4 verdades sobre treino e dieta para NATURAIS

Primeiramente, quando falamos “naturais”, estamos nos referindo aos caras que treinam e se alimentam sem o auxílio de drogas anabólicas. Não seja um daqueles bitolados que acham que se alguém usa creatina ou whey protein já não é natural (sim, existem extremistas neste nível).

Bem, caras que querem ganhar massa muscular naturalmente são uma espécie distinta daqueles que usam esteroides anabolizantes, e portanto precisam abordar o treino e dieta de uma maneira diferente para conseguir extrair o máximo de ganhos que a sua genética sozinha pode trazer.

Para isto é necessário abrir o olhos e entender que certos conceitos são diferentes para alguém que treina sem hormônios sintéticos, e quanto mais cedo você entender, mais rápido serão seus ganhos.

Neste texto reuniremos as principais verdades sobre treino e dieta voltado apenas para naturais:

1 – Esqueça a ideia de crescer definido

A não ser que você nunca tenha treinado na vida, esteja voltando a treinar depois de ter treinado anos a fio (tenha memória muscular) ou sua genética seja uma anomalia da ciência, você não vai crescer e queimar gordura ao mesmo tempo.

Isto é altamente improvável (próximo do impossível) de acontecer em um cara que treina apenas com os níveis hormonais naturais, isto já foi falado aqui ao ponto de se tornar óbvio, contudo ainda é o principal motivo para a maioria dos naturais ficarem travados no mesmo lugar por anos.

Ao tentar ganhar massa muscular, ao mesmo tempo que tenta manter a definição ou diminuir o percentual de gordura, o indivíduo não vai conseguir nenhum dos objetivos, um pouco de cada um, um levemente mais do que outro e no final da história, basicamente vai terminar com um físico parecido de quando começou.

A solução ? Foque seus esforços integralmente em ganhar massa muscular com o mínimo de acúmulo de gordura. Depois de alguns anos treinando firme e com mais maturidade muscular, pense em tentar diminuir o percentual de gordura.

Quando o assunto é construir um corpo de qualidade sendo natural, paciência e foco num único objetivo são os nomes do jogo.

2 – Também não é possível ficar altamente “talhado” sendo natural

Pode parecer que o artigo está tentando desanimar os naturais, mas é justamente o contrário. Estamos tentando colocar você no trilho certo para maximizar os seus ganhos, contudo precisamos remover algumas crenças que podem gerar expectativas irreais que jamais serão alcançadas, e esta ideia de conquistar definição extrema – com veias saltando para todos os lados e músculos estriados aparecendo é uma delas.

Infelizmente, não é possível atingir este grau de definição sem o uso de drogas anabólicas. Algumas pessoas (sortudos), por questões genéticas, conseguem atingir níveis menores de percentual de gordura e ainda manter boa parte da massa muscular conquistada. Mas no geral, quando um natural tenta diminuir drasticamente o nível de gordura, boa parte da massa muscular vai embora junto e você provavelmente vai ficar mais para magrelo do que definido.

Com isto em mente, e reforçando o que foi dito no item 1, foque-se sempre em ganhar massa muscular e desde já comece se acostumar com a ideia de que não será viável, naturalmente, ficar com um corpo incrivelmente talhado. Isto não significa que você não conseguirá conquistar um físico com qualidade e harmonioso, mas apenas uma checagem de realidade para o que você vai realmente conseguir.

3 – Treinos volumosos e naturais não combinam

A diferença na capacidade de recuperação de um cara natural comparado a um hormonizado é relativamente grande. Enquanto um cara que treina sob o efeito de drogas anabólicas poderá extrair ganhos de um treino insano com 6 exercícios por grupo muscular, com vários isoladores “para atingir o músculo de todos ângulos possíveis” e ainda usando dropsets, giantsets e outras técnicas, um natural seguindo o mesmo treino vai acabar ficando menor por não conseguir se recuperar de um treino para o outro.

Portanto, se você tem seguido um treino “insano” desses e não tem visto os resultados esperados, já passou da hora de você mudar sua visão do que é treino pesado para um natural e deixar definitivamente de lado treinos volumosos.

Em suma, esqueça o “pump”, deixe de lado as centenas de exercícios isoladores com dropset e foque-se em aumentar a carga a cada treino usando exercícios compostos, estes sim serão os responsáveis pela maior parte dos ganhos.

Se você usa uma divisão ABC duas vezes na semana (a mais comum nas academias), três exercícios para grupos grandes e dois para pequenos, são tudo o que você precisa. Treinos upper/lower e o Stronglifts também têm se mostrado muito efetivos para naturais, por terem menos volume e maior frequência.

E sim, se você treinou a vida inteira com muito volume é difícil aceitar treinar “menos”. Mas se você realmente quer chegar ao seu ápice natural, dê uma chance sincera a treinos com menos volume, foque-se em progresso de carga e só depois tire uma conclusão do que realmente funciona melhor para você.

4 – Seguir dieta com consistência não é opcional para um natural

Com grandes quantidades extras de hormônio circulando pelo corpo, mesmo dando alguns furos na dieta, um usuário de esteroides anabolizantes vai conseguir obter resultados.

Não é a toa que vemos aberrações como caras que não sabem comer, usam drogas recreativas em raves, enchem a cara e ainda possuem físicos bons. Mas não adianta ficar choramingando pelo leite derramado e ficar dizendo que isso é injusto, naturais não podem se dar o luxo de empurrar a dieta com a barriga ou simplesmente não vão ganhar 1 quilo de massa muscular, ponto.

Se você realmente quer ganhar massa muscular sendo um natural, dieta não é algo que você queira “levar a sério quando der”. Ou você se contenta com ganhos medíocres ou vai pra guerra e começa a comer de verdade, e aceita que é assim que você vai comer daqui pra frente por tempo indefinido, sem desculpinha.

E quando nos referimos a dieta, estamos nos referindo a consumo de alimentos que ajudam no ganho de massa muscular, como frango, batata doce, atum, salmão, ovos, aveia, etc.. Ingestão de pelo menos 2g de proteína por quilo de peso corporal e ter certeza absoluta de estar consumindo a quantidade de calorias suficiente para que o corpo possa se focar em construir massa muscular.

Palavras finais

Alguns poderão achar que este artigo é pessimista ou a favor dos esteroides anabolizantes.

Não e não.

Sem expor a verdade e forçar uma autocrítica não é possível crescer (tanto em questão de massa muscular como caráter), e este tipo de checagem de realidade nem sempre é agradável de ler ou ouvir, mas o quanto antes nos conformamos e continuamos a luta, mais rápido chegaremos ao nosso objetivo.

Se você quer ter uma noção de quanto um natural pode crescer leia “Ganhar massa muscular naturalmente: qual é o limite ?”, com várias formulas criadas por mestres da área. Com isto é possível criar expectativas reais sobre o que você pode ganhar apenas com a própria genética.

E se você jura que conhece alguém gigante natural que contradiz tudo o que foi dito no texto, antes de qualquer suposição leia isto: “Como identificar um usuário de esteroides anabolizantes”

Este texto ajudou você ?

121 comentários em “4 verdades sobre treino e dieta para NATURAIS”

  1. Este foi, de longe, o melhor texto que eu buscava sobre ganho de massa muscular e ou perda de gordura corporal.
    Estou na luta/guerra há mais de um ano e sou completamente Natural, tomo Whey seguindo a risca as indicações e a dieta do meu nutricionista.
    Ao longo desse tempo notei uma melhora no meu corpo, mas ainda tenho gordura abdominal a ser perdido. Hoje o meu foco é o ganho na massa muscular. Peso 93kgs há muito tempo, não mudo na balança, mas vejo um progresso relativamente bom no meu corpo todo. Claro que não é o que eu esperava nesse período, mas meu foco será mantido, acredito que seguindo as dicas deste texto, devo chegar a um patamar interessante, além disso, o texto foi esclarecedor quanto a realidade em se alcançar ou não um objetivo. Parabéns e continuem com mais textos nessa linha de pensamento.

