Posso tomar hipercalórico e whey protein ao mesmo tempo?

Hipercalórico e whey protein são suplementos úteis para quem deseja ganhar massa muscular. Contudo, uma dúvida comum é se podemos tomar hipercalórico e whey protein juntos.

Embora você possa tomar hipercalórico e whey protein juntos para ingerir todas as calorias e proteínas que você precisa no dia, você pode não precisar usar os dois ao mesmo tempo. O hipercalórico por si só geralmente fornece proteína suficiente e adicionar whey pode ser desnecessário e caro.

Isto não significa que o hipercalórico é melhor do que whey, mas, sim, que usar ambos simultaneamente pode não valer tanto a pena.

Neste texto, mergulharemos mais fundo nesta questão.

Pontos importantes

  • O hipercalórico é mais calórico e contém os 3 macros (proteína, carboidrato e gordura), tornando-o uma melhor opção para aqueles que querem ganhar peso ou usá-lo como um substituto de refeição.
  • Whey protein tem menos calorias e é melhor para aqueles que querem aumentar apenas a ingestão de proteínas, mas não precisam de muita ajuda para atingir a necessidade calórica do dia.
  • Misturar hipercalórico e whey protein juntos pode não valer a pena, pois somente o hipercalórico pode entregar toda a proteína que você precisa em um shake proteico.

Hipercalórico e whey Protein: quais as diferenças?

Calorias

Uma das diferenças mais notáveis e óbvias entre um hipercalórico e um whey protein é a quantidade de calorias que cada um fornece.

Whey protein é relativamente baixo em calorias, enquanto os hipercalóricos – como o nome fortemente sugere – contêm consideravelmente mais calorias por porção.

Um whey protein concentrado geralmente contêm entre 100-150 calorias por dose, enquanto um hipercalórico pode ter entre 500-1500 calorias por porção.

Veja também: Qual é o melhor whey protein nacional?

Macronutrientes

Outra diferença do hipercalórico e whey protein é a proporção de macronutrientes em cada suplemento. O whey fornece principalmente um macronutriente, enquanto o hipercalórico fornece basicamente todos.

Publicidade

Whey protein é muito rico em proteínas, com pouquíssimos carboidratos e gorduras, muitas vezes contendo quase nenhum.

Por outro lado, um hipercalórico provavelmente terá os três macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras), mas com a maior porcentagem de carboidratos, seguido de proteínas, e por último, gordura.

Por esse motivo, o whey protein não seria considerado um substituto de refeição, pois tem poucas calorias e basicamente contém apenas proteína. Para esta função, ele precisaria ser combinado com carboidratos e gorduras adicionais.

Por outro lado, um hipercalórico pode ser usados como um substituto de refeição por si só porque são mais calóricos e têm uma quantidade mais equilibrada de cada macronutriente (em comparação direta com o whey).

Veja também: Hipercalórico ou creatina: qual vale mais a pena?

Seu objetivo

Outra grande diferença entre um hipercalórico e um whey é o uso pretendido do suplemento. Leia-se, seu objetivo ao usar estes suplementos.

Whey protein é usado principalmente para aumentar a ingestão de proteínas na dieta e assim contribuir para a hipertrofia muscular.

É ideal para aqueles que estão controlando a ingestão de calorias, mas ao mesmo tempo precisam de mais proteínas; a finalidade principal do whey não é auxiliar no ganho de peso em si, já que fornece poucas calorias por dose.

Já os hipercalóricos têm como objetivo serem usados como uma ferramenta para complementar a necessidade calórica diária quando a alimentação sólida sozinha não consegue fazer isso.

Como um hipercalórico pode fornecer muitas calorias por dose e fazer você extrapolar sua necessidade calórica diária facilmente, o ganho de peso costuma ser o principal objetivo de uso desta categoria de suplemento.

Publicidade

Veja também: Como escolher um hipercalórico

É seguro misturar hipercalórico com whey protein?

