Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dor na lombar em agachamento.

Luke Palito

Posts Recomendados

Postado

Bem, tudo começou em um dia de costas, fui fazer o terra 5x5, comecei a sentir dores na lombar, até aí tudo parecia normal como era um terra, depois fiz a remada curvada, na remada curvada eu senti fortes dores no quadril no lado esquerdo, no dia seguinte era pernas, fiz agachamento 5x5 e comecei a sentir fortes dores na lombar, como se quando eu pegasse a barra a lombar comprimisse e quado eu colocava de volta no suporte eu sentia ela descomprimir e era uma dor que emcomodava, dei 5 dias de descanço para pernas, fui fazer de novo e a dor de volta, só que dessa vez pior, quando eu pegava a barra sentia a lombar comprimir com uma dor que já tava dificultado a execução do exercício, e quando eu botava a barra de volta a dor era pior ainda, sentia bem a lombar relaxando quando tirava o peso, e eu tinha que me segurar na barra alguns segundos até a dor minimizar, estou com medo de fazer agachamento novamente, porque acho que pode piorar.

Postado

deve ser uma protusão, o que eu tive (e tenho).

Va num medico urgente, de preferência osteopata. Corte todos os exercícios que envolvam a lombar nas proximas semanas, agacho, terra, rosca direta, remadas, etc...

pesquise por mobilidade, alongamentos da cadeia posterior, se pendure numa barra fixa ou numas paralelas pra descomprimir a coluna sempre que possível. Coloque um travesseiro debaixo dos joelhos pra dormir.

Postado
2 minutos atrás, FMSR disse:

deve ser uma protusão, o que eu tive (e tenho).

Va num medico urgente, de preferência osteopata. Corte todos os exercícios que envolvam a lombar nas proximas semanas, agacho, terra, rosca direta, remadas, etc...

pesquise por mobilidade, alongamentos da cadeia posterior, se pendure numa barra fixa ou numas paralelas pra descomprimir a coluna sempre que possível. Coloque um travesseiro debaixo dos joelhos pra dormir.

9 minutos atrás, busarello disse:

Procure um médico.

Enquanto isso, comece a pesquisar (e praticar) mobilidade. Cadeia posterior é um bom começo.

Acho que vou dar essa ultima semana do ano de deload e começar o ano com agachamentos leves priorizando a execução, e ir aumentando as cargas aos poucos, o que acham ?

Postado
8 minutos atrás, Luke Palito disse:

Acho que vou dar essa ultima semana do ano de deload e começar o ano com agachamentos leves priorizando a execução, e ir aumentando as cargas aos poucos, o que acham ?

Acho que voce deve parar de usar a lombar. Faça extensora brother

• Supermoderador
Postado
22 minutos atrás, Luke Palito disse:

Acho que você sequer leu o que foi sugerido.

Vá a um médico. 

Postado
1 minuto atrás, busarello disse:

Acho que você sequer leu o que foi sugerido.

Vá a um médico. 

Cara por questões monetárias, meus pais me sustentam, e eu não acho que eles queiram me levar no medico, se eu pedir acho que eles vão me proibir de ir treinar kkk, então não acho que seja uma opção valida, e as coisas não estão tão serias assim.

• Supermoderador
Postado
11 minutos atrás, Luke Palito disse:

Cara por questões monetárias, meus pais me sustentam, e eu não acho que eles queiram me levar no medico, se eu pedir acho que eles vão me proibir de ir treinar kkk, então não acho que seja uma opção valida, e as coisas não estão tão serias assim.

Você está com dores, perto da coluna cervical e não considera ir ao medico uma opção válida?

É melhor parar de treinar por hora do que parar de treinar para sempre...

Bem, a saúde é sua. O mínimo a fazer é parar de treinar e focar em mobilidade. 

Esquece isso de treinar superior ou fazer apenas alguns exercícios: TUDO envolve core (lombar + abdome).

Postado
13 horas atrás, busarello disse:

Você está com dores, perto da coluna cervical e não considera ir ao medico uma opção válida?

É melhor parar de treinar por hora do que parar de treinar para sempre...

Bem, a saúde é sua. O mínimo a fazer é parar de treinar e focar em mobilidade. 

Esquece isso de treinar superior ou fazer apenas alguns exercícios: TUDO envolve core (lombar + abdome).

