.jpg

Algo muito comum em todos praticantes de Hojo Undo é a largura e densidade do punho, chega a ser impressionante, ter quase a largura da mão
5479196263_61466b7bb2.jpg maxresdefault.jpg
pole2.jpg

Aqui um pouco do KALARI, arte marcial tradicional Hindi, que influenciou as chinesas, tailandesas e por ai vai. Tb mostra a massagem e sobre o óleo. 


https://www.youtube.com/watch?v=Dmt0WTZfKI0

Mais de KALARI, tirando o bigode de Freddie Mercury e a massagem em um homem pelado, o resto é interessante:

https://www.youtube.com/watch?v=DCmcw5nynmQ

Editado por Wesley Pinto
Postado

Caraca, fazer 5000 dands (sem interrupção!!!) e depois ir tomar 5 litros de manteiga deveria ser o suficiente para ganhar algum tipo de honraria.

Um cara que se exercita assim ficaria horrorizado ao entrar em uma academia moderna..
.

Postado

O que acho interessante nestes treinos dos antigos é o fato de que não se procurava moldar um shape unicamente (nem mesmo prioritariamente), a proposta era moldar o espírito através da aflição sistemática de dor, além do aplicação em combates. Por isso treinos longos e torturantes. Neste ponto de vista particular os treinos eram uma espécie de ritual, e a aparência física era a demonstração de que você era virtuoso, pois se tinha certeza de que sua mente/corpo eram capazes de suportar longos períodos de dor e disciplina.

Hoje em dia o Thor batista conseguiu em alguns meses um shape que um antigo teria que gastar uma vida para conseguir. É o ideal moderno. Se fosse possível, o melhor dos mundos seria vender músculos em supermercados (ou clínicas de estética).

Postado

Estou voltando aos treinos (calistênicos) e achei absurda a evolução dos caras só com os hindu squat e push up.

 

Já incorporei ao treinamento. Farei apenas ambos para peito e pernas. Vejamos.

 

Abraços.

Postado

Aroma, creio que as dands vão lhe proporcionar ganhos além do peitoral... acho um exercício sensacional para todo o upper. E não só nos quesitos musculatura e força, também mobilidade, saúde das articulações.

Verdura, acho que a dor de 3000 bethaks deve ser tão devastadora que te induz um estado de transe, hahaha. Como aqueles índios que possuem um rito de passagem que consistem em deixar as mãos sendo picadas por formigas venenosas... veneno este que induz alucinações por doze horas ou mais. Sobreviveu? És macho.

Wesley, os punhos dos caras são impressionantes mesmo. Não tem jeito, mãos são sinal de poder - somos o que somos por causa de nossos polegares, afinal. E concordo, não há muito sobre as barras-fixas. No artigo, vemos que eles praticam (ou são os iranianos [que também tinham um sistema hardcore]) uma forma de barra-fixa semelhante à kipping pull up para o mallakhamb. De qualquer forma, o treino com gadas e joris trabalha fortemente os dorsais.

Sexta-feira agora testei alguns movimentos de jori com halteres. Algo como uma rosca roubada, num movimento circular onde o halter começa e termina equilibrado nos ombros. Cara, trabalhou o corpo inteiro... trapézios, ombros, bíceps, dorsais, abdome, antebraços. Recomendo.

Quero fazer uma gada para mim. Parece simples, é basicamente um cabo de vassoura, e concretar a ponta.  

Postado

Lendo esse tipo de artigo, como tantos outros que tem, especialmente la no tópico "Physical Culture", da pra ver que "nós", seres humanos, sempre soubemos das coisas, sempre soubemos a respeito de treinamento e nutrição, mas parece que em algum momento no meio do caminho isso se perdeu. Não negligenciando estudos recentes nem nada, mas olha como o povo antigamente sabia das coisas apenas por saber, sem estudos, sem teoria, apenas indo na prática. 

Não li tudo ainda, mas boa contribuição, RUM.

Abraço.

Postado (editado)

Vai estrear hoje uma série no H2 chamada "Guerreiros", o foco é o modo de vida, as estratégias das batalhas, a alimentação, o físico e as armas, o primeiro capítulo é sobre os vikings, também sobre samurais, astecas e bárbaros. Acho bem interessante para quem tiver a oportunidade... 

Não sei se já viram, mas tive de compartilhar este vídeo, ele contém boa parte dos exercícios do artigo, o sujeito tem 108kg, excelente desenvolvimento muscular.

Editado por Norton
Postado

Passando pra agradecer de noo pelo artigo, RUM! Muita coisa aqui não saiu da minha cabeça.

Tenho feito alguns Surya Namaskar como aquecimento pro treino. Mto bom, ajuda na concentração.

Sobre as clavas, os movimentos são bem parecidos com os de rodar malabares. Dá pra treinar usando uma sacola de mercado com bolinha de tenis, qdo não tiver mais se batendo, pegar alguma coisa pesada. 

Qdo aprendi rodar swing poi, mesmo usando bolinha fiquei toda cheia de hematomas. Imagina se tivesse começado com uma clava, tava sequelada até hj :P

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...