Creatina ou hipercalórico: qual vale mais a pena?

Ao procurar por suplementos que ajudam na hipertrofia, muitas pessoas vão se deparar com creatina e hipercalórico, ficando em dúvida sobre qual vale mais a pena.

Logo de cara, ao mesmo tempo que ambos podem servir para o mesmo propósito, eles são completamente diferentes.

A principal diferença entre hipercalórico e creatina está no propósito pelo qual cada um é tomado: creatina aumenta sua capacidade de treino, enquanto o hipercalórico ajuda a complementar as calorias da dieta.

No fim, ambos ajudarão no ganho de peso e hipertrofia, mas de uma maneira que torna quase impossível sua comparação direta.

Mas ainda podemos definir qual deles pode valer mais a pena. É o que veremos neste texto.

Para que serve um hipercalórico

Hipercalórico é um suplemento formulado com uma combinação de carboidratos e proteínas que fornecem uma grande quantidade de calorias de uma só vez.

Basicamente, a finalidade de um hipercalórico é facilitar o consumo de calorias da dieta através de um suplemento que fornece grande quantidade calórica de forma fácil e rápida.

Comer para ganhar massa muscular requer ingerir uma quantidade de calorias maior do que você está acostumado. Leia-se, comer mesmo sem estar com fome.

Como muitas pessoas falham em fazer isso, o hipercalórico pode ajudar ao entregar essas calorias que a dieta sozinha não conseguiu entregar.

Leia também: Como escolher um hipercalórico

Publicidade

Para que serve a creatina

A creatina é um aminoácido que nosso corpo é capaz de fabricar por conta própria. Também pode ser encontrado naturalmente em alimentos de origem animal, como carne vermelha.

Este aminoácido é capaz de aumentar sua “moeda energética” durante a atividade física ao aumentar a quantidade de ATP disponível.

Isto significa que ao tomar creatina você consegue treinar mais pesado. Se você treina mais pesado, você aumenta seu potencial para ganhar massa muscular e peso.

Além disso, a creatina funciona “puxando” água para dentro do músculo, o que aumenta seu peso na balança diretamente. Mas isto é um efeito secundário da creatina.

Veja também: 5 benefícios da creatina monohidratada

Creatina ou hipercalórico: qual deles escolher?

Você provavelmente entendeu que comparar creatina e hipercalórico, é como comparar as especificações de um carro com as de uma moto; ambos são veículos que podem te levar do ponto A ao B, mas são completamente diferentes ao serem comparados lado a lado.

Mas se por alguma razão você ficou preso em uma escolha entre creatina ou hipercalórico, e qual deles vale mais a pena investir, uma estratégia sensata seria tentar conseguir ingerir todas as calorias que você precisa através da dieta e ficar com a creatina.

Por quê? Porque não há como ingerir creatina em quantidade suficiente para obter os benefícios dela somente com dieta. Não há “substituto” para a creatina.

Por outro lado, com um pouco de planejamento, você pode substituir o papel do hipercalórico perfeitamente somente comendo mais.

Você pode tomar creatina e hipercalórico juntos?

Não há efeitos colaterais ou qualquer coisa do tipo ao tomar os dois suplementos juntos, até mesmo no mesmo shake.

Publicidade

Na verdade, alguns hipercalóricos (importados) contém creatina em sua formulação, o que acaba de vez com a questão da escolha.

Contudo é precisa deixar claro (mais uma vez) que creatina e hipercalórico são suplementos diferentes. Não há nada de mágico na mistura de ambos e você apenas vai extrair o que cada um pode oferecer.

Você PRECISA de creatina ou hipercalórico para ter resultados?

Ao ler sobre suplementos algumas pessoas podem pensar que eles são uma parte fundamental da rotina de alguém que faz musculação.

Eles não são.

Suplementos apenas complementam sua dieta e dão um “empurrãozinho” nos seus resultados.  Eles jamais serão os principais responsáveis por gerar mudanças no seu corpo – por mais que as empresas de suplementos queiram que você acredite cegamente nisto.

Veja também: Melhores suplementos para usar no bulking

Este texto foi útil para você?

Sim (2)
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×