Os 4 acessórios de treino mais importantes (e como usá-los)

Alguns acessórios de treino, quando usados da forma correta e no momento adequado, podem melhorar a qualidade do seu treino, fazendo você treinar mais pesado e com mais segurança.

Lembrando que um acessório de treino é apenas um complemento que pode ser útil e em quase todas situações um acessório não é um item obrigatório para poder treinar corretamente.

Alias, alguns acessórios, quando mal utilizados, poderão gerar o efeito oposto ao esperado, atrapalhando o seu treino. Por isso é importante saber como, quando e se precisa usá-los. Logo de cara, por mais óbvio que um item seja, eu recomendo que leia mesmo assim (você pode se surpreender).

A seguir veremos quais acessórios de academia merecem sua atenção acompanhados das informações mais importantes de uso.

1 – Cinto de lombar

particante de musculação fazendo agachamento livre e usando um cinto como acessório de treino

O cinto de musculação auxilia na estabilização da região lombar e do tronco durante a realização de exercícios, como o agachamento e o levantamento terra. Ele ajuda a reduzir a pressão sobre a coluna vertebral, minimizando o risco de lesões.

O cinto funciona ao aumentar a pressão intra-abdominal, criando uma espécie de “câmara de ar” entre o abdômen e o cinto. Por exemplo: quando você puxa o ar, toda a região do corpo em contato com o cinto será pressionada, como se o cinto e sua lombar, fossem um só.

Essa pressão adicional permite uma maior estabilização do tronco, resultando em uma maior segurança e eficiência na realização dos exercícios.

Possíveis desvantagens

É importante ressaltar que o uso do cinto de musculação deve ser feito de maneira adequada, evitando o uso excessivo e desnecessário. Utilizar o cinto em todos os exercícios e com cargas leves pode inibir o desenvolvimento natural dos músculos que protegem sua coluna e prejudicar a estabilização natural do corpo fora da academia.

Deixe o cinto para situações que a segurança é crucial, como séries pesadas de agachamento, levantamento terra e alguns tipos de remadas livres para costas.

Publicidade

Qual usar

Primeiramente, você pode optar por não usar cinto e estará tudo bem. Mas se existe a necessidade e você quer usar, a melhor escolha seria um cinto de couro com fivela.

Cintos de nylon poderão servir também (e eles são mais baratos), mas eu tomaria cuidado com cintos que dependem de velcro para fechar. Eles podem abrir sozinhos ou o velcro ser danificado com o tempo. A fivela é uma “tranca” definitiva e fácil de substituir se houver necessidade.

O cinto abaixo é um exemplo de “meio termo” entre durabilidade, utilidade e custo:

2 – Luvas apropriadas para treino

Independente de qual seja sua opinião social a respeito de usar luvas, elas com certeza vão proteger mais as mãos contra calos e outros danos causados pelo contato constante das mãos com os equipamentos da academia.

Luvas também podem ser úteis para aumentar a aderência ao segurar equipamentos, especialmente se o suor é tanto ao ponto de atrapalhar a pegada, o que pode afetar a qualidade do exercício simplesmente por não conseguir segurar o suporte corretamente.

Por último, usar luvas pode permitir maior conforto para treinar, seja porque você tem mãos sensíveis ou já está com algum machucado nas mãos que pioraria com o contato direto com algum equipamento.

Possíveis desvantagens

A “eficiência” de uma luva depende diretamente da sua qualidade de fabricação e quão bem um modelo serve para você. Caso contrário, elas podem servir meramente como um acessório estético e não trazer nenhuma proteção extra.

Publicidade

Por exemplo, luvas muito finas (ou muito finas nas regiões erradas) poderão machucar suas mãos e causar calos. Enquanto luvas grossas demais, com muito amortecimento, poderão fazer com que a pegada no equipamento seja mais difícil, seja por perder estabilidade ou porque o suporte precisa de uma pegada maior agora (quanto mais material a luva tem, maior é a pegada).

No final das contas, o uso de luvas de musculação é algo pessoal e  fatores como conforto, necessidade de proteção e preferências individuais, precisam ser levados em conta. Se você optar por usar luvas, certifique-se de escolher um par que se ajuste bem e permita a mobilidade adequada das mãos e dos dedos.

Qual usar

Como sempre, o óbvio primeiro: se você nunca usou luvas e gosta de treinar assim, não há razão no mundo suficiente para começar a usar se você não quer. Isto é inteiramente pessoal.

