Home / Treino / 4 Dicas Simples Para Construir Costas Largas

4 Dicas Simples Para Construir Costas Largas

Clique aqui

Eu não me canso de ver como a maioria das pessoas são mal informadas quando o assunto é treinamento. Todo mundo quer ficar gigante e forte, mas poucos compreendem como canalizar seus esforços para chegar lá.

Para a maioria dos iniciantes o treinamento é simplesmente construir um peitoral e braços gigantes. Semana após semana eles se escravizam fazendo séries sem fim de supino e rosca direta em busca de massa muscular.

Costas de Dorian Yates
Costas de Dorian Yates

Quem já esteve nessa situação sabe que esta busca não vai levar ninguém a lugar algum.

Enquanto um peitoral e braços bem desenvolvidos são extremamente importantes para um físico completo, a verdade é que estes dois músculos tem um papel pequeno no corpo quando comparados a um músculo muito maior e forte, que a maioria das pessoas negligenciam no treinamento.

Clique aqui

E é claro que estou falando das costas(dorsal, trapézio, eretores da espinha, romboide e lombar). As razões para a maioria das pessoas negligenciar o treino para as costas geralmente são estas:

1) As costas não ficam à amostra como os braços, por exemplo.

2) Não podemos vê-la no espelho.

3) Um treino de verdade para as costas é muito mais estressante para o corpo do que um treino para o peito ou braços.

4) A maioria dos marombeiros simplesmente não sabem da importância do treinamento das costas.

Deixa eu te contar um segredo:

Se você quer ficar gigante, denso e forte, nada completará esta tarefa melhor do que ter costas bem desenvolvidas. De fato, cerca de 70% da parte superior do corpo é constituída pelos músculos das costas.

Ok, então largue essa barra do supino ou da rosca direta e veja um treino simples, porém efetivo para construir aquelas tão sonhadas “costas largas”.

Existe 4 movimentos obrigatórios que você precisa fazer para desenvolver as costas:

1)      Levantamento Terra – É difícil expressar a importância desse movimento. Não existe exercício no mundo que chegue perto do levantamento terra quando o assunto é construir os músculos das costas. Este exercício trabalha do dedão do pé até o pescoço. O levantamento terra pode estimular o crescimento de todos os músculos das costas e deve ser a base do seu treino.

2)      Um movimento de puxada vertical – Estes exercícios geralmente recrutam o dorsal e são responsáveis por gerar aquele aspeco largo das costas e o formato em “V” visto de trás. Exemplos de exercícios com puxada vertical são: barra fixa e puxada  atrás/frente.

3)      Um movimento de puxada horizontal – Estes movimentos têm ênfase na parte superior e média das costas, mas também estimulam o dorsal. Existem diversos exercícios nessa categoria: serrote, remada sentada, remada curvada e todos os outros que fazem um movimento de puxada feitos na horizontal.

4)      Um movimento de encolhimento – Não é tão importante como os movimentos acima, mas um exercício que atinja o trapézio ainda é necessário para deixar o treinamento para costas completo. Como o próprio tipo de movimento sugere, um encolhimento feito com halter ou barra já cumpre a missão.

Resumindo:

Levantamento Terra – 2 Séries de 5 a 7 repetições
Barra-Fixa – 2 Séries de 5 a 7 repetições
Remada Curvada – 2 Séries de 5 a 7 repetições
Encolhimento com barra – 2 Séries de 10 a 12 repetições

Para algumas pessoas pode parecer pouco, mas se você conseguir fazer todas as séries até a falha muscular e focar o treino na qualidade dos movimentos e não na quantidade, esta rotina consegue garantir o máximo de estímulo para o crescimento das costas.

Sobre Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação são baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.
Clique aqui para saber mais

30 comentários

  1. israel carlos goos

    realmente amigo rsrsrsr, bem extressante para o corpo mas por esperiencia propia FUNCIONAL ! OBRIGADO..

  2. vai tenta abraça esse doidao ai da foto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. mt bom, levantamento terra realmente é indispensável!
    OSSSSSSSS

    • OSSSSSSSS??? WHATAFUCK OSSSS ??????????????????????????????????????????????????????????

      • Lucas Vinicius

        OSSS é dito por praticante de Muay Thai, nao sei se é dito por outras artes marciais, mas enfim.. É uma forma de cumprimento..

      • Oss é uma saudação japonesa, mas utilizada por praticantes do jiu jitsu e caratê, mas também utilizada pelos praticantes de outras artes marciais. A saudação do muay thai é sawadee krap para os homens e sawadee kha para as mulheres.

