Quantos agachamentos fazer para ter resultados?

Quantos agachamentos você deve fazer depende do tipo de agachamento, se usou carga e quantas repetições você fez no último treino. De forma geral, para obter mais resultados, você precisa desafiar seu corpo cada vez mais a cada treino, seja aumentando o número de repetições ou carga.

Então, quantos agachamentos fazer para ter resultados? Você deve fazer mais agachamentos do que fez no último treino. Por exemplo, se no seu último treino, você fez 15 agachamentos com o peso do corpo por um total de 3 séries, totalizando 30 agachamentos. Hoje, sua meta deve ser tentar fazer 31 agachamentos ou mais.

Novamente, isto ainda vai depender do tipo de agachamento e se havia carga adicionada, mas o princípio é o mesmo para todos: se a cada treino você está fazendo mais agachamentos ou usando cada vez mais carga, você está fazendo impondo um estresse cada vez maior nos seus músculos, o que é bom para estimular crescimento muscular.

Isso prova que você obrigou seu corpo a fazer mais trabalho do que a última vez e ele foi estimulado a se adaptar para se tornar maior e mais forte.

Portanto, não existe um número fixo ou mágico de agachamentos que você precisa fazer para ter resultados. Cada pessoa começará de um ponto inicial diferente e terá capacidades diferentes. Logo, é melhor focar-se em tentar fazer cada vez mais trabalho no decorrer do tempo do que fazer um número específico.

Quantos agachamentos fazer por série?

Antes mesmo de se preocupar com quantos agachamentos você deve fazer, primeiro você precisa parar para pensar em quantos deveria fazer por série.

Afinal, você terá mais chances de sucesso se dividir o trabalho total em séries, em vez de fazer todas os agachamentos que conseguir de uma vez só e então acabar o treino.

Com isto isso dito, o número de agachamentos por série dependerá principalmente do tipo de agachamento que você está fazendo; se você está fazendo o exercício com carga ou com o peso do corpo.

Para agachamento com peso do corpo, você pode ter como meta fazer o máximo de repetições conseguir fazer, descansar por 120 a 150 segundos e então fazer uma nova série. Como você não tem carga extra neste tipo de agachamento, é importante fazer o exercício lentamente para obter mais tempo sob tensão e deixar o exercício mais difícil (conforme você se adapta).

Para agachamentos com carga (como agachamento livre com barra), você pode ter como meta fazer 8 a 12 repetições com uma carga que no final da série (entre 8 a 12 repetições), seja muito difícil completar as últimas repetições.

Publicidade

Independente do tipo de agachamento, é importante anotar a quantidade de trabalho realizada. Por exemplo, se você fez agachamento com peso do corpo, anote quantas repetições conseguiu fazer em cada série, para que você saiba, com exatidão, quantas séries precisa fazer para bater o treino anterior.

Quantas séries fazer?

De acordo com a maioria dos estudos sobre o tema é preciso cerca de 9–18 séries por semana para maximizar sua taxa de crescimento muscular. Se agachamento é o único exercício que você está fazendo, você pode maximizar sua taxa de crescimento muscular fazendo 3 a 6 séries de agachamento 2 a 3 vezes por semana.

Além disso, quando você começa a fazer agachamento, seus músculos ainda não estão acostumados com o estímulo do treino. Não será necessário muito para ver resultados.

Também não será necessário muito para danificar seus músculos, deixando você com uma dor muscular incômoda nos dias seguintes. No começo, a dor pode interferir em seu próximo treino, retardando sua taxa de progresso.

No entanto, conforme seus músculos se acostumam com o agachamento, eles se tornarão mais resistentes; será necessário mais séries para continuar tendo resultados. Você também será capaz de lidar com mais estresse antes de atingir a fadiga muscular e interromper a série.

Então, se você nunca fez agachamento antes ou está muito tempo parado, comece com o mínimo, ou seja, 3 séries de agachamentos por 3 vezes por semana. A cada semana, você pode adicionar uma série extra. Continue adicionando séries até chegar a 6 séries por treino.

Devo fazer agachamento todos os dias?

Fazer agachamento todos os dias não é recomendado para a maioria das pessoas, especialmente iniciantes, pois ter dias de descanso faz parte do processo de crescimento muscular; seus músculos crescem durante o descanso e não durante o treino (apesar do inchaço muscular momentâneo durante a atividade física).

Quando você faz agachamento, você gera microlesões nos músculos usados. Essas microlesões são normais, esperadas e necessárias para o crescimento muscular; no entanto, os músculos precisam de tempo para reparar e fortalecer essas fibras danificadas através de um processo de adaptação.

Treinar o mesmo grupo muscular sem dias de descanso entre um treino e outro pode levar a o que chamamos de overtraining, aumentando o risco de lesões e podendo até mesmo desacelerar os resultados.

Idealmente, você deve incorporar dias de descanso ou treinar diferentes grupos musculares em dias alternados. Para a maioria das pessoas, realizar agachamento 2 a 3 vezes por semana permite um tempo de recuperação adequado.

Publicidade

Durante os dias de descanso, você pode se concentrar em outros aspectos do condicionamento físico, como exercícios cardiovasculares, treinamento de flexibilidade ou trabalhar em grupos musculares que não foram treinados no dia anterior.

Conclusão

Não existe um número específico de agachamentos você deve fazer por dia para ter resultados. O importante é tentar fazer mais do que no treino anterior e isso envolve fazer um número de repetições totalmente individual.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×