Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[ajuda] Escolha De Curso

junior_dnz

Posts Recomendados

Postado

Bom eai galera, alguns deve conhecer minha historia +- la do chat, mas quem nao e do chat vou fazer um resuminho...

Tenho 18 anos, faço 19 em dezembro. Me formei ano passado do terceiro colegial, e no começo deste ano de 2009 fui pra Maringa-PR estudar Ciencias Economicas na Universidade Estadual de Maringa (UEM). Na verdade no final do terceiro eu nao sabia bem o que queria, e acabei escolhendo um curso nao muito concorrido numa facul publica ate porque nao tinha estudado muito no terceiro. Qual foi o resultado disso? Larguei o curso de c. economicas com 2 meses, nao tinha sequer feito uma prova ainda.

Voltei pra minha cidade, Marilia-SP, e to parado desde entao, apenas trabalhando. Ano que vem, como nao planejo nao ter um curso de graduaçao, preciso estudar alguma coisa, ate porque eu mesmo nao me sentiria bem sem estudar. Agora vem a parte que realmente importa!

Hoje em dia esta muito dificil pra mim escolher algo que eu realmente gosto, dentro dos cursos "tradicionais". Pensando pelo lado economico, pensei em direito, administracao, publicidade, mas todos cursos pensando no dinheiro e nao muito naquilo que eu gosto. Acontece que parei pra pensar esses dias, e descobri que o que eu realmente gosto, é da area que envolve a musculaçao, bodybuilding, chamem como quiser. E que se eu fosse fazer algo que eu realmente gostasse, seria algo relativo a isso.

Mas ai sempre fica aquela pressao de todos, principalmente da familia: "vai fazer ed. fisica, nutriçao, pra passar fome?", "Isso nao tem area, voce nao vai ganhar dinheiro!", "Faz direito e vai prestar concurso!"

Ai eu fiquei nessa duvida:

Faço aquilo que eu gosto, sem me importar muito com o dinheiro (relativamente, pois quando voce é bom e gosta do que faz o dinheiro é uma consequencia)

ou

Faço um curso que nao gosto, pensando na grana.

Confesso que axo bastante interessante a area de nutriçao, e no caso seria mais direcionada para o lado esportivo. O curso de ed.fisica nao sei se seria muito pra mim...

Enfim, queria a ajuda/conselho da galera do forum, inclusive daqueles que conhecem mais dessa area, ou tambem de pessoas formadas ou que trabalham nessa area. Sobre tudo, os cursos, mercados de trabalho, as dificuldades da area...

Enfim, conto com a ajuda de todos :rolleyes: Afinal, fim de ano ta chegando, e eu tenho que dar um rumo na vida...

Postado
  junior_dnz disse:
ate porque eu mesmo nao me sentiria bem sem estudar.

tu foi faze cursinho e foi 2 dia so rapaz...

eu nem vo opinar, n curto fica opinando na vida dos outros.

Postado
  rayann disse:
tu foi faze cursinho e foi 2 dia so rapaz...

eu nem vo opinar, n curto fica opinando na vida dos outros.

cursinho eh diferente cacete aushaushasu fica estudando todas as materia de colegial denovo eu nao tenho saco mesmo nao...

Postado

Nao vejo problema em fazer ed.fisica. Se for pensar pelo lado da grana talvez nao seja uma boa. Acredito que TI seja um curso bom visando grana. Ano que vem vo fazer uma facul de nutriçao, terminando parto pra ed.fisica, ou vice versa. Como tenho bastante tempo, vo guardando uma grana pra qndo eu terminar os cursos eu abrir uma academia, mesmo que seja simples. Depois com o tempo eu vo crescendo. Sao duas coisas que eu gosto e entendo. O que adianta se enfiar em qualquer curso, perder 4, 5 anos de sua vida com uma coisa que vc nao gosta. Tenho uns amigos que foram na neura dos pais e se enfiaram em direito, adm e agora tao reclamando que nao era isso que eles queriam. EU, vou fazer o que eu gosto, se isso da dinheiro ou nao vai depender apenas do meu esforço.

