Akilles Postado Setembro 18, 2014 às 22:42 Postado Setembro 18, 2014 às 22:42 A resposta parece óbia: porque absorve agua. Só que não, se você cozinhar 500g de batata doce crua e depois de cozidas pesar novamente, vão dar exatamente 500g. Então, se ela mantém o peso, porque é que TODOS os sites de informação nutricional informam que a cozida tem menos calorias? Crua: https://www.dietaesaude.com.br/dietas/alimentos/1497-batata-doce-crua Cozida: https://www.dietaesaude.com.br/dietas/alimentos/1861-batata-doce-cozida Eu sempre pesei a batata doce cozida e seguindo a informação nutricional dela cozida, mas depois de ver essa diferença, eu posso estar comendo o dobro do que eu deveria estar esse tempo todo... Minha dúvida é: Porque o cozimento faz perder quase metade dos nutrientes? Eles estão supondo que ela vai absorver agua e ficar mais pesada ou o cozimento faz isso mesmo?
Marcos Schroer Postado Setembro 19, 2014 às 00:30 Postado Setembro 19, 2014 às 00:30 "se você cozinhar 500g de batata doce crua e depois de cozidas pesar novamente, vão dar exatamente 500g" Não sei não em .. ao menos aqui, 500g daria uns 450-470g após cozido... Saintgraal reagiu a isso 1
Visitante Postado Setembro 19, 2014 às 00:49 Postado Setembro 19, 2014 às 00:49 Não sei não em .. ao menos aqui, 500g daria uns 450-470g após cozido... rapaz aqui é o contrario, depois de cozida ela aumenta o peso... por causa da água.
Beerus Postado Setembro 19, 2014 às 01:43 Postado Setembro 19, 2014 às 01:43 Ela aumento de peso, FICA umida, absorve agua
robertodeth Postado Setembro 19, 2014 às 01:57 Postado Setembro 19, 2014 às 01:57 Ela não aumenta em 50% o peso dela, que é a variação do carboidrato. Pelo menos as batatas que eu cozinho aki.
Akilles Postado Setembro 21, 2014 às 17:00 Autor Postado Setembro 21, 2014 às 17:00 Eu cozinhei diversas vezes, algumas aumentou quase nada, outras não aumentou... (obs: no microondas ela DIMINUI bastante o peso).. já deixei por pouco tempo e muito tempo no fogo também... mas fica em torno do mesmo peso de antes.. então o ideal seria pesar antes e se basear na informação nutricional dela crua?
robertodeth Postado Setembro 21, 2014 às 18:08 Postado Setembro 21, 2014 às 18:08 Quero ver se alguém tem alguma explicação plausível para essa diferença. Quando cozinho a diferença de peso é mínima tbm. Com certeza alguma das informações nutricionais estão erradas, ou até as duas. Vai saber. To acompanhando aki
Gus. Postado Setembro 22, 2014 às 11:58 Postado Setembro 22, 2014 às 11:58 É simples. Quando você cozinha qualquer alimento que tem carboidrato ele libera amido contido dentro dele, ele realmente tem uma perda de peso pelo amido e um ganho de peso pela absorção de água. Tanto que você pode ver que a queda de calorias se dá pela queda de carbos na batata doce. A medida que ela é cozida parte do amido é dissolvido na água e não fica contido no alimento, tanto que se você dá uma mordida nela crua você vai sentir aquele gosto de maizena e um líquido esbranquiçado saindo, enquanto nela cozida você não tem essa sensação (Esse líquido branco com gosto de maisena é o amido...) Cah_ reagiu a isso 1
robertodeth Postado Setembro 22, 2014 às 13:53 Postado Setembro 22, 2014 às 13:53 É simples. Quando você cozinha qualquer alimento que tem carboidrato ele libera amido contido dentro dele, ele realmente tem uma perda de peso pelo amido e um ganho de peso pela absorção de água. Tanto que você pode ver que a queda de calorias se dá pela queda de carbos na batata doce. A medida que ela é cozida parte do amido é dissolvido na água e não fica contido no alimento, tanto que se você dá uma mordida nela crua você vai sentir aquele gosto de maizena e um líquido esbranquiçado saindo, enquanto nela cozida você não tem essa sensação (Esse líquido branco com gosto de maisena é o amido...) Realmente, faz todo sentido, pois a variação da umidade é igual a variação dos caboidratos, 10g. Vou ter que beber a água da batata doce. kkkkk Alguém jã cozinhou ela no vapor? Fica boa? Demora muito? Acho q se fritar ela na airfryer mantem as características originais.
mfornari Postado Setembro 22, 2014 às 14:10 Postado Setembro 22, 2014 às 14:10 Batata doce e batata inglesa tem mta diferença?
leonardooosouza Postado Setembro 22, 2014 às 14:17 Postado Setembro 22, 2014 às 14:17 Batata doce e batata inglesa tem mta diferença? https://www.hipertrofia.org/blog/2014/06/23/batata-doce-vs-batata-inglesa/
lucastarik Postado Setembro 22, 2014 às 14:21 Postado Setembro 22, 2014 às 14:21 Corto ela em fatia (tipo chips) e coloco no forno com um salzinho. Cozinha gosto é ruim.