Estava pesquisado mais sobre a anatomia, e conclui que talvez a dor não seja bem na coluna, mas sim no glúteo esquerdo na área superior, consigo setir dores quando alongo ele ou quando pego peso, no exercício de remada curvada por exemplo, eu tinha que deixar o glúteo travado dai sentia as dores.

Pretendo deixar essa semana toda em off, focando somente exercícios de mobilidade.

• Supermoderador
Postado
2 minutos atrás, Luke Palito disse:

Estava pesquisado mais sobre a anatomia, e conclui que talvez a dor não seja bem na coluna, mas sim no glúteo esquerdo na área superior, consigo setir dores quando alongo ele ou quando pego peso, no exercício de remada curvada por exemplo, eu tinha que deixar o glúteo travado dai sentia as dores.

Pretendo deixar essa semana toda em off, focando somente exercícios de mobilidade.

Ciático pressionado, outro ponto para pesquisar.

Postado

Se nao tem grana pro medico, vai pelo SUS cara.

Por hora pare de usar a lombar em exercícios com peso, principalmente terra. Fortaleça bem o core e lombar com exercicios isometricos apenas com bodyweigth, elevações de perna na barra, hiperextesoes, faça exercícios de mobilidade. Faça isso bem muito, se puder todo dia.

Como estava a execução dos exercícios, terra a barra estava baixa demais ? Arqueou a coluna ?

Arqueou a coluna no agachamento e remadas ?

Certifiquei-se antes de trabalhar com cargas altas e baixas repetições, que a execução esteja 100%, nao adianta querer puxar o peso de qualquer jeito.

Postado (editado)
33 minutos atrás, MonsterFreak disse:

Se nao tem grana pro medico, vai pelo SUS cara.

Por hora pare de usar a lombar em exercícios com peso, principalmente terra. Fortaleça bem o core e lombar com exercicios isometricos apenas com bodyweigth, elevações de perna na barra, hiperextesoes, faça exercícios de mobilidade. Faça isso bem muito, se puder todo dia.

Como estava a execução dos exercícios, terra a barra estava baixa demais ? Arqueou a coluna ?

Arqueou a coluna no agachamento e remadas ?

Certifiquei-se antes de trabalhar com cargas altas e baixas repetições, que a execução esteja 100%, nao adianta querer puxar o peso de qualquer jeito.

Eu não tenho o costume de utilizar cinta, sempre tento deixar a coluna travada com o quadril empinado, na execução do agachamento eu sempre desço a baixo de paralela. 

Editado por Luke Palito
Postado
43 minutos atrás, busarello disse:

Ciático pressionado, outro ponto para pesquisar.

Também penso ser uma possibilidade. Se for, acho que uma massagem na região poderia aliviar. De uma consultada nas casa de massoterapia ou shiatizu, tente uma sessão de massagem na região dolorosa, se não aliviar a dor, pelo menos vai dar uma boa relaxada com a massagem. 

Postado
15 minutos atrás, Luke Palito disse:

Eu não tenho o costume de utilizar cinta, sempre tento deixar a coluna travada com o quadril empinado, na execução do agachamento eu sempre desço a baixo de paralela. 

Esse quadril empinado, se tu empinar demais tua coluna vai arquear. Nao se preocupe em empinar o quadril, importante é travar o abdomem pra estabilizar a lombar, pra que ela nao arquei e nem fique em C. Nao precisa de cinta cara.

Vá no ortopedista, aqui ninguem pode lhe da diagnostico sem ao menos lhe ver, pode ser uma besteira e pode nao ser.

Dá uma lida.

Postado (editado)
2 minutos atrás, MonsterFreak disse:

Esse quadril empinado, se tu empinar demais tua coluna vai arquear. Nao se preocupe em empinar o quadril, importante é travar o abdomem pra estabilizar a lombar, pra que ela nao arquei e nem fique em C. Nao precisa de cinta cara.

Vá no ortopedista, aqui ninguem pode lhe da diagnostico sem ao menos lhe ver, pode ser uma besteira e pode nao ser.

Dá uma lida.

Uma coisa que eu não faço é travar o abdômen, minha preocupação ao ir a um ortopedista seria os gastos com exames e tal, passaria facil mente dos 150 imagino, tenho somente 250 para gastar com dieta e tudo.

