Home / Ectomorfos / 5 dicas de alimentação para ectomorfos (ganho rápido de peso)

5 dicas de alimentação para ectomorfos (ganho rápido de peso)

A alimentação voltada para ectomorfos não é um bicho de sete cabeças. Na verdade, com pequenas alterações na dieta e mudança de alguns hábitos, ectomorfos poderão ganhar peso muito rápido e finalmente ver progresso dentro da academia.

Clique aqui

Entenda.

Ectomorfos costumam pensar que possuem a pior genética do mundo para ganhar massa muscular quando na verdade este biotipo possui até algumas vantagens sobre os demais.

Primeiro, um ectomorfo poderá ingerir muita comida sem se preocupar com ganho desnecessário de gordura.

Isto permite que um ectomorfo possa crescer com qualidade desde o inicio e manter um físico estético praticamente todo o tempo.

O que não é caso de endomorfos e os famosos falsos-magros que sequer poderão focar em ganho de massa muscular no começo e provavelmente terão que controlar o ganho de gordura pelo resto da vida – não é o caso de ectomorfos.

Segundo, ectomorfos, na maioria dos casos, possuem capacidade de ganhar massa muscular tão boa como qualquer pessoa, o problema em 99% dos casos está apenas na alimentação.

Um ectomorfo costuma treinar pesado, descansar como um urso hibernando, mas não consegue comer o suficiente para fazer com que o estímulo do treino seja totalmente aproveitado.

Se você só estimula o corpo a crescer (fazendo musculação), mas não entrega os nutrientes para que o corpo consiga se recuperar e crescer (através da alimentação), não há como esperar resultados.

Por isso a alimentação para um ectomorfo é tão importante.

Neste texto veremos tudo o que você pode fazer para melhorar a alimentação imediatamente e começar a ganhar peso.

5 dicas essenciais para maximizar a alimentação para ectomorfos

1 – Não confie em seu apetite para comer

O organismo de um ectomorfo é extremamente eficiente em controlar a fome e a velocidade do metabolismo para manter a homeóstase (para que você continue sempre magro).

Clique aqui

Portanto a última coisa que um ectomorfo pode fazer na alimentação, é se basear no apetite e instinto para comer.

Isto simplesmente não vai funcionar.

A partir do momento que você descobre sua necessidade calórica para hipertrofia, você precisa monitorar de perto para saber se esta meta está sendo atingida diariamente.

Para isto use aplicativos como MyFitnessPal e insira nele toda refeição que for feito para que no final do dia você saiba se está comendo tudo o que precisa ou não.

Se tudo estiver sendo feito da maneira correta, é seguro esperar um aumento de 0,5 a 1kg de peso corporal por semana (ao menos no inicio).

Caso isto não esteja acontecendo, você ainda não está comendo o suficiente.

Texto continua após a propaganda.

2 – Faça refeições pequenas e frequentes durante o dia

Refeições pequenas e frequentes fazem com que o consumo calórico fique equilibrado durante o dia e facilite a ingestão de maiores quantidades de comida como um todo.

Você pode fazer isso através 4, 5, 6 ou 7 refeições diárias, o importante é que as refeições sejam pequenas e fáceis de realizar para você.

O objetivo em realizar refeições pequenas e frequentes, é apenas facilitar o consumo de comida sem que você seja obrigado a realizar refeições enormes para bater sua necessidade calórica.

Ectomorfos não possuem o maior apetite do mundo e, na maioria dos casos, terão muita dificuldade em realizar refeições grandes, principalmente se forem forçados a compensar refeições perdidas.

3 – Consuma alimentos caloricamente densos

É muito mais fácil atingir sua necessidade calórica diária, e comer tudo o que você precisa, usando alimentos que são naturalmente calóricos.

Entenda.

Uma porção de 100g de salada fornece até 30 calorias, enquanto uma porção de 100g de macarrão fornece 300 calorias.

O trabalho para comer 100g de salada e 100g de macarrão é praticamente o mesmo, mas o macarrão vai fornecer muito mais calorias por porção.

O que estamos querendo dizer com este exemplo, é que porções entre alimentos diferentes poderão pesar a mesma coisa na balança, mas fornecer quantidades totalmente diferentes de calorias.

E na alimentação para ectomorfos, ingestão alta de calorias é o principal objetivo e somente usando alimentos caloricamente densos você vai conseguir atingir sua meta calórica diária ao mesmo tempo que mantém sua sanidade.

