Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Leite Em Pó

M.SILVA

Posts Recomendados

Postado

Tava pesquisando sobre leite em pó no google, e resolvi compartilhar com a galera ai.....

Abraço Turma do Fundão!!!

COMO É FEITO O LEITE EM PÓ ?

O Leite em pó é uma forma moderna de consumo de leite, que desidratado, tem sua longevidade estendida. O leite em pó é feito a partir da secagem do leite comum. Para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-na evaporar num processo lento, que não estraga as proteínas do produto.

Primeiro, o leite escorre em paredes metálicas verticais aquecidas a 77 °C, porque o líquido não pode ser fervido. Nessa etapa evapora até 50% da água, e o leite fica pastoso. O produto concentrado segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas contra um jato de ar quente a 180 °C. Um rápido contato é o suficiente para fazer com que o restante da água evapore, e as gotículas de leite se transformem em grãos de leite seco. Então o leite é separado em diferentes fases: flocos, granulado e pulverizado.

Este leite em pó pode apresentar-se com diferentes teores de gordura, conforme o leite utilizado tenha a gordura natural do leite, seja parcialmente desnatado ou seja magro.

De qualquer forma a protéina do leite em pó é a mesma que no leite líquido, com valores próximos de 30 – 35%, o que faz um alimento extremamente interessante.

1kg de leite em pó, adicionado com água, permite obter 6-7 litros de leite recombinado.

Leite em pó

O leite em pó apresenta um interesse considerável porque permite o armazenamento e o transporte. econômico de grandes quantidades de extrato seco. Podendo constituir-se em elemento essencial na política comercial deste produto ao descongestionar o mercado me diante exportação a países sem tradição leiteira.

O Brasil com sua produção de leite bastante defasada entre inverno e verão tem que garantir o suprimento de leite durante a escassez do produto, e isso só poderá acontecer, se o excedente for transformado em leite em pó.

Na fabricação do leite em pó deve-se observar o seguinte:

- Seleção da matéria-prima: O leite deverá estar com acidez máxima de 18ºD e isento de qualquer tipo de fraude.

- Medição: O objetivo é aferir o volume de leite enviado à indústria.

- Filtração: tem por finalidade remover as impurezas maiores evitando que estas fiquem aderidas ao resfriador.

- Resfriamento: objetiva manter a qualidade do leite inalterada até o momento de sua industrialização.

- Estocagem: Feita em tanques isotérmicos para dificultar a troca térmica do leite com o meio ambiente.

- Padronização: Mantém uma relação entre gordura/extrato seco desengordurado, permitindo que o leite em pó tenha uma homogeneidade em todas os lotes fabricados. A legislação brasileira permite um máximo de 3,0% de umidade e um mínimo de 26,0% de gordura para o leite em pó integral.

- Preaquecimento: é feito à temperatura de 40 - 45ºC e tem por finalidade aproveitar a energia calorífica do concentrador e diminuir a viscosidade do leite facilitando a sua clarificação.

- Clarificação: tem como objetivo eliminar as impurezas do leite, removendo traços de ferro e cobre que servem como catalizador da oxidação.

- Aquecimento: tem como conseqüência, a destruição da flora banal e patogênica, a inativação de enzimas, facultar a formação de compostos sulfidrílicos que desenvolverão ação anti-oxidante, prolongando a durabilidade do leite em pó e facilitando a evaporação da água do leite no concentrador. O binômio tempo/temperatura varia conforme as preferências industriais ou os equipamentos. Em função disto não existe uma temperatura única definida para todas as indústrias brasileiras, preferindo, algumas, adotar a temperatura de 90ºC por 15 seg. e outras 112ºC pelo mesmo tempo.

- Concentração: realiza-se sempre em equipamentos à vácuo, com o objetivo de baixar a temperatura de ebulição e evitar modificações profundas na estrutura do leite, que inevitavelmente aconteceria se a evaporação fosse realizada a 100ºC.

- Homogeneização: Diminui o tamanho dos glóbulos de gordura, permitindo a sua melhor distribuição pelos grânulos e isso permitirá melhor reconstituição do leite, dificultando a ascensão da gordura.

- Desidratação: esta exige uma quantidade de vapor três vezes maior do que o concentrador para evaporar um quilograma de água, por este motivo, tem-se que elevar o máximo possível o extrato seco do concentrado.

- Liofilização: consiste e congelar o leite e coloca-lo em uma câmara a vácuo. O gelo transforma-se diretamente em vapor sem passar pela fase líquida. Este fenômeno, em física, é denominado sublimação e constitui o princípio do sistema, permitindo secar produtos alimentícios sem alterar substancialmente sua estrutura. Contudo a liofilização está mais voltada para a preparação de fermentos, utilizados na elaboração de produtos lácteos.