Editado por Luke Palito
Postado
1 minuto atrás, Luke Palito disse:

Uma coisa que eu não faço é travar o abdômen, minha preocupação ao ir a um ortopedista seria os gastos com exames e tal, passaria facil mente dos 150 imagino.

Meu, voce nao lê os posts do pessoal? Procure o SUS

nao trava o abdomem ou nao consegue, porque provavelmente ele é fraco, quando é forte e resistente ja fica contraído sem esforço nenhum.

As dicas foram dadas aí, até demais diga-se de passagem, faça bom proveito.

Abraços.

Postado (editado)
4 minutos atrás, MonsterFreak disse:

nao trava o abdomem ou nao consegue, porque provavelmente ele é fraco, quando é forte e resistente ja fica contraído sem esforço nenhum.

Abraços.

Moro em interior, o sistema de saúde aqui é uma merda, mas vou procurar informações no hospital municipal, eu não travava o abdomen porque não achava que isso iria influencia por conta do peso estar sobre a coluna, daí eu me preocupava mais em arquear a coluna para evitar de que ela fique em forma de C.

Editado por Luke Palito
Postado
5 horas atrás, Luke Palito disse:

eu me preocupava mais em arquear a coluna para evitar de que ela fique em forma de C.

Não tem que arquear a coluna nem pra frente em relaxamento nem pra trás em extensão excessiva. A coluna tem que ficar na posição natural dela durante o exercício.

Reitero o que os colegas disseram, vá ao médico urgente porque coluna é coisa séria. Não dá pra saber a intensidade da lesão sem uma ressonância magnética. 

Pode não ser nada, mas também pode ser grave (Deus queira que não) e você pode ficar paralítico amanhã carregando compras de supermercado ou amarrando um sapato. Ou seu ciático comprimido pode te causar uma dor intensidade 10 paralisante bem quando você estiver atravessando a rua, dirigindo um carro ou em outra situação arriscada. Com coluna não se brinca.

Postado (editado)
5 horas atrás, MonsterFreak disse:

Abraços.

6 minutos atrás, Gabriel B disse:

Não tem que arquear a coluna nem pra frente em relaxamento nem pra trás em extensão excessiva. A coluna tem que ficar na posição natural dela durante o exercício.

Reitero o que os colegas disseram, vá ao médico urgente porque coluna é coisa séria. Não dá pra saber a intensidade da lesão sem uma ressonância magnética. 

Pode não ser nada, mas também pode ser grave (Deus queira que não) e você pode ficar paralítico amanhã carregando compras de supermercado ou amarrando um sapato. Ou seu ciático comprimido pode te causar uma dor intensidade 10 paralisante bem quando você estiver atravessando a rua, dirigindo um carro ou em outra situação arriscada. Com coluna não se brinca.

Acho que estou sozinho nessa, conversei com meus pais, a resposta que recebi foi que eles não iriam me levar a nenhum hospital publico daqui porque eles acham que não ha medicos, eles acham que só é necessario ir a hospital quando se está doente quase morrendo, dai eles começaram a falar daquele assunto de politica e tal que o governo não cuida dos hospitais publico e por ai vai, dai ele falou que ou eu parava de treinar ate as costas melhorarem e não iam me levar a nenhum medico, acho que a solução agora é eu juntar o dinheiro para ir até uma clinica particular aqui e sacrificar um mes de treino e dieta.

Uma coisa que pode ter ajudado a prejudicar a lombar, foi que ultimamente eu estou tentando agachar com os pês mais próximo possível, para focar no quádriceps.

Editado por Luke Palito
Postado

Com certeza. Pés juntos é errado e faz você deslocar o centro de massa pra frente da coluna o que cria esforços de cisalhamento para trás, o que pode ter causado a protusão. Se houver protusão.

De qualquer forma, se quiser treinar músculos isolados escolha outra forma, o agachamento é um exercício completo e balanceado que deve ser feito apenas com a forma correta. Fechar os pés não é uma delas. (embora muita gente faça)

Quanto à sua dor, não sou médico nem fisio pra te aconselhar, mas posso relatar o que eu faço quando minha protusão dá sinal de vida. Eu corto por todos os exercícios que colocam compressão na coluna, e malho os membros superiores apenas com a coluna totalmente na horizontal, ou com o peso do próprio corpo, sem halteres. A grosso modo, Supino + Barra fixa até curar. Jamais segurar halteres, não carrego peso de supermercado, mochila nas costas, nada. Ficar pendurado na barra fixa ajuda. Tomo condroitina, corto o café e se a dor está intensa faço alguns dias de diclofenaco, o que é bem raro.

