Quer queimar gordura ? Não perca tempo “mofando” na esteira

Eu lembro como se fosse ontem. Eu estava escutando um professor falando sobre treinamento aeróbico na minha primeira aula de fisiologia, ele tinha um gráfico “chique” que tentava provar que fazer corrida por períodos estendidos na velocidade de uma tartaruga tetraplégica era a melhor maneira para queimar gordura.Feet on treadmills 252x300 Quer queimar gordura ? Não perca tempo “mofando” na esteira

Enquanto eu não podia confrontar estes dados(já que naquela época, meu conhecimento consistia basicamente das porcarias dos artigos de revistas de fitness), eu tinha um pressentimento e conhecimento empírico suficiente para notar que o que ele estava dizendo era um baita absurdo. Pena que na época eu não tinha muita “munição intelectual” e bolas suficientes para levantar a mão e dizer que ele estava errado.

Agora, depois de vários anos, eu possuo conhecimento e experiência suficiente para chegar a conclusão que aquele meu pressentimento, de fato, estava correto.

Então, se você for o tipo de pessoa que faz horas de aeróbico, mas toda vez que olha no espelho você está ainda mais gordo, por favor me escute. Porque eu não só vou salvar sua vida, como provavelmente salvar um tempo precioso que você pode estar perdendo.

Nós não fomos feitos para fazer aeróbicos

Uma das primeiras coisas que os defensores dos aeróbicos dizem é que nós fomos biologicamente criados para correr. Aparentemente o homem sobreviveu e evoluiu devido a sua incrível habilidade de correr vastas distâncias no mesmo ritmo por períodos insanos de tempo.

Sério mesmo ? Eu acho que não.

Corridas de longas distâncias não fazem absolutamente nenhum sentido quando o assunto é sobrevivência.

Vamos começar com a caça, na qual eu penso que todos nós concordamos que é uma habilidade que o homem praticou, dominou e aperfeiçoou por um longo período de tempo. E qual é o fator mais crucial que determina uma caçada bem sucedida ?

Níveis ninja de camuflagem e destreza

Quando nosso ancestrais viam um veado a um kilometro de distância, a última coisa que eles fariam era pegar suas lanças e irem correndo por 1000 metros em direção ao animal. Talvez eles tenham tentado isto primeiro, mas julgando o fato que a nossa espécie está viva até hoje, eles provavelmente entenderam que o veado iria facilmente ouvi-los e sairia correndo em toda velocidade antes mesmo que alguém tenha qualquer chance. Sendo inteligente como nós, nossos ancestrais provavelmente se cobriam com folhas e aproximavam-se até uma distância razoável do animal, mantendo-se focados e pacientes. E então, no momento exato, eles partiam em direção a fera com toda a ferocidade do mundo, matando o animal em uma fração de segundo. E para comemorar uma caçada bem sucedida, eles provavelmente comiam todas as mulheres que os esperavam ansiosamente.

Mas camuflagem e destreza não eram as únicas coisas importantes quando você é o caçador. Também são importantes quando você é o caçado. Quando nossos ancestrais saiam em expedições atrás de alimento, seria altamente ineficiente(energeticamente) e suicida, sair correndo longas distâncias por aí.

Por que ?

Porque sair correndo por aí, se batendo nas folhas e galhos, seria uma ótima maneira para mostrar a sua localização aos predadores e virar a refeição pós-treino de um tigre. Todos os homens das cavernas que decidiram sair correndo por aí, já não existem mais nos nossos genes, porque eles foram burramente aniquilados. E se esse foi realmente o caso, porque os coelhinhos dos aeróbicos estão tentando reescrever nossa fisiologia hoje ? Isto é um absurdo.

Então basicamente, para conseguir viver uma vida normal naquela época, nossos ancestrais ou caminhavam ou realizavam movimentos de alta intensidade por curtos períodos de tempo e somente com propósitos específicos. O único momento onde você faria aeróbicos mirabolantes por diversas horas, seria em uma situação que te obrigasse a isso, como em uma situação de vida ou morte.

Não sei o que você faz para viver, mas duvido muito que você esteja em uma situação de vida ou morte na frente do computador. Na verdade, o seu único problema é que você possuí uma quantidade extra de gordura e que gostaria de eliminá-la, então pare de passar horas na esteira! Existem maneiras mais eficientes para queimar gordura…

Ok, então nós já cobrimos as razões históricas para explicar porque correr por longos períodos não é o ideal. Agora veremos as razões científicas. Antes de tudo, se você realmente deseja causar uma mudança corporal com aeróbicos, você precisará de grandes quantidades de tempo e os resultados serão medíocres na melhor das hipóteses. Foi muito bem documentado em um estudo, que mesmo após 6 a 12 meses em um plano de aeróbicos, a média de perda de peso foi menor que 2,2kg. Mesmo que sejamos otimistas assumindo que a sua dieta não é uma bosta, você não iria perder mais que 6 a 9 kilos neste mesmo tempo. Isto significa perder míseros 750 gramas por mês, em um ano.

Em contraste, consigo ver pessoas próximas a mim perdendo de 700g a 1,3kg por semana. Não é necessário ser um gênio para descobrir o que é mais produtivo.

Como se não fosse suficiente, ainda existe o fato de que fazer aeróbicos por tempos absurdos(a nível de maratonistas) pode levar a danos cardíacos. Em um estudo realizado com um grupo de homens que participam de maratonas(com idades variando de 20 até 60 anos), foram realizadas ressonâncias magnéticas do coração deles e posteriormente comparados com o grupo de controle que não realizava exercícios de resistência. Descobriram algo bem interessante: metade dos homens mais velhos que faziam maratonas, tinham fibrose nos músculos cardíacos. E se esta fibrose se torna severa, pode gerar mal funcionamento ou falha total do coração.

Isto pode explicar por que Alberto Salazer(um dos maratonistas mais rápidos do mundo), quase morreu de ataque cardíaco aos 49 – não é uma idade avançada para um homem “em forma”.

Aposto que você não sabia disso.

A verdade seja dita, 95% das pessoas que fazem aeróbicos, não o fazem em tal nível de volume que seja necessário se preocupar com problemas cardíacos, mas hábitos são difíceis de matar e se você planeja correr pelo resto da vida, a questão do estudo sobre danos cardíacos é algo que você deve considerar.

E nós não terminamos ainda. Aeróbicos são conhecidos por diminuir a testosterona enquanto aumentam o cortisol. Isto é basicamente o oposto que você quer que aconteça, se você leva o treinamento com pesos a sério. Mulheres possuem naturalmente menos testosterona, a última coisa que você vai querer é fazer uma atividade que vai diminuir ainda mais este hormônio. Quer ficar com pernas grandes e “torneadas” ? Comece a levantar coisas e a agachar com a barra livre nas costas.

Se você realmente precisa fazer aeróbicos…

Se por alguma razão esquisita você realmente gosta de correr e absolutamente precisa adicionar aeróbicos na sua rotina, então existe uma solução. Ela se chama: interval training(treinamento intervalado) e este é o único tipo de aeróbicos que eu uso em programas de treino. Se você nunca ouviu sobre isto, deixe-me explicar: você realiza uma atividade(como correr ou pedalar) com alta intensidade por uma pequena duração de tempo(30 a 60 segundos) e então muda para baixa intensidade por alguns minutos(1 a 5 minutos). Agora repita o processo várias vezes.

Este tipo de treinamento intervalado(alta intensidade/baixa intensidade) não só irá aumentar o seu VO2(capacidade pulmonar), mas também irá aumentar o seu GH(Hormônio do Crescimento) e ainda ajudar na síntese de proteína. A grande sacada do interval training é que ele além de ser comprovado e documentado(se você duvida, busque no PubMed), ele também possuí bastante evidências empíricas. Apenas compare o corpo de um corredor olímpico com um maratonista.

maratonista vs olimpic0o1 Quer queimar gordura ? Não perca tempo “mofando” na esteira

Ao lado esquerdo temos um corredor olímpico e ao direito um maratonista, mostrando toda sua “saúde”.