        • OSSS = É OSSO!! KKKKKKKKKK

          • nao eh oss,e sim OSSU「押忍」(おっす)!!!
            e ja dito pelo Jão,é uma saudação japonesa,q vem do Ohayou Gozaimasu (おはようございます) q significa bom dia.

      • Gustavo Ramos

        Tudo errado, OSSU é um sinal de respeito da cultura japonesa muito usada em artes marcias japonesas como o karate, judo, jiu jitsu, aikido etc… e não tem uma tradução pré definida como “bom dia” , é como um “sim senhor”, “entendi” ou “obrigado” e por ai vai ….

    • Mano, isso é de Judo – Jiu jitsu: Onegai shimasu= Permissão para agrarrar, ou então: Debater-se. Quando começa uma luta, ossu ou oss é uma forma de cumprimento.

    • ♦O tópico é desenvolvimento da dorsal e não de formas de saudações. Frangos do K@[email protected]*!

  4. Nao consegue garantir o maximo de estimulo nao, apenas estamos estimulando todo o conjunto de musculos e nao somente a parte externa como e o costume.

    Acho que o treino tem que ter um pouco mais de volume para estressar bem cada parte das costas

  5. Nao consigo fazer o levantamento terra corretamente! ja tentei varias e varias vezes, tenho um problema na coluna que me impede de faze-lo, sei de sua importancia mais com qual exercicio poderia substituilo? obrigado

  6. 2 series, só ??? achei que no mimino eram 3 series ! mais agostei das dicas, mto bom o site !!

    • Se vc acha q seu corpo responde melhor com 3 series, então que seja 3 séries… o importante é vc conhecer seu corpo e saber oq vai te fzer crescer. Esse resumo de treino é só um exemplo, temos que lembrar que o treino muscular é algo bastante individual, que cada corpo é um mundo e que só iremos nos conhecer treinando…

  7. christian barboza

    otimos exercicios para as costas.parabèns.

    • ok, os exercicios sao bons, mas no blog tambem dizem que nao se deve fazer mais de 3 exercicios para cadaa grupo muscular.

  8. Um treino de costas com esses exercícios citados é a certeza de trapézios pulando perto da orelha e paravertebrais e lombares espessos. Se fizer barra fixa então socando mais peso (correntes ou anilhas amarradas ao corpo) aí vc vai ver o V e teu físico vai mudar muito mais do que simples peitorais e bíceps. Valeu

  9. Ronnie Coelho

    Será que posso fazer essa série toda seguindo o treino ABC = Triceps – Biceps; Peito – Costa; Ombro – Trapézio – Perna, que vi em outro post? Não terei problema de cansar muito os musculos?

  10. e nao adianta compra tudo isso e nao pegar pessado na academia vao gasta dinheiro atoa

  11. ronald dean coleman jr

    para fazer levantamento terra tem que,estufar o peito, contrair o abdomen e lombar, e apertando firmemente a barra subir o peso bem próximo ao corpo, de modo que a barra venha a raspar nas pernas e descer da mesma forma para então fazer a próxima reps…yeah buddy.

  12. ME AJUDOU MUITO VALEU PESSOAL DO SITE

  13. Porra mano 2x series de 5 á 7 repetições ?
    isso é treino pra preguiçoso, nunca vai ganhar massa muscular assim, e não tem essa de vim com papinho que com foco você consegue ganhar massa muscular, 2 series ?
    porra viaja, vai pesquisar pra não falar merda, quanto aos exersicios sim estão corretos e são boes, mas agora esse treino de preguiçoso ? faz serie de 4×8 ou 3×10. PESADO que você na ultima serie não consiga completa-la .

    • 3X10 em terra? pesquise antes de críticar. 5×5 é o ideal. se fizer 3×10 vai estar com cargas muito baixas, e o terra não é necessário muitas reps para atingir a musculatura. você sim devia pesquisar para nao falar merda.

  14. boooa fernando… “quer malhar ,quer crescer? entao zera a porra toda”
    kkk

  15. olá sou defi pecizo de ums dicas

  16. Os três dicas eficientes para se construir um dorsal de responsa:Remada,barra fixa e puxador.

  17. Gostei!

  18. Musculos não entedende numero entao fassa ate a falha aquele ponto que o musculo ta cansado e nao consegue mais levantar esta ea dica malho a 5messes to com braços e peitorais forte mais a porra do abdomen e costas nao sai do canto e porque eu me mato aki em casa com remada barra fixa e tals

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários agressivos, ofensivos, com propagandas ou que não adicionam algo a discussão, não serão aprovados.