Usar hipercalórico causa acne (espinhas)?

Hipercalórico é um suplemento popular entre os frequentadores de academia que procuram ganhar peso rapidamente, porém não é incomum ouvir relatos de pessoas suplementando com hipercalóricos e percebendo um aumento de acne.

Sim, usar hipercalórico pode causar acne. As principais causas são a presença da proteína do soro do leite (whey protein) e açúcares, ambos podem estimular a produção de oleosidade na pele e causar espinhas em algumas pessoas.

Porque hipercalóricos causam acne?

Nossa pele é capaz de produzir oleosidade através das glândulas de sebo que são influenciadas pela liberação de certos hormônios.

Whey protein pode causar um aumento de um hormônio chamado IGF-1, enquanto açúcares podem estimular a liberação de insulina, outro hormônio. Infelizmente, ambos podem agir nas glândulas sebáceas e aumentar a oleosidade da pele.

Algumas pessoas, por uma série de traços genéticos, poderão ver o surgimento de acne quando há mais oleosidade na pele que o normal.

Por isso, quando algumas pessoas tomam hipercalóricos, que quase sempre possuem whey protein e açúcares, elas percebem que a acne piora (ou surge).

Como se livrar da acne causada por hipercalóricos

Acne de hipercalóricos não é algo que você quer e a boa notícia é que existem algumas coisas que você pode fazer para tentar minimizar o problema (em alguns casos até solucionar completamente).

Escolha um hipercalórico diferente

Nem todos os hipercalóricos possuem os mesmos ingredientes.

Por exemplo: existem hipercalóricos veganos que não contém laticínios, ou seja, não contém whey. Também há produtos que não usam açúcares na sua formulação, apenas carboidratos complexos.

Com um pouco de pesquisa ao ler rótulos você pode tentar experimentar um hipercalórico sem whey e/ou sem açúcares para ver como seu corpo responde.

Publicidade

Faça seu próprio hipercalórico

Outra opção eficiente (e mais barata) é fazer seu próprio hipercalórico e mudar os ingredientes de acordo com suas preferências para ver se a acne desaparece.

Aqui mesmo no site temos uma receita de hipercalórico caseiro que, de longe, é muito mais saudável que as versões industrializadas.

Outros fatores que causam acne na presença dos hipercalóricos

De forma simplista e resumida, a acne surge quando os poros da pele são bloqueados por oleosidade e células mortas, isso pode inflamar os poros que por sua vez poderão ser infectados por bactéria, por fim, causando acne.

Dito isso, manter nossa pele livre (dentro do possível) de bactérias pode ajudar a tratar o problema.

Para isso é fundamental cuidar da higiene pessoal ao usar sempre toalhas limpas, trocar fronhas de travesseiros com frequência, não permanecer por muito tempo em roupas sujas de suor e tomar banho logo após a atividade física.

A questão aqui é que, se você é um dos “sortudos” que tem um aumento na oleosidade da pele por conta dos hipercalóricos, talvez antes de inserir o suplemento na sua rotina sua higiene fosse suficiente, mas com agora, com mais oleosidade, provavelmente você precisa ir além e prestar atenção dobrada aos fatores acima.

Resumo

De fato, hipercalóricos poderão causar acne em pessoas com predisposição ao problema.

Isso ocorre principalmente pela presença de proteínas do soro de leite e açúcares, que poderão estimular a produção de certos hormônios que aumentar a produção de óleo pelas glândulas sebáceas na pele.

Mas é possível, em alguns casos, diminuir ou solucionar o problema ao optar por um hipercalórico sem os ingredientes supracitados ou melhorar sua estratégia de higiene pessoal.

No fim, se nada funcionar, infelizmente não haverá outra solução a não ser optar por outra categoria de suplementos.

Publicidade

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×