Alguns exemplos de alimentos naturalmente calóricos e que deveriam estar na sua dieta:

  • Carnes vermelhas, todos os tipos;
  • Oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas;
  • Óleo de oliva extra virgem e óleo de coco;
  • Pasta de amendoim integral;
  • Leite integral;
  • Ovos inteiros;
  • Arroz branco;
  • Pães e massas integrais.

4 – Use refeições líquidas para “contrabandear” ainda mais calorias para dentro do corpo

Ingerir nutrientes na forma líquida permite que você se alimente mesmo estando sem fome.

Liquefazer o alimento funciona como uma espécie de pré-digestão e facilitará a quebra do alimento para você.

Você não se sentirá tão cheio ao fazer uma refeição líquida e poderá usar isso ao seu favor, podendo ingerir maior quantidade de comida, sem necessariamente estressar seu sistema digestivo.

Além disso, em locais onde não é possível levar e consumir refeições sólidas, talvez seja possível levar uma coqueteleira com a refeição líquida, resolvendo o problema.

Uma refeição líquida contendo…

 

  • 100g de aveia em flocos;
  • Uma banana;
  • Uma colher de sopa de pasta de amendoim integral;
  • 300ml de leite integral;
  • 2 medidores de whey protein.

…fornecem mais de 1000 calorias de fácil consumo.

Apenas lembre-se de deixar as refeições líquidas para momentos onde elas serão realmente necessárias como em horários onde você possui dificuldade para ingerir alimentos sólidos ou simplesmente não tem como fazer isso.

5 – Alimentação requer o mesmo foco que o treino

como maximizar a alimentação para ectomorfos e acelerar a hipertrofia

Quando você começou a fazer musculação, provavelmente tudo parecia ser mais difícil e complicado do que é hoje.

Com a alimentação ocorre a mesma coisa.

No começo comer tudo o que é preciso para crescer, pode parecer difícil, mas com o devido foco e persistência, você se adaptará assim como se adaptou ao treino.

Mas para isso é necessário regularidade e disciplina.

Mesmo falhando aqui e ali, é necessário persistir e continuar tentando até conseguir.

Daqui um tempo fazendo dieta, algo que parecia ser praticamente impossível agora será totalmente normal para você e você estará procurando novas maneiras para melhorar ainda mais.

Recapitulando

  • Uma alimentação voltada para ectomorfos jamais poderá ser feita apenas se baseando na fome ou instinto. Monitore de alguma forma quanta comida está sendo ingerida e se pese uma vez por semana na expectativa de subir 0,5 a 1kg. Caso contrário, coma mais.
  • Refeições pequenas e frequentes facilitam a ingestão dos alimentos, permitindo que você divida melhor tudo o que precisa ingerir em vários ocasiões durante o dia.
  • Sempre dê preferência para alimentos calóricos. Do contrário, usar apenas alimentos que fornecem poucas calorias, fará você comer mais para atingir sua necessidade calórica diária.
  • Use refeições líquidas estrategicamente para consumir ainda mais calorias em horários onde uma refeição sólida não possa ser realizada.
  • Se alimentar para crescer não é fácil, mas também não é impossível. Através da regularidade e disciplina é possível adquirir o hábito de comer mais e não demorará muito para que você esteja vendo o progresso que espera.

Este texto ajudou você de alguma forma ? Avalie!
[Total de votos: 56 Média: 4.2]


MÁXIMA CONCENTRAÇÃO. MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Sobre Redação Hipertrofia.org

O maior site sobre musculação em língua portuguesa da internet. Desde 2007 trazendo o melhor conteúdo sobre musculação, sempre baseado nos últimos estudos científicos, autores renomados e experiência prática.

4
Deixe um comentário

4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
  Subscribe  
mais novos mais velhos mais votados
Me notificar
Malatha

Comer mais, aumentando a ingestão de calorias é o meu grande problema. Durante a semana até que dá para controlar, mas nos fins de semana e feriados acordo mais tarde, saio da rotina e pulo refeições.
Tem gente que vai ler e achar ridículo isso, pois em geral, parar de comer é que é o problema, mas para nós ectomorfos comer mais é complicado. E tem ainda a necessidade de bater calorias elevadas. No meu caso diariamente tenho que bater as 3.800kcal. Tirar isso de alimentos não industrializados é difícil.

Julio

Perfeito.

Philips

Rapaz. Se eu já ficar igual o antes desse cara pra mim já é lucro kkkk

Gelson

Uma pessoa que foi operada do estômago e perdeu metade mais o duodeno pode ser considerada um ectomorfo?

Até porquê as refeições seguem direto sem parar no que sobrou do estômago alterando sua fisiologia e absorção.

Simple Share Buttons