Tomar hipercalórico antes ou depois do treino?

Quando o assunto é suplementação, uma questão frequente é se devemos tomar hipercalórico antes ou depois do treino para obter o máximo do suplemento e ter mais resultados.

Geralmente, tomar hipercalórico depois do treino é melhor porque consumir uma bebida altamente calórica antes da atividade física pode causar sintomas digestivos em algumas pessoas. Além disso, o alto teor de carboidratos e proteínas do hipercalórico será muito bem vindo após o treino, para amplificar a recuperação muscular.

Dito isso, não há horários “obrigatórios” para usar hipercalóricos. Se tomar hipercalórico no pré-treino servir como uma luva para suas necessidades nutricionais, há maneiras de fazer isso de forma a evitar problemas digestivos.

Pontos importantes

  • Tomar hipercalórico depois do treino pode ser útil para amplificar a hipertrofia muscular, já que o corpo aproveitará mais as proteínas e carboidratos presentes no hipercalórico.
  • Se você preferir ou precisar, é possível misturar a dose de hipercalórico com outros suplementos para aumentar a praticidade da suplementação pré ou pós treino.
  • É possível dividir a dose total do hipercalórico, assim você pode usar metade antes do treino e outra metade depois do treino.
  • Ao optar tomar hipercalórico antes do treino, é melhor dar ao menos 30-60 minutos para evitar problemas digestivos e permitir que o suplemento seja devidamente absorvido.

É melhor tomar hipercalórico antes ou depois do treino?

Embora você possa tomar um hipercalórico a qualquer hora do dia, é melhor tomar hipercalórico depois do treino.

Hipercalóricos fornecem uma grande quantidade de carboidratos de uma só vez, junto de proteínas e alguma gordura. A combinação destes nutrientes e dependendo da fonte deles, pode fazer com que algumas pessoas tenham sintomas gastrointestinais, como gases, enjoo e vontade de ir ao banheiro, o que não preferível se você tomar hipercalórico antes do treino.

Se você for um dos “sortudos” que sofre com estes sintomas, isto definitivamente é algo a ser levado em consideração na hora de escolher o momento para tomar hipercalórico.

Veja também: Devo tomar hipercalórico com whey protein?

Além disso, consumir grandes quantidades de proteína e carboidratos após o treino é benéfico porque esses nutrientes ajudarão a construir e reparar músculos e repor as reservas de glicogênio que foram perdidas na sessão de treino.

No entanto, em algumas situações, você pode usar o hipercalórico antes do treino, sem temer efeitos indesejados. Basta apenas ser mais estratégico com o momento que você usa o suplemento antes de ir treinar.

Como tomar hipercalórico antes do treino

Caso você prefira tomar hipercalórico antes do treino, você precisa tomar algumas precauções básicas.

Publicidade

Evite tomar a dose completa do hipercalórica muito próximo do treino (menos de 30-60 minutos), para que você tenha tempo para digerir o suplemento e qualquer eventual problema digestivo que você tenha, aconteça antes de você treinar.

Além disso, leia atentamente o rótulo do seu hipercalórico e veja se ele possui algum ingrediente que você tenha alguma sensibilidade. Por exemplo, alguns hipercalóricos possuem whey protein em sua forma mais básica, o que inclui bastante lactose e é desastroso para alguém intolerante.

Veja também: Creatina ou hipercalórico: qual vale mais a pena?

Como tomar hipercalórico depois do do treino

Se você optar por tomar hipercalórico no pós-treino, é melhor consumi-lo dentro de 2 horas após a sua sessão de treino, para aproveitar a capacidade aumentada do corpo em aproveitar a absorção de nutrientes depois de uma sessão intensa de exercícios.

É importante ressaltar que não há urgência para fazer a suplementação pós-treino, como a crença popular dita. Seu corpo demora várias horas (dias na verdade) para reconstruir massa muscular depois de um treino e seu corpo fica mais sensível por um tempo similar.

Contudo, é recomendável tomar o hipercalórico dentro de duas horas para não afetar o restante da dieta, assim você consegue encaixar mais refeições no dia, sem se sentir tão cheio.

Posso tomar hipercalórico antes E depois do treino?

Outra estratégia que você pode tentar com seu hipercalórico é dividir a porção do suplemento em duas e tomar metade antes do treino e metade depois.

Tomar metade da dose total do seu hipercalórico no pré-treino e a outra metade no pós-treino ajudará a reduzir problemas de digestão enquanto você treina, porque você estará consumindo uma quantidade menor de todos os nutrientes, o que será mais fácil de digerir.

Dividir sua porção em duas doses também seria tão eficaz para aumentar sua ingestão de calorias quanto se você fosse consumir a dose completa do hipercalórico de uma só vez. Você apenas fracionou a dose.

Se você escolher tomar tomar meia dose de hipercalórico antes do seu treino, ainda deve se dar pelo menos 1 hora para permitir que ele seja digerido antes de treinar.

Publicidade

Veja também: Hipercalóricos para ectomorfos: como tomar e extrair o máximo de benefícios

Posso tomar hipercalórico em outros horários do dia?

Se seu objetivo é aumentar sua ingestão calórica para ganhar mais massa muscular, então tomar um hipercalórico será uma ferramenta útil independentemente do horário do dia em que você o consume.

Hipercalóricos são simplesmente uma maneira mais conveniente de obter um número maior de calorias na dieta quando não conseguimos comer muitos alimentos sólidos.

Tomar uma dose de hipercalórico, seria como adicionar uma refeição extra no dia que você não conseguiria fazer se fosse com alimentos sólidos. Por isso, não há um horário ruim para consumir o suplemento, exceto, talvez, imediatamente antes de um treino.

No final das contas, você pode tomar seu hipercalórico quando for mais conveniente para você (desde que não afete seu treino) porque um hipercalórico só ajudará você a construir músculos se você estiver consumindo consistentemente calorias suficientes para conduzir o crescimento muscular e estiver treinando com intensidade suficiente na academia para dar aos seus músculos uma razão para crescer.

Posso misturar hipercalórico com outro suplemento?

Ao tomar hipercalórico antes ou depois do treino, você pode se perguntar se é possível misturá-lo com outros suplementos que também poderão ser usados nestes horários.

Geralmente, você pode misturar a dose de hipercalórico com qualquer outro suplemento. Por exemplo, se você toma creatina após o treino, não há problemas em misturá-la com o hipercalórico. Você também pode tomar hipercalórico próximo ou junto (se conseguir) do seu suplemento pré-treino.

Apenas tenha em mente que algumas misturas poderão amplificar problemas digestivos caso você tenha alguma sensibilidade alimentar. Mas, em tese, misturar hipercalórico com outro suplemento não vai “anular” os benefícios de nenhum deles.

Conclusão

Você pode tomar hipercalórico antes, depois, antes e depois ou em qualquer horário do dia. Dito isso, tomar hipercalórico depois do treino pode ter uma leve vantagem, porque a grande quantidade de carboidratos e proteínas presentes nos hipercalóricos poderão ser ainda mais úteis depois de um treino pesado.

Se, por ventura, você decida tomar hipercalórico antes do treino, lembre-se de evitar tomá-lo imediatamente antes de ir para a academia, para evitar possíveis problemas digestivos e dar tempo para o suplemento ser digerido.

Publicidade

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×