3 Truques Para Acelerar a Queima de Gordura

Clique aqui!

Você está fazendo tudo corretamente: não come porcaria, está treinando pesado, fazendo aeróbicos – mas nada disso parece estar realmente fazendo efeito na queima de gordura.

Não precisa começar a juntar dinheiro para a lipo-aspiração ainda. Quando tudo na sua rotina diz que você deveria estar perdendo gordura, mas não está, antes de desistir experimente estes truques:

fisiculturista 3 Truques Para Acelerar a Queima de Gordura

Truque 1: Dê atenção a refeição pré-sono.

O que você comeu antes de dormir ontem a noite ? O que você vai comer hoje antes de dormir ?

O que você come duas horas antes de dormir tem um impacto enorme no seu físico, especialmente quando o objetivo é perda de peso.

Aqui vai uma regra para esta situação: Coma para o que você vai fazer.

Alguns sortudos vão para a cama com duas modelos saltitando entre os lençóis. Mas a maioria de nós mortais não vão para a cama para fazer uma “atividade física” com duração de duas horas envolvendo duas beldades.

Por esta razão, não precisamos fazer uma refeição tradicional neste momento. Em vez disso precisamos comer para o que iremos fazer: não se mover por várias horas , ou seja, dormir.

Mais especificamente, a sua necessidade por carboidratos é diminuída drásticamente – até mesmo eliminada – enquanto você está dormindo. Lembre-se, carboidratos é o combustível para exercícios de alta intensidade como treinamento com pesos e corrida, mas eu nunca ouvi falar sobre sono de alta intensidade.

A gordura por outra vez se torna o combustível primário quando a intensidade do exercício fica baixa. Na verdade, quando você está dormindo por exemplo, você queima quase que exclusivamente a gordura como fonte de energia(combustível).

Consumir carboidratos antes de dormir aumenta as chances de que estes carbos sejam armazenados em vez de queimados como energia. Se carbos não são queimados, eles são armazenados como gordura ou glicogênio.

Porém, se você treinou com pesos nas três horas que antecedem o sono, então haverá uma pequena chance de que os carbos sejam convertidos em gordura. Isto acontece porque você esgotou o seu glicogênio durante o treino e ele será reposto com os carbos, não dando chance para que eles sejam armazenados como gordura.

Infelizmente muitas pessoas não treinam antes de dormir, então devemos eliminar os carbos neste horário. Quando eu digo eliminar, eu não estou dizendo necessáriamente zero gramas de carbo. Não tenha medo de comer vegetais neste horário.

Quanto a consumir gordura antes de dormir, eu fico com a minha regra: “consuma gordura quando não consumir carboidrato.” Porém,  especificamente neste horário eu recomendaria cortar pela metade o consumo de gordura.


Truque 2: Faça aeróbicos de manhã, sem carboidratos.

Não, não estamos falando de aeróbicos em jejum e sim aeróbicos sem carboidratos. Existe uma grande diferença.

Digamos que você acabou de comer uma tijela enorme de sucrilhos e decide fazer aeróbicos de manhã para tentar queimar gordura. O problema é que esse aeróbico será alimentado pelos sucrilhos e não pela gordura.

Isto acontece porque comer carboidratos impede a queima de gordura e promove a queima dos carbos como fonte de energia. Não queremos queimar os carbos como combustível e sim a gordura.

Então como queimamos a gordura como combustível ?

Fazendo jejum – ficar sem comer por um certo período de tempo, como dormir – “liga” o modo do corpo que faz usar a gordura como fonte de energia. Porque ? O glicogênio do fígado e açúcar do sangue ficam baixos em jejum, então o corpo é forçado a usar a gordura para se manter.

Aeróbicos em jejum aumentam os níveis do hormônio queimador de gordura noradrenalina.(1) Isto explica porque vários fisiculturistas fazem aeróbicos em jejum, com grandes resultados.

Mas esta estratégia não é perfeita.

Além do corpo usar a gordura como fonte de combustível, também mobilizará a proteína para suprir a demanda por energia. E esta proteína virá do tecido muscular. Nada bom para nós.

Sim, o corpo irá quebrar tecido muscular para gerar combustível para manter o corpo durante a atividade aeróbica. E isto corre mais e mais enquanto a intensidade aumenta, mas existe uma maneira de contornar a situação.

Consumir BCAAs antes do aeróbico diminuí e até previne que a proteína seja quebrada para gerar energia. (2) Isto significa mais massa muscular e metabolismo mais rápido para você.


Truque 3: Coma para recuperar os músculos, não o fígado.

Fato: Você precisa consumir carbos para recuperar o glicogênio dos músculos para aumentar a performance e crescimento muscular. Tentar ganhar massa muscular sem carboidratos é como dirigir com pneus murchos. É possível, mas é lento e nada divertido.

Mas não adianta comer carboidratos e esperar que eles cheguem até os músculos. Você precisa entender como eles estão indo para os músculos.

Vamos entender um pouco sobre a ciência que envolve os carboidratos. Existem três tipos de monossacarídeos que nos interessam: glicose, frutose e galactose, este último vem da quebra da lactose, encontrado em alimentos feitos a partir do leite. Eu duvido que a principal fonte de carboidratos da sua dieta venha da lactose.

Independente do fato, ela é quebrada  em uma parte de glucose e outra de galactose.  Mais tarde a galactose também é convertida em glicose.