Postado

Então, grande, tb tom meio indeciso nessa parte.

Próximo ano tem vestibular, e eu que sempre fui adepto da engenharia (até faço curso técnico) estou na dúvida quanto ao que vou prestar. E é justamente essa área "bodybuilding" que está encucando minha cabeça...

Olha, o dinheiro tem muita força, mas vou te dar um conselho que ouço muito: "O que vc gosta de fazer é o que vai te dar dinheiro". Sei que pode parecer mentira, mas se pararmos para pensar é por aí msmo.

Abraços.

Postado
  junior_dnz disse:
Mas ai sempre fica aquela pressao de todos, principalmente da familia: "vai fazer ed. fisica, nutriçao, pra passar fome?", "Isso nao tem area, voce nao vai ganhar dinheiro!", "Faz direito e vai prestar concurso!"

Ai eu fiquei nessa duvida:

Faço aquilo que eu gosto, sem me importar muito com o dinheiro (relativamente, pois quando voce é bom e gosta do que faz o dinheiro é uma consequencia)

ou

Faço um curso que nao gosto, pensando na grana.

Confesso que axo bastante interessante a area de nutriçao, e no caso seria mais direcionada para o lado esportivo. O curso de ed.fisica nao sei se seria muito pra mim...

Cara ... a area de ed. fisica tem bastante variedades do que vc pode fazer

Tipo , ser instrutor de academia , prof de ed fisica , se pah ate um personal Trainner , pode dar uma boa grana , e sem conta que vc ira gostar do serviço

E pra que fazer curso que vc não gosta ? ai a coisa n vai andar pra frente ... sei lah a minha opnião ta ai

N liga o que sua familia pensa da sua escolha , vai ser a sua profissão e não a deles , + respeite a opnião deles

Vou tbm pra area de educação fisica ou nutrição...

Acompanhando o topico ai

Bons treinos

Postado

É o que eu digo se o cara for determinado e procurar sempre se atualizar e ter sede por conhecimento não há essa que emprego "X" dá mais dinheiro que o emprego "Y".

Basta ser esforçado. ;)

Postado
  Porpramuk disse:
Nao vejo problema em fazer ed.fisica. Se for pensar pelo lado da grana talvez nao seja uma boa. Acredito que TI seja um curso bom visando grana. Ano que vem vo fazer uma facul de nutriçao, terminando parto pra ed.fisica, ou vice versa. Como tenho bastante tempo, vo guardando uma grana pra qndo eu terminar os cursos eu abrir uma academia, mesmo que seja simples. Depois com o tempo eu vo crescendo. Sao duas coisas que eu gosto e entendo. O que adianta se enfiar em qualquer curso, perder 4, 5 anos de sua vida com uma coisa que vc nao gosta. Tenho uns amigos que foram na neura dos pais e se enfiaram em direito, adm e agora tao reclamando que nao era isso que eles queriam. EU, vou fazer o que eu gosto, se isso da dinheiro ou nao vai depender apenas do meu esforço.

Mistake disse:
Então, grande, tb tom meio indeciso nessa parte.

Próximo ano tem vestibular, e eu que sempre fui adepto da engenharia (até faço curso técnico) estou na dúvida quanto ao que vou prestar. E é justamente essa área "bodybuilding" que está encucando minha cabeça...

Olha, o dinheiro tem muita força, mas vou te dar um conselho que ouço muito: "O que vc gosta de fazer é o que vai te dar dinheiro". Sei que pode parecer mentira, mas se pararmos para pensar é por aí msmo.

Abraços.

eduluiz199 disse:
Cara ... a area de ed. fisica tem bastante variedades do que vc pode fazer

Tipo , ser instrutor de academia , prof de ed fisica , se pah ate um personal Trainner , pode dar uma boa grana , e sem conta que vc ira gostar do serviço

E pra que fazer curso que vc não gosta ? ai a coisa n vai andar pra frente ... sei lah a minha opnião ta ai

N liga o que sua familia pensa da sua escolha , vai ser a sua profissão e não a deles , + respeite a opnião deles

Vou tbm pra area de educação fisica ou nutrição...

