Três acessórios de academia que você não deveria estar usando

Existem diversos tipos de acessórios disponíveis dentro das academias, todos com o intuito de aprimorar a segurança ou a performance do treino. O problema é que na maioria das situações eles são simplesmente inúteis, e o pior: o seu treino, ironicamente, seria melhor e mais seguro sem eles. A seguir veja os três acessórios de treino mais comuns das academias, mas que você não deveria estar usando.

usando straps
1 – Cintos

Com o intuito de diminuir dores nas costas ou evitar lesões, muitas pessoas fazem uso do cinto (às vezes durante o treino inteiro). Contudo, as coisas não são tão simples assim e existem certos problemas ao fazer isso:

  1. Falsa sensação de segurança: ao sentir algo errado em um exercício ou até dores, muitas pessoas usam o cinto para “remediar” a situação e se sentirem mais seguras quando o principal problema continua existindo (a má execução dos exercícios).
  2. Não é uma solução definitiva contra lesões: usar o cinto não é uma garantia absoluta contra as lesões. Você ainda pode se lesionar se estiver fazendo algo errado durante o exercício, mas neste caso pode ser ainda pior, pois o cinto poderá estar mascarando “a gota que iria transbordar o copo”.
  3. Previne a resistência natural do corpo contra lesões: usar o cinto indiscriminadamente faz com que o seu “cinto natural” (abdômen reto,oblíquos e eretores) não fique forte junto com o restante do corpo, facilitando lesões em situações inesperadas.

cinto para levantar pesoDeixe para usar o cinto apenas quando passar da fase iniciante e/ou quando estiver treinando com poucas repetições em exercícios complexos como agachamento e levantamento terra.

2 – Luvas

Muitas pessoas usam luvas para prevenir calos ou evitar dores durante a execução dos exercícios. Contudo, o ato pode ter mais pontos negativos do que positivos:

  1. Usar luvas não previne calos: elas até previnem, mas apenas nas fases iniciais do treino (quando você ainda não consegue usar cargas muito altas). A partir do momento que você começar a usar pesos grandes e que querem esmagar suas mãos, existem grandes chances das luvas serem inúteis ao prevenir calos. Eles aparecerão do mesmo jeito.
  2. Atrapalha a pegada: quanto mais fofo ou espesso for o material da luva, maior será a circunferência da pegada na barra o que pode atrapalhar a força ao segurar os pesos, mesmo que você não perceba imediatamente.

luvasDesista das luvas e comece a treinar com as mãos “nuas”. No inicio você pode sentir dores, mas os calos logo prevenirão o problema.

3 – Straps

Usar straps pode evitar que a barra escape das mãos antes da hora em exercícios como levantamento terra e encolhimento. Porém, o uso do mesmo pode gerar mais problemas do que soluções:

  1. Esconder fraquezas: muitas pessoas usam straps por não conseguir segurar a barra durante certos exercícios. Mas na maioria das vezes isto acontece por negligência no treinamento do antebraço e o uso de straps só está escondendo o problema e ainda gerando maior desproporção corporal conforme o resto do corpo fica mais forte.
  2. Previne a habilidade natural do corpo para evitar lesões: assim como no caso do cinto, o uso indiscriminado de straps também pode atrapalhar a habilidade natural do corpo de ficar mais forte e resistente a lesões.

straps pesos

Palavras finais

Neste momento você provavelmente está maquinando diversas razões para provar que estes acessórios ainda são úteis e que o texto está errado. Calma! Na verdade, estes equipamentos realmente tem o seu papel dentro do treino, mas não para a maioria das pessoas, ou seja, para aqueles que estão treinando há um ou dois anos e sequer treinam em um nível que exija o uso de apetrechos extras, principalmente de forma indiscriminada (durante o treino inteiro). Neste caso, o uso desnecessário destes acessórios pode atrapalhar o seu desenvolvimento e ainda gerar o efeito contrário ao esperado.

Sim, é possível treinar pesado e ainda não usar acessórios extras.
Mas sim, mesmo treinando pesado ainda é possível não usar acessórios extras.

O que você pensa sobre o uso destes acessórios ? Concorda com o texto? Discorda ? Compartilhe a sua opinião através dos comentários.

Este texto ajudou você ?

78 comentários em “Três acessórios de academia que você não deveria estar usando”

  1. concordo com tudo. o que não falta da minha academia é iniciante e nego metido a “forte” usar cinturão o treino todo. agacho com 180 kg e ser o uso.

    Responder
    • Agachamento total ou aquele velho 120° de flexão máximo com um cara grudado nas costas?