Aqui vão alguns exemplos de atividades que você pode usar com este tipo de aeróbico(interval training):

  • Corrida subindo ladeira
  • Arrastar pneus
  • Pular corda
  • Pedalar(normal ou na bicicleta ergométrica)

Combine o brutal treinamento intervalado com uma boa rotina de treinamento com pesos(mas não no mesmo dia) e você estará no caminho certo para o sucesso. Faça com que nossos ancestrais matadores de mamute se orgulhem, pare com esta história de correr milhares de horas e faça algo mais produtivo com este tempo extra.

Texto por FitJerk
Traduzido e adaptado por Hipertrofia.org

Parte 2 >>

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

175 Respostas

  1. Neto disse:

    Hã…afinal como perder gordura então?
    Você falou e falou contra os aeróbicos, mas no fim não disse qual o método indicado para perda de gordura.

    • Geovane disse:

      HIIT Velho, ele falou no final! High Intensive Interval Training

    • Dennis disse:

      Dieta, cara. Diminua os carboidratos na sua refeição, seu corpo começara a utilizar a sua gordura como combustivel, queimando-a.

      • MarcioAlmeida disse:

        Sério ? nao acredito q tenha como queimar gordura sem fazer aerobicos, nosso corpo sem carboidrato n usa só gordura nao, usa o que tem no musculo tambem para poder gerar energia, e quando se chega a perder musculos não é nada saudavel.

    • Jamyl Zeraik disse:

      Ele falou sim.
      # Corrida subindo ladeira.
      # Pular Corda.
      # Pedalar.
      Combinar esses treinos com uma boa rotina de treinamento com pesos e será muito mais Eficaz. Obs: Seguindo o “Interval Training” (Alta intensidade, pouca duração {1 minuto) e Baixa intensidade, muita duração}.

    • cleide vieira disse:

      Ele falou sim!! disse que para queimarmos gordura devemos correr por exemplo por 5 minutos e caminhar outros tres ou mesmo 5, interval training, é vc dar intervalos entre os exercicios correr por 5 e caminhar e assim vai até por exemplo 1 hora ou trinta minutos ,eu faço assim e realmente perco mais gordura do que correr uma hora sem parar.
      Eu adorei esse artigo !! show de bola!!!!!!!!!!

    • Bruno disse:

      Amigo ele quis dizer que os exercícios intervalados são os melhores para se perder gordura por mais tempo em repouso.

  2. Rodrigo disse:

    Post polêmico… preciso de mais tempo pra ler, estudar e chegar a alguma opinião formada sobre ele…

  3. Guilherme disse:

    Realizar o interval training em dois dias da semana e musculação nos outros 3 dias restantes, é suficiente para se ter uma boa queima de gordura e aumento de massa?

    Obrigado

  4. vinit disse:

    documentario muito bom

  5. Lucas Lima disse:

    Muito bom, adoreio o post, leio praticamente todos os textos deste site, muito bom mesmo.

    Uma dúvida, qual sua opinião sobre os que tem o objetivo de hipertrofia treinando 3 vezes na semana como: terça, quinta e sabado; e nos outros dias segunda, quarta e sexta fazer uma corrida, ou melhor ainda nesses dias correr em jejum? esse aerobico pode atrapalhar a faze de hipertrofia?
    Vlw muito obrigado!

  6. Murilo disse:

    Estou fazendo academia faz 1 ano, e até agora sempre priorizei treino de hipertrofia, tenho 1,78, 73kg agora, quando comecei tinha 68kg, ganhei 5kg, melhorei um pouco nesse ano, beleza, mas sempre tive um pouco de barriga, não perdi porcentagem de gordura corporal, manti o mesmo, que é em volta de 18 a 20%. Agora comecei um treino aerobico para perder um pouco da barriga, o treino consiste no seguinte, 30 minutos de esteira/bicicleta, em velocidade media de 11 na esteira e 35 da bicicleta, e depois disso faço circuito, exercício normal com peso, e nos intervalos faço séries de abdominal ao inves de descansar, esse treino está correto para o meu objetivo?

    • Prof. Damata disse:

      Se você tinha 68Kg e depois de 1 ano tens 73Kg e o seu % de gordura manteve-se o mesmo, então, alguma gordura você ganhou. Digamos que vc tenha 20%. 20% de 68Kg = 13,6Kg de gordura. E, como você mencionou, o seu PERCENTUAL de gordura, manteve-se, praticamente o mesmo, com 73Kg de massa corporal. Então… 20% de 73Kg = 14,6Kg de gordura. Logo, desses 5Kg que você ganhou, em 1 ano, 1Kg foi de gordura. E 4Kg foi de massa magra (que inclui massa muscular e massa óssea. Sim, a mineralização óssea e um efeito dos exercícios com pesos!) O seu treino de hipertrofia o levou até aí… Se existe algo que está fazendo vc não perder gordura é a sua dieta. Que, pelo que parece, está QUASE BOA. Falta algum detalhe no tipo de gordura que vc está ingerindo. Se você for rigoroso na sua dieta e trocar gorduras RUINS (fritura, comida preparada com óleo vegetal) Ah! Óleo de Canola não é saudável! Pois canola não é semente.. não é planta.. e não é nenhuma fruta. CANOLA é uma sigla! Sim! E quer dizer Canadian Oil Low Acid (esse LOW ACID agride a sua saúde cardíaca!) Cozinhe utilizando óleo de coco ou com banha de porco! Além disso, gema do ovo cozido possui colesterol BOM HDL, que é precursor da TESTOSTERONA e fará vc perder a gordura dessa POUCA barriga que vc tem. Outros exemplos de gorduras boas: OMEGA – 3, azeite de garrafa escura prensado a frio! Boa sorte!

  7. Fábio disse:

    Por que maratonistas são tão magros e corredores de curta distância tão musculosos?

    • Luis disse:

      Porque velocistas fazer HIIT que é anabólico, é o Cardio citado no artigo, onde ajuda a aumentar a massa muscular e ainda define. Já maratonistas queimam muita massa magra, por correrem muito tempo e catabolizam.

    • Dennis disse:

      Porque em corridas de curtas distancias vc precisa de uma grande explosão, que vem proveniente da força nos musculos. Maratonistas precisam de resistencia e leveza para se manter em uma prova de grande duração. Não sou expert no assunto, então se estiver errado alguem corrija pf=)

    • Af disse:

      por causa das fibras que eles necessitam… Um esporte de explosao é diferente de um de resistencia

    • Prof. Damata disse:

      O artigo disse tudo. Conforme o tempo passa, numa atividade física, níveis de testosterona e cortisol.. sobem juntos. Sendo que a testosterona sobe mais conforme mais força vc faz! E o cortisol sobe de acordo com o tempo do exercício. Após mais de 30 minutos de aeróbico intenso, a sua testosterona subiu pouco e, a essa hora.. seu cortisol já está mais alto que a sua testosterona.. e.. testosterona constrói músculos e cortisol em excesso, faz o contrário! Se eu disse pra vc que testosterona sobe mais quando vc faz muita força, imagine a potência que esses velocistas produzem em 10 segundos! Eles produzem muita testosterona por causa da força produzida pra gerar velocidade e muito pouco cortisol por causa que 10 segundos é muito rápido… entendeu?

  8. Rafael disse:

    Mas afinal, por quanto tempo vc recomendaria fazer o treinamento intervaladoo?