    Responder
    • Estou na mesma parceiro.
      Nunca usei esteroides, foco apenas na ingestão de proteínas… E claro, tomo Whey e Creatina… Treino religiosamente a 2 anos… Meu abdômen é ligeeeeiramente definido (na realidade só da pra perceber os primeiros gomos, bem apagados.. haha) Mas nesses 2 anos passei de 68 – 69 kg para 76 – 77.. E meu BF mudou muito pouco… Na época dos 68 kg era em torno de 11,5 hoje está em 12,7% … Claro que se comparado aos não naturais desanima um pouco.,.. Mas desencanei um pouco disso… To focado no meu treino e meus ganhos… Espero chegar aos 83 kg para poder fazer um cutting e ficar com o peso de estou agora, porém com um BF de 8 – 9%…

      Responder
        • Já fiquei com BF de 9% sendo natural eu malhava e jogava basquete, tinha dieta. É possível sim. Só que tem que pagar o preço. Concordo muito com o artigo mas ele tem que deixar bem claro. Há individualidades.

          Responder
          • Olha, a matéria é parcialmente verdadeira, mas da pra ter bons resultados desde que se tenhs uma dieta adequada e um treino muito bom, sem jogar tudo fora nos finais de semana comendo bobagens e bebeno nas baladas. tenho 1,80, 94 Kg com 14% de BF, mas pretendo chegar a 90 Kg com 9% e estou a caminho de conseguir.
            Determinação, treino e dieta sempre, assim da pra chegar lá

        • Porém eu luto jiu jitsu a 5 anos e esse foi um dos motivos pra eu ter um bf baixo e uma musculatura realmente boa.. Peso 75 quilos

          Responder
      • Cara naturalmente você vai conseguir uns 15-18%, agora 8% você consegue, só que não vai ter nada para mostrar, apenas o abdômen, se caso esse for seu objetivo de mostrar apenas o tal kkk.

        Responder
  2. MELHOR ARTIGO ATÉ O MOMENTO!

    Demorei anos para “sacar” tudo isso, instrutores passando treinos monstruosos e nada de resultado.

    Por em prática estes princípios = corpo 2x maior 2x mais qualidade!

    POR MAIS ARTIGOS COMO ESTE >>>>>> NA REAL, NA LALA!

    Responder
  3. Sinceramente, também gostei do artigo. Sou um desses que quer se manter natural, quero resultados, os quero logo, mas nem por isso vou me deixar levar pelos comentários e apelar para EAs. Engraçado é que pelo menos aqui na minha região, você falar que faz academia é praticamente sinômino de que você é usuário de esteróides. E quem não usa é, em muitas das vezes criticado por quem usa. Isso me chateia bastante.
    Quando comecei a malhar coloquei uma ideia na minha mente: Quero ser forte, quero ter um corpo legal que chame bastante atenção, mas acima de tudo isso, acima do ego, quero chegar lá com saúde, quero fazer isso naturalmente, quero chegar na minha aposentadoria, com saúde, sem buscar mais doenças e complicações que já terei naturalmente com o passar da idade. Não quero um corpo legal pra me sentir superior aos demais, não quero um corpo para sair pegando mulher fútil por aí, quero uma só, quero ter filhos, netos e, se possível, até bisnetos. Quero tê-los, mas quero ter tempo e saúde para usufruir dos bons momentos com eles. E pra ter isso me cuido desde os 16 anos para quando chegar lá poder ser útil e feliz e curtir bastante.

    Responder
      • Rafael, quanto a isso eu sou tranquilo. Minha estatura apesar de não ser das maiores é interessante (1,85 m).
        Quero um corpo legal, não exatamente grande. Sei que será quase impossível chegar ao porte de um Ulisses Willims Jr. ou o Lazar Angelov, que são os shapes que mais admiro. Mas de qualquer forma buscarei o meu limite a cada dia e se um dia chegar no limite, sei que outros desafios virão, como, por exemplo, manter o shape apesar da idade.

        Responder
      • William, relaxa, você tá no caminho certo! Quem posta ”KKKK” é aquele tipinho bombado que terá, com 40 ou 50 anos de idade, muito mais chances de desenvolver doenças no fígado ou próstata do que eu ou você. Deixe eles se ferrarem e siga seu caminho! Abraço.

        Responder
    • William Gremista, concordo exatamente com a sua opinião. Cabeça no lugar e corpo saudável é a melhor opção que existe, porque a vida assim tem mais qualidade. É claro que tem horas que a nossa vaidade grita e queremos corpos sensacionais, porém, tudo tem um preço, em todos os sentidos e temos que escolher qual preço queremos pagar. Conheço caso de rapazes que tomaram tantos EAs que conseguiram infertilidade, revolta e nem conseguem ter um corpo espetacular porque vão nas baladas beber e pegar mulher, extravasam…Quando envelhecerem, estarão sós e sem saúde ainda…

      Responder
  4. Há mais ou menos 8 anos que treino, fui obter um pouco de conhecimento e usá- lo na minha rotina há uns 4 anos atrás e mesmo assim eu consegui ganhar quase 30 kg de massa nesses 4 anos (não necessariamente massa magra) . Não tenho uma definição boa mais não sou uma bolha de gordura também, e nunca precisei tomar nenhum tipo de droga, somente a suplementação e uma dieta rica em proteína responderam muito bem até hoje. Não quero discordar com o artigo e muito menos dizer que o mesmo está errado, mais pelo menos eu nunca senti os meus resultados dentro da academia inferiores ao das pessoas que eu sei que usaram alguma droga.

    Responder
    • Não estou duvidando do seu desenvolvimento muscular, mas parceiro… A diferença entre usuário de esteroides e um natural é gritante, a não ser que o anabolizado seja muito desleichado, ele SEMPRE vai ser maior por porque simplesmente mais testosterona permite mais massa muscular, mais força, mais recuperação, assim como o céu é azul. É fato, e tem estudo aqui mesmo no blog mostrando cara que usa anabolizantes cresceu mesmo sem treinar nada.

      Das duas uma: você tem a genética do arnold ou só tem cara pequeno na sua academia (acredito na segunda opção).

      Responder
  5. Mas fica uma dúvida: por que nutricionistas e professores de educação física não falam sobre o assunto da mesma forma?
    Muito insistem que apenas manter a dieta em dia em conjunto com treinos você poderá chegar a um excelente nível, mas nunca falam abertamente sobre qual é esse nível. Claro que isso vai depender do objetivo de cada individuo.
    Outro ponto que fica em aberto nas discussões (Não no texto): É comum ver fotos do antes e depois do pessoal que dizem que mudaram tudo sem ingerir nada além do natural. Para mim, o camarada foi anabolizado.

    Responder
    • Você acha mesmo que os caras vão mandar a real na lata do cara e perder o cliente ? Imagine falar pra um leigo que ele NUNCA vai chegar perto do físico de um fisiculturista sem usar bomba, metade já pula fora ai e ainda vão falar que o profissional é ruim. Depois dizer que não adianta ele perder tempo em máquinas, dropsets e o caralho a quatro e tudo o que ele precisa é de supino, agacho, desenvolvimento e terra, e comer igual homem e que todos os suplementos são dispensáveis. O cara desiste da musculação kkkkkkkkkkkkkk

      Responder
    • “Mas fica uma dúvida: por que nutricionistas e professores de educação física não falam sobre o assunto da mesma forma?”
      porque eles querem isso $$$$$$$$

      Responder
  6. Discordo de você em alguns pontos….
    Se for para ser bodybuilder realmente estão certos.

    Mas para um cara que apenas quer ser saudável, forte, desenhado desanimará lendo estas mentiras…………… Se o cara tiver conhecimento, experiencia com treino, ferros, periodização, alimentação saudável e suplementação eu COLOCO MEU NOME EM CHEQUE contra esses argumentos LIMITANTES!

