Fazer agachamento ou levantamento terra primeiro?

O impasse entre fazer agachamento ou levantamento terra primeiro no treino é bastante comum entre quem faz musculação. No entanto, a resposta não é tão simples e direta quanto parece. Este artigo tem como objetivo fornecer todas as informações importantes para ajudá-lo a tomar uma decisão informada.

Então, é melhor fazer agachamento ou levantamento terra primeiro? A decisão depende principalmente das suas necessidades pessoais. Como regra geral, o exercício a ser feito primeiro no treino costuma ser o que você acha mais difícil e precisa melhorar. Por exemplo, se você teme fazer agachamento, porque sua técnica é ruim ou não consegue usar muita carga, seria melhor começar o treino pelo agachamento, quando você tem mais energia, foco e disposição para fazer algo difícil.

No decorrer do texto veremos mais informações sobre o tema e quais fatores considerar ao escolher fazer agachamento ou terra primeiro no treino.

Agachamento e levantamento terra – o básico

Levantamento terra é um exercício composto que trabalha múltiplos grupos musculares, incluindo as costas, glúteos, isquiotibiais e o core. Eles são considerados um exercício de puxar porque você está puxando o peso do chão. Levantamento terra é ótimo para construir força e explosão como um todo.

Agachamento livre, por outro lado, também é um exercício composto, mas têm como alvo principal as pernas, especificamente os quadríceps, em segundo plano os glúteos e isquiotibiais. Agachamento é considerado um dos melhores exercícios para membros inferiores.

Fazer agachamento ou levantamento terra primeiro: 3 fatores a considerar

1 – Fraquezas

Se você quer fazer a escolha certa sobre qual exercício fazer primeiro, pergunte a si mesmo, quais são seus pontos fracos? Se um é mais difícil de fazer que o outro, isto é um grande sinal de que você precisa melhorar o exercício que acha mais difícil.

O mesmo vale para situações em que você quer dar atenção especial à áreas específicas. Por exemplo, se você quer pernas grandes, então comece o treino pelo agachamento livre. Se você acha que precisa fortalecer a lombar acima de tudo, então comece pelo levantamento terra. Estas são apenas duas situações (de muitas).

A ideia principal é apenas começar por aquele que você precisa melhorar mais ou os benefícios são mais interessantes para você neste momento.

2 – Escute seu corpo

É importante escutar o próprio para verificar se você está recuperado e pronto para fazer agachamento ou levantamento terra.

Por exemplo, se você sentir que não se recuperou direito do último treino de costas, ou a força da sua pegada está fraca, ou simplesmente você não se sente pronto mentalmente para faz levantamento terra pesado hoje, você pode querer deixá-lo para mais tarde no treino e fazer agachamento primeiro.

Publicidade

Ou talvez você ainda sinta seus membros inferiores doloridos do último treino ou talvez você não se sinta seguro de agachar pesado sem alguém olhando… então, faça levantamento terra primeiro e escolha algum agachamento “mais fácil” para fazer mais tarde no treino.

Veja também: 5 variações de agachamento livre

3 – Objetivo principal

Quando se trata de estruturar seu treino, pense em qual é seu objetivo principal.

Se você quer melhorar seu desempenho no agachamento, então comece com agachamento para focar mais nos seus quadríceps (e nos principais músculos das suas pernas em geral).

Mas se você está mais preocupado em obter os benefícios do levantamentos terra e quer construir um terra forte, comece com ele e você trabalhará mais sua cadeia posterior.

Caso você ainda esteja perdido, iremos mostrar os benefícios de começar o treino com cada um deles.

Benefícios em fazer levantamento terra primeiro no treino

Levantamento terra é um excelente exercício para construir força e explosão muscular. Fazendo-os primeiro, você pode dedicar sua energia e foco para levantar o máximo de carga possível, o que pode levar a maiores ganhos de força geral.

Além disso, levantamento terra é um exercício funcional que podem ajudar a melhorar seu desempenho em outros exercícios e atividades diárias fora da academia. Por exemplo, ele pode ajudá-lo a levantar objetos pesados do chão de maneira segura e eficiente.

Melhor postura

Levantamento terra também é benéfico para melhorar sua postura. Eles fortalecem os músculos que suportam sua coluna, o que pode ajudá-lo a manter uma postura saudável. Fazendo levantamento terra (da forma correta) primeiro, você pode priorizar a saúde postural e reduzir o risco de dores nas costas e lesões.

Benefícios em fazer agachamento livre primeiro no treino

Agachamento é um dos melhores exercícios para construir força na porção inferior do corpo. Fazendo-o primeiro, você pode focar em melhorar seus músculos das pernas, incluindo quadríceps, glúteos e isquiotibiais.

Publicidade

Além disso, agachamento pode ajudar a melhorar seu equilíbrio e mobilidade, o que pode beneficiar seu desempenho em outros exercícios e atividades diárias.

Maior queima calórica

Agachamento é um exercício de alta intensidade que usa inúmeros músculos ao mesmo tempo, o que pode ajudá-lo a queimar mais calorias. Fazendo-o primeiro, você pode dar um ponta pé inicial no seu metabolismo e aumentar sua queima de calorias, o que pode auxiliar na perda de peso e construção muscular.

Você precisa fazer agachamento e terra no mesmo treino?

Se você deve fazer ambos no mesmo dia depende do tipo de resultados que você está buscando, do método de treinamento que está usando e, claro, da sua condição física.

Tenha em mente que ambos os exercícios são difíceis, exigem muita energia, atenção e esforço. Algumas pessoas gostam de combinar agachamento e levantamento terra na mesma sessão de treino porque o treino acaba sendo mais abrangente (mais músculos são trabalhos ao mesmo tempo) e eficiente em termos de tempo.

Mas fazer exercícios complexos e intensos, como o agacho e terra, um após o outro pode sobrecarregar seu sistema nervoso central e até mesmo causar lesões se a intensidade e o volume forem muito altos.

Se você não quer arriscar, pode distribuir levantamentos terra e agachamentos em dias diferentes. Não será tão eficiente em termos de tempo, mas você terá a chance de dar mais atenção focada a cada movimento, o que pode ajudar na recuperação e no desempenho. Essa abordagem é essencial para iniciantes porque eles primeiro precisam aprender a manter a forma adequada e aumentar a quantidade de peso que estão levantando ao longo do tempo, pouco a pouco.

Veja também: Devo fazer levantamento terra no dia de costas ou pernas?

Conclusão

Em conclusão, se você deve fazer levantamento terra ou agachamento primeiro depende do seu objetivo, níveis de energia e preferência pessoal.

Ambos os exercícios oferecem benefícios únicos, então trata-se de encontrar qual deles é mais importante neste momento. Lembre-se de sempre priorizar a forma correta e a segurança, independentemente da ordem dos exercícios.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×