      Eu faço 5×5 com 230 kg e garanto que não tenho coragem de entrar embaixo desses pesos sem o meu poderoso cinto. Para aquecer faço 2 x 8 com esses 180 kg.

      E sempre esmagando os bíceps femorais nas panturrilhas.

      Responder
  2. Olha, acredito que no caso da luva (única coisa ai que uso) não seja regra, alguns exercícios eu tenho uma pegada melhor com a luva, sem ela fica ruim, a mão escorrega.

    Responder
    • Concordo tenho um amigo que tem sudorese e as mãos deles ficam super suadas, ele usa um par de luvas de pano com a palma emborrachada pra ele conseguir treinar

      Responder
    • eu utilizo luva simples de eletricista emborrachada no levatamento terra,quando mando a carga superior a 200 kgs a barra escorrega facil,e a soluçao foi adaptar a luva,que na minha opniao e muito melhor que as luvas tipicas de academia

      Responder
    • Baitolagem , existe um pó justamente pra isso , powerlifters usam essa viadagem?não . Vc não vê um monstro levantando 200kg no terra usando a porra de uma luvinha.

      Responder
      • Concordo ctg cara! Quando comecei a treinar eu usava aquelas almofadas pra barra do agachamento… hoje eu vejo que era besteira e não consigo mais fazer com elas. Já as luvas, além se baitolagem eu acho muito nojento ficar transpirando durante 45 à 60 minutos naquilo… sem falar das pessoas que não lavam todos os dias após o treino. São coisas realmente desnecessárias.

        Responder
        • Cada um treina como quer, não é pq vc mete um pó de merda na mão que você é o fodão.
          Você levante 200kg no terra? Você é profissional? Eu não então foda-se

          Responder
      • Infelizmente na academia em que treino não fornecem esse pó.
        Já pensou ficar passando aquele pó na mao antes de começar o exercício, rsrs.

        Responder
      • Cada um treina como quer, não é pq vc mete um pó de merda na mão que você é o fodão.
        Você levante 200kg no terra? Você é profissional?
        Essa galera de academia adora dar pitaco no que o outro usa, acha que só pq ta sem luva vai ser monstrão, não deve nem agachar com o próprio peso.

        Responder
  3. Já ia fazer uma crítica ao texto até ler a ultima parte, referente ao numero limitado de pessoas que utilizam, treino atletismo para a prova de lançamento e conforme a carga do exercício fica completamente inviável faze-lo sem algum auxilio de um equipamento(por dificuldade na execução), utilizo cinto pra proteção lombar e no meu caso é fundamental com cargas elevadas, já que meu treino é de força/potência focado em grupos musculares grandes, a segurança que o equipamento dá me ajuda nas execuções e evolução nos treinos e algo que não deixo de utilizar, dado já ter experimentado os mesmos sem proteção e adquirido lesões.

    Responder
  4. Olha, nunca é bom generalizar.
    Eu uso straps desde que comecei a academia porque tenho uma doença rara que atrofi a musculatura da mão direita e antebraço, então se eu não usar não consigo fazer nada!

    Responder
  5. Achou pra mim luva é importante não por questão previna calo e sim por causa treinar pesado a mão ficar vermelha e começa a doer aí vai fazer a proxima série começa doer antes

    Responder
    • Verdade, pra mim, fazer remada com altas cargas de peso sem luva fazem os dedos doerem muito, dai no próximo exercício vão doer mais ainda…

      Responder
  6. Conceito totalmente errado em relação as luvas. Minhas mãos transpiram muito e sem as luvas é impossível de eu praticar musculação, e acredito que muitas pessoas passam pelo mesmo problema.

    Responder
    • Uso as luvas mais simples, principalmente para supino, pois também suo bastante nas mãos, se não utilizar, começo o supino com uma abertura entre as mãos de 1m e termino com as mãos do lado das anilhas. Uso os straps tbm, principalmente nas ultimas series de treino de costas e encolhimento. e no final do treino ainda destruo os anti-braços com exercícios isolados.

      Responder
  7. Concordo plenamente com tudo que foi dito. E sem contar que um par de luvas(de qualidade), por exemplo; como essa da foto acima, não deve ficar menos de uns $60,00. Já que é um ítem não disponível para uso dos alunos nas academias, ou seja, cada um tem que comprar as suas. E que por final, não resolve muito.

    Responder
  8. Discorda da parte da luva, quando vou fazer bíceps alternado meus dedos doem de mais sem as luvas, sem contar que na minha academia os halteres são velhos não tem uma pegada boa, sem luva não da.