Tenho uma Osteopata MUITO TOP que trata da minha coluna em caráter permanente, pago o pacote de R$ 600 reais por 5 sessões, que uso apenas quando sinto dor. Já passei mais de 1 ano sem incidentes. Quando ocorre de doer, se for leve 1 sessão resolve, quando é pior faço 2 ou 3 sessões com intervalo de uma semana. (tracionar a coluna é coisa séria e não deve ser feito em excesso).

Malhar agachamento e terra fortaleceu muito minha estrutura da coluna e valeu a pena para me "curar" da lesão, porque depois que lesionei eu sentia dor essencialmente em qualquer lugar ou situação, pois meus músculos eram fracos. E se tivesse que carregar um peso a dor nos dias seguintes era mortal.

Depois de fortalecer a coluna pude fazer tudo e carrego peso sem problema porque tenho estrutura pra isso. Mark Rippetoe tem razão, FRAQUEZA É DOENÇA. Agora eu só sinto dor quando erro a forma do agachamento ou do terra.

Boa sorte com seu repouso e recuperação

GB

ps: peso 95 kg, 25% BF, já agachei 3 séries de 5 reps com 37kg de cada lado. Não fui além porque atingi meu objetivo, hoje em dia agacho 3x8 com 20kg apenas pra manter, sem grandes pretensões nesse departamento.

Postado
18 minutos atrás, Gabriel B disse:

Com certeza. Pés juntos é errado e faz você deslocar o centro de massa pra frente da coluna o que cria esforços de cisalhamento para trás, o que pode ter causado a protusão. Se houver protusão.

De qualquer forma, se quiser treinar músculos isolados escolha outra forma, o agachamento é um exercício completo e balanceado que deve ser feito apenas com a forma correta. Fechar os pés não é uma delas. (embora muita gente faça)

Quanto à sua dor, não sou médico nem fisio pra te aconselhar, mas posso relatar o que eu faço quando minha protusão dá sinal de vida. Eu corto por todos os exercícios que colocam compressão na coluna, e malho os membros superiores apenas com a coluna totalmente na horizontal, ou com o peso do próprio corpo, sem halteres. A grosso modo, Supino + Barra fixa até curar. Jamais segurar halteres, não carrego peso de supermercado, mochila nas costas, nada. Ficar pendurado na barra fixa ajuda. Tomo condroitina, corto o café e se a dor está intensa faço alguns dias de diclofenaco, o que é bem raro.

Tenho uma Osteopata MUITO TOP que trata da minha coluna em caráter permanente, pago o pacote de R$ 600 reais por 5 sessões, que uso apenas quando sinto dor. Já passei mais de 1 ano sem incidentes. Quando ocorre de doer, se for leve 1 sessão resolve, quando é pior faço 2 ou 3 sessões com intervalo de uma semana. (tracionar a coluna é coisa séria e não deve ser feito em excesso).

Malhar agachamento e terra fortaleceu muito minha estrutura da coluna e valeu a pena para me "curar" da lesão, porque depois que lesionei eu sentia dor essencialmente em qualquer lugar ou situação, pois meus músculos eram fracos. E se tivesse que carregar um peso a dor nos dias seguintes era mortal.

Depois de fortalecer a coluna pude fazer tudo e carrego peso sem problema porque tenho estrutura pra isso. Mark Rippetoe tem razão, FRAQUEZA É DOENÇA. Agora eu só sinto dor quando erro a forma do agachamento ou do terra.

Boa sorte com seu repouso e recuperação

GB

ps: peso 95 kg, 25% BF, já agachei 3 séries de 5 reps com 37kg de cada lado. Não fui além porque atingi meu objetivo, hoje em dia agacho 3x8 com 20kg apenas pra manter, sem grandes pretensões nesse departamento.

Mas eu não faço com os pes juntos, faço os pes mais próximos do que o normal, peso 66, uns 15 de bf, o máximo que eu já agachei foi com 40kg de cada lado para 5 repetições.