    “Se você acredita que consegue ou não consegue, ambas as escolhes estão certas”

    Responder
  7. Galera, tenho uma dúvida.
    Usar creatina da dose indicada nos rótulos faz mal pra saúde? Vai danificar meus rins?
    Treino a uns 2 anos mas tenho medo de tomar creatina.
    Ela vai mesmo potencializar meu treino? Vai melhorar meus ganhos? Ou é melhor não mexer com isto?
    Aguardo retorno! Comentem aí! Por favor!

    Responder
    • nunca busque opinião de ninguém, a não que a opinião desse alguém venha junto com estudos científicos que comprove o que foi dito, ai sim vale apena absorver ela, caso contrário é apenas achismo sem base nenhum.

      Responder
    • Já ouvi falar que creatina é puro hormônio, entre tantas outras bobagens. Mas acredite: se fizesse mal, pra começo de conversa, nem seria permitida a venda. Outro ponto à se observar, é que não se encontra em lugar algum, provas científicas que creatina não faz bem à saúde. O que mais se encontra são desinformados divulgando o que se passa na cabeça de bagre deles. Aqui no blog, pode encontrar vários artigos falando sobre ela, e todos com referências científicas. Qualquer pessoa pode consumir sem problema algum, as 3 gramas indicadas. Para quem treina pesado, são 5g diárias. Bom, resumindo, vá sem medo. Mas não deixe de buscar informações para encontrar apenas mais informações concretas que não te fará mal.

      Responder
    • Tomo 5g de creatina por dia há quase um ano e meio e nunca tive problema nos rins. Mas, é claro, beba bastante água! Eu, pelo menos, bebo no mínimo 3 litros por dia..

      Responder
  8. Ja estou seguindo estas dicas a alguns meses, focando progresso de cargas com baixas repeticoes. Ja notei algumas diferencas no corpo para melhor. Obrigado pelo texto. Muito bom!

    Responder
  9. gostei muito do artigo bem direto, porém agora fiquei na dúvida se quando vcs publicam um artigo falando sobre treino ou dieta vcs direcionam para naturais ou não.

    Responder
    • Vai de cada um absorver o que mais lhe será útil. Creio que tudo aqui é aproveitado, mas cada informação é utilizada no momento certo. Não custa nada tentar algo novo quando necessário.

      Responder
  10. Essa linha que eu curto no site. Quando é mais sincera, objetiva e fala pro publico que manja da parada. Sabemos que Felipe Franco da vida, Leo Stronda, entre outros que pagam de “monstro” usam litros de anabolizantes (muitos, muitos mesmo) mas aparecem em seus canais ensinado a fazer mingau de whey, panqueca proteica, entre outros lixos, como se fosse aquilo que os deixa daquele tamanho. Até hoje só consegui ficar com corpo top quando usei alguma Dura, treinando certinho + me alimentando bem até conseguia ficar legal, mas ficar grande mesmo, ou bem definido, só quando usei AE’s durante a juventude. Parabens pela honestidade do artigo. Resume pra esses frangos que frango com batata doce e whey nao deixa ninguem trincado, se não os fisiculturistas iam pros campeonatos usando isso (não suas milhões de drogas). Meu médico especializado em medicina do esporte sempre disse, não existe ninguem grande e definido ao mesmo tempo que seja natural, se for natural ou a pessoa é grande sem ser definida (tipo pão) ou é um definido magro, normal. Muito forte e sem gordura é AE, pode ter certeza.

    Responder
  11. Ótimo artigo!!! E já que estamos falando sobre mandar a real, tenho uma duvida. Esse ano ta puxadasso pra mim fazer academia, ano passado tentei abraçar o mundo de uma vez e preenchi todo meu dia, academia, trabalho, faculdade,parkour e ingles, nem eu sei como consegui tanto tempo. Por decorrência dessa proeza(pra não falar idiotice) me ferrei na faculdade pois não conseguia estudar todas matérias, esse ano vou ter que estudar em dobro e estou no parkour e street workout. Agora a duvida… é possível crescer consideravelmente através de street workout (barras fixa, flexoes, abdominais,triceps no banco) ,sem a necessidade de frequentar academias ?

    Responder
  12. Bando de alienados. “Melhor artigo do site”, se esse for o melhor artigo, o site não presta.

    Concordo que um natural não vai chegar ao nível de um “bombado”.

    Mas dizer que não há definição sem Esteroides? “Esqueça a idéia de ser definido” Só rindo mesmo destes comédias. Sou profissional da Ed. Física, treinando firme há uns 3-4 anos, Sou natural e tô para ver um “bombado” do meu tamanho. Tenho 1,70, 41cm de biceps, Abdomen 78, 42 de pantu, 12% de gordura.
    Não faço aérobico, somente jiu-jitsu e musculação.

    “Também não é possível ficar altamente “talhado” sendo natural” MENTIRA! Conheço inúmeros naturais, trincados, pessoas que realmente se dedicam ao treino e à dieta, Deixar de tomar bomba é fácil, quero ver parar de tomar cerveja, tomar coca-cola, comer pizza, arroz branco/farinha branca!

    “Treinos volumosos e naturais não combinam” Essa é baseada na experiência no autor, ou seja no senso comum. Estudos comprovam que o intervalo de recuperação varia de organismo para organismo, descanso, alimentação, idade, etc. Agora dizer que porque não toma bomba não terá ganhos com treinos volumosos é a pura ignorância.

    Amigos, dieta, disciplina, suplementação e PACIÊNCIA!

    Mais uma vez a credibilidade do hipertrofia para mim vai para o lixo. Publiquem artigos com fontes ciêntificas ou não publiquem.
    Aos trouxas que caem no conto, só lamento.

    #LAMAFIAMAROMBA

    Responder
    • “Sou natural e tô para ver um “bombado” do meu tamanho. Tenho 1,70, 41cm de biceps, Abdomen 78, 42 de pantu, 12% de gordura.” Essas medidas são bem comuns para qualquer natural q se dedique por no minimo 5, 6 anos… 41cm de braço é uma medida inexpressível comparado aos ganhos que se pode ter com AE´s. Tivesse falado em 46/47, ai eu me calava…Talvez 41cm de braço impressione devido ao fato de vc ser baixinho (questão de perspectiva e proporções).Mas não tem como confundir estas suas medidas com as de um cara bombado com o mínimo de vergonha na cara…

      Responder
    • Quanta mágoa no coração, amigo. Como diria o Jack Estripador, vamos por partes (essa é infame):

      1.Você fala que sabe que não é possível chegar num nível de bombado sendo natural e depois diz que está pra ver um bombado do seu tamanho. Decida-se fera, vc está se contradizendo.

      2. O artigo não diz que não é possível ser definido, e sim que você não vai crescer e perder gordura ao mesmo tempo. O que na minha experiência de cerca de uma década treinando, é verdade. Ta pra nascer um natureba que vai conseguir crescer seco.

      3. Cara, 41 de bíceps eu consegui no segundo ano de treino natureba, essas medidas que você citou qualquer natural consegue com treino e dieta boa. Nego anabolizado vai pra 46 de bíceps dando risada e com veia que parece cano de PVC passando pelo braço. Tua academia só deve ter magrão que não sabe ciclar e você está se comparando com eles achando que é o pica das galáxias. Favor descer do pedestal e procurar uma academia de verdade.

      4. Com nove anos treinando, passando por algumas academias, vendo várias gerações de naturais treinando e desistindo, também to pra ver um cara ser talhado sendo natural. E 12% de gordura não é talhado fera, tem gente que nunca pegou num peso e nunca fez esteira na vida que tem 12%,. Vc só começa a ver abdômen com qualidade abaixo dos 9% e ver um natural com 9% e que ainda tenha boa quantia de massa tu dificilmente vai ver.

      5. Vai seguir o treino do lee priest sendo natural e depois me diz o que acontece… Na minha humilde opinião, o texto quis dizer isso e você distorceu como se não pudesse treinar pesado sendo natural.

      6. Seja mais humilde nas respostas, pois pode vir alguém mais experiente que você e te esmagar como uma barata (tipo agora). Leia o conteúdo, absorva o que te serve e siga em frente, não precisa espalhar tanto cortisol assim só por causa de um texto de internet, isso só mostra como ele te afetou de verdade.

