Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cardio definição e discussão.

Ruy Barbosa
Ir para solução Solucionado por Visitante ,

Posts Recomendados

Postado

Pessoal eu gostaria de começar com uma definição de cardio:

" Cardio é a abreviação de exercício cardiovascular, e essencialmente, é qualquer atividade que coloca seu coração para trabalhar mais rápido que o normal."

Nesse sentido a caminhada dificilmente pode se encaixar nisso. Natação como lazer, tampouco. Não via, quando nadava, as pessoas treinando tempo, mas aprendendo a nadar. 

É nesse sentido que, pra mim, e coloco isso em discussão, cardio é nadar com tiros ou médias a longas jornadas, corrida, subir ladeiras correndo ou com pesos, ciclismo em velocidade acima do passeio ou em ladeiras. 

O que não é cardio: tiro desportivo, velejar, andar de moto, caminhar, a dar de skate, levantar peso... 

O meu ponto é que é fácil demais cair na mentira - e mentimos muito, inclusive pra nós mesmos - que a caminhada de 40 minutos, ida e volta, até a academia é um bom cardio. Ou começamos a correr, temos uma distensão e substituímos a corrida por algo que pouco afeta a frequência cardíaca (todos os exemplos são meus). 

Nesse sentido, tem um cardio melhor? Subir escadas, por exemplo, seria (ou dependeria da velocidade)? Como incorporam o cardio na rotina? E meia hora, três vezes na semana, é o mínimo? Existe máximo pra quem quer hipertrofiar?

É essa discussão que queria levantar, já que é consenso que cardio é necessário, mas pouca discussão que vá além disso. E se já houve essa discussão, peço desculpas mas apareceram mais de 6000 tópicos com cardio, não pude ler todos. 

Postado
Em 30/03/2024 em 12:11, Ruy Barbosa disse:

é qualquer atividade que coloca seu coração para trabalhar mais rápido que o normal."

Nesse sentido a caminhada dificilmente pode se encaixar nisso

Como não ? Se for considerar um coração normal a 70-80bpm, uma caminhada média de 5km/h já vai levar ele pra uns 100-110bpm, isso não seria acima do normal ? Uma caminhada com inclinação a 6km/h pode deixar até uns 130bpm, pela sua própria lógica, muita coisa poderia ser considerada cárdio, cárdio ão é só Tiro onde vc coloca o coração no limite.

Postado (editado)

E respondendo sobre cardio melhor, cardio melhor é aquele que vc gosta de fazer, ou odeia menos. Não adianta ir pra escada na academia e deixar metade do peso do corpo apoiado, assim como não adianta fazer uma bike mexendo no celular leve, ou uma caminhada a 2km/h.

Cardio bem feito, com batimentos médios acima de 60% da capacidade do coração (o que também não é exato)

Homens: 220 - idade e depois multiplicar esse valor por 0.60 e 0.75;
Mulheres: 226 - idade e depois multiplicar esse valor por 0.60 e 0.75.

Editado por Oliveiralan
Postado
Em 30/03/2024 em 12:17, Oliveiralan disse:

Como não ? Se for considerar um coração normal a 70-80bpm, uma caminhada média de 5km/h já vai levar ele pra uns 100-110bpm, isso não seria acima do normal ? 

É acima do normal mas não é cardio.

@Ruy BarbosaFaltou citar a informação principal, qual é o teu objetivo?

Postado
Em 30/03/2024 em 13:04, Bruuninho disse:

@Ruy BarbosaFaltou citar a informação principal, qual é o teu objetivo?

É definir metas pra mim, e se possível ajudar outros que talvez também foquem pouco no cardio, ou se enganem como wu próprio fiz por um bom tempo. De certa maneira é me motivar a, além das caminhadas que já faço, focar em um cardio de qualidade  Eu era atleta, cardio era o foco. Hoje é o oposto, a musculação é o foco. Atletas focam em tempo, não em mínimo e máximo de cardio. 