Postado

Se quer foco em quads, treine para executar decentemente um front squat. Mas só se tiver mobilidade e consciência corporal suficientes pra não se quebrar ainda mais. 

Front squat exige menos da lombar que agachamento costas. 

• 1 mês depois...
Postado (editado)

Atualização: fiquei parado 2 semanas, as dores na lombar sumiram, no primeiro treino de pernas eu senti a lombar pegar quando a carga passava dos 70kg no total, dei mais uma semana de descanço, no ultimo treino de pernas eu fiz o agachamento de lado para o espelho e percebi que eu estava arredondando a lombar quando passava de paralela, fiz as seguintes series evitando passar de paralela, e o resultado foi que eu não obtive nenhum problema com a lombar, o que me leva a pensar que tenho um encurtamento nos posteriores, quando eu desço abaixo de paralela o quadril rotaciona, eu até consegui pegar uma carga maior evitando a paralela.

Editado por Luke Palito
Postado

Eu tenho os posteriores um pouco encurtados, por isso não posso abusar da amplitude nos agachamento senão curvo a coluna e dói também. 

Mas de um tempo para cá,  tenho feito longos alongamento nos posteriores, longos mesmo, e notei que estou tendo muito mais facilidade da execução e até aumentado as cargas. 

Então minha dica é alongue os posteriores umas duas vezes no dia, pelo menos 5 minutos cada posição de alongamento cada perna, em uma semana que sentirá uma boa diferença. 

Postado
12 horas atrás, LiFe disse:

Eu tenho os posteriores um pouco encurtados, por isso não posso abusar da amplitude nos agachamento senão curvo a coluna e dói também. 

Mas de um tempo para cá,  tenho feito longos alongamento nos posteriores, longos mesmo, e notei que estou tendo muito mais facilidade da execução e até aumentado as cargas. 

Então minha dica é alongue os posteriores umas duas vezes no dia, pelo menos 5 minutos cada posição de alongamento cada perna, em uma semana que sentirá uma boa diferença. 

Irei fazer exercícios de mobilidade e alongamento para posteriores logo ao acordar, uma coisa que eu tentava fazer que ajudou no problema com a lombar foi fazer agachamento tipo o do Bradley Martyn

Postado (editado)

então, ja fodi a lombar lindamente. tbm nao fui no medico, mas estou recuperado e batendo PRs

digo o seguinte, descansa e desencana de treinar td relacionado a pernas.
faça protocolos basicos de reabilitação lombar https://orthoinfo.aaos.org/topic.cfm?topic=a00302
alongue antes de dormir pra conseguri se recuperar durante o sono. 

pratique mobilidade(agile8, limber 11) , procure caminhar pra ajudar na recuperação
la pela 8 semana disso voltar a treinar com peso minimo

Editado por radec2033
Postado (editado)

Também já tive muitas dores nas costas por causa do treino de pernas, hoje faço o agachamento mais perfeito o possível, e mesmo sendo ATG não sinto dor nenhuma na lombar (digo dor óssea, de juntas, porque a muscular que é de fortalecimento do core é normal quando se treina com cargas altas).

Pra você ter uma ideia, estava agachando com 110 kilos para 8 repetições, hoje estou agachando com 96 para as mesmas 8. Isso tem mais ou menos 2 meses, consegui progredir bem, mas quando abaixei o peso "restartei" meu squat para apenas 80 kilos, que é um pouquinho só a mais que meu BW..

O pessoal fala que o agachamento e o terra são exercícios simples e sem risco nenhum, mas a verdade é que tem que ter muito cuidado, pois sim, são exercícios que se não forem feitos corretamente podem levar à lesões irreversíveis e que podem prejudicar até o bem-estar fora da academia..

Editado por MarcosMakaveli
Postado

Esqueci de citar que um dos fatores que contribuirão foi a remada curvada, quando eu estabilizava a coluna e o quadril acima de 90°, eu fazia o exercício de boa, mas quando eu acabava sentia muito da lombar de do quadril, na minha opinião foi esse exercicio que deu inicio as dores, acho que vou substituir ele por a remada curvada em maquina ou remada baixa, remada cavalinho que tem menos pressão na lombar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...