      Responder
  13. Muito bom esse post. Tem milhares de caras que tomam bomba passando dicas de treinos, isso não existe, pois o minimo estimulo que eles derem ao musculo eles vao crescer pq estão dopados. Os naturais crescem na raça mesmo.

    Responder
  14. Só li verdades! Crescer natural é foda, é difícil, é limitado, é confuso. Pus em prática essas regras desde o começo quando pesava meus 69kg com 1,78 de altura, consegui atingir 89kg em 5 anos de treino. O melhor de tudo é que são ganhos progressivos, não tem a perda que os hormonizados tem no pós ciclo.

    Responder
  15. Com tanta necessidade de informações úteis para quem luta em construir um físico digno de atleta (mesmo que amador), esse artigo, no meu humilde ponto de vista, é mais uma RECEITA de BOLO, coisa que NÃO EXISTE na musculação. Como se pode definir parâmetros relativos ao treino, dieta, volume de treino, divisão de treino, periodizações (o assunto engloba isso) sendo que a diversidade fisiológica/biológica é uma coisa singular em casa pessoa. Penso que o artigo em suma, induz SIM o natural à procurar outros recursos (ergogênicos), pois por um ponto de vista singular e individual, define-sem, nesta leitura, barreiras e limites pré-estipulados por achismos e teorias próprias e mimimis de que eu estou certo e o resto é errado quebrem a cara pra ver. O esporte, se é que pode ser chamado de esporte aqui no Brasil não evolui por causa disso, pseudos intelectuais donos da verdade (tanto apoia o uso ou não de AES) disseminam opiniões particulares para pessoas despreparadas absorverem tal conteúdo e tomarem um ponto de partida através das mesmas. O site sempre tem ótimos artigos, mas esse deixou e MUITO a desejar !

    Responder
    • Certo que esse ai usa bomba kkkkk. Ja que querem chamar de esporte então deveriam proibir o uso de esteroides, ja que para todos os outros esportes o dopping é proibido!

      Responder
      • Obrigado pela réplica caro fuçador de fóruns de musculação. Primeiro que não, não uso e nunca usei. Por que? Simplesmente porque não tenho recursos financeiros para fazer um acompanhamento com um profissional digno (não esses intitulados Drs. do Esporte, que socam ergogênicos e escravizam seus pacientes usando seu conhecimento precioso como moeda de troca, para pessoas despreparadas e que não tem responsabilidade e consciência para se administrar tal estímulo), fora o que com certeza eu teria que gastar com a devida alimentação e uma boa suplementação pré, durante e pós ciclo. Segundo que, para mim, não é demérito do cara que “usa”. Sabe porque? Por que se ele usar tal artifício, ele não vai facilitar nada, como pensam os “haters” podres, ele vai é dificultar as coisas, terá que comer mais, suplementar mais, descansar mais, treinar mais, ser exímio, detalhista ou bitolados e e viciados, como rotulam os de pouco ímpeto, ou mesmo ignorantes sobre o assunto. São dignos de elogio, pela dedicação e pelo tanto de coisas que se privam de fazer para poder ir além do limite pré-definido por nosso frágil organismo, os verdadeiros atletas (É ESPORTE SIM PORQUE TEM UMA CONFEDERAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL RESPONSÁVEL POR LEGISLAÇÃO E LEGALIZAÇÃO NO ÂMBITO DE EXERCÍCIO DA DETERMINADA FUNÇÃO), exceto por aqueles que por serem “grandes” se acham superiores à qualquer pessoa, menosprezam, intimidam, ridicularizam os outros, sendo que se o mesmo pegar uma simples gripe, ele adoece da mesma forma que o individuo que ele denominou de “frango”, no fim todos cagam e todos sangram. Agora, muito da arrogância proveniente desses gigantes ou “bombados” como o Sr. especificou, tem origem da ignorância do preguiçoso, sedentário, pobre de espírito e invejoso, que sai do lugar de onde veio do nada para criticar, ir la na cara do atleta e falar “é bomba” ou “com bomba é fácil” e blablabla e mimimi, ao invés de sentar a bunda na frente do pc e não ir de cara no fórum de musculação, e sim pesquisar sobre anatomia, fisiologia, biologia bioquímica, nutrição, até física por assim dizer (SIM, OS FENÔMENOS OCORRIDOS DENTRO DA SALA DE MUSCULAÇÃO ESTÃO SOB A LEI E INFLUÊNCIA DA FÍSICA), e depois, bem depois, ir lá e fazer uma crítica descente. Só acho, mesmo assim, é meu humilde ponto de vista.

        Responder
        • Confesso que fui meio ignorante na minha resposta. Mas minha opnião é a seguinte: Quem é e quem quer ser fisiculturista tem realmente a necessidade de usar anabolizante, mas você ve uns muleque que tem só 2 anos, ou nem isso, de treino, querendo usa anabolizante, ou querendo usa só pra fica fortinho, e usando uma coisa que não sabe pra que serve, esses são uns bosta mesmo! Quem deve usar é quem tem por objetivo competir.

          Responder
          • Concordo e não é em 100% e sim em 200%. No fisiculturismo, isso em qualquer categoria, até mesmo a badalada Men’s Pyshique, o uso de AE’S faz parte do processo de lapidação do “dream shape”. É uma hipocrisia negligenciar este fato, porém, há realmente alguns casos raros em que o indivíduo, por sua genética singular, consegue desenvolver um shape digno de atleta SIM, com uma alimentação,suplementação,treino,descanso e estratégias muito bem elaborados para a individualidade dele. Agora é evidente que não da pra comparar um shape natural ao de um fisiculturista em nenhum aspecto, aliás não da pra comparar um fisiculturista jr., que tem uns 5 – 7 ANOS de treino e uso de AE’S CONSTANTES à um fisiculturista tipo Jay Cuttler, Ronnie Coleman, Phil Heath, Kay Greene … a lista é extensa. Por isso o artigo, na minha opinião, é irrelevante, em tudo oque diz, uma abordagem melhor do assunto e mais específica seria mais esclarecedora e objetiva, sem deixar dúvidas. Os caras que você citou, 99% deles provavelmente, são responsáveis pela famosa frase “depois que para mucha tudo”.

  16. Daora pra caraio!! Eu sou natural mas as vezes ficamos meio putos por veremos usuários de Ea’s com rapido ganho de massa, mas quero ver meu limite natural, esse é meu desafio, acho que é até mais difícil que ficar ”monstro” , academia é um estilo de vida junto a um esporte, não é uma fábrica de ”monstros”.Acho que as pessoas não possuem mt paciencia e por isso tbm usam Ea’s,Vlw hiper !

    Responder
  17. Para quem não quer competir vejo neste artigo a desculpa perfeita para o uso de AES poucas verdades e muito subjectivas, cada caso é um caso já vi pessoas usarem AES e passado meses ficarem pior do que antes de usar e por mais que uma vez. mas tambem já vi quem não use nada disso e com suplementos ou sem eles terem uns corpos que causaria muita inveja aos 80% dos AES retidos que mais parecem balões de água.Acho que cada pessoa antes de passar para as drogas tem de conhecer como o seu corpo responde aos mais variados estimulos tanto de treino como de dietas nem tudo na busca de um corpo que vá de encontro aos nossos objectivos é uma ciencia exata e uma coisa que já aprendi com os anos é que ninguem tem a receita do bolo nem o seu personal trainer nem o seu nutricionista ninguem melhor que nós propios para complementar esses profissionais na busca das melhores soluções para os nossos objectivos.Poderá demorar algum tempo mas primeiro conheçam o vosso corpo e depois tirem as vossas conclusões.

    Responder
  18. Galera conhecem o Caio Bottura?
    BB natural brasileiro. Ele mora na gringa…
    Mlq tem um físico top demais. Definição muito boa. Se vcs querem ver aplicado na prática um físico conatruido naturalmente vejam o insta dele @botturacaio

    Responder
  19. Gostei do artigo, pra quem não entende do assunto pode ser que seja bem explicativo, porém quem realmente tem conhecimento do assunto vai discordar de vários pontos, mas no geral ficou bom, parabéns pelo trabalho.