TigreEC Postado Setembro 22, 2014 às 14:50 Postado Setembro 22, 2014 às 14:50 Realmente, faz todo sentido, pois a variação da umidade é igual a variação dos caboidratos, 10g. Vou ter que beber a água da batata doce. kkkkk Alguém jã cozinhou ela no vapor? Fica boa? Demora muito? Acho q se fritar ela na airfryer mantem as características originais. Cozida a vapor fica top!! Bem sequinha e saborosa!! Vou mandar uma agora!!
robertodeth Postado Setembro 22, 2014 às 15:02 Postado Setembro 22, 2014 às 15:02 (editado) Cozida a vapor fica top!! Bem sequinha e saborosa!! Vou mandar uma agora!! Quanto tempo demora pra cozinhar? To com medo de ter que colocar a batata pra cozinhar quando for durmir pra comer ela de manhã. Costumo cozinhar brocolis e cenoura no vapor, é relativamente rápido. Agora Batata doce não sei. Editado Setembro 22, 2014 às 15:03 por robertodeth
Akilles Postado Outubro 6, 2014 às 15:27 Autor Postado Outubro 6, 2014 às 15:27 É simples. Quando você cozinha qualquer alimento que tem carboidrato ele libera amido contido dentro dele, ele realmente tem uma perda de peso pelo amido e um ganho de peso pela absorção de água. Tanto que você pode ver que a queda de calorias se dá pela queda de carbos na batata doce. A medida que ela é cozida parte do amido é dissolvido na água e não fica contido no alimento, tanto que se você dá uma mordida nela crua você vai sentir aquele gosto de maizena e um líquido esbranquiçado saindo, enquanto nela cozida você não tem essa sensação (Esse líquido branco com gosto de maisena é o amido...) Faz sentido mesmo, vou acreditar em você e continuar comendo seguindo a informação nutricional dela cozida!
Gus. Postado Outubro 6, 2014 às 15:39 Postado Outubro 6, 2014 às 15:39 Faz sentido mesmo, vou acreditar em você e continuar comendo seguindo a informação nutricional dela cozida! Pode confiar, sou químico e estudamos bioquímica em alimentos tb Akilles reagiu a isso 1
Saintgraal Postado Outubro 6, 2014 às 15:39 Postado Outubro 6, 2014 às 15:39 "se você cozinhar 500g de batata doce crua e depois de cozidas pesar novamente, vão dar exatamente 500g" Não sei não em .. ao menos aqui, 500g daria uns 450-470g após cozido... isso!
AndroZyzz Postado Outubro 6, 2014 às 20:25 Postado Outubro 6, 2014 às 20:25 Mano, eu vi um vídeo do cara cozinhando a batata no microondas pra não perder os nutrientes , numa sacola transparente. Ele só furou as batata pra cozinhar Uns 15 minutos
robertodeth Postado Outubro 6, 2014 às 21:45 Postado Outubro 6, 2014 às 21:45 Eu cozinho no vapor, tem uma panela em baixo com água e ai ela cozinha com o calor do vapor, o amido nao dissolve na água, pelo menos eu acho q nâo perde nutrientes.
Chez Postado Outubro 6, 2014 às 23:37 Postado Outubro 6, 2014 às 23:37 Mano, eu vi um vídeo do cara cozinhando a batata no microondas pra não perder os nutrientes , numa sacola transparente. Ele só furou as batata pra cozinhar Uns 15 minutos Eu tenho neura pra colocar plastico no microondas. Faço o msm procedimento mas envolvo ela em papel toalha molhado e deixo 5 minutos no micro. Fica daora!
Gus. Postado Outubro 7, 2014 às 00:12 Postado Outubro 7, 2014 às 00:12 É impossível você cozinahr algo e não perder algum tipo de nutrientes, seja no microondas, a vapor e etc.. Mas são meios de minimizar.
Eduardo do supino Postado Outubro 7, 2014 às 00:38 Postado Outubro 7, 2014 às 00:38 cozinho no microondas, n absorve agua, mantem nutrientes, mais rapido, e ja era
davidevh Postado Outubro 8, 2014 às 17:12 Postado Outubro 8, 2014 às 17:12 Sinceramente, taí um negócio que não como nem amarrado o troço ruim... a galera fica nessa paranoia de IG e prefere a doce do que a comum que é infinitamente mais gostosa thewomanizer reagiu a isso 1
Guihs Postado Outubro 8, 2014 às 17:56 Postado Outubro 8, 2014 às 17:56 (editado) É simples. Quando você cozinha qualquer alimento que tem carboidrato ele libera amido contido dentro dele, ele realmente tem uma perda de peso pelo amido e um ganho de peso pela absorção de água. Tanto que você pode ver que a queda de calorias se dá pela queda de carbos na batata doce. A medida que ela é cozida parte do amido é dissolvido na água e não fica contido no alimento, tanto que se você dá uma mordida nela crua você vai sentir aquele gosto de maizena e um líquido esbranquiçado saindo, enquanto nela cozida você não tem essa sensação (Esse líquido branco com gosto de maisena é o amido...) Cara me corrija se eu estiver errado, mas pra contrariar boa parte dessa perda não seria simplesmente cozinhar ela com casca? Já que sem casca naturalmente os alimentos perdem nutrientes. Editado Outubro 8, 2014 às 17:56 por Guihs
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora