Mulheres ficam musculosas caso treinem pesado (musculação)?

Muitas mulheres ainda têm medo de ficar musculosas por conta da musculação, especialmente por “treinar pesado” ao seguir rotinas de treino com mais cargas, mais intensas ou com mais regularidade. No entanto, esse medo não faz sentido.

Logo de cara e para o alivio (ou não) de muitas pessoas: mulheres podem ficar musculosas por fazer musculação?

Não. Mulheres não conseguem ficar musculosas. Mulheres não possuem o aporte hormonal para construir muita massa muscular, ao menos não na quantidade que muitas delas imaginam e definitivamente não como um homem.

Porque mulheres não conseguem ficar muito musculosas

Embora mulheres possam construir músculos e obter ótimos resultados na musculação, mulheres dificilmente conseguirão ganhar massa muscular em quantidade suficiente para serem consideradas “musculosas”, muito menos ao ponto de obter traços masculinos por treinarem demais ou pesado demais.

Mesmo que o termo “muito musculoso” esteja sujeito a interpretações muito diferentes, no geral, construir muita massa muscular não faz parte da fisiologia natural da mulher.

Mesmo que tudo o que você faça seja treinar a porção superior do corpo com o objetivo de construir braços, peitoral e ombros maiores, ainda seria difícil.

Veja também -> Mais 6 mitos na musculação para mulheres

Menos testosterona, menos massa muscular

Uma das principais diferenças hormonais entre homens e mulheres é a produção de testosterona. Esse hormônio é fundamental para o desenvolvimento muscular, e os homens produzem cerca de dez vezes mais testosterona do que as mulheres.

A testosterona aumenta a síntese de proteínas musculares e ajuda a promover a hipertrofia muscular, ou seja, o aumento do tamanho dos músculos. Essa diferença hormonal coloca as mulheres em desvantagem quando se trata de construção muscular.

Além da testosterona, outros hormônios também desempenham um papel na construção muscular, como o hormônio do crescimento e o IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina). Esses hormônios ajudam a regular o crescimento e a regeneração celular, incluindo o crescimento muscular. No entanto, as mulheres produzem menores quantidades desses hormônios.

Publicidade

Porque a comparação com homens em vez de apenas mostrar informações de forma objetiva, sobre mulheres?

Simples. Homens possuem mais hormônios que promovem ganho de massa muscular, mas o processo de hipertrofia dos músculos ainda é difícil e demorado para eles.

Alias, ao entrar em qualquer academia, você não verá homens, em sua maioria, musculosos. Ironicamente, é provável que o cenário seja o oposto.

Quanto mais você considera as evidências científicas e práticas, mais improvável se torna a ideia de mulheres ficarem muito musculosas.

Diferenças nos tipos de fibras musculares

Outra diferença fisiológica que afeta a construção muscular em mulheres é a quantidade e o tipo de fibras musculares.

Os músculos são compostos por dois tipos principais de fibras musculares: as fibras tipo I (contração lenta) e as fibras tipo II (contração rápida). As fibras tipo II são divididas em dois subtipos, IIa e IIb, sendo a IIb a mais propensa ao crescimento muscular.

Os homens tendem a ter mais fibras musculares tipo II do que as mulheres, especialmente as fibras tipo IIb. Isso significa que os homens têm uma maior capacidade para o crescimento muscular do que as mulheres.

Além disso, há evidências que a proporção entre as duas fibras mude dependendo do local. De forma simplista, homens poderão ter mais facilidade para desenvolver certas regiões do corpo quando comparado com mulheres.

Veja também -> Guia de treino para hipertrofia feminina

Porque existem mulheres mais musculosas do que homens

Ao procurar, principalmente na internet, você com certeza encontrará muitos exemplos de mulheres musculosas; estas mulheres podem ser tão grandes ou (muito) mais do que homens.

Publicidade

Como vimos anteriormente, hormônios como a testosterona tem grande influência ao impor um limite em quanta massa muscular alguém pode ter, e mulheres tem, em média, 10% da testosterona do homem.

Todavia, nada disso impede que uma mulher tenha mais testosterona com ajuda de esteroides anabolizantes, assim diminuindo ou superando as diferenças hormonais que limitam o crescimento muscular.

Ou seja, uma mulher usando hormônios sintéticos poderá, sim, ficar tão ou mais musculosa que um homem.

Repare também que uso de esteroides anabolizantes, em suas mais diferentes formas, é prevalente na maioria das categorias do fisiculturismo, incluindo as categorias femininas.

Como atletas mulheres são as mais expostas e usadas erroneamente como referência, é compreensível que muitas mulheres com pouco conhecimento sobre o assunto, pensem que treino regular poderá deixá-las com um físico semelhante.

Não é mentalmente saudável, ou até mesmo racional, fazer comparações com atletas profissionais que podem treinar há décadas, com ajuda de esteroides anabolizantes e ainda viver em prol do treino.

Veja também -> 10 benefícios da musculação exclusivos das mulheres

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×