    Responder
  20. E os fisiculturistas da era pré-esteroides? Eles eram maiores e mais definidos que a maioria dos caras que usam AEs nas academias por aí, e isso vivendo em uma época que se sabia bem menos sobre treino e dieta, e não tinha a facilidade dos suplementos como temos agora. Claro que nem todos tem genética para chegar no nível deles, mas mostra que dá para conseguir um shape legal sim.

    Responder
  21. Sou natural e descobri que sem esteroides nunca terei o físico que almejo, é foda ter que vir a usar estas drogas para se ter o que quer.

    Responder
  22. VOU REPETIR PRA QUEM QUISER LER: Suplemento não funciona, ponto final. Talvez uma creatina e olhe lá. se whey funcionasse como diz funcionar, os bombados fisiculturistas iam pras competiçoes entupidos de whey da universal e da optimum, e não de oxan, dura e outras drogas famosas. pior, as empresas contratam esses anabolizados pra fazer a propaganda da farinha, e o moleque burro acha q vai ficar daquele jeito com o whey, quando na verdade a bombaçao gigante do cara da propaganda veio dos ae’s. é uma cadeia absurda de mentiras nesse mundo da musculaçao, que só afeta felizmente ou infelizmente os mais burros ou mais alienados. ja disse e sempre vou repetir, se whey funcionasse ele deveria obrigatoriamente trazer resultados e compensar uma dieta fraca. mas não, dizem que pra usar whey a dieta tem que estar 100%, ora, se ela estiver 100%, ela será a responsavel pelos seus ganhos, não o mentiroso do whey que ganha merito sendo apenas um leite ninho disfarçado de proteina. não gaste seu dinheiro com essa imbecilidade, no fundo voce sabe que o que te deixa grande é dormir bem, comer bem, treinar bem, e o que te deixou grande alem do normal até hoje foi o PH que te indicaram ha alguns anos, ou o dura+deca que tu usou alguma vez. não, não foi o whey. Sempre vou repetir, se funcionasse deveria compensar uma dieta meia boca, se funcionasse os caras iam competir a base de whey, não a base de bomba, cambada de iludidos do kct!

    Responder
    • Outra declaração infeliz. Até quando cada dono da verdade vai influir e motivar os desprovidos de conhecimento e orientação, à tomar decisões precipitadas com resultados negativos. De uma vez por todas, entendam que saúde e treinamento sem fins competitivos é uma coisa, competição é outra totalmente diferente. Não se compara o indivíduo que treina sem o uso de ergogênicos à nenhum atleta que usa, mesmo porque os objetivos são diferentes. Outra coisa, uma suplementação serve sim para suprir uma necessidade momentânea ou específica e individual mas nunca substitui uma refeição sólida, porém, uma whey protein, seja concentrada, isolada,de boa procedência, com matéria prima de qualidade, é sem dúvida uma proteína de alto valor biológico excelente, e muito útil por exemplo quando “há a necessidade de uma suplementação”, ou quando não é possível fazer uma alimentação descente, e auxilia SIM no desenvolvimento muscular do indivíduo que PRECISA. A whey protein não tem culpa que a mídia vende ela como o suco do Hércules, mesmo assim, isso não faz dela um alimento inútil. Menos ignorância no falar, e mais disponibilidade à ensinar por favor.

      Responder
      • voce é outro que só fala merda, desde quando whey ajuda a ganhar mais massa muscular???
        por acaso só existe whey protein de fonte proteica nao existe frango ou peru?
        por favor né bicho voce deve trabalhar vendendo estas farinhas.

        Responder
        • Respondendo ao insulto, nunca vendi suplementos, e não uso whey protein na minha dieta, não pela sua eficiência que é verídica, mas simplesmente por bater todos os meus macros com alimentos sólidos, logo não necessito “cagar” proteína, mas acho que o senhor não deve saber o que são macro ou micronutrientes e provavelmente vai pesquisar no google se ousar responder este comentário. Quanto ao “peru”, o meu basicamente não tem muita proteína, ele em sua maior parte é composto por vasos sanguíneos, e quando cheio de sangue, tem um pump monstruoso com muita vascularização e densidade, te mostro se você quiser. Quanto ao “peito de peru” na relação custo benefício e quantidade x nutriente (proteína especificamente), além de ser um embutido, não entra na minha dieta e nem da nenhum bb ou natural que tenha um certo conhecimento. Logo seu hálito de fezes transcende as barreiras de transmissão de dados e chegam até mim, penso que quem ingeriu cocô propriamente dito e deve ter isto como hábito é o senhor. Whey protein ajuda sim, é apenas um macronutriente isolado, não é melhor do que frango, peixe ou carne, mas ajuda sim. Vá estudar ou compre um tic-tac antes de tentar conversar à respeito.

          Responder
    • FINALMENTE ALGUÉM LÚCIDO POR AQUI! Ninguém merece esse marketing SUJO que fazem esses vendedores de suplemento, iludindo a gurizada que está começando agora. O blog é excelente, como já mencionei aqui em outras oportunidades, agora as matérias dos últimos tempos têm vindo carregadas de propagandas implicítas de whey, creatina e coisas do gênero. Suplemento não é COMPLETAMENTE inútil, agora NÃO VALE o custo-benefício. Simples assim! Não se paga 300 reais por 900g de COMIDA EM PÓ. Isso é passar a perna, enganar os outros!

      Responder
      • O marketing sujo ao qual o senhor se refere, provavelmente é o daquele atleta bodybuilder ATLETA, PRESTE ATENÇÃO, ATLETA, que senta em um banco de supino, com umas 5 anilhas de 20kg em cada lado, e posa com um pote de whey subtendendo-se que o mesmo fez com que o indivíduo atingisse determinado resultado com este produto. O fato é que este macronutriente isolado, à longo prazo, pra quem não tem possibilidade de ter refeições limpas, não tem tempo no consumo e preparo de alimentações sólidas, é útil sim e muito, e vale o custo-benefício quando comparado ao que se perde à longo prazo por se ingerir trash food ou simplesmente não comer. O alto custo do produto é derivado dos exacerbados impostos gerados pela estrutura governamental desta país.

        Responder
  23. Boa João, é isso mesmo. Será que esse Renan que comentou não é o engana trouxa da 4fitclub? kkkkkkkkkkkkk os caras fazem ciclos MONSTRUOSOS de oxandrolona, durateston, stano, daí vem pros seus blogs, vlogs, ou sei lá mais o que, ENSINAR A FAZER MINGAU E PANQUECA DE WHEY PROTEIN!! ah vá pro quinto dos infernos!! ensina a ciclar mentiroso! Vem uma empresa farinhenta dessa, safada, coloca o cara MEGA-ANABOLIZADO na propaganda, um braço enorme, e vende a idéia pro moleque burro, que o cara ficou daquele tamanho por usar whey protein e bcaa. Isso tem que ser combatido, esse blog ainda é a minha esperança, e não o condeno (sinceramente) se precisar anunciar as empresas mentirosas aqui pra ganhar um $$, pois sei que a essência de quem o escreve é integra e verdadeira, e é o que importa. Pode anunciar qualquer tipo de suplmento, mas quem entende um pouco do assunto sabe o quão mentirosos 99% dos mesmos são. Repito: tomar a maioria dos wheys é como tomar sustagem ou agua com leite ninho, se tu não tiver uma dieta 100% boa e completa, usar ou não usar essas porcarias não faz a menor diferença. Na verdade eles por si só não fazem diferença nenhuma, se não como falei, pra ficar bombado as pessoas iam recorrer a whey, não aos anabolizantes, seja pra estética ou pra competir. Ninguem sensatos viu resultados ou um diferencial REAL na dieta usando whey, não há estudo nenhum que comprove isso. Se tu se olhou mais forte no espelho no outro dia foi tudo que tu fez, bom treino, bom sono, bom descanso, não é o whey que entrou ali no teu músculo e deu um volume maior e moldou o mesmo, hahahahaha (pior é isso que eles acreditam).