A glicose é o carboidrato preferido do corpo. Uma vez no corpo – ingerido ou transformado a partir de outros tipos de carbos mais complexos – a glicose é usada para energia, armazenada como glicogênio, ou convertida em gordura.

O legal da glicose é que preferencialmente ela é usada para recuperar os músculos, antes de repor as reversas de glicogênio do fígado. É como se os músculos-esqueléticos fizessem um acordo com o corpo onde as primeiras levas de glicose seriam dos músculos antes que o fígado pudesse colocar as mãos no combustível. Isto é ótimo para nós, porque precisamos dos carbos nos músculos e não necessariamente no fígado.

Por outro lado a nossa amiga frutose fez um trato diabólico com o fígado. Quando ingerimos frutose, ela é enviada diretamente para o fígado como glicogênio e será quebrada vagarosamente conforme for necessitada pelo sangue.

O problema ? Armazenar carboidratos no fígado não traz nenhum benefícios para os músculos. Outro problema é que quando o fígado já está cheio de glicogênio(e ele só aguenta cerca de 100g) ele irá converter o excesso de frutose em triglicerídeos. Isto é péssimo para a aparência e para a saúde.

O que isto significa para nós ? Significa que não podemos ser tão liberais em relação ao consumo de frutose.

Isto também significa que os carbos que você ingere antes do treino deverão ser de glicose e não frutose. Porque essencialmente os carbos que você está comendo contendo frutose não irão para os músculos, que no momento mais precisam deles.


O Básico Vem Antes da Estratégia

Estas três estratégias para acelerar a queima de gordura não terão efeito se você tiver uma dieta ou treino medíocre, que são os básicos. Porém seguir os básicos, sem estas estratégias pode atrasar bastante o aparecimento dos gomos do seu abdômen.


Referências

1. Effect of moderate incremental exercise, performed in fed and fasted state on cardio-respiratory variables and leptin and ghrelin concentrations in young healthy men. J.A. Zoladz, S.J. Konturek, K. Duda, J. Majerczak, Z. Sliwowski, M. Grandys, W. Bielanski

2. Effect of branched-chain amino acid supplementation on the exercise-induced change in aromatic amino acid concentration in human muscle.

Texto por: Clay Hyght
Traduzir e adaptado por: Equipe Hipertrofia

Redação Hipertrofia.org

Os artigos enviados pela redação foram escritos pelos mais diversos profissionais da área e entusiastas, sempre baseados em estudos científicos recentes em conjunto de evidências empíricas.

Outros artigos interessantes...

Clique aqui!

10 Respostas

  1. Gabriel A.K.A. DarkVortex disse:

    Pra mim parece perfeito,mas no caso de excesso de estrogênio(meu caso),o mesmo truque também funciona?Ou tenho que treinar dobrado?Abdominais na paralela são mais efetivos pra trincar?Aguardo respostas,vlw!Apesar das minhas duvidas quanto a questão hormonal,valeu pelas dicas!:-)

    • Aline disse:

      Se seu caso for hormonal isso pode ser regulado, usando progesterona em algum anticoncepcional para manter o nível de estrogênio normal. Evitar alimentos que contém estrogênio ambiental. Procure um ginecologista e um endocrinologista para regular seu funcionamento hormonal

  2. Pedro disse:

    Eu não estou treinando fisiculturismo no momento, mas quero eliminar aquele pequeno acumulo de gordura com as técnicas mostradas nesse post e com a velha técnica do aeróbico de baixa intensidade e de “longa” duração, mas não quero perder massa magra. Existe alguma tática para isso?
    Vlw e parabéns pelo post!
    Abs

  3. Ricardo Lima disse:

    Olá, galera do Blog! Eu estava relendo o post agora e eu acho que encontrei um pequeno erro… Me parece que está faltando um “não” que está comprometendo o entendimento do 10º parágrafo onde diz: “Porém, se você treinou com pesos nas três horas que antecedem o sono, então haverá uma pequena chance de que os carbos (“não”) sejam convertidos em gordura.” A ideia do 9º parágrafo é oposta a do 10º, porisso é necessário um “não” para que haja coerência. Acho que é isso… Vlw !!! Esse blog mudou minha vida e tem ajudado na transformação do meu corpo! Obrigado Hipertrofia blog!!

    • Frank_ disse:

      Um dos melhores posts do blog, parabéns. E não, Ricardo, acho q não faltou o “não” na frase, ele disse q “haverá uma PEQUENA chance…”, portanto, ela haverá, mas será pequena…

  4. Carçinhos S.E.P. disse:

    Eu parei de comer fruta à noite por causa de velocidade de absorção, eu até poderia suspender as frutas de minha alimentação mais não vou achar algum alimento substituto com as mesmas propriedades nutricionais das frutas e com outra forma de carboidrato.

  5. Carlinhos S.E.P. disse:

    Obs.: É “Carlinhos S.E.P.”, escrevi errado o nome.

  6. lucas disse:

    Bom texto mas n foi tao objetivo..oq vc sugere para substituir o consumo de bcaa’s, ou seja, ao inves de fazer aerobico em jejum, q alimento vc sugere, q va favorecer a queima de gordura e nao ira usar proteinas … e quais alimentos oferecem a glicose?
    no caso o leite eh uma boa opção? Pq eu soh falto mamar direto na vaca ..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>