Devo tomar whey protein depois de fazer aeróbicos?

Uma pergunta frequente no mundo da musculação é a respeito de tomar whey após fazer cardio, se isto é recomendável ou é melhor deixar o whey apenas para o treino de musculação.

Então, você pode tomar whey protein depois de fazer aeróbicos? Sim, você pode tomar whey após fazer aeróbicos. Mas isto não é um requerimento obrigatório e depende da sua preferência pessoal. A ingestão total de proteína do dia é mais importante do que ingerir proteína em momentos específicos (como logo após fazer aeróbicos).

Neste texto iremos mergulhar mais a fundo neste assunto.

Vantagens em tomar whey protein depois de fazer aeróbicos

Para evitar extremismos, é preciso deixar claro que não existe um requerimento obrigatório, escrito em pedra (imutável), em tomar whey depois do aeróbico.

Alias, sua ingestão total de proteína durante o dia é muito mais importante do que ingerir proteína somente em momentos específicos.

Veja também: Quanta proteína ingerir por dia?

Mas isso não significa que não existe algumas vantagens em tomar um shake de proteína depois do cardio. A seguir veremos quais são elas.

1 – Recuperação muscular aprimorada

Tomar whey protein depois de uma atividade física (qualquer atividade física) se mostrou, em estudos, melhorar a recuperação muscular tanto em atletas treinados quanto em iniciantes, o que inclui atividade aeróbica.

Quando você faz exercícios, é esperado ocorrer micro lesões no tecido muscular. Sessões de cardio mais intensas (maior intensidade ou duração prolongada) definitivamente criarão micro lesões nos músculos mais usados para promover a atividade.

É por isso que fazer aeróbicos demais pode atrapalhar sua recuperação muscular do treino de musculação – não é possível usar os músculos de forma significativa, sem que eles saiam ilesos. Mesmo que a atividade não envolva pesos.

Publicidade

Portanto, não é de se estranhar que tomar whey após fazer aeróbicos tenha benefícios no que tange melhorar a recuperação muscular.

Veja também: Fazer aeróbicos é catabólico (faz você perder massa muscular)?

2 – Retenção de massa muscular em cuttings

Se você está fazendo cardio e está em cutting (consumindo menos calorias do que seu corpo precisa para queimar gordura), há um potencial maior para você perder tanto gordura quanto massa muscular.

Evitar perda de massa muscular deve ser sua prioridade máxima já que perda de músculo afeta diretamente a performance do seu treino, sua estética e a própria capacidade de queimar gordura (quanto menos músculo você tem, menos calorias você queima por dia).

Tomar whey protein após o aeróbico, além de contribuir para sua ingestão total de proteínas durante o dia, “protege”, por assim dizer, sua massa muscular dos efeitos catabólicos da própria atividade física.

Veja também: Pode tomar whey todos os dias?

3 – Pura conveniência

Embora seja possível obter toda a sua necessidade de proteína através de alimentos sólidos, shakes de proteína aumentam a aderência da dieta por facilitar a sua vida.

Shakes de proteína são convenientes e portáteis, fornecendo uma opção de alta qualidade quando a sua rotina não permite que você faça uma refeição sólida.

Além disso, algumas pessoas não tem apetite para realizar uma refeição sólida logo após a atividade física, mas não ocorre o mesmo com uma refeição líquida, como um shake de whey protein.

Veja também: Whey protein de caixinha é bom? Tão bom quanto whey em pó?

Publicidade

O que seu shake pós-cardio com whey deve conter

Após o cardio, especialmente uma sessão de cardio de alta intensidade, se você optar por tomar whey, então é melhor combinar whey com uma fonte de carboidratos, para reparar os danos musculares e reabastecer suas reservas de energia.

A proporção adequada de proteína para carboidrato para um shake pós-treino é de 1:2 a 3. Por exemplo, se você for usar um medidor de whey concentrado, que geralmente tem 25g de proteína, então você teria que adicionar 50 a 75g de carboidratos para ter uma boa proporção entre proteína e carboidratos.

Isso pode ser alcançado misturando seu pó de proteína com um suplemento de carboidrato em pó, como malto dextrina ou dextrose, para conveniência ou usar frutas para fazer um smoothie. Usar frutas em vez de algum carboidrato em pó ainda será bastante eficaz para a recuperação.

Além disso, você não precisa ser “cirúrgico” com seu shake pós-aeróbico. Você tem total liberdade para fazer um shake que tenha proteína, carboidratos e outras coisas, para fazer uma refeição líquida completa.

Por exemplo, você pode usar um shake parecido com este e terá todos os benefícios ditos no texto:

  • 1 scoop de whey protein (com 20-25g de proteína por dose).
  • 1 banana grande.
  • 1 xícara de mirtilos.
  • 1 colher de sopa de mel.
  • 200ml de leite integral ou leite vegetal.

Resumindo, um shake pós-cardio contendo proteína e carboidratos é o mais benéfico, especialmente quando consumido em uma proporção de 1:3 entre proteína e carboidratos.

Tomar whey quanto tempo depois do aeróbico?

Ao ler as vantagens de tomar whey após o aeróbico, é comum pensar que você precisa sair correndo para tomar proteína o quanto antes após o treino.

Não é necessário exageros. Muito menos urgência imediata.

A maioria dos estudos sobre o tema mostram que a quantidade total de proteína consumida ao longo do dia é mais importante do que ingerir proteína em um horário específico do dia.

A teoria da “janela anabólica” de 60 minutos, dentro da qual a proteína precisava ser consumida ou tudo está perdido, é no mínimo exagerada.

Publicidade

Você pode tomar whey após os aeróbicos quando for mais cômodo, sem forçar qualquer urgência.

A proteína precisa ser whey?

Não. Você pode usar a proteína em pó que você desejar. Por exemplo, em vez de whey, você pode usar albumina, caseína, proteína da carne vermelha, proteína isolada de soja e por ai vai.

É recomendável apenas tentar ingerir cerca de 20-25g de proteína após o aeróbico.

Veja também: Whey protein ou proteína de soja: qual é melhor?

Existe alguma desvantagem em tomar whey após o cardio?

Algumas pessoas poderão ter sintomas gastrointestinais ao tomar whey protein logo após fazer uma sessão de aeróbicos longa ou de alta intensidade. Esta seria a única desvantagem real em usar whey neste horário.

Uma das principais razões para isto acontecer é a redistribuição do fluxo sanguíneo dos órgãos do trato gastrointestinal para os músculos em atividade durante exercício aeróbico pesado.

Embora esse fenômeno, conhecido como “síndrome gastrointestinal induzida por exercício”, seja mais relevante para corredores de longa distância, qualquer atividade física intensa redistribui o sangue para os músculos esqueléticos e pode preparar o terreno para ter sintomas gastrointestinais ao usar whey logo após a atividade.

Conclusão

Então, você deve tomar proteína após o cardio? Esse ritual ajudará a complementar sua ingestão diária de proteína, otimizar a recuperação e retenção muscular, além de aumentar a conveniência da sua alimentação.

Contudo, no fim do dia, sua preferência pessoal terá o maior peso ao decidir se você precisa ou não usar whey após fazer aeróbicos, já que a ingestão total diária de proteína é mais importante do isso.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×