    Responder
    • Serjão, entendo tua revolta cara, pois a maneira como é vendido e feito o marketing desse produto engana sim muita gente que não conhece à respeito ou até mesmo tem preguiça de se informar sobre. Agora te faço uma pergunta: se o individuo treina pesado, descansa adequadamente se alimenta da melhor forma possível só que em contra partida, sai de casa às 07:00 da manhã e chega à 00:00, não tem tempo de grelhar o frango ou cozinhar todos os ovos, a batata doce o arroz integral, além de separar as 6 ou 7 marmitas, afinal ele não é modelo (nada contra quem é) e ele trabalha, estuda, treina e tem muitos outros afazeres. Neste caso, seria melhor ele perder uma refeição ou comer qualquer porcaria? Acho que ponderar as coisas é o caminho, até mesmo os mais conceituados nutricionistas do país e de fora também deixam explícito pra quem quiser ver ler e ouvir que suplementação é um complemento alimentar, apenas isso, além de ser realmente muito prático e muito utilitário em várias situações do nosso dia a dia atribulado e corrido que levamos rotineiramente, a não ser que você viva disso e não precise trabalhar ou seja seu próprio patrão e faça seu horário de trabalho. Resumindo, suplementação útil e que funciona ? Uma proteína de qualidade, um aminoácido essencial (bcaa), uma creatina e talvez algum carbo(visando novamente praticidade mas pode ser substituídos por alguma fruta). Mas e ai funciona ? Se você não comer, ter suas no mínimo suas 5 refeições sólidas diárias, não não funciona. Ah então isso é um lixo, não presta? Alto lá, na hora adequada, respeitando a necessidade INDIVIDUAL DA PESSOA, se houver necessidade, FUNCIONA E AJUDA SIM. Substitui comida? NUNCA. Me deixa que nem o fulano ou ciclado que pega a gostosa mais gostosa das gostosa e tem 45 de braço seco? NÃO NÃO DEIXA. Onde ta a dificuldade de entender isso.

      Responder
      • Charles, obrigado pelas contribuições nos comentários. Sempre resposas muito lúcidas e as mais coerentes, de longe, que li neste artigo. Concordo plenamente com você sobre os suplementos (salvo quanto aos BCAAs que me parecem realmente desnecessários sob qualquer circunstância, já que esses aminoácidos estão presentes nas demais fontes de proteína que você ingere diariamente batendo seus macros diários). Suplemento não é milagre, é comodidade e praticidade. Sou advogado, sócio de um escritório (ou seja, faço meu horário), tenho uma esposa que me ajuda pra caraio grelhando meus frangos e preparando meu almoço e mesmo assim sinto uma dificuldade tremenda de bater os macros diários, especialmente proteína, sem lançar mão dos suplementos. Especialmente Whey e Albumina. O grande erro do usuário de suplementos é achar que estes são pós mágicos que te farão mais fortes ou maiores, quando o que realmente importa, na minha humilde e leiga opinião, é planejar a dieta e bater os macronutrientes e calorias todos os dias. Infelizmente, com a correria do dia-a-dia, são raríssimos os casos de pessoas que têm disponibilidade de tempo pra ingerir 2g por kg corporal de proteína sem suplementos e esse é o ponto importante. Também não chamaria de “burros” os que compram a ideia vendida pelo marketing agressivo das fabricantes de suplementos, pois a desinformação no mundo da musculação é um troço endêmico. Lógico que o sujeito peca por não pesquisar e ir atrás das informações confiáveis, mas vejo esse pessoal mais como vítima do que como “burros”, como muitos aí se referiram. Enfim, legal trocar ideia com você. Minha meta atual é chegar com a 92kg a 8% de BF (tenho 1m82cm em 29 anos – acha muito difícil conseguir isso ao natural? Devo vislumbrar uma meta menos ousada? Abç).

        Responder
        • Caro Marcelo, obrigado você pelo retorno, por ter a paciência de ler, compreender e se dispor sem sensacionalismos, à ter uma troca de idéias edificante. Quem dera se todos agissem assim, todos iriam apenar “ganhar” em conhecimento. Em relação à sua dúvida, não só acho como é possível, lembrando que você deve estar atento que este é um objetivo que vem de uma condição anterior, ou seja, da sua “periodização”, digamos assim, do seu último plano de dieta e treino. Se você passou por um bulking (dieta para ganho de massa com superavit calórico de fontes limpas), constante e bem feito, com o devido treinamento, pois o treinamento se adéqua à dieta e não o contrário, e entrou em um período de estagnação considerável, após utilizar de estratégias peculiares e singulares ao seu organismo, tanto de treino como de dieta (sim, é possível alterar a dieta tanto no bulking como no cutting, ou usar algumas estratégias para um melhor estímulo metabólico), e obteve um ganho de peso bruto considerável (se o bulking foi limpo você ganhou gordura sim, mas muita massa também, por isso o termo simplório “peso bruto), essa é a hora de tirar sua dúvida, na prática!
          O problema é que você tem que se dispor à uma condição de ganhar peso primeiro, perder definição, oque é irrelevante perto do objetivo final. A tentativa de um “natural” de crescer SECO é em 99.9% frustrantes, pois você não terá à sua disposição uma condição metabólica e hormonal favorável para o mesmo, ou seja, você acaba por perder boa parte da massa que ganhou junto da gordura indesejável fazendo o cutting no momento errado. Agora na hora de definir, se você jé está satisfeito com o seu desenvolvimento, é importante não negligenciar a devida ingestão das gorduras insaturadas ou “gorduras boas”, pois além de ajudar na absorção de diversas vitaminas lipossolúveis,as gorduras boas vão contribuir para a formação e sintetização natural dos seus hormônios, em termos simples ajudando na queima de gordura como também dando suporte para essa nova adaptação metabólica que você deseja entrar e acima de tudo permanecer : seco com uma boa proporção de massa magra. A maioria dos atletas peca em se concentrar apenas na ingestão de carboidratos e proteínas, cortando de vez a gordura do cardápio, isso leva boa parte do esforço e da massa magra por água abaixo. Outro erro no cutting, pro natural, e pra aquele cara que não vai subir no palco do Olympia, é cortar o carboidrato, isso deprime seus níveis hormonais, principalmente na produção natural do GH, tira boa parte da sua condição metabólica para dar suporte à massa magra que você tem, mesmo que você aumente em grandes quantidades o consumo de proteína. Lembrando, aos mimimis de plantão, que tudo tem suas variáveis, e uma condição pode ser alterada de uma hora pra outra. Não tem receita, e sim dedicação e amor ao que se dedica. Os termos explícitos e meio que “didáticos”, não são por subestimar o seu conhecimento, e sim para ser mais claro para quem não entende sobre o assunto em questão. Parabéns pelo esforço e pela dedicação apesar das adversidades. Continue assim. Saúde e prosperidade!

          Responder
    • Cara eu vi resultados significativos só no fato de inserir o whey e um malto após o treino. Eu não suplementava antigamente e tava estagnado, principalmente no peso, comecei a tomar whey e malto após o treino e em duas semanas ja ganhei 2 kilos, e meu objetivo é realmente é ganhar peso. Então eu tive sim resultados significativos. Você deve ter sido enganado por alguma empresa que foi pega nos laudos de proteina, e acha que todas as empresas são assim. Então fica quieto frangolino!