Acompanhando o topico ai

Bons treinos

Muito obrigado a todos que responderam...

Pengo disse:
Pessoal opina sem saber...

Consegui comprar uma academia , avaliada em R$ 150 mil... somente com o salário que conseguia dando aula de musculação

Ed Fisica não dá dinheiro? Direito dá? O cara que fornece açai pra cantina da minha academia é formado em direito... como não conseguiu nada, foi vender polpa de açai...

Pois é Pengo, por isso que eu disse, que esse negocio de "dar dinheiro" é muito relativo...quanto ao curso de direito é mais pressao da familia mesmo, eu nao tenho esse conceito deles...

Muito obrigado pela sua opinião!

Postado

cara, eu tambem to pensando muito muito sobre isso. Já que você quer seguir os caminhos do bodybuilding, poderia fazer medicina esportiva !

é uma boa escolha, salários altos por ser médico e envolve bastante o mundo da musculação.

Concordo com o funk, uma coisa é trabalho outra é lazer. Eu vou fazer engenharia, e depois que acabar o curso e tiver estabilizado financeiramente talvez faça ed fisica

Postado
  funkstatic disse:
Já te disse o que eu acho! xD

DICA: Uma coisa é lazer.. outra é trabalho! =)

to ligado funk, mas como eu disse la em cima, é uma area que eu me interesso bastante, e é uma das coisas que eu consigo me imaginar trabalhando com isso...

brunoow disse:
cara, eu tambem to pensando muito muito sobre isso. Já que você quer seguir os caminhos do bodybuilding, poderia fazer medicina esportiva !

é uma boa escolha, salários altos por ser médico e envolve bastante o mundo da musculação.

curso muito caro :(

Postado

passar em medicina,eis o problema ein brunow kkk nao eh pra qlqr 1 não :/

pow,eu to fazendo adm pq pretendo ter um negocio proprio,pode até ser uma academia q eu curto sei la,mas futuramente pretendo fazer otro curso tbm :P

Postado

Quem é bom ganha dinheiro de qualquer jeito, quem for ruim vai ficar pobre mesmo estando em uma super-area. Eu estava entre Direito e Ed. Fisica mas optei por Direito simplesmente porque sempre quis fazer e tenho medo de que uma hora todo esse amor que eu tenha pelo bodybuilding passe ( isso quanto eu estiver com 40 anos, sei la ) e ai eu me arrependa...

E onde eu treino ja ouvi dizer que tem personal que ganha 12-15 mil reais por mes... achava que era papo-furado mas depois de ver que a hora-aula com os caras custa em torno de 100-120 reais, e independente do horario que eu vou treinar eles sempre estao dando personal, da sim pra tirar esse dinheiro.

Abracos

Postado

eu vi uma palestra do Ludwig,um cara fodao ai do brasil pra qm nao sabe,ele falo 'não faça o que vc gosta,faça algo no qual vc eh bom'

nao adianta vc AMAR cantar,e ser uma taquara rachada..faça algo q vc seja bom...

Postado
  craw69 disse:
Quem é bom ganha dinheiro de qualquer jeito, quem for ruim vai ficar pobre mesmo estando em uma super-area. Eu estava entre Direito e Ed. Fisica mas optei por Direito simplesmente porque sempre quis fazer e tenho medo de que uma hora todo esse amor que eu tenha pelo bodybuilding passe ( isso quanto eu estiver com 40 anos, sei la ) e ai eu me arrependa...

E onde eu treino ja ouvi dizer que tem personal que ganha 12-15 mil reais por mes... achava que era papo-furado mas depois de ver que a hora-aula com os caras custa em torno de 100-120 reais, e independente do horario que eu vou treinar eles sempre estao dando personal, da sim pra tirar esse dinheiro.

Abracos

Eu penso igual voce craw...se um cara for um profissional bom naquilo que faz, o dinheiro é uma consequencia, e é muito mais facil estudar/trabalhar com algo que tu realmente goste do que com uma coisa que tu nao gosta...isso é obvio pra mim...

muito obrigado pela sua opiniao...