    • roberto disse:

      Post mto bom, mas estou com a mesma duvida do meu amigo Rafael. Quantos minutos por treino e quantas vezes por semana, para que não se perca muita massa magra. Valeu

    • Prof. Damata disse:

      Posso dar um exemplo… eu moro em Santos.. e aqui nossas prais possuem os canais como referência.. e areia da beira do mar aqui.. é dura! Ótimo pra correr em velocidade. Sendo que em areia fofa tb dá pra fazer… Eu corro do canal 3 ao 4, e depois volto do 4 para o 3. A distância entre esses canais é de 800 metros.. o que dá um total de 1600 metros… Eu faço 4 tiros de 15 segundos de MUUUUUITA velocidade e ando por 2 minutos para recuperar as forças na ida.. e mais 4 tiros do mesmo jeito.. na volta.. totalizando 8 tiros de 15 segundos de velocidade máxima (mas é pra correr pra KRL mesmo! Como se estivesse fugindo da polícia! kkkkkk) com 2 de caminhada pra descansar… Se vc treina perna 2 vezes por semana.. e se o seu treino de perna é bem forte! vc pode fazer 1 treino de hipertrofia na sala de musculação e o outro treino de perna. vc pode usar fazendo esses tiros de potência e velocidade de curta duração!

  9. Mariana disse:

    Entendo que o site hipertrofia é, obvio, voltado pra hipertrofia – duh.
    Mas não faz o mínimo sentido ironizar a “saúde” do maratonista. Aliás, é muito mais fácil um maratonista filé de borboleta chegar no shape do fortão do que um gordo.
    Simplesmente porque o maratonista não tem uma gota de gordura no corpo a ser queimada.

    Resumindo, você falou muito mal da corrida – claro, nenhum monstro de músculo curte correr, eu, pelo menos, não tenho nenhum amigo marombadão que gosta! – mas, qual a conclusão e a solução? Não houve.

    Se fizermos uma dieta para perder peso, vai atrapalhar o ganho muscular. E dieta de ganho muscular não é nem um pouco de baixa caloria, todo mundo sabe.

    • Marco disse:

      Essa afirmação de que o maratonista vai conseguir ficar no shape do fortão ao lado mais fácil que um gordo não é afirmação verdadeira. Eu mesmo fui muito gordo e tenho muita facilidade em hipertrofia do que meu amigo que é um “filé de borboleta”.

    • verucci disse:

      concordo com vc, Mariana.
      Enfim, a maioria das mulheres, quando falam em perder peso, querem na verdade se referirem a perda de medidas principalmente na região abdominal.
      Fazer dieta interfere no ganho de massa muscular, assim como o excesso de exercícios aeróbios.
      Minha conclusão: fazer lipo é a melhor opção! rsrs

    • Daniel disse:

      se o corpo do cara tem gordura pra queimar entao fica mais facil de preservar a massa magra e de aumenta-la, agora, o file de borboleta ta fudido se for querer crescer, pois como seu corpo nao tem a classica reserva de energia ele acabaria tirando energia de outros locais (musculos) durante um treino com pesos por exemplo. o que faria dos seus resultados inferiores(teoricamente/estatisticamente), nao to falando de resultado estetico e sim em aumento de massa magra.E tbm nao disse que o gordinho nao perderia massa magra durante horas de treino, apenas disse que o magrelo perderia mais.

  10. André Dutra disse:

    Galera, se você esta totalmente parado e começar a fazer uma dieta mais equilibrada e um exercicio aerobico com o ciclismo por exemplo, vai perder peso com certeza, fazendo 1 hora de ciclismo por dia, eu perdi 10 kg em 2 meses, ou seja um baita resultado, porém com o passar do tempo fica mais dificil perder peso, e é ai que o bixo pega, nessa faixa eu acho que o melhor a se fazer é realmente intercalar exercícios aeróbicos de alta intesidade com os anaeróbicos, fazer por exemplo uma corrida de 5 minutos com os batimentos cardiacos em 150 cansa bem mais do que correr 25 com os batimentos cardiacos em 120. Eu acho que todo caso é um caso, já que uma pessoa sedentária jamais vai conseguir fazer 5 minutos de corrida a 150 bpm.

  11. marcelo disse:

    entao, eu tbm li e a nao ser a fala sobre o intervelo, com pesos vc nao se referiu diretamente como eliminar gordura, ainda aguardo a dica.

  12. Flávio disse:

    Sei lá meio confuso! vc diz que pra queimar gordura eu não tenho que fazer aeróbicos intensos mas no final manda eu fazer uma pegada até mais forte????
    Eu sempre faço antes do meus treinos mas 10 ou 15 minutos intensos sem reduzir e aumentar. Se eu mudar isso, fazendo uma pedalada pesada durante 1min e moderada durante 4min terei mas resultado que a atual? Isso se eu fizer duas repetições.

  13. Diego disse:

    Fazer aeróbio numa velocidade continua sem estímulos e com intervalos de dias de descanso, é o mesmo que levantar 10kg no supino a vida toda de segunda a sexta e reclamar que não tem evolução.

    Claro que para perder gordura com aeróbio tem que estimular o corpo de outras formas, como citado no texto, com treinos intervalados.

    Ou me explica de onde perdi 20kg sem correr e sem mudar alimentação de forma drástica?

    Sempre fiz meus treinos e priorizei a parte aeróbia, e disso também nasceu uma sina por corridas.

  14. Victor disse:

    em relaçao ao aerobico pos treino ? fazer em torno de 30 minutos intercalando com corrida e caminhada leve é uma boa pedida ? ( nao me peçam para fazer outro dia ou outro horario pq n da )

  15. Sérgio disse:

    Não acho relevante comparar um indivíduo “normal” com um atleta de maratona ou de qualquer outra prova, pois ambos possuem objetivos diferentes, enquanto um sujeito busca praticar exercícios físicos, tanto aeróbios quanto anaeróbios, visando a promoção da saúde, ou por algumas pessoas a estética; os atletas possuem outros objetivos, onde não pode ser confundido esporte de rendimento com saúde, pelo fato do organismo sofrer diversas adaptações como citado no texto, devido a busca do melhor desempenho. Sendo assim, parece que o atleta de 100m, 200m, entre outros; é extremamente saudável, e sabe-se que não é bem assim.
    Concordo quando você diz que não se deve apenas realizar exercícios aeróbios para perda de gordura, e sim, uma combinação entre exercícios aeróbios e anaeróbios. Mas é bom salientar que o principal erro de muitas pessoas que praticam exercícios aeróbios, se dá por não ter orientação ou acompanhamento, para se ter um resultado efetivo, pois deve ser trabalhado numa intensidade considerável nestes exercícios, entre 40% e 80% do VO²max do indivíduo. (Caputo, F. et al.; 2009)

  16. sergio disse:

    Eu conheço isso como HIIT(High-Intensive Interval Training).

  17. Rogerio disse:

    Muito fraco este artigo. Claramente o cara tomou o gosto pessoal dele para escrevê-lo. Não explicou porque o treino aeróbico não é eficaz e também não explicou porque o treino anaeróbico seria eficaz. Jogou números vagos no ar!
    Outra coisa, quanto ao tempo. Normalmente treino na esteira para perda de gordura, entre 30 a 40min. Treinos de musculação, 60 a 90min. dependendo do número de exercícios e séries. Onde se ganharia tempo extra aí?
    O que ele define como corredor olímpico? Até onde eu saiba um maratonista também é um corredor olímpico.