      Responder
  24. Isso de natural depende da genética er claro e a idade tbm cara com 15 ate uns 22 anos de idade a produtividade de testosterona ta em alta da pra crescer bem eu sou natural treino a 2 anos seguido mais ao total er 3 anos +ou- tem 17anos de idade meu shape ta legal alguns acha q uso AES porem nunca usei pesando 70k já cheguei a 74k suplementação nem to suplementendo já suplementei algumas parada whey nunca usei minhas medidass estão 38cm de braço perna 55cm pequenas ainda mais to crescendo rápido faz um mês q voltei passei carnaval todo sem malhar panturrilha 38cm peito 96 cintura 73 mais ou menos ombros ta grande acho q pra muitos falta mesmo e dedicação #soacho

    Responder
  25. Alem de dar valor a esteroides anabolizantes substituindo o esforco e foco exigidos para se ter um shape descente, perto de fisiculturista por exemplo, esta materia eh muito limitante. Crescer definido eh sim algo inalcansavel, ate os “bombados” sabem disso. Em certo grau de estudo eh ate bem logico esse assunto. Mas NUNCA eh limitar esforco de anos, e colocar perjoracao dentro do esporte que eh o fisiculturismo.
    Eu nao entendo esses caras falando que tem 10 anos de academia, que tem 20 anos de experiencia em nao sei oque, e sao capazes de desacreditar no limite natural. Sabe porque eh dificil de ver Naturais maiores ou pelo menos iguais aos anabolizados??? Porque 99 por cento das pessoas estao fadadas de informacoes DESTE CUNHO. ONDE O ANABOLIZADO EH MUITO MELHOR E PONTO FINAL.
    99 por cento das pessoas nao estao preparadas para seguir dieta a risca, nao estao preparadas para se focar em um treino moldado ao decorrer dos meses ou anos para se adaptar a si mesmo e falo a mesma coisa da alimentacao e suplementacao. Nao estao dispostos a levantar cedo para adaptar as refeicoes CERTAS nos horarios CERTOS, novamente moldados ao decorrer do tempo para se adaptarem a si mesmos. Nao estao preparados. Quase ninguem esta. Eh muito mais rapido injetar neh. E mais eficiente, claro, por que eh essa a informacao que lhe estao passando e eh soh isso que se ve.

    Genetica eh uma coisa, mas voce nao conhece o mundo inteiro meu amigo! Nao adianta saber do cara que treinou anos a fio e soh conseguiu ganhos de verdade depois que injetou, sendo que o cara era um bosta, era pedrero que gastava mais calorias diarias doque ganhava. Ai quer crescer como? Ah eu nao tenho genetica e blablabla melhor me anabolizar mesmo. Porra veio!!! Que merda de pensamento eh esse?! Se eu disser que o que falta nao eh enxergar ganhos extremos atraves de esteroides e o que falta eh homem e mulher se dedicar 24hr por dia afim de ter esses ganhos, vao me dizer ” ah mas nao eh todo mundo que nasce em berco de ouro, para nao ter trabalho e ainda poder participar de uma suplementacao descente e uma dieta rica e regrada” e eu te digo ” o que determinacao, foco e vontade significam pra vc?”

    Musculacao eh a pratica mais individualizada que existe, as pessoas soh nao descobriram isso ainda, e querem adiantar tudo com AE’s. Porque eh facil. Foi o que disseram. Claro, nao querem um natural gigante pra depois usar esteroides ficar muito maior e subir ni palco e vencer um Mr Olympia. Me diz quem que vai te incentivar a fazer o certo cara?

    Responder
    • quanta merda voce postou! o ser humano é estudado de cabo a rabo, sequenciamento de DNA, estudos de performance em atleta e tudo mais. nao é preciso estudar e conhecer um cara da China até o Brasil pra saber que tem limites e nao sao poucos.
      os limites existem se voce quer se enganar isso é problema teu mas isso é estudado pela ciencia e sabemos pela prática que é verdade absoluta.
      pega qualquer cara que treine naturalmente há mais de 1 ano e compare os resultados.
      esse papo de dieta e treino pesado é conversa fiada, o negocio sao os hormonios mesmo que fazem o trabalho.

      Responder
  26. Agora se eu escrever uma materia ou em um forum, dizendo que voce deve se alimentar calculando suas calorias gastas diariamente, considerando suas atividades fora da academia, e assim calcular o quanto voce deve consumir de proteina, carbo, e etc consumindo nos horarios destinados a ingestao melhor dessa nutricao moldada especialmente PARA VOCE (nao exatamente por vc), que o descanso certo sera necessario para reconstrucao de suas fibras ”quebradas” durante o treino que novamente esta moldado para suas adaptacoes, e mudado conforme o tempo para estimulos diferentes para o musculo, sem falar da quantidade diaria de agua que facilitara a hipertrofia das celulas musculares. E claro, levando em conta seu peso atual e objetivos. E tambem realcando que isso se deve de muita dedicacao, estudo, determinacao e seus ganhos nao serao do dia pra noite.

    Ai eh uma materia mais ou menos, alguns vao curtir, boa parte nem vai comentar, outros vao criticar, alguns pulem essa materia e vao ler o quanto anabolizantes podem interferir nas suas vidas e outros vao simplesmente ignorar. A maioria neste ultimo, na verdade.

    Agora se eu disser que voce nao tera ganhos extremos sem anabolizantes, que existem treinos diferentes para ”bombados” e naturais, e que voce nao conseguir sem esteroides, que voce nao vai conseguir sem esteroides, que voce nao vai conseguir sem esteroides, que voce nao vai conseguir sem esteroides e o car****, NAO!!!

    Ai eh a melhor materia do mundo, eh a realidade absoluta, nunca li coisa melhor, eh tudo que eu precisava, ”ah agora ele ta falando a VERDADE”. Entao faz o seguinte meu amigo, enche o c* de anabolizante vive no teu mundo limitado de opiniao e ve se tu consegue alguma coisa, tipo ser o mais foda do mundo. Faz isso, serio mesmo! Adoraria ver!

    Melhor materia do site”

    Responder
  27. Caros amigos, o artigo esta excelente porém, não 100%. Afirmar que um natural não atinge bom nível de definição, é no mínimo negar a própria eficácia do esporte que tanto amamos, sou prova viva disto. Algum tempo atrás mantive uma rotina de treinos em que cheguei a um nível de definição DESCOMUNAL, acho que esta é a palavra mais adequada. Ouvi pessoalmente professores experientes dizerem que meu nível de definição era “impressionante”, sem contar os enumerados questionários que tinha que responder durante os treinos, tipo: ta usando oque? Como é tua dieta? etc… Admito que possuo uma genética favorável, mas acredito e afirmo com absoluta certeza que qualquer pessoa consiga o mesmo, o segredo esta em achar a intensidade certa para cada um, muitos acham que treinam intensamente, mas o quanto intenso é este treino é uma grande dúvida. O mesmo acontece com a dieta e os aeróbicos. Antes que alguém diga que sou uma exceção, NÃO sou, e quem quiser discordar fique a vontade, mais saiba que é um alienado! daqui a pouco vou ouvir que um natural não poderia nem treinar mais, é um retrocesso ao esporte.

    Responder
    • Pessoas como voce salva o que muitos lutam para desmitificar aqui no Brasil, onde aparentemente tudo eh “bomba”, se eh forte eh ”bomba”, eh definido ou magrinha com musculos eh ”bomba”.

      Algumas pessoas tem que abrir mais a cabeca ou simplesmente por a prova do que sao capazes realmente dentro dos fatores da musculacao e hipertrofia
      Ao inves de apoiarem pensamentos do tipo citado acima..

      Responder
  28. Eu que sou natural também fico muito satisfeito qndo as pessoas olha pra mim e dizem que estou crescendo, as pessoas, grande parte, não tem paciencia e por outros motivos e usam Ae’s, eu quero ver meu limite de força e ganho de massa muscular, seguir a vida na academia como um esporte.

    Responder
  29. Acho engraçado quando falam para comer 2g de proteína para cada kilo de peso corporal, sendo que aproximadamente 70% do peso que temos no corpo é água. Realmente não compreendo muito bem essa relação.

    Responder
  30. por favor se treinar deixasse gigante os maiores seriam os PEDREIROS que levantam peso todos os dias por horas a fio. é obvio que o treino natural sem adicao de hormonios exogenos nao trará resultados absurdos.
    nao espere mais de 40cm de braco já no primeiro ano pois isso nao existe. o negocio é treinar nos primeiros anos sem esperar muita coisa em resultado é a unica maneira que conheco pra nao desistir.
    vai treinando e nao espere muita coisa nao pois nao haverá.