    Responder
  9. Acho que não deveria postar coisas erradas num blog tão conhecido. Luvas melhoram muito a pegada, não deixa a barra escorregar e não importa o peso que pegue, vai prevenir calos sim senhor.

    Responder
  10. Não concordo somente com a questão da luva tendo em vista que uso luvas já faz anos e isso nunca comprometeu o meu desenvolvimento.

    Responder
  11. Se as mãos suam é só fazer uso de um acessório chamado TOALHA.

    Se suas mãos doem e os dedos não aguentam a carga, é sinal que precisam ser fortalecidos , e não “embelezados” por luvas.
    Mas em casos “especiais” como doenças , acho muito bem vindas luvas , straps …

    De resto é mimimi de frango msm

    Responder
  12. “Na verdade, estes equipamentos realmente tem o seu papel dentro do treino, mas não para a maioria das pessoas, ou seja, para aqueles que estão treinando há um ou dois anos e sequer treinam em um nível que exija o uso de apetrechos extras, principalmente de forma indiscriminada (durante o treino inteiro).”

    Responder
  13. Concordo plenamente. E faz todo o sentido os argumentos que vc citou. A falsa segurança proporcionada pelos cintos. As mãos realmente ficam calejadas com o tempo sem luvas mesmo. Os straps eu nunca usei na minha vida.. Mas seguindo a sua lógica vejo que tem toda a razão (desenvolver a força dos antebraços). Ótimo artigo! valeuuu! absss

    Responder
  14. Tem o frango “olha, eu tenho um cinto” kkkk Ele chega na academia de cinto, toma água de cinto, faz aula de zumba de cinto kkkkkk e tira foto no espelho pra postar no facebook de cinto também, mas jamais usa carga suficiente que justifique o uso do cinto kkkkk

    Responder
  15. Eu não uso cinto justamente para fortalecer a região da lombar, onde fiz uma cirurgia na coluna. Não exagero no peso por causa disso mas prefiro fazer sem cinto.
    Não uso strap para ajudar a fortalecer a pegada e o antebraço mas uso luvas emborrachadas para melhorar um pouco o grip pois em alguns exercícios o limite da mão já foi atingido mas os outros não.

    Responder
  16. Uso luva só pra fazer supino com barra, pq suo na mao ai escorrega na barra.. prefiro fechar menos a mao do que termina o exercicio co braço inteiro aberto

    Responder
  17. Malho a pelo menos 5 anos e sempre usei luvas. Nao pego cargas elevadíssimas mas posso dizer sem medo que pego uma boa quantidade de pesos e as luvas SEMPRE me ajudaram e nunca deixaram minhas mãos com calos. Informação equívocada essa do site. abraços.

    Responder
  18. A parte do Strap deve ser frisado “uso indiscriminado”, afinal de contas, nos treinos de costa não tem comparação a força do antebraço com a força dos músculos das costas, é óbvio que o antebraço vai fadigar no 2º ou 3º exercício (quem treina pesado).

    Então descordo com a parte do strap, pois quem treina antebraço para hipertrofia o uso de strap não atrapalha em nada, muito pelo contrário, aumenta o poder das costas.

    Responder
  19. agora o sujeito usar luvas e cinto é frango?

    eu tinha muitos calos e dor nas mãos e depois que passei a usar luvas isto melhorou muito.

    Eu tinha muita dor na lombar ao fazer agachamento e terra e quando passei a usar cinto isto melhorou e muito.

    Sou frango por isto? Isto está errado?

    eu gosto de ler os artigos deste site, mas alguns me parecem muito hardcore.

    O hardcorismo impera aqui e na mente de muitos marombeiros.

    Se tu faz com luvas é frango, se tu não faz exercícios com pesos livres tu não está tendo ganhos. Se tu não toma suplementos tu não tem ganhos eficientes. Isto é fanatismo cego!

    Por favor vamos ser mais científicos e menos especulativos.

    Não podemos ler e aceitar tudo o que se diz no mundo da musculação porque tem muito achismo e chutômetro sim neste meio.

    Responder
      • o texto não fala isto mas tem alguns foristas que tem este pensamento e estão dizendo que usar luvas e cinto é coisa de frango

        Responder
    • Antes de falar em ciência e especulação, primeiro precisamos saber interpretar um texto. Até onde eu entendi o texto não é sobre ser “hardcore” ao evitar luvas, cintos e straps e sim sobre SEGURANÇA e PERFORMANCE. Que o uso incorreto de certos acessórios pode atrapalhar o treino e não ajudar como muitos pensam.

