Como identificar um usuário de esteroides enrustido

Pessoas que propositalmente omitem o uso de esteroides (enrustidos ou falsos naturais), são um grande problema na musculação, e eles estão por todos os lados – na academia da esquina, em propagandas de suplementos farinhentos, tentando vender e-books que prometem ganhos milagrosos e até em canais de musculação do Youtube.

O problema ? Uma infinidade de pessoas creem cegamente que estas pessoas conquistaram estes físicos naturalmente, e depois de alguns anos treinando, ao ver que o corpo está longe de ser qualquer coisa parecida com aquilo, acabam desanimando ou apelando precocemente para esteroides anabolizantes por pensar que a genética não tem mais nada para entregar, sendo que o problema era apenas uma questão de adquirir a mentalidade correta sobre o treinamento natural.

Antes de prosseguir com os “métodos” para detectar um falso natural, é bom deixar claro que existem pessoas com genéticas muito boas espalhadas pelo mundo, nada do que for falado a seguir é um decreto inegável de que alguém é usuário de farmacológicos, contudo, se alguém se encaixa como uma luva em alguns itens, as chances desta pessoa ser um usuário de esteroides são bem favoráveis.

Com isto dito, veja vários detalhes e nuances para você julgar com mais embasamento uma pessoa que jura de pés juntos que não é usuária de esteroides anabolizantes:

– Naturais dificilmente conseguem adquirir muita massa muscular com baixos níveis de gordura corporal, pelo menos ao ponto de ver músculos estriados e alta vascularidade.

estriamento

– Enquanto ginecomastia pode aparecer naturalmente na adolescência, um cara adulto, com quantidade de massa muscular acima do comum e ainda com ginecomastia visível, provavelmente não adquiriu o problema por causa da puberdade.

– Nenhum fisiculturista profissional é natural, ponto.

– Nenhum atleta que compete na categoria Mens Physique é natural também, só porque eles não tem o tamanho massivo de um Mr. Olympia, não quer dizer que eles sejam naturais. Atletas desta categoria apenas tem requerimentos distintos.

mens

– A maioria das pessoas que ganham a vida com o corpo (e são grandes), desde o Hugh Jackman até aquele vlogger que jura que é grande por causa dos suplementos do patrocinador, estão usando esteroides. Quando fama e/ou dinheiro entram em jogo, os shots entram também.

– Estrias grandes na região das articulações do ombro são um forte indicativo de crescimento muscular acelerado pelo uso de esteroides. E quando falamos grandes, estamos nos referindo a estrias longas e largas. Estrias pequenas (em alguns casos longas), mas sempre finas, são comuns até em pessoas que não treinam.

Publicidade

estrias ombro

– Naturais com peitoral e trapézio volumosos são extremamente raros. Braços com 45 centímetros e pouca gordura corporal, também.

– Basicamente, um usuário de esteroides anabolizantes consegue construir massa muscular em quantia e velocidade acima do comum, consegue usar cargas acima do comum, realizar vários tipos de atividades aeróbicas sem afetar seu crescimento e muitas vezes portando pouca gordura corporal. Um natural, por outro lado, pode construir um físico bom, mas ao tentar baixar o percentual de gordura, muita massa muscular tende a ser perdida junto. A desproporção de massa muscular para definição é o detalhe que mais identifica um usuário de esteroides de um natural.

Quer ter uma estimativa honesta e realista de quanta massa muscular é possível construir naturalmente ? Leia isto. No mais, se alguém que se diz natural parece se enquadrar demais à esta lista, fique com um pé atrás a respeito dessa “naturalidade” e principalmente com o que ele tem a dizer.

“Mas eu tenho essas características e sou natural”

Ótimo!

Você provavelmente tem uma boa genética. Parabéns.

Mas isto não representa a maioria das pessoas.

Basta olhar em volta dentro de qualquer academia e você não verá pessoas com bastante massa muscular e pouco percentual de gordura, músculos fibrados e alta vascularização muscular.

Estas pessoas são a minoria, e dentro dessa minoria há outra minoria que pode ou não estar usando esteroides e omitindo o uso. São dessas pessoas que o texto trata.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×