Postado 28/09/2015 às 19:57 09/28, 2015 Este é um post popular. Sal: Essencial e não vilão É... Quantas vezes você ouviu a recomendação de um profissional lhe restringindo o consumo de sal, não é? Eu mesmo que trabalhei alguns anos vendendo suplementos sempre observei o medo dos clientes com o sódio. Além de procurarem produtos zero sódio, ainda sempre comentavam que já estavam restringindo totalmente o sal da comida, tomando diuréticos e outras coisas do tipo. Mas a pergunta é: adiantou algo? Alcançou o objetivo que realmente queria? Ou ainda, diminuiu sua pressão arterial? Está tendo então uma vida mais saudável? Hummm, acho que não... Fato é que sempre crescemos ouvindo a mídia, a maior parte dos profissionais e toda multidão indicando essa restrição de sal, mas tudo o que ganhamos na verdade foi uma comida sem sabor e sem graça . – Mas então não preciso parar de comer sal? A resposta é: Não, não pare de comer sal. Não adianta nada tirar sal da sua dieta. Pelo contrário, isso não é legal para sua saúde... Por quê? Vamos lá... É muito engraçado e sem sentido algum como começou esse medo do sal e então todo esse drama pra retirá-lo ou diminuí-lo ao extremo. Lembro de encontrar na literatura da medicina alguns casos como o de médicos dizendo que o sal fazia mal e era necessário retirar ele da dieta porque alguns de seus pacientes que tinham problemas de hipertensão gostavam de comer sal (só por isso haha). Assim como também outros casos onde viram que o uso de diuréticos diminuía a pressão arterial e ao mesmo tempo excretavam mais sódio na urina e então se teve a ideia que era o sódio o vilão, ou ainda o outro estudo que disseram que os ratos ficaram hipertensos com o aumento do sal na dieta, mas não falaram que o tanto de sódio que deram para esses pobres ratinhos equivalia a MEIO QUILO DE SÓDIO pra um humano. Anda temos os estudos que falavam que o sal aumentava os casos de câncer no estômago no Japão tendo em vista que sua população possuía uma alimentação rica em sódio. Porém o que não falavam era que os peixes e legumes em conserva altamente consumidos pelos japoneses possuíam gorduras oxidadas e outras coisas mais como contaminação por certos tipos de fungos. Ou seja, nenhum estudo feito corretamente serviu de base para afirmar que o sódio era culpado de algo. Se formos falar de estudos científicos podemos citar justamente um dos mais citados: o Intersalt (dá um Google aí que acha fácil). Nesse estudo feito com mais de 50 centros de pesquisas espalhados pelo mundo, mostrou que as populações que comiam mais sal (cerca de 15 gramas) tinham pressão arterial mais baixa se comparadas com as populações que comiam metade disso. Nem esse e nem outros estudos sérios mostraram nenhuma relação do consumo de sódio com eventos cardiovasculares. Sem contar o JAMA que em 2006 mostrou que quanto mais sódio se comia, menor era a chance de morrer por problemas cardíacos. Mas agora vamos a parte fisiológica da coisa: quanto mais sódio se come, mas sódio se elimina. Seus rins foram feitos pra isso, olha que legal! Comer menos sódio faz ativar seu sistema renina-angiotensina-aldosterona (RAAS). É justamente ativando esse sistema que temos hipertensão, insuficiência cardíaca, fibrose cardíaca, doenças renais e outras coisas. Ou seja, você volta a reter do mesmo jeito e ao mesmo tempo ainda atrai um monte de doenças... Ainda sim a ativação desse sistema, com a falta de sódio, é reconhecida como uma atividade inflamatória causando doenças degenerativas como as citadas mais abaixo. Temos outros problemas também, como o aumento na adrenalina o que acaba ocasionando insônia. Observe como os idosos, na maior parte das vezes hipertensos, sofrem com a insônia porque normalmente acabam tendo a orientação da retirada do sódio de suas dietas (outros fatores também podem ser considerados aqui). Você dorme mal e restringe o sal na sua dieta? Experimente voltar a subir sua ingestão de sódio . Ainda é fato que se restringindo o sódio ainda retardamos nosso metabolismo (não é a toa que no frio preferimos pratos mais salgados, vide o concurso Comida di Boteco realizado em pleno inverno), diminuímos nossa produção de dióxido de carbono e assim criamos um ambiente inflamatório e ficamos mais expostos a reações de estresse não-adaptativos e a doenças degenerativas como tumores, Alzheimer, Parkinson, aterosclerose entre outras... Enfim, o assunto é muito extenso e infelizmente não dá pra escrever tudo em um único artigo. Sendo assim termino aqui mostrando que para os americanos não é novidade que o sal não precisa ser mais restrito na dieta. O The New York Times já comunicou o pessoal lá (https://www.nytimes.com/…/panel-finds-no-benefit-in-sharply-…): No Benefit Seen in Sharp Limits on Salt in Diet. Só quero deixar a ressalva que estou falando de sal e não de glutamato monossódico (GMS) contido na maioria dos temperos industrializados. Esse deve ser evitado e vocês saberão o motivo em um artigo futuro. Já que aqui a informação boa custa a chegar aos nossos ouvidos, então passe isso adiante . Ninguém precisa ficar comendo uma comida sem gosto e ainda atraindo um monte de doenças. Bora voltar a dar sabor à nossa comida tendo certeza de que não estamos fazendo mal algum . Abraços e até breve. Editado 28/09/2015 às 19:59 09/28, 2015 por Cássio Ramos
Postado 28/09/2015 às 20:13 09/28, 2015 o outro estudo que disseram que os ratos ficaram hipertensos com o aumento do sal na dieta, Até os ratos fazem dieta? Agora tudo faz sentido. #Tópic Aqui em casa minha tia banca o arroz e feijão, então sempre tem temperos, como de boa, porém no resto da dieta, quando calculei, não chegava nem perto de 1g/diário.