      Responder
  20. ai ai ai eu sou o fodão porque não uso cinto e luvas.

    ai ai ai eu sou o cara porque levanto 56 de cada lado no supino mas não desço nem 10 centímetros e não faço nem 3 séries.

    kkkkkkkkk

    Academia é um lugar onde o ego deve ficar em casa.
    É um pensamento simplesmente ridículo este. Se achar o fodão!

    Os que pensam assim nunca irão chegar longe.

    Até porque aquela velha frase: Devagar se vai longe é a frase mais perfeita que já fizeram.

    devagar, sem pressa para ter ganhos musculares e deixando a porra do ego de lado e não tendo pensamentos hardcores como os que eu cite acima referente a luvas e cintos isto sim vai te levar longe.

    Os hardcores se quebram sempre!!
    Estes nunca chegam longe, podem ter certeza! Não conheço nenhum atleta com pensamento hardcore porque será né.

    Os melhores atletas são os mais humildes e tem aquilo que muitos aqui não tem paciência e principalmente inteligência para não acreditar em tudo o que se diz por ai.

    gratos pela atenção

    Responder
  21. Exercícios com pegada(geralmente no treino de costas), machucam as mãos de mais, o problema é ainda maior para quem já possui calos. Eu acredito que isso não aconteça apenas comigo.

    Na minha opinião as luvas melhoram sim,a performance do treino mas apenas em alguns exercícios.

    Responder
  22. Olá. Quem escreveu o texto? Qual sua experiência em musculação e formação acadêmica? Esses dados são baseados em estudos, pesquisas? Ou é apenas uma opinião pessoal?

    Responder
  23. Nunca usei (alias, nunca nem pensei em usar um dia) o cinturão ou straps; mas sempre vou usar luvas, minhas mãos são todas destruídas por calos (devido aos treinos), se eu treinar sem luvas ela abre em feridas, coisa que já aconteceu e foi complicado demais treinar com as mãos machucadas.
    em relação a pegada algumas luvas podem atrapalhar, mas ai é só escolher uma luva que não seja tão “gorda” e fique firme na palma de sua mão

    Responder
  24. Eu uso nada disso não. Ainda que os calos existam não dou a minima para isso. Além do mais os calos já estão começando a ficarem duros e não dói mais como no início.

    Responder
  25. Treino com cinto e sem o cinto. Com a cargas mais altas o cinto torna o execução mais segura e correta para o agachamento livre. Fiz treino sem as luvas no último dia por causa de um artigo que li aqui, mas vou voltar a usar luvas, as mãos doem menos e é possível levantar mais carga.
    Respeito a opiníão do ensaísta quanto ao exagero no uso, mas se formos seguir o seu raciocínio, do ensaista, ao pé da letra, deveríamos todos andar descalço.

    Responder
  26. Uso strap no treino de costas, pois meu antebraço fadiga antes das costas q é meu objetivo. Posteriormente, faço o treino pra antebraço. Abraços.

    Responder
  27. A única que discordo é a luva, minha luva melhora a pegada, o peso não escorrega e dói muito menos os dedos, parece distribuir melhor a pressão na pegada, E se eu treinar 2 dias sem luvas os calos aparecem, e com luvas até hoje eles são bem pequenos e não foram cascas nem nada. Esse negócio de achar calo bonito é coisa de gente que acha bonito ser feio. Não preciso ter calo pra ficar mostrando que treino pesado, o corpo já mostra.

    Responder
  28. Discordo em partes. Luva OK, pra mim é frescura.
    Agora Straps, para puxadas e encolhimentos não tem coisa melhor, quem nunca largou uma barra porque os dedos estavam ardendo no encolhimento muito antes do trapézio fadigar? isolar o músculo alvo, é para isso que serve straps, se o treino é de costas, para que fadigar o antebraço?

    O problema é que muitas pessoas utilizam sem necessidade, ai concordo, agora para exercícios com muita carga, é interessante sim o uso de straps e cinto.

    Responder
  29. Só uso luvas para melhorar a pegada em alguns exercício ( como de costas, onde a barra pode ficar escorregadia e atrapalhar a execução). E para alguns exercícios de braço, como rosca direta, a munhequeira ajuda a manter a postura do pulso para não dobrar. Supino a mesma coisa. ajuda manter empunhadura, que ao meu ver é um dos erros que mais geram lesões nas pessoas, “quebrar” o punho durante execução de exercícios.

    Responder
  30. Descordo do cinto. Eu sou alto e procuro fazer alguns exercícios com muito cuidado e perfeição para não agredir a minha coluna, mas mesmo assim quando os faço sem sinto sinto dores no dia seguinte. Já usando o cinto nunca sinto nada no dia seguinte. Ou seja, o cinto da suporte para minha coluna e evita dores no dia seguinte, sendo assim algo muito útil. Portanto, vamos parar de generalizar tudo. Cada caso é um caso.