Dito isso, diferente dos cintos, não há uma opção mais simples para determinar qual luva é melhor. Antes de qualquer coisa, você precisará escolher uma que sirva confortavelmente nas suas mãos para que o uso não se torne um problema a mais para se preocupar.

Com isso fora do caminho, o próximo fator a considerar é o material da luva. Couro e materiais semelhantes tendem a durar mais, mas não são respiráveis. Isso significa que sua luva pode sujar mais e exigir mais “manutenção”. Luvas feitas de materiais sintéticos sempre serão mais baratas, mais respiráveis e (na maioria das vezes) mais fáceis de limpar, mas elas podem durar bem menos.

No fim, sua preferência pessoal terá muito mais importância do que qualquer outra coisa.

Se fosse recomendar uma para um amigo, com certeza seria a luva da Harbinger, por conta da durabilidade:

3 – Straps

O strap é um acessório de treino utilizado para melhorar a força e estabilidade da pegada. Ele é geralmente feito de nylon, couro ou outros materiais resistentes e é envolvido ao redor do punho e do equipamento a ser segurado, fazendo com que suas mãos fiquem “ligadas” a carga.

Publicidade

A principal função do strap é melhorar a pegada, especialmente em exercícios de “puxar”, como remadas, levantamento terra, encolhimento e puxadas de costas na polia. Ao envolver o strap ao redor da barra ou halteres, o praticante consegue manter uma pegada mais firme e segura, mesmo quando a força da pegada seria um fator limitante.

Com uma pegada mais firme, proporcionada pelo strap, você pode se concentrar em trabalhar o músculo alvo sem se preocupar com o peso escapando das mãos. Isto também pode permitir o uso de cargas maiores em determinados exercícios, já que a pegada não será mais um fator limitante.

Pegando na barra usando o acessório strap

Possíveis desvantagens

É importante notar que o uso excessivo de straps, como usar straps em todos os exercícios, desde o aquecimento até a última série do treino, pode levar à dependência e à falta de desenvolvimento natural da força dos antebraços (que envolvem a força da pegada).

É recomendável usar straps somente quando estritamente necessária. Se a força na pegada for uma fraqueza específica, isso precisa ser trabalhado isoladamente em conjunto ao uso de straps.

Qual usar

O mais barato. Simples assim. Dito isso, procure um que tenha ao menos 3 centímetros ou mais de largura e seja mais espesso que uma folha de papel, para não causar dor ou desconforto ao ser usado. Straps grossos demais podem ser mais confortáveis, mas podem ser mais difíceis para colocar e tirar toda hora. Portanto busque um meio termo.

Não há material melhor ou pior ao procurar por straps. Materiais sintéticos poderão machucar as mãos se forem muito finos, mas isso pode ser remediado com as dicas mencionadas acima.

O straps abaixo, por exemplo, atende estes requisitos e não podem custar cerca de R$30:

4 – Tênis apropriado para treino

Um tênis adequado é um acessório de academia importante por várias razões, incluindo suporte, estabilidade, segurança e, claro, conforto. Logo de cara, o tênis que você usa agora provavelmente já é o suficiente. Qualquer pessoa que diga que você precisa de um tênis específico para treinar musculação de forma recreativa, estará, na maioria das vezes, exagerando.

Dito isso, um tênis com sola reta e uniforme, sem amortecimento excessivo (ao contrário dos tênis de corrida), será o calçado mais indicado para usar no treino de musculação.

Este tipo de tênis oferecerá maior área em contato com o solo e não vai desmoronar sobre o próprio amortecimento (ou deformar) quando estivermos segurando uma carga muito pesada.

atleta usando o tênis all-stars para fazer levantamento terra

Possíveis desvantagens

Em comparação aos outros acessórios de treino, por questões de segurança e normas de academia, você já terá que usar um tênis. Logo, se houver a possibilidade de comprar um mais adequado, não desvantagens.

A principal questão aqui é entender que gastar rios de dinheiro em um tênis, só para treinar, não trará vantagens especiais. Basta usar um calçado confortável com sola estável.

Qual usar

Qualquer calçado confortável com sola reta e com bastante contato com o chão. Literalmente qualquer tênis com estas características, até mesmo um all-star, pode servir:

Conclusão

Alguns acessórios definitivamente poderão fazer você treinar mais pesado e/ou com mais segurança do que treinar sem eles. Porém nunca é demais dizer que, em situações normais, nenhum acessório é obrigatório, no sentido da palavra.

Uma pessoa jamais terá bons resultados só porque usou ou não acessórios de treino específicos. Tão pouco eles poderão compensar práticas ruins de treino.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×