    • Fernando disse:

      Acho que você se enganou amigo. Tem um link pro estudo que suporta os números dele justamente para explicar pq o aeróbico comum não presta, leia e vera que o autor não jogou nada no ar ^^ Quanto ao treino aerobico, HIIT leva menos tempo e é mais produtivo. Não tem pq ficar igual zumbi na esteira por 40 minutos, isso é coisa do século passado. Hj temos HIIT, CrossFit, treino em circuito, etc…

      • Rogerio disse:

        Certo, não havia percebido o hyperlink. De qualquer forma ali mostra os números e não fala o porque não é eficiente. Não menciona nada sobre os tipos de exercícios aeróbicos aplicados, a duração e a intensidade do treino! Boa parte destes resultados modestos, provavelmente são associados a uma dieta que não tenha contribuído pra grandes resultados, e todos sabemos que o fator fundamental pra uma redução de peso, é a alimentação!
        E o autor do artigo também não deixa claro que tipo de exercícios as pessoas próximas a ele que estão perdendo de 700g a 1,3kg por semana, estão fazendo.
        E voltando à questão do tempo, ele não fala qual é a duração total de uma sessão de HIIT!
        Você acha mesmo que este é um bom artigo?

  18. Alonso disse:

    Estou treinando crossfit com minha namorada. Ja se tornou um vicio. Isso sim é um treino completo. Recomendo a todos.

  19. Frangolino disse:

    O post foi bom sim, eu axo q oq define msm a perda de gordura eh o saldo calórico, ou seja a dieta eh mais relevante que os aeróbicos, alías eh possivel perder mt gordura apenas com musculação, desde que seu saldo calórico seja negativo.

  20. Tião Carreiro disse:

    Posso até concordar em partes com o artigo, mas dizer que os ancestrais se utilizavam apenas de tecnica de camuflagem e ataque repentino é furaaaaaaada!! ATÉ HOJE existem tribos indígenas e na África também, que tem grupos de caçadores onde o mais hábil marca um animal no meio da manada, na maioria das vezes um antílope grande e começa sua corrida atrás do mesmo, podendo se extender por dias, a fim de deixar o animal exausto, e enquanto isso os outros do grupo vão no seu rastro. Quando o animal chega a exaustão total, ele é abatido pelo corredor, e logo os outros chegam para fazer as reverencias e levar a carne embora.
    Olha a evolução humana aí. Isso conta ou não??

    • Nankay disse:

      Ele corre atrás do animal por vários dias ? uAEHOIUHAEIUHAS
      Não só ele como o animal são super-maratonistas xD

    • realista disse:

      Evolução humana? Kk isso foi evolução à 20mil anos, essas tribos q tem hj e o exemplo de regressão. Por isso q a africa é a merd.. d hj. E quem vê pensa q alguns dessas tribos tem musculos, é pele, osso e cabelo ruim.

      • Tibério César disse:

        Além de tudo é racista. Cada espécie evolui de acordo com o ambiente em que vive, isto inclui o tipo de cabelo também. E desde quando o mundo moderno é o melhor, com suas fábricas poluindo tudo e gerando tantos outros transtornos. A que se referiu o Tião Carreiro, é que lá África existem tribos que vivem até hoje da mesma maneira que nossos ancestrais de 20000 anos atrás, e não da África pobre civilizada.

  21. Anderson disse:

    Ok mas e sobre os aeróbicos em jejum, eles são eficientemente comprovados por muitos do forúm, o que vocês acham ambos são bons?

  22. Roni disse:

    Concordo com o post, mas… essa tentativa de fundamentá-lo no modo de vida de nossos antepassados foi em tom sarcástico, né? Pelamor…

  23. Alexandre disse:

    Post polêmico e irresponsável. Se uma pessoa sedentária querer logo de cara fazer esse tipo de treinamento, no mínimo ela irá se prejudicar mais ainda.

    A comparação entre as imagens foi desonesta. Só falta falar que o cara da esquerda ficou com esse shape tomando whey protein + malto + albumina. rs

    Só não venham levantar a bandeira do fisiculturismo e dizer que o esporte é ”saudável” que não é.

  24. rodrigo disse:

    concordo com o post…..fisiculturismo nao eh saudável pq a mídia envenena a cabeça da população….minha namorada morre de caminhar na esteira, resultado, engordo, me pergunto pq, falei mais o menos o msm do post, msm sem ter lido ja sabia disso, mas como nao sou profissional, nao sou ouvido, e dpois as pessoas vem falar ki tomo esteroides….a midia eh foda, pior ainda akeles ki creem nela….o que mais há nas academias hj são mulheres e obesos se matando na esteira. 1 ano depois la estao eles novamente…e o fisiculturismo ta errado…desse jeito o brasil vai pra frente com certeza

  25. lucas san martins disse:

    nao fiquei convencido pois não há nenhum embasamento fisiológico que me convença…e exercícios aeróbios fazem bem ao coração pois aumentam a cavidade do ventrículo esquerdo…ja o anaeróbio se for feito com muita intensidade durante algum tempo pode aumentar a parede do coração…podendo levar a hipertensão….ja quanto a queima de gordura nao sei mas queria uma explicação fisiológica de qual exercício é melhor para isso,o anaeróbio ou aeróbio??

  26. Betão disse:

    Mano, os caras não leem a porra do artigo direito. O artigo é excelente, diz tudo.

    • roberto disse:

      Concordo, o povo lê duas linhas e já acha que está tudo explicado… vamos perder uns minutinhos lendo ao invés de ficar comendo m***.
      Valeu

  27. mateus disse:

    N minha opiniao perca de gordura depende de mais de pessoa pra pessoa.

    Eu mesmo , quando quero eprder muita gordura , eu corro muito rapido e por 30min( ai eu saio de ums 12% pra 8% bf) , quando eu kero perder akela ultima gordurinha , pra ficar com um 6% de bf , ai e corrida lenta e por um periodo maior…

  28. Vlad disse:

    Se o homem não “foi feito” pra correr longas distâncias, o homem definitivamente também não “foi feito” para levantar grande quantidades de peso repeditamente. Ou seja, esse seu comentário tentando rebaixar os treinos aeróbicos em relação aos treinos de hipertrofia é totalmente sem noção. Entendo que esse blog é voltado para hipertrofia e eu não tenho nada contra isso, pelo contrário, inclusive adoro treinos curtos de alta intensidade. Mas essa sua análise ficou bem capenga. E se o objetivo do atleta é desenvolver uma boa resitência cardio-respiratória? Vai me dizer que treinos curtos são melhores do que longos? Ao ler o texto, Você dá a entender que é uma pessoa que odeia treinar aeróbicos (telvez por preguiça ou sei lá) e eu acho isso perigoso para a rotina dos leitores. Essa tentativa de denegrir os treinos aeróbicos é um tiro no pé, já que boa parte dos leitores do blog são pessoas inexperientes no mundo dos esportes. Então não acho muito inteligente desencorajar essas pessoas aos treinos aeróbicos, que trazem, indiscutivelmente, muitos benefícios. Enfim, não estou tomando partido em prol dos treinos longos ou contra a hipertrofia, só achei que o texto meio furado. LEITORES, NÃO CONFIEM EM TUDO QUE VEEM NA INTERNET! ANTES DE SEGUIR SOLUÇÕES MÁGICAS, EXPERIMENTEM DIFERENTES TIPOS DE TREINOS ATÉ SE ADEQUAREM POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA!

    • realista disse:

      O autor não está desencorajando niguem. Só esta ensinando a quem tem o objetivo de definição a não jogar hrs preciosas diarias no lixo. Quem gosta de correr q nem uma gazela p rua, (d blusa ainda kk) q corra, se mata. O bom das maratonas é q vc ganha determinação, agora perder gordura ja é outra historia.

    • Frangolino disse:

      Ngm falou nd de resistência, falou soh q aeróbicos de longa duraçao pra kem treina por fins estéticos eh perda de tempo.

    • Rafael disse:

      Levantar grandes quantidades de peso equivalem fisiologicamente a correr em velocidade submáxima por curtos períodos/distâncias. Do ponto de vista cardiovascular, os treinos de longa distância não são melhores que treinos mais curtos e de intensidade maior. O aeróbico tem, sim, lugar num programa de treino, mas seu excesso deve ser evitado. As pesquisas mais recentes indicam que não há benefício adicional em se aumentar exageradamente o treino aeróbico. Também aí, como na musculação, fazer mais não significa necessariamente obter mais.