E finalmente, a embalagem do leite em pó: o objetivo da embalagem é permitir que o produto chegue às mãos do consumidor com a mesma qualidade que tinha no leite in natura.

Postado

o problema é o preço...

eu mesmo tomo leite em pó desnatado.

Eu só utilizo a tarde, pra tomar meu whey da tarde aqui n otrabalho, kkk

mesmo assim não vale tant oa pena, sai muito caro.

Postado

o problema é o preço...

realmente o preço do leite em pó tá pela hr da morte :blink: ,

2 latinhas de leite em pó = 1 fardo com 12 caixas. pelo menos onde eu compro.

• 1 ano depois...
Postado (editado)

o problema é o preço...

2! pratico d+

Editado por ticotico
Postado

realmente o preço do leite em pó tá pela hr da morte :blink: ,

2 latinhas de leite em pó = 1 fardo com 12 caixas. pelo menos onde eu compro.

Aqui no RJ eu compro leite em pó desnatado, 400g (embalagem plástica laminada) por no máximo 7 reais, se for comprar 4L em caixinha dá bem mais que isso.

• 3 meses depois...
Postado

alguem sab me dizer se leite em pó engorda,ja vi algumas pessoas dizendo isso mas num encontrei nada concreto sobre o assunto u.u

Postado

alguem sab me dizer se leite em pó engorda,ja vi algumas pessoas dizendo isso mas num encontrei nada concreto sobre o assunto u.u

Pqp

leite em pó tem calorias

dizer que um alimento engorda é extremamente vago, dado o fato de que ele apenas tem suas kcal

O que engorda é você comer acima do seu VET (valor energetico total, ou seja, calorias necessárias pra você se manter)

Postado

Aqui no RJ eu compro leite em pó desnatado, 400g (embalagem plástica laminada) por no máximo 7 reais, se for comprar 4L em caixinha dá bem mais que isso.

400g de leite em pó faz uns 2l e não 4l de leite, mas

PESSOAL, NÃO ENTENDO O MOTIVO, MAS PRA QUEM QUER PROTEÍNA O LEITE EM PÓ É MELHOR

o leite em pó pode parecer mais caro, mas pelo menos o desnatado em pó leva vantagem sobre o líquido. Na minha cidade a relação é esta (desnatados, marca Vale Dourado):

pacote 200g leite em pó - 69g de proteína - R$ 3,00 ------------ ou seja - R$ 1,00=23g de proteína

1 litro de leite - 30 g de proteína - R$ 2,20 ------------- ou seja - R$ 1,00=13,6g de proteína

Taí o comparativo, o leite em pó leva larga vantagem, ótimo para pessoas como eu que gostam de tomá-lo em pó mesmo, com um pouco de nescau ou farinha láctea!!!

Postado

PESSOAL, NÃO ENTENDO O MOTIVO, MAS PRA QUEM QUER PROTEÍNA O LEITE EM PÓ É MELHOR

o leite em pó pode parecer mais caro, mas pelo menos o desnatado em pó leva vantagem sobre o líquido. Na minha cidade a relação é esta (desnatados, marca Vale Dourado):

pacote 200g leite em pó - 69g de proteína - R$ 3,00 ------------ ou seja - R$ 1,00=23g de proteína

1 litro de leite - 30 g de proteína - R$ 2,20 ------------- ou seja - R$ 1,00=13,6g de proteína

Taí o comparativo, o leite em pó leva larga vantagem, ótimo para pessoas como eu que gostam de tomá-lo em pó mesmo, com um pouco de nescau ou farinha láctea!!!

Boooaaa, esse comparativo é o que importa para min.

Postado

Cara onde moro,200 gramas de leite em pó está por R$ 1,89 :oneeyed02: ,e 1 litro de leite são R$ 2,55. Nesse bulk se vacilar vou fazer até o Gomad :laughingsmiley: .

Postado

Cara onde moro,200 gramas de leite em pó está por R$ 1,89 :oneeyed02: ,e 1 litro de leite são R$ 2,55. Nesse bulk se vacilar vou fazer até o Gomad :laughingsmiley: .

É só isso que não entendo, como o leite em pó consegue ser melhor (e no seu caso até mais barato) com uma relação tão melhor de proteína, se em tese pra fazer o leite em pó é um processo mais complicado (ou será que o problema é que armazenar o líquido sai mais caro???). Parece esmola grande que pobre desconfia, mas pelas tabelas nutricionais (várias) é melhor mesmo, então faça a festa e qualquer coisa joga água no pó (custo quase zero) e toma líquido mesmo!

• 1 ano depois...
Postado

gostei dessa dica vou aplicar ela vale apena e pratico .

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...