Hipercalóricos para ectomorfos: como tomar, benefícios, vale a pena?

Hipercalóricos são suplementos que as pessoas usam para ganhar peso e construir músculos. Eles são especialmente populares entre os chamados “ectomorfos” – um termo chique para caras magros que têm dificuldade em consumir calorias suficientes para ganhar peso.

Então, os hipercalóricos funcionam? Eles são saudáveis? Eles causam excesso de ganho de gordura? E, se você é um cara magro que está lutando para ganhar peso, você precisa mesmo usá-los?

O que são hipercalóricos?

Os hipercalóricos, às vezes chamados de “massa”, são suplementos que fornecem uma quantidade absurda de calorias. Os melhores são ricos em proteínas, contendo pelo menos 27 gramas de proteína por porção. Mas a maior parte das calorias costuma vir de carboidratos de fácil digestão, como maltodextrina.

Consumir mais desses carboidratos pode ajudar a fornecer grande quantidade de calorias para aqueles que tem dificuldade para comer o suficiente para ganhar peso ou em um bulking.

Hipercalóricos funcionam?

Sim, hipercalóricos funcionam. Eles contêm toneladas de calorias de fácil digestão, e essas calorias vêm principalmente de proteínas e carboidratos. Se você precisa ingerir mais calorias, então eles definitivamente vão “funcionar” ao complementar as calorias.

Mas eles precisam ser vistos pelo que são: complementos.

Com um pouco de planejamento, é possível ingerir todas as suas calorias usando alimentos e nunca precisar gastar com hipercalóricos. Mas, por uma série de razões, ectomorfos poderão ter uma dificuldade maior de ingerir todas as calorias através da alimentação e aqui um hipercalórico pode ajudar bastante.

Mas, novamente, não é como se os hipercalóricos vão ser a “bala de prata” nos resultados, eles vão ajudar você a atingir sua necessidade calórico diária e só.

Hipercalóricos são saudáveis?

Hipercalóricos não contêm muitas vitaminas, minerais ou fibras e quando contêm, são de fontes pobres. Basicamente, hipercalóricos fornecem, em sua maior parte, calorias vazias com o único propósito de ajudar no consumo maior de calorias.

Se, por exemplo, a principal fonte de calorias da sua alimentação viesse de hipercalóricos, sua dieta ficaria deficiente em todos os aspectos, e isso certamente prejudicaria sua saúde geral, especialmente se você persistisse com isso por muito tempo.

Publicidade

Mas, se você já consome carne, laticínios, ovos, frutas, vegetais, nozes, azeite de oliva, grãos e leguminosas, ou seja, consome bastante alimentos saudáveis regularmente, e o hipercalórico é apenas o complemento, então eles serão completamente saudáveis.

Agora, se sua dieta já é pobre, se a maior parte da sua dieta já é composta por alimentos processados, ricos em açucares, gordura e sódio, ao mesmo tempo que é pobre em proteínas, fibras e micronutrientes. Nesse caso, você está adicionando calorias vazias a uma dieta já deficiente e usar um hipercalórico não seria saudável.

Portanto, os hipercalóricos não são inerentemente saudáveis ou não saudáveis, tudo depende de como eles se encaixam em sua dieta geral.

Como um ectomorfo deve tomar hipercalórico?

Como regra geral, um iniciante magro (ectomorfo) pode ter como meta saudável ganhar meio quilo por semana de peso corporal. Ganhar mais do que isso é totalmente possível, mas provavelmente boa parte do peso será em gordura corporal.

Mas se agora você está tendo dificuldade em ganhar qualquer peso, tente consumir uma dose completa do seu hipercalórico depois do treino.

A ideia de uma “janela anabólica” pós-treino, onde precisamos consumir muita proteína e calorias, é frequentemente exagerada, mas mesmo assim, é um ótimo momento para consumir muitos carboidratos.

Além disso, treinar tem um efeito inibidor de apetite em algumas pessoas, o que pode impedir uma refeição grande depois do treino. Mais um positivo para usar seu hipercalórico após o treino.

Faça isso durante uma semana.

Se seu peso na balança ainda não subiu, tente consumir uma dose nos dias de descanso também. Nos dias de descanso você queimará menos calorias (por fazer menos atividade física) e essa dose pode ter um “efeito” maior no total de calorias do dia ao mesmo tempo ajudará na sua recuperação.

Agora você está tomando uma dose depois do treino e uma dose nos dias que não treina. Se, depois de mais uma semana, não houve ganho de peso, então é bem provável que há algum problema sério com sua alimentação.

Publicidade

Como a maior parte das calorias e nutrientes deverá vir da alimentação, neste caso,  adicionar mais e mais doses de hipercalóricos, não vai resolver. Veja nosso guia sobre como fazer dieta para hipertrofia.

Hipercalórico engorda?

Não necessariamente e isso não deveria ser uma preocupação de um ectomorfo. Mas, se for, os hipercalóricos não devem fazer você ganhar gordura extra, desde que você não esteja consumindo calorias em excesso no geral.

Do contrário, se você já estiver comendo muito e ainda usando muitas doses de hipercalórico, o ganho de gordura pode ocorrer. Mas isso não ocorre porque hipercalóricos engordam, mas sim porque o total de calorias sendo consumidos diariamente está extrapolando muito a sua necessidade.

Resumo

Os hipercalóricos não são necessariamente obrigatórios na suplementação de um ectomorfo, mas podem ser úteis para alguns indivíduos que tenham dificuldade em consumir calorias suficientes somente através da dieta.

Ectomorfos nada mais é do que um sinônimo para definir pessoas magras com dificuldade em ganhar peso e músculos. Para esses indivíduos, consumir uma quantidade adequada de calorias, proteínas, carboidratos e gorduras é essencial para o crescimento muscular e o ganho de peso.

Se um ectomorfo está tendo dificuldades em consumir calorias suficientes apenas através dos alimentos, um suplemento hipercalórico pode ser uma opção útil para ajudar a atingir as necessidades calóricas diárias.

No entanto, é importante lembrar que a qualidade geral da dieta será muito mais importante para os seus resultados do que o hipercalórico sozinho. Ele não serve, por exemplo, para substituir a dieta, ele apenas complementa a dieta.

Em outras palavras, hipercalóricos, quando usados no contexto correto, funcionam e podem ajudar você a obter mais resultados como ectomorfo.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×