Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sobrecarga progressiva=volume-load?

Mika7

Posts Recomendados

Postado

A sobrecarga é basicamente o volume-load? Porque a aumento no número de séries, repetições, carga, ou tempo de descanso, mexem no volume total de treino, o que aumenta a hipertrofia. Então sobrecarga progressiva não é necessariamente aumentar o peso né? Mas sim o esforço do exercício?

Postado

Tem um tópico bom do Lucas que contempla isso: 

Basicamente sim e existe uma linha onde volume se torna inútil (ou só deixa de ser interessante comparado a incluir mais intensidade).

Quanto mais simples for seu planejamento sem querer usar técnicas avançadas vai ser mais fácil de controlar o progresso, por isso que usar o peso como parâmetro acaba sendo tão atrativo.

Postado
Em 21/12/2023 em 15:34, GordãoLanches disse:

Tem um tópico bom do Lucas que contempla isso: 

Basicamente sim e existe uma linha onde volume se torna inútil (ou só deixa de ser interessante comparado a incluir mais intensidade).

Quanto mais simples for seu planejamento sem querer usar técnicas avançadas vai ser mais fácil de controlar o progresso, por isso que usar o peso como parâmetro acaba sendo tão atrativo.

Claro, mas não é só necessariamente aumentando o peso que eu posso aumentar a sobrecarga? É claro que o aumento do volume uma hora se torna inviável.

Postado
Em 21/12/2023 em 16:08, lorenzo_EP disse:

1 com 100kg vai ser mais intenso do que 5x10 com 90kg. Mas no segundo caso, a sobrecarga não ficaria maior? Gerando uma maior hipertrofia?

Postado (editado)
Em 23/12/2023 em 18:40, Mika7 disse:

Claro, mas não é só necessariamente aumentando o peso que eu posso aumentar a sobrecarga?

Considerando o mesmo padrão pra um exercício (isto é, mesma execução) numa série, o que sobra pra aumentar é o peso ou o número de repetições. O volume (número de séries) acaba sendo secundário, porque o mínimo volume efetivo é de bem poucas séries, e o máximo volume recuperável é de não muitas. Isso considerando uma intensidade e nível de esforço altos. Na prática, sendo iniciante, você tem muitas outras progressões pra se preocupar também, vulgo melhorar constantemente a execução dos exercícios.

Em 23/12/2023 em 18:45, Mika7 disse:

1 com 100kg vai ser mais intenso do que 5x10 com 90kg. Mas no segundo caso, a sobrecarga não ficaria maior? Gerando uma maior hipertrofia?

Muito maior... 10 reps com 90 kg dá 120 kg de 1RM estimada. Pra chegar a 120 kg de 1RM com os 100 kg, teria que fazer 7 reps. Então mesmo uma única série de 10 reps com 90 já é muito mais hipertrófica que uma única rep com 100 kg. Supondo que 120 kg seja o 1RM real, é a comparação de uma série com RPE 10 contra uma com RPE 4...

Dica: devore os tópicos do @Lucas, o Schrödinger

Editado por Super Ogro
Postado
Em 23/12/2023 em 18:40, Mika7 disse:

Claro, mas não é só necessariamente aumentando o peso que eu posso aumentar a sobrecarga? É claro que o aumento do volume uma hora se torna inviável.

Carga não é a única opção, se você faz supino com 40 de cada lado por 8 reps e conseguir fazer 10 vai aumentar a sobrecarga.

Em 21/12/2023 em 16:08, lorenzo_EP disse:

Não vai ser mais intenso, até 5 reps de 90kg seria absurdamente mais intenso que 1 rep com 100kgs. E de qualquer forma, eu não tentaria nada abaixo de 5 reps pra hipertrofia e só iria tão baixo assim em exercícios compostos. Já vi cara grande seguindo 5x5, abençoados geneticamente, mas eles existem.

Postado (editado)
Em 23/12/2023 em 19:15, GordãoLanches disse:

Não vai ser mais intenso, até 5 reps de 90kg seria absurdamente mais intenso que 1 rep com 100kgs.

É mais intenso. Intensidade é apenas a % da 1RM que vc está trabalhando na série em questão, não depende do nível de esforço ou proximidade da falha. Uma série de 1 rep com 91 kg é mais intensa que uma de 10 reps com 90 kg. Já 5 reps com 90 e 1 com 100 dá praticamente na mesma em termos de nível de esforço.

Editado por Super Ogro
Postado

Sim, é mais intenso. Relê o texto com mais atenção, ele é justamente pra acabar com a confusão carga de treinamento x intensidade.

Em 23/12/2023 em 19:15, GordãoLanches disse:

maior? Gerando uma maior hipertrofia?

Não vai ser mais intenso, até 5 reps de 90kg seria absurdamente mais intenso que 1 rep com 100kgs. E de qualquer forma, eu não tentaria nada abaixo de 5 reps pra hipertrofia e só iria tão baixo assim em exercícios compostos. Já vi cara grande seguindo 5x5, abençoados geneticamente, mas eles existem.

É mais intenso sim, lê meu tópico sugerido.

Postado
Em 23/12/2023 em 19:19, Super Ogro disse:

É mais intenso. Intensidade é apenas a % da 1RM que vc está trabalhando na série em questão, não depende do nível de esforço ou proximidade da falha. Uma série de 1 rep com 91 kg é mais intensa que uma de 10 reps com 90 kg. Já 5 reps com 90 e 1 com 100 dá praticamente na mesma em termos de nível de esforço.

Em 23/12/2023 em 19:26, lorenzo_EP disse:

É mais intenso sim, lê meu tópico sugerido.

Valeu pela correção. Tava usando no sentido mais burro possível como proximidade da falha e não de 1RM.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...