Postado
Em 30/03/2024 em 13:43, Ruy Barbosa disse:

É definir metas pra mim, e se possível ajudar outros que talvez também foquem pouco no cardio, ou se enganem como wu próprio fiz por um bom tempo. De certa maneira é me motivar a, além das caminhadas que já faço, focar em um cardio de qualidade  Eu era atleta, cardio era o foco. Hoje é o oposto, a musculação é o foco. Atletas focam em tempo, não em mínimo e máximo de cardio. 

Caminhada pode ser cardio de qualidade.

Você era atleta do quê? nunca vi um atleta focar em tempo. E esse lance de mínimo e máximo é bullshit.

Teu maior problema é não ter um objetivo.

Postado

Ou começamos a correr, temos uma distensão e substituímos a corrida por algo que pouco afeta a frequência cardíaca (todos os exemplos são meus). 

Nesse sentido, tem um cardio melhor? Subir escadas, por exemplo, seria (ou dependeria da velocidade)? Como incorporam o cardio na rotina? E meia hora, três vezes na semana, é o mínimo? Existe máximo pra quem quer hipertrofiar?

É essa discussão que queria levantar, já que é consenso que cardio é necessário, mas pouca discussão que vá além disso. E se já houve essa discussão, peço desculpas mas apareceram mais de 6000 tópicos com cardio, não pude ler todos. 

Isso depende de vários fatores subjetivos.

Desde a própria anatomia(altura, peso, comprimento dos membros, condições de saúde ou limitações) até disponibilidade de horários.

A forma que eu julgo mais simples é lidar a atividade aeróbica é igual se lida com os treinos, com progressão de volume e/ou intensidade, numa faixa que seu corpo seja desafiado a sofrer uma adaptação.

Postado
Em 30/03/2024 em 13:04, Bruuninho disse:

O foco foi mostrar que a frase dele não faz sentido, se considerar cardio somente por estar acima do normal.

Como falei, maioria considera cardio acima de 60% da frequencia cardiaca máxima.

Postado
Em 30/03/2024 em 15:50, Oliveiralan disse:

O foco foi mostrar que a frase dele não faz sentido, se considerar cardio somente por estar acima do normal.

Como falei, maioria considera cardio acima de 60% da frequencia cardiaca máxima.

60% é o mínimo, porém não quer dizer que é uma boa zona de treinamento.

Treinar nessa faixa é tão útil quanto supinar com 10kg sabendo que suporta 100kg. Vai ter algum benefício fazendo isso? com certeza. Precisa melhorar muito para ficar ruim? sim.

Postado
Em 30/03/2024 em 16:40, Bruuninho disse:

Treinar nessa faixa é tão útil quanto supinar com 10kg sabendo que suporta 100kg. Vai ter algum benefício fazendo isso? com certeza. Precisa melhorar muito para ficar ruim? sim.

E é por isso que é importante - me desculpem até insistir na redundância - repetir essa questão. Uns meses atrás fui em um médico e houve alguma cobrança nesse sentido. De elevar batimentos cardíacos para ser considerada atividade física aeróbica. Eu recomecei a correr, me machuquei e é fácil demais, ainda mais quando o corpo está melhor que o de vários militares da ativa (talvez de todos, na última reunião de turma que fui), se enganar e fingir que está tudo bem. Claro que eu quero hipertrofia, mas só isso não resolve. Só força não resolve. Por isso meu objetivo é melhoria da saúde. Pedalar na academia ontem já me deixou com menos dores nas costas hoje. E foi um dia de exercícios aeróbicos com alta intensidade (e ainda baixa resistência). 

O que eu quero é definir o bom, sair do ruim, e manter isso como norte. Mas acredito que seja como levantar peso, o bom é superar a minha própria capacidade dia a dia.

Obrigado pelas respostas.

Postado (editado)
Em 30/03/2024 em 16:40, Bruuninho disse:

Aí já não concordo, cardio não tem como comparar com o supino, essa faixa durante 1 hora, 2 horas é um bom cardio. 

assim como 20 minutos de hitt, cardio de média intensidade e longo tempo é super recomendado. 

Editado por Oliveiralan
Postado
Em 30/03/2024 em 18:30, lorenzo_EP disse:

São exercícios diferentes, que mobilizam vias energéticas diferentes, com objetivos diferentes.

Um cardio moderado por uma hora vai ser bom pra saúde cardiovascular, manter o colesterol em bons níveis, etc. Mas não vai causar grandes adaptações no corpo. Visa mais saúde.

Um hiit (bem programado) causa adaptações, entre elas aumento de densidade mitocondrial e elevação do limiar anaeróbio. Além da saúde, vai ocasionar um ganho de performance.

Lorenzo, uma excelente colocação, mas - e até peço desculpas se isso vai ser uma coisa polêmica - poderia definir o que é um hiit bem programado?

Eu confesso que pensei em subir algo como 5 andares de escada na velocidade máxima possível, ou o exemplo clássico de subir uma arquibancada de um estádio, ou pedalar 30min com tiros de 1 a 2 minutos (hoje eu consigo ridículos 30s).

Postado

São exercícios diferentes, que mobilizam vias energéticas diferentes, com objetivos diferentes.

Um cardio moderado por uma hora vai ser bom pra saúde cardiovascular, manter o colesterol em bons níveis, etc. Mas não vai causar grandes adaptações no corpo. Visa mais saúde.

Um hiit (bem programado) causa adaptações, entre elas aumento de densidade mitocondrial e elevação do limiar anaeróbio. Além da saúde, vai ocasionar um ganho de performance.

Exatamente.

Postado
Em 30/03/2024 em 17:59, Oliveiralan disse:

Aí já não concordo, cardio não tem como comparar com o supino, essa faixa durante 1 hora, 2 horas é um bom cardio. 

assim como 20 minutos de hitt, cardio de média intensidade e longo tempo é super recomendado. 

O que faz esse treino ser bom? não há motivos para alguém saudável se arrastar por 1~2 horas diárias.

Cardio de baixa intensidade é para casos específicos, para pessoas saudáveis os benefícios são poucos.

Sim, o cardio moderado é ótimo e bem diferente do cardio leve.

Em 30/03/2024 em 18:41, Ruy Barbosa disse:

Eu confesso que pensei em subir algo como 5 andares de escada na velocidade máxima possível, ou o exemplo clássico de subir uma arquibancada de um estádio, ou pedalar 30min com tiros de 1 a 2 minutos (hoje eu consigo ridículos 30s).

Esse negocio de ficar subindo escada ou arquibancada é furada, pior coisa que você pode fazer.

Recomece devagar, se quiser acelerar tu vai se machucar de novo. 

Pedalar é uma boa para ti, e não precisa dar tiros extremamente intensos. Começa numa intensidade que você consiga pedalar esses 60~120 segundos, depois tu aumenta a intensidade.

Postado
Em 30/03/2024 em 19:17, Bruuninho disse:

O que faz esse treino ser bom? não há motivos para alguém saudável se arrastar por 1~2 horas diárias.

Como não ? Dia que não treino faço 1 hora andando de boa pra queimar calorias necessárias do dia, como o Lorenzo disse, pra saúde, é bom.

Acima de 60% do batimento maximo e constante é cárdio moderado, pra mim cardio de baixa intensidade é uma caminhada até a padaria ou um sexo kkk

Postado
Em 30/03/2024 em 19:22, Oliveiralan disse:

Como não ? Dia que não treino faço 1 hora andando de boa pra queimar calorias necessárias do dia, como o Lorenzo disse, pra saúde, é bom.

Acima de 60% do batimento maximo e constante é cárdio moderado, pra mim cardio de baixa intensidade é uma caminhada até a padaria ou um sexo kkk

60% é leve, é o mínimo.

70% já é moderado.

Postado (editado)

Cardio de baixa intensidade é para casos específicos, para pessoas saudáveis os benefícios são poucos.

Esse negocio de ficar subindo escada ou arquibancada é furada, pior coisa que você pode fazer.

Recomece devagar, se quiser acelerar tu vai se machucar de novo. 

Pedalar é uma boa para ti, e não precisa dar tiros extremamente intensos. Começa numa intensidade que você consiga pedalar esses 60~120 segundos, depois tu aumenta a intensidade.

Eu me expressei mal. O que eu consigo manter por pouco tempo é o tiro. Claro, ainda consigo pedalar uns 20km, mas não mantendo uma frequência cardíaca mais intensa. Eu vou levar o smartwatch e tentar setar por ele uma boa frequência e aí começar a aumentar o tempo gradativamente. 

Editado por Ruy Barbosa
  • Solução
Postado
Em 30/03/2024 em 19:31, Ruy Barbosa disse:

Eu me expressei mal. O que eu consigo manter por pouco tempo é o tiro. Claro, ainda consigo pedalar uns 20km, mas não mantendo uma frequência cardíaca mais intensa. Eu vou levar o smartwatch e tentar setar por ele uma boa frequência e aí começar a aumentar o tempo gradativamente. 

É isso mesmo, mantenha uma intensidade suportável durante os tiros, você não precisa ir no limite q teu corpo aguenta.

Ajusta o tempo entre tiros e recuperação para manter uma média de 70~75%, faço isso em TAFs e a resposta é sempre positiva. Com o passar do tempo você diminui o tempo de recuperação, depois aumenta o tempo dos tiros.

Não esqueça de encaixar treinos mais longos e hiits curtinhos, assim você melhora ainda mais o VO2 e a resistência física.

Postado
Em 30/03/2024 em 18:41, Ruy Barbosa disse:

poderia definir o que é um hiit bem programado?

Com periodização e progressão. Caso contrário, o corpo não se adapta. Isso vale pra um treinamento pra hipertrofia, e pra cardio também.

Postado

Cardio de baixa e média intensidade são excelentes pra saúde e pra perder peso. Dizer que não servem pra nada é retardação mental e vontade de criar treta gratuita.

Postado
Em 31/03/2024 em 08:18, Lucas, o Schrödinger disse:

Cardio de baixa e média intensidade são excelentes pra saúde e pra perder peso. Dizer que não servem pra nada é retardação mental e vontade de criar treta gratuita.

Retardação mental é não saber interpretar um tópico, ele não quer apenas perder peso ou melhorar a saúde.

E pqp, é óbvio que qualquer cardio é bom para saúde, porém o cardio LEVE é praticamente inútil quando comparado com os cardios de média e alta intensidade PARA OS OBJETIVOS DELE.

Enfim, deixa pra lá, nego nunca "correu", nunca perdeu gordura e quer falar m#. Chega a ser engraçado ver a galera do "cardio de baixa intensidade" caminhando a 100~110bpm, perdendo pouquíssima gordura e sem nenhuma condição de correr ou fazer uma atividade intensa por mais de 3 minutos contínuos.

Continuem achando que cardio de BAIXA INTENSIDADE é ótimo para perder gordura. 

Postado
Em 31/03/2024 em 09:53, Bruuninho disse:

Continuem achando que cardio de BAIXA INTENSIDADE é ótimo para perder gordura. 

Cardio algum é "bom" pra queimar gordura, o que vai fazer isso é o déficit calórico. 

Em um cutting, a recuperação já fica comprometida, então fazer cardio de alta intensidade vai prejudicar ainda mais isso. O foco aqui tem que ser o treinamento com pesos, com manutenção e e ganho de força. Fora que cardio de alta intensidade tende a reduzir o NEAT e, consequentemente, o gasto calórico total. Cardio de alta intensidade aumenta a fome também. Portanto, em um contexto de cutting, ou seja, de queima de gordura, cardio de baixa e moderada intensidades é melhor.

Cardio de alta intensidade encaixa muito melhor num contexto de bulking/manutenção. É essa a hora de desenvolver adaptações nesse sentido.

Postado
Em 31/03/2024 em 10:02, Lucas, o Schrödinger disse:

Cardio algum é "bom" pra queimar gordura, o que vai fazer isso é o déficit calórico. 