Postado
  Pengo disse:
Formado em Ed Fisica

Mestrando em Fisiologia do exercicio ( falta pouco)

legal...o andre uma vez eu axo, falou que aprendeu muito mais com a vida do que no curso de ed. fisica mesmo...axo que foi isso...

o que tu achou do curso? se puder ajudar :)

Postado

Fiz curso técnico em eletrotécnica, a pior escolhe tiver, fui na onda do meu pai, que era bom e arrumaria um emprego logo. terminei o curso, nao arrumei estágio nem nada, e tiver que arrumar um emprego em outra área, totalmente fora da área do curso que fiz

ou seja perdi 1 ano e meio, gastei dinheiro do meu pai e agora tenho q conseguir um estágio ainda pra pegar o diploma

ano q vem se deus quiser faço uma faculdade, ou de ed.fisica mesmo, mesmo tendo poucas vagas de estágio/emprego aqui, ou ADM, pra poder ter uma visão de negocios futuramente e abri uma loja de suplementos, academia, etc...

quero fazer uns 2 estágio pra pagar a facul, enquanto não arrumo um emprego decente (o meu não é emprego, é trabalho mesmo eheheh)

faça ed.fisica cara, e depois se especializa na area que vc gosta ou faça até outra faculdade, estará com 24 +- qnd terminar, vai tar novo.

vc pode ser preparador fisico de times, e virar até treinador, veja o CUCA do fluminense, não sabe nada e ganha mt ehheheeheh

Postado
  Chicão disse:
Fiz curso técnico em eletrotécnica, a pior escolhe tiver, fui na onda do meu pai, que era bom e arrumaria um emprego logo. terminei o curso, nao arrumei estágio nem nada, e tiver que arrumar um emprego em outra área, totalmente fora da área do curso que fiz

ou seja perdi 1 ano e meio, gastei dinheiro do meu pai e agora tenho q conseguir um estágio ainda pra pegar o diploma

ano q vem se deus quiser faço uma faculdade, ou de ed.fisica mesmo, mesmo tendo poucas vagas de estágio/emprego aqui, ou ADM, pra poder ter uma visão de negocios futuramente e abri uma loja de suplementos, academia, etc...

quero fazer uns 2 estágio pra pagar a facul, enquanto não arrumo um emprego decente (o meu não é emprego, é trabalho mesmo eheheh)

faça ed.fisica cara, e depois se especializa na area que vc gosta ou faça até outra faculdade, estará com 24 +- qnd terminar, vai tar novo.

vc pode ser preparador fisico de times, e virar até treinador, veja o CUCA do fluminense, não sabe nada e ganha mt ehheheeheh

Tbm tive o msm azar, fiz um curso tecnico e me ferrei nada de emprego e nao entendi nada do curso, entao to fazendo direito agora e vou tentar um concurso publico qd acabar ne, tentar policia civil e federal e tbm tentar forças armadas, nao sei se vou poder entrar nas forças armadas por ser daltonico, mais meu nivel de daltonismo é mto baixo entao acho q nao da nada nao, o exercito acho q aceita ja a marinha nao sei

Educação fisica tu trabalha mto cara, tu vai ter teu dia quase todo ocupado

tu nao tinha falado q queria fazer direito?

Postado
  Luinius disse:
Tbm tive o msm azar, fiz um curso tecnico e me ferrei nada de emprego e nao entendi nada do curso, entao to fazendo direito agora e vou tentar um concurso publico qd acabar ne, tentar policia civil e federal e tbm tentar forças armadas, nao sei se vou poder entrar nas forças armadas por ser daltonico, mais meu nivel de daltonismo é mto baixo entao acho q nao da nada nao, o exercito acho q aceita ja a marinha nao sei

eu pensei em fazer cara...mas nao adianta, eu nao gosto...vou acabar largando denovo...eh foda!

