Como e quando usar STRAPS no treino

Apesar do straps ser um acessório relativamente simples, como e quando usá-lo é um assunto que gera certa confusão entre praticantes de musculação.

Para quem não sabe, straps é uma espécie de faixa que envolvemos entre o punho e a barra/halter para “ligar” o peso às nossas mãos. Desta forma, eliminamos boa parte do trabalho de ter que segurar a carga durante os exercícios.

Isto é especialmente útil em movimentos que exigem o uso de cargas altas ao ponto do praticante não conseguir segurá-las com as próprias mãos e interromper o exercício por conta disso.

Ao usar o straps não há este problema e você pode focar-se completamente no exercício em questão, sem se preocupar se a barra está escorregando e escapando das mãos (geralmente em exercícios para as costas e trapézio).

Como podemos ver o objetivo do straps é simples e direto, o que gera confusão a respeito disso é que a maioria das pessoas adotam uma visão extremista sobre o assunto.

De um lado temos aqueles que acreditam que o straps nunca deve ser usado, porque isto vai impedir que o praticante desenvolva naturalmente a força da pegada e da musculatura do antebraço.

Realmente, ao usar o straps você remove boa parte do esforço que o antebraço teria que realizar para segurar a carga.

Do outro temos aqueles que usam straps em qualquer exercício que exija força da pegada sob a premissa de que o músculo alvo a ser treinado não é antebraço e sim outro, não tem porque dar espaço para a força da pegada limitar o seu treino.

como-e-quando-usar-straps

Também faz sentido. Se você está treinando costas, porque deixar o antebraço ser o “gargalo” do treino ?

No final da história, ambos os lados tem argumentos válidos, mas nenhum deles está completamente correto.

Publicidade

Enfim, quando devemos usar straps ?

Ao mesmo tempo que usar straps desnecessariamente pode deixar a sua pegada fraca em proporção ao restante do corpo (e até causar lesões), evitar o uso completamente pode limitar os seus ganhos se você realmente não consegue segurar as cargas.

Veja bem.

Imagine que você está fazendo levantamento terra com 100kg. Se você tem problemas com a força da pegada, ao usar straps você conseguiria fazer várias repetições adicionais e extrair muito mais do exercício.

Sem o straps, você conseguiria fazer menos repetições. Isto significa menos estímulos para crescer nos músculos que realmente deveriam ser treinados, menos progresso e menos hipertrofia como um todo.

Não faz sentido evitar o uso de straps em situações como essa, ou seja, você pode e deve usar este acessório quando a força natural da sua pegada está atrapalhando o treino de outro músculo (principalmente de um músculo mais importante).

O que você não deve fazer é usar o straps como se fosse uma espécie de muleta para facilitar o treino situações que não entram no contexto, até mesmo em movimentos que você tem força suficiente na pegada para aguentar a carga sem ajuda externa (e acredite, isto é muito comum assim como tem gente que usa o cinto de lombar até para fazer rosca direta).

Recapitulando

Se a força da pegada está interrompendo a série de um exercício antes que o músculo alvo esteja sendo trabalhado até o limite, o uso de straps pode ser empregado sem problemas.

Se a força da pegada não é um problema para você e é apenas uma questão de hábito, o uso é totalmente desnecessário e, neste caso, pode só gerar problemas.

Como usar straps

Apesar de parecer um mistério se você nunca tinha visto um straps antes, usá-lo é extremamente simples e intuitivo.

Coloque o strap no punho de uma maneira com que as partes que se entrelaçam fiquem no começo da palma da sua mão e o fim do strap esteja apontado para o lado do seu polegar.

Publicidade

como usar straps

Agora, basta enrolar o strap na barra/haltere até que o peso fique bem firme na sua mão. Lembre-se sempre de enrolar primeiro a sua mão que NÃO é dominante, desta forma você pode ajudar com a outra mão e então enrolar a mão dominante sozinho.

como-usar-straps1

Se ainda restou dúvidas, assista este vídeo do grande mestre Waldemar Guimarães sobre o tema (vale muito a pena assistir):

Qual straps comprar

Comprar straps não é algo tão complexo quanto comprar um terno. Na verdade, qualquer straps de qualidade vai servir. Apenas evite usar straps improvisados (feitos por você) ou muito vagabundos.

Pode não acontecer na semana, mês ou ano que vem, mas se o straps vir a arrebentar quando você menos espera e, digamos, estiver fazendo encolhimento com 60kg, isto pode ser um grande problema. Compre um straps de qualidade, ele vai durar por bastante tempo e será mais seguro.

Quando você esquecer o straps em casa (e isso vai acontecer)

Mesmo que você use o straps da maneira correta, você vai acabar criando uma certa dependência usando ele.

Se eventualmente você esquecer o straps em casa, isto pode ser algo que vai afetar o seu treino (até mesmo psicologicamente), mas não é o fim do mundo. Pelo menos esporadicamente, existem algumas coisas que você pode fazer para improvisar e se a sua necessidade por straps for pouca, até eliminar o seu uso para sempre.

Se for dia de fazer levantamento terra, use a pegada mista

Pegada mista no terra é basicamente realizar o exercício com uma mão em pronação e a outra em supinação como na imagem abaixo.

pegada-mista-terra

Esta pegada permite mais sustentação da carga, mesmo sem usar straps, contudo usá-la demais pode gerar estresse desigual nos ombros ou causar assimetrias. Guarde esta pegada apenas como último recurso, se não houver straps e nas séries mais pesadas onde seria, para você, impossível sustentar o peso com a pegada normal.

Use a pegada gancho

Pegada gancho é uma pegada usada por levantadores olímpicos que também permite maior sustentação de carga sem straps.

Nesta pegada, em vez de deixar o polegar em cima dos dedos, você vai deixar por baixo, formando uma espécie de gancho (ou um “strap humano”).

Publicidade

pegada-gancho

Fazer esta pegada vai doer no começo, mas estamos falando de situações esporádicas como esquecer o straps em casa. Você não vai morrer por fazer isso apenas uma vez.

Palavras finais

Straps podem e devem ser usados quando forem estritamente necessários, ou seja, quando a sua força da pegada estiver atrapalhando o treino do músculo que deveria estar sendo fatigado. Desenvolver a força natural da pegada é importante, mas isto não deve passar por cima do desenvolvimento de músculos que podem ser mais importantes.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×