    • Luis disse:

      Objetivo: “queimar gordura corporal” ! Não se trata de rebaixar os exercícios aeróbicos companheiro. Se atente mais ao artigo e seu objetivo.

  29. ferreira disse:

    eu não tenho uma opinião formada sobre esse assunto, até pq estou desatualizado sobre novos tipos de treinamento! há mais ou menos 5 anos atrás eu estava na minha melhor forma! 1,84m / 78Kg. fiz um treino bem complexos de aeróbio e musculação. Porém deu certo, de 86Kg para 78Kg em 5 semanas! fazia uma média de 50 a 75 minutos de aerobio de 4 a 5 dias por semana!

  30. diminui a testosterona e aumenta o cortisol?….

    • realista disse:

      Oo outro ae, ñ sabe nem q é cortisol..rs

    • Sim, exercícios aeróbicos são extremamente catabolisantes, devido à liberação do hormônio cortisol.

    • Na verdade afirmar isso apenas, chega a ser muito imprudente, visto que o cortisol é liberado em situações de stress para q o corpo reaja a esse stress, ou seja, maior oferta de energia para uma situação pontual de stress. Durante tal situação os processos anabólicos são interrompidos (fácil de entender, pois o q vc quer neste momento é utilizar a energia e não armazená-la). Acabado a situação estressante, os níveis hormonais voltam ao normal. Amigos tuuuudo q é dito em fóruns deverá ser visto e reviso, ponderado sempre!! Qualquer pessoa mais desinformada (como a maioria), vai sair por aí dizendo que correr deixa o cara "broxa"!!

  31. Paulo Mauricio disse:

    Péssimo artigo, além de poder confundir iniciantes com alto percentual de gordura que visam como primeiro objetivo diminui-lo, ele destrói um método clássico de treino para definição e mais utilizado atualmente, sem sugerir embasadamente outro no lugar, e comparando praticantes da musculação em academias com atletas olimpicos que treinam ate mesmo 12h por dia. Fraquíssimo, de opinião pessoal e com dados que comprovam apenas o que é cabível ao autor.

  32. Olha ae Diovanne Buson o artigo que te falei…

  33. legal gostei de ler , concordo .abraço

  34. Olavo disse:

    prefiro fazer aej

  35. Gustavo disse:

    Não entendi por que colocar em dúvida a saúde do maratonista…só porque ele é magrinho? As vezes o negão tá cheio de veneno no corpo e ninguém sabe.

    • Rafael disse:

      Não seja ingênuo. O maratonista magrinho pode estar tão ou mais envenenado que o fortão. Vide o desmascaramento do franguinho Lance Armstrong, quem tem braço forte só no nome, mas usou das mais variadas drogas disponíveis, incluindo esteróides anabolizantes.

  36. Ricardo Frade disse:

    Dizer que nós não fomos feitos para fazer aeróbicos é ridículo. Tudo bem que o principal objetivo do corpo é preservar gordura mas ele também sabe a importância dos aerobicos na nossa sobrevivência. Como? Simples..

    Endorfinas!! Sim, quando fazemos uma atividade aerobica o nosso humor recebe um boost, ficamos muito mais tranquilos, etc etc… O cérebro não liberta estas endorfinas à toa..

    Os nosso antepassados concerteza precisaram correr e caminhar bastante, pondo os níveis de resistência à prova, e como é que o cérebro arranjou uma solução para aguentarem esse esforço intenso? Libertar endorfinas, o analgésico natural mais potente do mundo, desta forma diminuiam as dores, e tinham mais motivação para seguir em frente.

    O autor deste artigo fala como se o corpo humano fosse tão pouco versátil

    • Rafael disse:

      Endorfinas são liberadas em situações de sofrimento físico, que podem ser uma corrida de longa distância ou uma sessão de tortura. Pelo seu raciocínio, uma série de chibatadas estaria tão justificada como uma maratona.

  37. andersonabomai disse:

    NÃO GOSTO DE AERÓBICOS, MAS, TODOS OS FISICULTURISTAS PROFISSIONAIS ADEREM A ELES, TANTO NA FASE DE CUTING QUANTO NA FASE DE OFF. ESSE POST É BASTANTE POLÊMICO.

  38. So parei d ser roliço o dia q parei c os aerobicos. Vejo essas. gordas e semi-gordas correndo no verão, c os joelhos p dentro, dizendo q estao tomando Lh, q compraram um termogenico e comem torradas c geleia e tals. Ai quando conseguem perder peso viram um verdadeiro saco flácido, como baloes murchos. Minha academia é p gnt assim, de um lado sao frangos "treinando" series d fisiculturistas q viram na internet e gastando metade de seu salario minimo c whey isolada, monster pack premium ultra e o krai… e de outro lado as gordas q saem fds e diz q bebem /churras pq tb sao filha d Deus. Sendo assim, a academia foi feito p treino arduo, intenso e pesado, se vc qer paquerar, fuja da minha aca, pq la é a academia das gordas q (malham) segunda feira e o unico peso q perdem é o peso na consiencia da farra de final d semana. Haha, Viva a sabedoria!! O burro trabalha dobrado!

  39. Anderson disse:

    O artigo é excelente, mas também twm o post do aeróbico em jejum que deve ser feito com moderação, acho que ai vai de cada um escolher e ver qual lhe funciona melhor.

  40. Gury_Riskado disse:

    O meo q noia esse artigo.Eu não sei de onde esses pirado me tiram essas ideias.Uma dieta saudavel,um treino adequado e um aerobico de bom senso,FEITO.Formula do sucesso.O problema é que as pessoas querem resultados pra ontem,e se baseiam tbm no que os “atletas´´ dizem,vamos combinar que qualquer pessoa de bom senso sabe que nesse “mundo´´ fitness oq mais tem é MITO,hisotoria pra boi dormir.
    A moral é que as pessoas querem resultados pra ontem e nao querem encarar a realidade,TRABALHO DURO.
    Vamos parar de ficar inventando modinha e fazer o bom e velho feijao com arroz bem feitinho q tu vai longe.

    Obs:Vai ter muito JUKAO,q vai parar de correr dps de ler o artigo.HUAHAHUAHUAUHAHUAHUAUHAUHHUAUHAA,aposto!!!!!!

    Obs 2: Eu so gostei de ver o descernimento do cara q escreveu o texto neh,comparando um treino aerobico basico,pro cara se manter seco e saudavel,dae vem com uns papo de maratonista,tp,tp,tp,Muito nada ver.

    • Paulo Mauricio disse:

      concordo plenamente, pode confundir iniciantes e intermediários, que com certeza absoluta é o maior público desse blog

  41. Alex Pinto disse:

    #FicAaDicA

  42. eu nao recomendaria esse artigo

  43. eu nao recomendaria esse artigo

  44. Gustavo disse:

    Eu tb não recomendaria este artigo.
    Como perder gordura em menos tempo então?
    Isso são palavras de quem não consegue condicionamento para correr ou acha que correr é muito “cansativo” e só c o levantamento de cargas é que se consegue perder gordura

  45. JMalones disse:

    O que mata são os títulos que esses caras colocam, arrebenta com o artigo, distorce todos os fatos. Esse mesmo da entender que o cara que faz esteira está fazendo errado, sendo o que conta é defict calórico, se vc come -500 e perde -500 na esteira são -1000 de calorias Jesus Cristo. Já fiz duzentos mil cut não tem segredo, -7500 de calorias = 1kg perdido.

  46. Gleidson ES disse:

    Bom,na minha opinião a pessoa que fez o post errou em não especificar.No caso,nós homens queremos perder gordura e ganhar músculos(algumas mulheres também),sabemos que o cansaço intenso diminui drasticamente a testosterona e há ainda a perda de músculo devido ao gasto de energia.Na comparação dos atletas,eu por exemplo quero ficar forte igual ao corredor olímpico e não igual ao maratonista!ja uma mulher poderia utilizar desse método de gasto,porém se suplementando corretamente.

  47. Sinceramente, foi o pior artigo que já li no hipertrofia. Primeiro que quem escreveu passou 95% do tempo contando uma história ridícula e nada produtiva de nossos ancestrais. Depois ele passou meros 5% falando do método que ele defende. Deveria focar mais no método de treino do que em baboseiras. Pra quem ta falando de perda de tempo, isso é bastante irônico. Mesmo que esse método seja eficiente, esse artigo ainda é um lixo.

    • Erica Lima disse:

      Talvez, a ideia que que o autor quis passar seja válida mesmo… Mas tenho que concordar com você… Ele escreveu isso de uma maneira muito infeliz!

    • Storm disse:

      Acho que voce deveria procurar metodo de treino na sua academia ao inves de um blog. Expanda seus horizontes, aprender um pouco sobre temas mais gerais pode te deixar menos ignorante.
      Um conselho, se voce nao tem nada de util pra falar, mantenha essa BOCA FECHADA!

  48. Yara Manolaque disse:

    Gostei da forma como vc escreve e olha que eu não me ligo em atividades, mas me animei. Parabéns.

  49. Anônimo disse:

    Então…Alguém sabe me dizer então o que fazer pra perder de 700 g à 1,3 kg por semana? Porque ali não esta explicando, será que é só de ficar próximo do cara?hehe…desculpa, não sei se não entendi direito, se alguém puder me ajudar, de boa mesmo…

  50. Betão disse:

    Galera, na boa, o artigo é baseado em fatos. Está provado, o autor não está chutando ou falando abobrinha ! Está na hora de quebrar o paradigma.

    Eu adoro a ciência !!! Façam e vejam se funciona. Vai funcionar !

  51. Alvaro disse:

    Há uma controversia na sua análise evolutiva.

    Você diz que corridas de longa distância não faz sentido quando o assunto é sobrevivência.

    Porém, vale lembrar que o homem primitivo era nômade.

    Sendo assim ele precisava percorrer longas distância em busca de locais mais aprazíveis para acomodar o grupo. Lógico que ele não se deslocava correndo, embora, acredito que também não ficasse passeando lentamente.

    Em resumo, quem não conseguia realizar grandes deslocamentos a pé, também tinha sua herança genética aniquilada por um tigre de dentes de sabre!

    • Rafael disse:

      O homem, assim como os demais primatas, não corre grandes distâncias instintivamente. Ele está preparado naturalmente para curtos piques, que foram úteis no passado, tanto para caçar quanto para fugir de um predador, e ainda são a base do treinamento esportivo. A maioria dos esportes é composta por atividades intermitentes. Correr uma maratona está na contramão do que é fisiologicamente saudável, apesar de a mídia ainda tentar testemunhar o contrário.

    • Andrew disse:

      Mas msmo assim eles não se deslocavam correndo, se corresse era por um curto periodo de tempo nao uma maratona ^^

  52. Gostei do seu artigo… Uma boa sacada para quem quer realmente aumentar a massa magra e queimar gordura…Boa sacada…

  53. Frangolino disse:

    Parabéns excelente artigo!
    Eu acho q a glr q ta criticando o artigo nao ta sabendo interpretar.

  54. Vidale disse:

    Ouçam titio Mehdi:
    1. Se você segue um treino de força, não faça HIIT. Apenas cardio regular.
    2. Se você é iniciante, não faça HIIT.
    3. Se você não tem tempo, não faça HIIT. Faça cardio regular (queima praticamente a mesma quantidade de calorias) ou não faça atividade aeróbica (vai perder peso mais devagar, a dieta que manda).
    4. Se você fica entediado com cardio regular, supere isso. É para ser efetivo, não divertido.

  55. Ewerton disse:

    otimo post…vou seguir esse sistema

  56. Marco Aurelio disse:

    Legal o post, mas acho que temos que fazer treinamento aeróbico sim, a cardiovascularização é muito importante, até mesmo para quer está trabalhando com hipertrofia e não somente aqueles que querem o emagrecimento.

  57. Comparar um atleta olimpico de corrida de tiro com um de longa de distância? ta de sacanagem comigo né? 100m não são 40 km não filhote!

    • ele quis mostrar a diferença de quem passa correndo muito tempo longas distâncias num baixo ritmo ao outro que corre o máximo em uma curta distancia, mostrando a diferença de seus corpos justamente para justificar o que seria melhor

  58. Gabriel disse:

    O que te faz perder ou não peso é o deficit calórico. O modo de correr ou não apenas ajuda. A corrida é um complemento à dieta, seja HIIT ou corrida normal. O que se procura no fim é o déficit calórico.

  59. Achei legal o artigo. Acredito que existem novos horizontes e que não devemos nos condicionar com o comum. Talvez para uns seja melhor correr horrores sem parar, até porque gostam. Acredite conheço pessoas assim. E para outros seja melhor seguir um outro raciocínio que também pode não deixar de ser eficiente.

  60. joseph66 disse:

    Ola a todos, nao é recomendavel fazer musculacao normal e no fim de cada treino correr 30min em interval training? agradecia as respostas, ajudem me

  61. Fernando disse:

    O artigo está correto.
    Olhe bem dentro da sua academia, quem fica na esteira e quem fica treinando pesado.
    Algum dia os gordos vão perceber que treinar forte e com intensidade é 1000 vezes mais produtivo que duas horas suando feito um porco na esteira.

  62. Marcus Felipe disse:

    Quer perder gordura? Treine insano como um monstro, faça sua dieta com restrição de carbos, e aerobico pra que??

  63. Mateus Fitt disse:

    Excelente cara, mto boa essa matéria, sempre desconfiei da eficiencia dessas corridas interminaveis, usei bastante elas no começo, me ajudaram a secar, ma perdi muita massa magra junto!!! Preciso ganhar massa esse ano, por isso fazia só uns 20 min de caminhada na esteira por dia pra manter o condicionamento… bela dica, vou fazer um intervalado pra aumentar o meu indice de GH!!!

    Abraço!!!

  64. antonio disse:

    esse artigo foi realmente muito ruim. o pior que já li em todo o site. por mais que ele esteja certo no que “tenta” dizer, o modo como diz é tão ruim que me fez perder massa.

  65. Lucas Maia disse:

    Não recomendaria por que?

  66. Leonardo disse:

    É concordo tbm,se quer perder gordura sem perder massa magra tem que haver um aeróbico de alta intensidade por período curto,de 10 a 15 minutos tá bom isso para biotipos normais,agora para os hipopótamos de academia que se acham fortões em vez de puxar ferro deviam mofar na esteira!!!!!!

  67. Nelsinho Rocha disse:

    Um tanto tendencioso e nem um pouco ponderado tal artigo acima. Uma coisa é emagrecimento, outra é construção muscular. Não se pode dizer “isso é melhor q aquilo sempre” quando se trata de corpo humano e suas infinitas variáveis e individualidades biológicas. O que sempre busco para meus clientes é a ponderação (em tudo), a diversificação, e o equilíbrio alimentar. Sobre o estudo citado por esse artigo, ele é claro quando fala em EXERCÍCIOS AERÓBICOS ISOLADOS, ou seja, nenhuma outra atividade foi incluída, apenas aeróbicos de moderada intensidade. E ÓBVIO, RATIFICO, ÓBVIO, que os resultados serão, no mínimo, moderados. Nesse estudo não há variações de atividades, nem mesmo variação dentro da atividade!!! Quando seu corpo se adapta, tende a poupar energia, entra em “stand by”. É o que ocorre em exemplos como o do estudo. Fica uma dica: nosso corpo é altamente adaptável, por isso não podemos permitir tal adaptação ao treino, certamente só haverá mudança se algo novo ocorrer, se for preciso nova adaptação!!!! Pensem nisso!!!

  68. Um tanto tendencioso e nem um pouco ponderado tal artigo acima. Uma coisa é EMAGRECIMENTO, outra é CONSTRUÇÃO MUSCULAR. Não se pode dizer "isso é melhor q aquilo sempre" quando se trata de corpo humano e suas infinitas variáveis e individualidades biológicas. O que sempre busco para meus clientes é a ponderação (em tudo), a diversificação, e o equilíbrio alimentar. Sobre o estudo citado por esse artigo, ele é claro quando fala em EXERCÍCIOS AERÓBICOS ISOLADOS, ou seja, nenhuma outra atividade foi incluída, apenas aeróbicos de moderada intensidade. E ÓBVIO, RATIFICO, ÓBVIO que os resultados serão, no mínimo, moderados. Nesse estudo não há variações de atividades, nem mesmo variação dentro da atividade!!! Quando seu corpo se adapta, tende a poupar energia, entra em "stand by". É o que ocorre em exemplos como o do estudo. Fica uma dica: nosso corpo é altamente adaptável, por isso não podemos permitir tal adaptação ao treino, certamente só haverá mudança se algo novo ocorrer, se for preciso nova adaptação!!!! E ratifico: Emagrecimento é uma coisa, construção muscular, outra!!! Pensem nisso!!!

  69. Pedro Octávio disse:

    Gostaria de uma dica simples e objetiva.

    Para a fase cutting, faço o Interval Training por quanto tempo, e em que dia?

    1° Mesmo dia do treino, depois do treino?
    2° Mesmo dia do treino, com horas de distância entre ambos.
    3° Em dias alternados, dai quantos dias de Interv. Train. por semana no mínimo?

  70. Obrigado pela dica.
    Parabens ao Site

  71. Vitor disse:

    Caraca, que povo burro viu?!
    Não sei oq não entenderam em um texto tão explicativo.
    Gostaria de saber oq vc s acham de unir esse método ao AEJ ?! Ou qual dos dois seria melhor, (sem blá-blá-blá de individualidade por favor). Queria saber a opinião de quem acha um ou outro melhor.
    O exemplo do maratonista e do corredor de pequenas distancias é foda!

  72. Muito bom !!! éo mesmo esqema do HIIT vou começar esta semana !!!

  73. Muito bom !!! éo mesmo esqema do HIIT vou começar esta semana !!!

  74. Renan Jorge disse:

    ótim artigo, cada um sabe o que quer…se quiser ser um magro raquitico corra por horas, se quiser ser um mutante faça o interval training. abraçao, parabens!

  75. Matheus Lopes disse:

    Acho que cada um deve saber o que é bom pra si,o artigo da apenas opção !

  76. Edu disse:

    O que me parece é que a maioria não leu o artigo até o final . Honestamente , já tinha ouvido falar sobre este tipo de treinamento , INCLUSIVE EM UMA REVISTA ESPECIALIZADA EM CORRIDA ( SPORTLIFE ) , que por sinal é ótima e tb traz informação de qualidade , mas o meu conceito sobre este tipo de treinamento ficou mais sedimentado . Leiam o artigo e as fundamentações científicas antes de criticarem .

  77. Lucas Dutra disse:

    correr 5km em 25min a 12p/h seria demais ou ruim para quem faz hipertrofia?

  78. Muito bom o artigo e tem alguns idiotas na academia que pessam que para definir tem ficar 2 horas andando que nem panaca na esteira.

  79. Muito bom o artigo e tem alguns idiotas na academia que pessam que para definir tem ficar 2 horas andando que nem panaca na esteira.

  80. Desconfiei desde o princípio rs. Sempre achei estranho os maratonistas serem tão magros e os corredores olímpicos tão musculosos e não são poucos, é a maioria para ambos os casos

  81. Daniel disse:

    O Homem tem o corpo adaptado SIM para correr. O “achar” do autor não importa aqui. O que importa não é achismo, é ciência. O achar do autor não interrompe centenas de anos de pesquisas biológicas. São os formatos dos ossos e músculos dos seres humanos, pesquisas que são publicadas em revistas científicas e revisadas por pares, que demonstram de fato que o homem evoluiu para correr longas distâncias. O autor deveria estudar biologia evolutiva.

  82. galera achei um site muito top pra comprar suplementos importados com os melhores preços, demora um pouco chegar mas vale muito apena eu compro e recomendo http://www.alashop.com.br

  83. kkkkkkkkkkkkkkkk quem escreveu esta porcaria????

  84. Luciano disse:

    Não vou comentar o texto, pois como que tem boca fala o quer, quem foi alfabetizado também escreve o que quer, portanto…;
    Deixo apenas um comentário. Há milhares de corredores no mundo inteiro e nenhum deles correm por uma razão esquesita. Correm por simplesmente se sentem bem praticando este esporte. Esporte. Isso mesmo, correr é um esporte como outros tantos esportes que outros tantos de milhares de pessoas praticam e praticam não por uma razão esquisita. Não saber o que se fala tudo bem. O mundo está cheio de pessoas assim que escrevem e falam sem argumentação científica nenhuma. O que não é tolerado é a falta de respeito com os indivíduos. Pois a falta de conhecimento e arrogância é um problema de cada um. A falta de respeito não é um problema que afeta ao próximo.
    Por Luciano de Oliveira.

    • Murilo disse:

      Acho que o primeiro passo é ler e entender o artigo. Não foi falado em nenhum momento de esportistas em corrida e nem em quem corre por prazer. Foi falado em pessoas que querem perder peso com exercícios aeróbicos.

      De nada adianta te fundamento e argumentação científica se você não sabe sequer interpretar um texto.

  85. mas o texto me pareceu bem claro. É sobre queimar gordura, poupando massa magra.

  86. Falo algumas bobagens, Por exemplo se uma pessoa corre uns 20 30 minutos e esta acostumada a isso, Como pode fazer mal? isso é relativo, vai fazer Bem.. ele se confundiu todo tentando proteger a musculação. acredito que o excesso faz mal Sim, e o emagrecimento está na alimentação.

  87. Falo algumas bobagens, Por exemplo se uma pessoa corre uns 20 30 minutos e esta acostumada a isso, Como pode fazer mal? isso é relativo, vai fazer Bem.. ele se confundiu todo tentando proteger a musculação. acredito que o excesso faz mal Sim, e o emagrecimento está na alimentação.

  88. Gabriel disse:

    Muita bobagem! Profissional de educação física não tem conhecimento nenhum pra discutir fisiologia ou bioquímica. Artigo muito fraco!