Postado
  Luinius disse:

eu fazer direito? eheheh falei nao rpz, deve ter sido outro cara, rsrs

mas deve ser legal, po se vc passar num concurso tá feito cara, eu penso em ed.fisica, mas cada dia vejo q é mt dificil arrumar alguma coisa

só se for por conta propria, mas tem q ter mt grana mas investir em alguma coisa

:o

Postado
  Chicão disse:
eu fazer direito? eheheh falei nao rpz, deve ter sido outro cara, rsrs

mas deve ser legal, po se vc passar num concurso tá feito cara, eu penso em ed.fisica, mas cada dia vejo q é mt dificil arrumar alguma coisa

só se for por conta propria, mas tem q ter mt grana mas investir em alguma coisa

:o

nao eu falei q tive a msm coisa de vc em curso tecnico e falei pro junior que falou q ia fazer direito uhashudas

Postado

pense bem, pois o lazer (que a musculação propõe) pode confundir vc com o trabalho (profissão) que vc realmente gosta, mas vc deve fazer oq vc gosta sem dúvidas, gostando da sua profissão vc terá sucesso e depois do sucesso vem o dinheiro como consequencia boa.

Agora, vc disse que nao gosta de estudar, eu tbm sou assim, a maioria é, porém nao pense que vc nao vai ter matérias de "colegial" ou parecida com as do colégio na facul, qualquer curso é difícil, vc precisa ralar de estudar para se dar bem, senão vc vai ficar uma eternidade na faculdade ou então parar no meio, eu mesmo tenho muita matemática e um pouquinho de física no meu curso, fora programação entre outros, faço ciencias da computação e é muitoo puxado mesmo, muita desistencia, mas vamos lá, para tudo precisamos dar o melhor, ter dedicação e força de vontade, seja para estudar, trabalhar ou treinar, eu tento equilibrar tudo isso ;)

Abraço!

Postado

Acho que esse negócio de não confundir trabalho com lazer não tem nada a ver

obvio que vc não vai treinar durante o trampo, mas acho q se vc consegue algum trabalho qu te dá prazer sua vida fica infinitamente melhor e e vc rende mais no trabalho

se vc acha q vai ser feliz como profissional de educação física vai com fé que é assim q vc vai conseguir mais grana

a unica dica q eu do é seja um cara de visão e pense além, faz igual o Pengo e não fica nessa de querer ser só instutor vai abrir sua academia ser preparador fisico de time de futebol, personal de luxo, só não fica no msm lugar q tah todo mundo

Postado

Eu acho que tu tem que consegui te ver trabalhando como Profissional de Ed.Fisica, e como um Nutricionista, e evr em qual dos dois tu se daria melhor, eu por exemplo, sempre fui meio que viciado em computador, e me dava bem, com 11 anos eu sabia programas em C++, mas eu nunca pensei em fazer Ciencias de COmputação, porque não consigo nem me imaginar trabalhando como tal...Sempre disse que ia fazer Direito, desde que tenho 7 anos, e nao é por influencia nenhuma, porque meu pai, e mãe queriam que eu fizesse medicina, mas eles não me botaram pressão...Eu sempre quis uma profissão que tivesse risco, tensão, e eu não ví nenhuma que me desse mais isso do que me formar em direito e entrar pra P.F.

Então pense bem, olhe a grade de matérias e tls.. porque a final, é algo que tu vai escolher pra tua vida toda.

E sobre não dar dinheiro, eu conhesso personal treiner que anda de Hillux, e minha nutricionista, é dona da maior clinica que tem em minha cidade.

Abrç,e boa escolha.

Postado
  stronger666 disse:
pense bem, pois o lazer (que a musculação propõe) pode confundir vc com o trabalho (profissão) que vc realmente gosta, mas vc deve fazer oq vc gosta sem dúvidas, gostando da sua profissão vc terá sucesso e depois do sucesso vem o dinheiro como consequencia boa.