    Responder
  31. Agora deixa eu aproveitar e perguntar, vamos dizer que fiz um ano de academia sem usar anabolizantes, cheguei ao meu topo e não fiquei satisfeito resolvi “bombar” e assim consegui o que considero ideal pra mim agora pra manter isso terei que ficar clicando sempre?

    Responder
  32. Maravilhoso- a descrição de um natural está muito próximo da plenitude máscula ; Homem digníssimo cuja cultura é crescer . Tenho quarentena deles, estou nos meus primeiros espaços semanais consecutivos de academia ( aqui, em portuga , nos referimos como ‘ginásio ‘) e sinto que estou a renascer. Preciso muito da vossa ajuda preciosa , digo, dieta ou nutrição , pesos e forma de abordar o ferro , os melhores e ou mais difíceis actos de mandar bala ( riso sobre uma expressão deliciosa ) suplementos de amino de glutamina de proteína de testosterona de hidratos de carbono creatina de beta alanina de C L a ,,,, enfim . de muita e valiosa informação

    Responder
  33. Lixo de artigo, dizer que só com uso de drogas anabólicas alguém conseguirá resultados na musculação só o estigma do esporte como algo não saudável e restrito a uma submundo ilegal e trapaceiro. E por este artigos que a musculação continuará com fama ruim na sociedade em relação a outros esportes, e os fisiculturistas continuarão a ter imensa dificuldade para obter patrocínios, que empresa vai associar sua imagem a uma atleta que utiliza drogas e pratica algo não-saudável…..Lamentável e desanimador para quem via a musculação como algo saudável e limpo.

    Responder
  34. Sinceramente, um dos melhores artigos que já li, sou natural e tenho muita facilidade de ganhar massa muscular, vocês poderiam postar artigos assim direcionado a os “naturais”, afinal, quanto mais conhecimento melhor!

    Responder
  35. Ai galera, quero deixar minha opnião. Eu sou natural, treino apenas à 8 meses, quando comecei a treinar tinha 29cm de braço e pesava 58kg kkkk (frangão),
    eu nunca tive dieta elaborada, só conto os macros, e sempre utilizei de treino ABCDE e ABC2x alternando à cada 2 meses mais ou menos. Hoje estou com 73kg, 37cm de braço e cerca de 14% de BF. Acredito que um natural pode chegar à uns 42 cm de braço com um corpo definido com músculos nítidos e simétricos, até porque conheço muitos assim. Além de não ser uma coisa exagera e desproporcional como o corpo de alguns caras que usam anabolizantes. Porém acho que leva ai questão de 2 anos com muita disciplina e muita dedicação e foco, e depende da genética e de como era seu corpo quando iniciou. Eu não pretendo usar AEs pois o objetivo que espero é um corpo fitness e não “monstro”. Enfim, acho que meus resultados vieram rápido e os ganhos ainda estão bem progressivos. Abraços!

    Responder
  36. Eu sou competidor Men’s physique e treinador a vários anos e realmente o artigo é bem interessante é verdadeiro.
    Minha última competição cheguei aos 3% de bf é realmente chegar aos 8% de bf natural é difícil , além do mais natural a massa muscular irá embora.
    Levo utilizando Esteróides faz uns 4 anos e realmente é outro nível.
    Minha opinião é se alguém que dedicar a competir sem esteróides é difícil.
    Agora se o objetivo é um corpo legal e estético com um bom treino feito por um bom profissional e uma dieta legal o shape pode ficar muito bacana.

    Responder
  37. Eu assisto os vídeos do Jon Venus e também do Vegan Gains no Youtube. Eles são bodybuilders veganos, não toma hormônios e possui uma dieta bastante calórica… Quem procura saber se é possível atingir uma musculatura boa e estética, deem uma olhada nesses canais.

    Responder
  38. Fera, acho que sou mutante kkkk 90kg definido, maior que muito cara na academia, 45cm na braceta, 9% de gordura… Essa matéria não é pra mim, não tomo nem nunca tomei nenhum suplemento ou anabolizante, e não discrimino que toma. Abraço.

    Responder
  39. eu treino a 8 meses, ganhei 15 quilos so de massa magra, fui de 60 quilos pra 75, oque mais cresceu foram meus braços estou com 39, bf 8% alguns conseguem, pra voce ver nem suplemento eu como, nem sigo dietas loucuras, como pizza, x-tudo, tenho genetica de ectomorfo, como feito um leão e NATURAL, todos duvidam mais eu sei que sou NATURAL, e os que tomam anabolizantes morrem de inveja do meu BF por que vejo muitos que aplicam e me chamam com um percentual de gordura maior que o meu e so lamento pros fracassados, não acreditam no seu propio potencial ai faz uso de drogas fracassados e ponto diciplina no treino e tudo, faço drop7 todos dias pernas braços efeito punp e avassalador fico com 42 cm efeito pump, so lamento pra quem usa anabolizantes nao poderam treinar uma vida inteira como um cara natural como eu, e nunca saberam oque e ficar 2 horas sem gozar fazendo uma mina gozar 2 vezes so em uma transada.

    Responder
  40. Esta na hora de acabar com esta hipocrisia mesmo. Chega de enganar adolescentes com propagandas de suplementos e vídeos idiotas do youtube. Hora de jogar a real como este artigo acima.

    Responder
  41. O foda é esse pessoal que acompanha esse caras feito o Felipe franco e companhia que fica com essa ideia hipócrita de “se você não cresce definido, você é frango” , quando na verdade é impossível um natural ficar grande e definido como o fe,

    Já vi muitos assim, e já fui um deles, o artigo disse a real,. Sem hipocrisia, doa em quem doer, o choro é livre, abram o olho pra mentores hipócritas e mentirosos

    Responder
    • O Frank Medrano nao é “giga”, ele é apenas extremamente definido. Ele é o tipo de cara q qdo ta vestido a maioria nem percebe q treina e seria taxado de frango. Ele tem 1,75m e cerca de 73 kg. Eu tenho 1,75m e peso 80, to c 10% de BF, mas ele tem uma qualidade de definiçao sinistra…por isso ele se destaca .Como ressaltado no artigo, muitos naturais conseguem manter um baixo percentual de gordura pela genetica. Ser um frango definido é relativamente facil c dieta e termongenicos, principalmente sem vc tem uma genetica privilegiada. Ser um monstro barrigudo e c braço de mortadela sem definiçao tambem, só treinar pesado e comer tudo pela frente. A questao é ficar MONSTRO e DEFINIDO sem uso de anabolizantes! Alias, raramente vc vai encontrar um bodybuilder q assuma ser usuario de anabolizantes, todos se dizem “naturais”. Vou citar alguns bodybuilders q sigo e se declaram naturais: Anton Antipov, Lazar Angelov, Ulysses Jr e Jeff Said….mas é obvio q nao sao.

      Responder
  42. Esta é a minha realidade. Voltei a treinar com regularidade nos últimos seis meses e luto muito para controlar o peso. As vezes tenho a impressão que estou ganhando massa magra mas quase sempre é gordura mesmo.
    Fatalmente… aos 47 anos e com um histórico de hábitos desregrados de alimentação e bebidas alcoólicas restou m um legado pesado no corpo.
    Mas com determinação sigo em frente.
    excelente matéria. Parabéns

    Responder
  43. Concordo, mas em partes. Sou ectomorfo e com dieta rígida, fico extremamente riscado (peito, costas, pernas…) e sem uso de eas.

    Responder
  44. Discordo .Eu e muitos amigos meus chegamos ao corpo desejado sem tomar nenhum suplemento .Para quem quer ficar grande ou definido rapidamente sim tome suplemento mais para quem ve isso como um estilo de vida não é uma regra tomar suplemento .Até porque quem nao pode comprar então nunca será maromba? Kk engano seu .obs: Pesquisa sobre OLENA ela é natural e maravilhosa e é só um dos naturais .até

    Responder

Deixe um comentário

Hipertrofia.org Newsletter

Receba o melhor conteúdo do site direto em seu email (no máximo 2 por semana).