    Responder
  31. em relação a luva foi ridiculo

    tem barras que escorregam na mão e quando o treino é de costa é pior ainda que doe mais , eu nao uso luva

    mais pretendo comprar , porque já usei antes e é muito melhor que treinar sem luva

    querer pagar de hardcore sem luva e se quebrar todo ou ficar escorregando na barra é a pior coisa , contando que sua academia é nova e a barra é das novas que escorrega demais na mão

    Responder
  32. Excelente matéria, estão de parabéns, entretanto, eu possuo uma patologia nas costas, faço uso de Cinturão somente no Leg Press 45º, pois estou impossibilitado de realizar agachamento, gêmeos máquina, terra, stiff e outros…

    Para mim funciona, porém, utilizar o cinturão no treino todo é besteira como exposto em epígrafe.

    Responder
  33. Concordo com a matéria, pq tem muita gente que é dependente desses acessórios, e não dão chance para seu corpo adquirir uma resistência natural. O que pode acabar acontecendo é o dia que não usar acabar se lesionando.

    Responder
  34. Ja iaa fazer uma crítica construtiva ao texto, ate ler a última parte ….a partir deste conceito concordo com tudo que foi dio….em tremo situaçã que o atleta tende a usar devido a carga elevada e conforme a indicação medica etc. …e também se o atleta se sente melhor assim que continui treinamento com seus auxílios

    Responder
  35. Luvas desnecessário?! Acabaram de perder um seguidor desse site… Da onde tirou isso? Deviam se informarem melhor… Treino há mais de 10 anos pesado e no inicio treinava sem luvas , pos uso com luvas acabaram os calos , melhor pegada, sem suor nas mão….. Enfim só benefícios … Acredito que existem vários modelos de luvas , agora generalizar pegaram pesado! Como se falasse que usar tenis para correr fosse desnecessário , melhor é descalço…. Pq no mercado dependo do modelo do tenis, falsificados ou com qualidades duvidosas, vai ter só malefícios tb… Dor na coluna, dor no pé, não proteção correta enfim correr descalço vai ser melhor…. Nada haver a comparação da luva que fizeram…

    Responder
  36. A luva se for de material grosso e espesso pode muito bem MELHORAR a pegada, porque aí tu tens que fazer mais força pra apertar e segurar a barra/haltere. Já o cinto também não previne e nem remedia, mas dá uma ajuda pra te “obrigar” a ficar na postura. E strap também te ajuda a ir além, se o fator que não deixa você progredir for o antebraço, o strap é aliado (contando que você treine o antebraço igual um filha-da-p*ta que precisa crescer, tá de boa). Na real depende muito de cada um. Se fosse tão ruim os intermediários, os freaks, os avançados e enfim, fisiculturistas das mais diversas categorias (da Physique até o Olympia Heavyweight) não usariam eles…

    Responder
  37. Tem uns caras na minha academia que usa o cinto o tempo todo. Como se ele já pertencesse ao corpo. hahaha Agora a luva eu nunca senti que as minhas mãos fossem escorregar de alguma barra. Elas ficam sempre muito firmes e faço numa boa. Mas tem outros caras que usam esponjas de lavar louça, outros usam flanelas e outros ainda usam luvas de motoqueiro alguma coisa assim. hahaha

    Responder
  38. Nada melhor do que mãos calejadas para segurar uma barra, mãos de homens poha, se você pode treinar sem luvas ou cinturão, Treine seu frango, mesmo que o ante-braço fadigue antes dos Dorsais, com o tempo ele ganha resistência pra suportar o treino, o mesmo acontece com a lombar, então, para de querer pagar de fortinho usando isso e vai treinar que nem Ogro.

    Responder
  39. Eu uso luvas somente p ser Higienico. O suor / bacterias deixado nas barras podem contaminar, principalmente com essa onda de gripes etc. Abs

    Responder
  40. Já tenho três meses de academia, pego peso 5 ainda no puxador e faço com luva. Porém, hoje foi aumentado o meu número de repetições e aumentei o meu peso. Aí minha mão escorregou na parte das costas e não consegui completar. O problema pode ser a luva? Nos outros 7 aparelhos, a pegada com ela ficou melhor, porém no puxador está escorregadia. Sendo que comprei essa luva justamente para evitar calos com o puxador e fez foi escorregar. Há alguma relação?

    Responder

Deixe um comentário

Hipertrofia.org Newsletter

Receba o melhor conteúdo do site direto em seu email (no máximo 2 por semana).