E eu aqui tentando compensar o bulk sujo com os cardios, descobri agora que é o déficit calórico que manda.

giphy.gif

Postado

mentimos muito, inclusive pra nós mesmos - que a caminhada de 40 minutos, ida e volta, até a academia é um bom cardio

Se teu objetivo é saúde e estética, é um bom cardio, cara. Antes eu treinava 5-6 vezes por semana e caminhava 40-50 minutos (portanto praticamente todos os dias) pra ir e voltar. Quando troquei de academia e comecei a ir de carro, shape, disposição, sono, pioraram tudo. Ganhei alguns kg meio rapidamente, consequência de não ter ajustado a dieta à atividade reduzida. Depois peguei um trampo que exige muita caminhada, geralmente tenho batido 15-20 mil passos por dia, e tem tudo melhorado de novo. Então não cai nessa de menosprezar a importância de uma caminhada e de se manter fisicamente ativo de forma geral, mesmo que em atividades que não vão necessariamente melhorar tua performance atlética.

Postado

Enquanto eu não for um idoso ou alguém com obesidade ou sem saúde, cárdio pra mim não será uma caminhada de passeio no parque.

Um passeio no parque ajuda pra saúde? Ajuda. Se vc é saudável e pode mais, porque não fazer?

No treino de musculação tentamos a todo custo subir a intensidade, me pergunto porque no treino de cardio seria diferente.

Entendam que 1 complementa o outro. Não é somente uma questão de saúde ou emagrecimento, fazer cardio mais intenso realmente irá te ajudar nos treinos com pesos. 

Postado
Em 31/03/2024 em 12:03, Vitor_Maromba disse:

Enquanto eu não for um idoso ou alguém com obesidade ou sem saúde, cárdio pra mim não será uma caminhada de passeio no parque.

Passeio no parque = caminhada lenta que não envolve esforço algum. Uma caminhada "true" é a perto do limite do teu corpo pra caminhar (quanto mais alta a pessoa, maior, naturalmente), movido por aquele objetivo de chegar rápido num lugar caminhando. Um pouco mais rápido, já vira um trote. Se a pessoa tá descondicionada, já é suficiente pra ficar um pouco ofegante. E pra muitos pode ser a diferença entre ficar 40 minutos a mais no dia com a bunda sentada na cadeira, além das 10+ horas que o cara já fica sentando, ou investir esse tempo numa atividade física, ainda que leve.

Em 31/03/2024 em 12:03, Vitor_Maromba disse:

Se vc é saudável e pode mais, porque não fazer?

Pra mim, a principal razão é não gostar, e a segunda é não ter nenhum objetivo relacionado a isso. Não pratico esportes competitivos, não quero competir em corridas, bater metas, nada disso. Na minha condição atual consigo fazer com facilidade todas atividades física do dia a dia, transo pelo tempo que quiser, corro 2,4 km em 12 min de boa sem me preparar pra isso, nado 200 m no mar em menos de 5 minutos. Se eu não perder esse nível, tá de boa, e pra isso não preciso progredir intensidade como faço na musculação. Faço bastante atividade física (principalmente caminhada) todos os dias da semana, +2 HIIT curtos por semana (alterando corrida e nado), e eras isso.

Postado
Em 31/03/2024 em 10:20, Bruuninho disse:

E eu aqui tentando compensar o bulk sujo com os cardios, descobri agora que é o déficit calórico que manda.

Sei que vc é troll, mas vou responder pela comunidade…

O cardio no bulking vai aumentar o gasto calórico e, consequentemente, reduzir o saldo calórico. Com um saldo calórico menor, o particionamento das calorias melhora.

O cardio tb pode melhorar a eficiência metabólica e isso tb pode melhorar o particionamento.

Não tem relação alguma com queima global de gordura. 

O ponto é: cardio de todas as intensidades são boas ferramentas e cardio de baixa intensidade tem seu lugar, tá mto longe de ser inútil.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...