Agora, vc disse que nao gosta de estudar, eu tbm sou assim, a maioria é, porém nao pense que vc nao vai ter matérias de "colegial" ou parecida com as do colégio na facul, qualquer curso é difícil, vc precisa ralar de estudar para se dar bem, senão vc vai ficar uma eternidade na faculdade ou então parar no meio, eu mesmo tenho muita matemática e um pouquinho de física no meu curso, fora programação entre outros, faço ciencias da computação e é muitoo puxado mesmo, muita desistencia, mas vamos lá, para tudo precisamos dar o melhor, ter dedicação e força de vontade, seja para estudar, trabalhar ou treinar, eu tento equilibrar tudo isso ;)

Abraço!

Acredito que eu nao tenho esse problema de confundir lazer com profissao nao, ate porque na minha mente eu tenho bem nitido como é cada um...

Quanto ao fato de estudar, eu disse que nao tenho saco pra fazer colegial denovo, cursinho, ver um monte de materia que nao é minha area...Mas com certeza que se eu fizesse um curso que fosse de meu gosto eu teria motivação para estudar, isso eu nao tenho duvida.

Obrigado pela opiniao =)

Pengo disse:
Pra começo de conversa...vc tem que optar: licenciatura ou bacharelado

Fazendo licenciatura vai aprender a montar um plano de aula...materias pra aplicar no colegio e quando se formar, estará apto pra dar aula na escola

Fazendo bacharelado , quando se formar poderá dar aula em academia.

Mas musculação msm...infelizmente quase nada

Pois é, acho que na area de musculação mesmo seria somente numa pós graduação depois...E se eu for fazer vai ser bacharelado mesmo

Obrigado pela opiniao =)

EdChabal disse:
Acho que esse negócio de não confundir trabalho com lazer não tem nada a ver

obvio que vc não vai treinar durante o trampo, mas acho q se vc consegue algum trabalho qu te dá prazer sua vida fica infinitamente melhor e e vc rende mais no trabalho

se vc acha q vai ser feliz como profissional de educação física vai com fé que é assim q vc vai conseguir mais grana

a unica dica q eu do é seja um cara de visão e pense além, faz igual o Pengo e não fica nessa de querer ser só instutor vai abrir sua academia ser preparador fisico de time de futebol, personal de luxo, só não fica no msm lugar q tah todo mundo

Com certeza uma pessoa rende mais num trabalho que ela goste, e é nisso que eu penso quando levo em consideração essa area.

Obrigado pela opiniao =)

split disse:
Eu acho que tu tem que consegui te ver trabalhando como Profissional de Ed.Fisica, e como um Nutricionista, e evr em qual dos dois tu se daria melhor, eu por exemplo, sempre fui meio que viciado em computador, e me dava bem, com 11 anos eu sabia programas em C++, mas eu nunca pensei em fazer Ciencias de COmputação, porque não consigo nem me imaginar trabalhando como tal...Sempre disse que ia fazer Direito, desde que tenho 7 anos, e nao é por influencia nenhuma, porque meu pai, e mãe queriam que eu fizesse medicina, mas eles não me botaram pressão...Eu sempre quis uma profissão que tivesse risco, tensão, e eu não ví nenhuma que me desse mais isso do que me formar em direito e entrar pra P.F.

Então pense bem, olhe a grade de matérias e tls.. porque a final, é algo que tu vai escolher pra tua vida toda.

E sobre não dar dinheiro, eu conhesso personal treiner que anda de Hillux, e minha nutricionista, é dona da maior clinica que tem em minha cidade.

Abrç,e boa escolha.

Ambas as areas eu axo muito interessante, mas acredito que a area de nutrição seria mais minha cara.

Obrigado pela opiniao =)

Postado
  brunoow disse:
Concordo com o funk, uma coisa é trabalho outra é lazer. Eu vou fazer engenharia, e depois que acabar o curso e tiver estabilizado financeiramente talvez faça ed fisica

Também concordo... pensei muito em fazer Ed.Física, mas também achei que estava confundindo trabalho com lazer e acabei desistindo!

Postado

faz oq vc gosta, dinheiro é consequência..

esse paradoxo vc vai tem q "tentar" juntar, (lazer e trabalho), só encontrando uma maneira de os dois serem um só, é q vc podera encontrar a felicidade..

abraço

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...