Embora não existam problemas em misturar o hipercalórico com o whey protein, a quantidade de proteína que você estará ingerindo pela combinação dos dois suplementos pode ser alta o suficiente para se tornar desnecessária.

Há evidências na literatura sugerindo que a quantidade ideal de proteína a ser consumida por refeição é de cerca de 25-30 gramas para maximizar a taxa de construção de massa muscular. Ingerir mais do que isso não será desperdiçado, contudo você não terá uma taxa ainda maior de anabolismo por fazer isso.

Em alguns casos, misturar uma dose de hipercalórico e whey protein pode resultar em uma ingestão de 60 a 80 gramas de proteínas em uma única refeição, o que é simplesmente desnecessário.

Se você ainda quiser usar os dois suplementos, seria interessante simplesmente usá-los em horários separados no decorrer do dia.

Veja também: Usar hipercalóricos causa espinhas?

4 dicas para combinar hipercalórico e whey protein

Se você ainda deseja usar hipercalórico e whey protein juntos, leve estas 4 dicas em consideração:

1. Registre as calorias e macronutrientes

Combinar seu suplemento de hipercalórico e whey protein pode exceder suas metas diárias de calorias e proteínas. Para evitar isso, planeje suas refeições e registre sua mistura de hipercalórico/whey em seu registro diário de alimentos.

2. Priorize o uso de alimentos sólidos integrais

É completamente aceitável usar suplementos de hipercalórico e whey protein para atender suas metas nutricionais, desde que eles não representem a maior parte da sua ingestão calórica. Recomendo que mantenha as calorias que obtém dos suplementos em 20% ou menos da sua ingestão total, para que os 80% restantes venham de alimentos integrais.

3. Tome cada suplemento separadamente

Em vez de combinar os dois suplementos, você pode tentar usar seu suplemento de whey protein como um lanche e tomar seu hipercalórico como uma refeição pós-treino (ou o inverso). Isso será melhor se você descobrir que combinar os dois pós causa problemas digestivos.

Publicidade

4. Use sabores similares dos dois suplementos (me agradeça depois)

Hipercalóricos são notórios por terem sabores “peculiares”.

Se você ir mais longe e misturar sabores diferentes de hipercalórico e whey protein, pode criar uma combinação horrível que dificultará o consumo de ambos (ao menos juntos).

Para evitar isso, tente manter-se com sabores similares de cada suplemento (por exemplo, hipercalórico sabor baunilha e whey protein sabor baunilha).

Qual o melhor horário para tomar hipercalórico?

Embora você possa tomar um hipercalórico a qualquer hora do dia, o melhor momento é no pré e pós treino.

Isso ocorre porque os carboidratos no hipercalórico fornecem combustível para o seu treino, e a proteína ajudará a reconstruir e reparar o músculo que foi desgastado durante sua sessão de treinamento.

Qual o melhor horário para tomar whey protein?

Semelhante a um suplemento de hipercalórico, o whey protein pode ser tomado a qualquer hora do dia, no entanto, o melhor momento para tomá-lo é após o treino.

Isso ocorre porque tomar uma proteína de rápida absorção como o whey após o treino fornecerá imediatamente aos músculos que você acabou de trabalhar com aminoácidos necessários para reconstruir e crescer.

Conclusão

Sem dúvidas, você pode usar hipercalóricos e whey protein, juntos. Contudo, uma estratégia mais barata e eficiente, seria escolher o que se enquadra mais com seu objetivo.

Se a sua principal dificuldade é ganhar peso, sua prioridade número um precisa ser comer em um excedente calórico consistente, mas se você não consegue fazer isso com alimentos integrais, então eu recomendaria utilizar um hipercalórico.

Por outro lado, se você pode facilmente atingir sua meta calórica com alimentos integrais, então utilizar um whey seria suficiente para ajudar a atender suas metas de proteína, mas pode não ser nem necessário se você consegue fazer isso com alimentos integrais.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×