    • André disse:

      huahuahuahuahua, apenas de uma olhada na grade curricular de um curso decente de educação fisica

      • Michel disse:

        Concordo com você André! O profissional de Educação Física tem sim capacidade para falar em fisiologia e bioquimica, e principalmente (ressalto) anatomia, pois temos que entender muito bem do corpo humano e seu funcionamento para poder treiná-lo; o que não podemos fazer é afirmar novas teses sem fundamentos. (Que não é o caso deste artigo).
        Mas, o autor deixa claro que o HIT é apena uma opção.
        Se você caro iniciante ou intermediário quer saber a real veracidade, faça o teste você mesmo.
        Indico fazer o teste por um mês, se você ver resultado! Continue :)
        Se acaso você não ver resultado, procure um especialista que lhe indique outro tipo de treino. ” NEM SEMPRE O QUE É BOM PARA MIM PODE SER BOM PARA VOCÊ”.
        A verdade tem que ser dita, qualquer exercício aeróbico faz com que o indivíduo perca gordura, mas o corpo adaptando-se ao exercício tende a diminuir o percentual, por isso um novo treino tem que ser feito.
        Por isso, as pessoas que vivem em esteiras, talvez não estão tendo resultado ou então devido a alimentação, porque é benéfico o aeróbico e “ponto final” você apenas tem procurar um que se adapte a sua necessidade.
        MAS ATENÇÃO !!!
        Quando o assunto é emagrecimento, ou então “secar” (como muitos preferem falar), alimentação é a base!!! Sim, não tem jeito!!! Tente fazer 5 ou 6 refeições diárias, e diminua o açúcar e gordura significamente, mas entenda o que lhes digo, DIMUINIR>>> SIM…. ELIMINAR>>> NÃO, pelo amor de Deus!!!!
        Tente ingerir menos, não pode cortá-la totalmente de sua alimentação e faça o consumo de manhã e tarde, porque a noite é o metabolismo é mais lento e é mais propício ao acumulo calórico (gordurinha extra).
        Combinando um alimentação de mais de qualidade (não significa perfeita) e aeróbico (adaptado ao seu tipo anatômico)você irá eliminar gorduras e não irá “recuperá-las”.
        Lembrando:
        “FICAR HORAS NA ESTEIRA PODE EMAGRECER, MAS É SOFRÍVEL”, PROCURE SEMPRE QUE POSSÍVEL MUDAR SEUS EXERCÍCIOS AERÓBICOS TODO MÊS.
        Por exemplo: 1ºmês – (30min)> 15min esteira e 15min bicicleta.
        2ºmês – (40min) > 10mim esteira ( 5 andando e 5 correndo)
        > 20mim bicicleta ( 10 menos intenso e 10 mais intenso.
        >10mim esteira ( 3 correndo, 5 andando e 3 andando).
        E ASSIM POR DIANTE, procure sempre alternar, pois quando o corpo tenta se adaptar e gasta energia.
        E como o autor disse, nosso ancestrais evoluíram, ou seja, nunca fizeram sempre mesma técnica para caçar sempre estavam em constante mudança.
        Pense nisso,mude.

  89. André disse:

    A superioridade dos treinamentos de alta intensidade ja é cientificamente comprovada, ao invés de ficarem comentando a esmo o que vocês acreditam ser certo os “críticos” deveriam pesquisar alguns artigos cientificos comparando treinos de alta intensidade com treinos de alto volume, em todos fica constatado a superioridade dos treinos de alta intensidade, e efetuar aerobicos internitentes em alta intensidade com é muito mais desgastante, e leva menos tempo, quando comparados a aeróbicos de intensidade moderada e alto volume

  90. Thiago Frota disse:

    o jeito irônico de escrever deve chocar algumas pessoas mas a realidade é essa e dói mesmo…
    então vou deixar aqui uma dica de treino que eu faço nos meus momentos de cutting. o treino é simples, curto, doloroso mais funciona que é uma beleza!!!

    primeiro vc aquece: uma corridinha leve. demore o tempo que quiser…
    segundo passo: cronometro ligado e vc vai correr a 50% da sua capacidade durante 1min30seg e pra fechar 30seg de tiro, feito um louco como os nossos ancestrais do artigo acima.
    o treino consiste em 8 tiros, os dois últimos vc "descansara" 1min entre os tiros.
    pra quem não entendeu fica assim:

    00min-1min30seg=corridinha
    1min30seg-2min=corre feito louco
    2min-3min30seg=corridinha…

    e assim vai até…

    12min-13min=corridinha
    13min-13min30seg=corre feito louco
    13min30seg-14min30seg=corridinha
    14min30seg-15min=corre corre feito louco

    o treino, como eu já disse, é simples, dura pouco, mas serão os piores 15min da sua vida se vc fizer direitinho e com vontade.
    OBS: PASSADAS LARGAS aumentam a eficiência do treino.

  91. "Repita esse processo várias vezes" Quantas em média?

  92. Stefanny Sousa disse:

    Olá, gostaria primeiramente de agradecer-lhes por dispor tamanha qualidade de informações. Dos blogs da área de Musculação, atividades esportiva, nutrição e afins , é o melhor que já vi. Pela linguagem, veracidade da informação de forma científica e prática , e acessibilidade da informação transmitida por profissionais que provam sua credibilidade competência através de excelentes e indispensáveis “dicas”. Bem ontem que li este texto e resolvi experimentar o método de treino intervalado. Antes do meu ( neste mês ) treino, faço um aquecimento de 10 minutos então fiz minutos na esteira, sendo 60 seg em grande intensidade e 4 em média/baixa . AO longo do treino tive melhor resistência e força. Aumentado assim meus positivos resultados. Saibam que tem uma leitora e apreciadora de vosso trabalho. Cordialmente e grata , Sefanny Sousa.

  93. Felipe Carvalho disse:

    e quanto a corrida intercalada c o treino?? por exemplo: faz uma ou duas series, corre forte(rapido) e depois vai fazendo as series e correndo d novo, intercalando

  94. PAULA disse:

    GENTE, EU FAÇO JUMP SEGUNDA,QUARTA E SEXTA E SPINNING TERÇA E QUINTA. EMALHO. ESTOU FAZENDO ERRADO, ENTÃO?

  95. José disse:

    Faço aeróbio, meu bf é 8 e meu shape é foda.

  96. wesley disse:

    Rídiculo esse post, desde quando o homem não foi feito para fazer aerobicos? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fala sério, affs cada bobeira que a gente le.

  97. Anderson Souza disse:

    Comecei a malhar recentemente e acho que os exercicios aeorobicos vão me ajudar a perder barriga, claro que não posso ficar condicionado somente a esse exercicio para perder gordura.

  98. Roseli Mendonça disse:

    Nossa! Umas das mais relevantes textos que já li sobre queima de gordura, recentemente ouvi de um médico famoso, o Dr. Silmar Cristo esta mesma consideração. Parabéns pela clareza, pois nunca tive essa informação na academia na qual malho.

  99. Nelson disse:

    Gostei da atividade. Irei praticá-la. Porém, fiquei com uma dúvida e se possível gostaria que esclarecesse.

    Teremos que realizar essa atividade(como correr ou pedalar) com alta intensidade por uma pequena duração de tempo(30 a 60 segundos) e então mudar para baixa intensidade por alguns minutos(1 a 5 minutos). No final você disse que seria necessário repetir o processo por várias vezes. Mas quantas vezes serão necessárias? Não tem um limite mínimo?

  100. gabriel disse:

    Gosto dos post do site.porem esse ficou tosco! hahahah
    ”Se por alguma razão esquisita você realmente gosta de correr”
    esquisito é o cara levantar 100kg no supino e não conseguir correr 2km hahaahah

  101. Bruno disse:

    Tem algumas verdades nesse post, mas não se pode levar ao pé da letra dizer que aeróbico não emagrece é burrice porque emagrece sim, agora é verdade que levantar peso emagrece mais que uma corridinha na esteira em um ritímo de trote. Outro ponto que eu gostaria de tocar é que correr não serve só para emagrecer e sim para fortalecer seu corpo como um todo e ate mesmo fortalecer a sua mente. Resumindo eu concordo em parte com o post, mas acho que uma corrida é muito valido para a saúde de qualquer um

  102. kleudson lira disse:

    de pleno acordo com o post. na academia em que treino , pra começo de historia nem esteira existe. e com 6 meses de treinamentos consegui perder 8 Kgs…..

  103. marcio disse:

    aff nao precisa ser nenhum genio pra saber isso que foi postado, lembrando que aerobio funciona sim mas tem que ter a dieta, ta mais é com cara de quem quer vender esses livros de queima de gordura em 20 minutos,preferia estar na esteira que ter perdido tempo lendo esse artigo.

  104. IgorLima disse:

    Top d+ este artigo, alem de prover várias informações foi muito engraçado de ler!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>