Postado 28/09/2015 às 20:17 09/28, 2015 Quando diminui a ingestão de sal o que mudou foi apenas o gosto da comida , quando aumentei, nos primeiros dias fiquei um pouco retido foi nítido, passou uma semana e tudo voltou ao normal, vascularização, mas seco... piscologico afeta muito isso, creia que não irá fazer mal e pronto
Postado 28/09/2015 às 20:23 09/28, 2015 O problema é que as pessoas não vão atrás de se informar a respeito de algo REALMENTE. Se um pseudo nutricionista falar pra tirar da dieta todo o sal, o leite, o glúten, o azeite e a carne, o cara vai viver só de água e acha que ta certo. Editado 28/09/2015 às 20:23 09/28, 2015 por g3n3s Erro de PT
Postado 28/09/2015 às 20:30 09/28, 2015 Interessante. Tem mais fontes, fora as citadas ao longo do texto?
Postado 28/09/2015 às 20:45 09/28, 2015 Mas claro com moderação né.. hahahah Ótimo o artigo Cássio... Quando você diz sal, você recomenda o sal rosa (q ta na moda) ou o sal normal ? Abraço!
Postado 28/09/2015 às 20:47 09/28, 2015 Boa Cássio, estava querendo escrever algo a respeito disso também. O problema do sal de cozinha são os aditivos nele, não o sódio propriamente dito. O ruim é que o que é ensinado nos cursos de nutrição é que sódio faz mal, que sódio causa pressão alta, que isso, que aquilo.. Mesma história do colesterol. As pessoas ficam comendo comida sem gosto achando que estão sendo saudaveis por isso, e nem imaginam o que estão perdendo: benefícios fisiológicos e de palatabilidade.. hahahha Ironicamente ele pode falar de tirar o sal mas o glúten não.
Postado 28/09/2015 às 22:00 09/28, 2015 Boa Cassio. Acho totalmente desnecessário retirar o sal do ponto de vista 'saude' e tambem do ponto de vista 'estetico' (se tratando de pessoas que nao sao atletas), a restrição serve apenas pra atletas em pre-contest. O Doutor Jose Carlos Souto fez um post falando desse artigo do The New York Times, e eu trouxe pro forum a um tempo atras, se liga: https://www.hipertrofia.org/forum/topic/185459-cdc-diretrizes-da-ingestão-de-sal-estavam-erradas/ Valeu
Postado 29/09/2015 às 02:28 09/29, 2015 Nós somos "salgados".(NaCl, ions presentes em todos nossos tecidos e fluidos). Além de(dependendo do "Sal") ter outros minerais, Editado 29/09/2015 às 02:30 09/29, 2015 por Born4Run
Postado 29/09/2015 às 03:26 09/29, 2015 Autor Mas claro com moderação né.. hahahah Ótimo o artigo Cássio... Quando você diz sal, você recomenda o sal rosa (q ta na moda) ou o sal normal ? Abraço! Se for pra fazer certinho, indico que use o sal normal na comida e suplemente a parte o sal rosa como de fosse um suplemento mesmo, misturado em um copo d'água. Sal rosa tem pouco sódio... Boa Cassio. Acho totalmente desnecessário retirar o sal do ponto de vista 'saude' e tambem do ponto de vista 'estetico' (se tratando de pessoas que nao sao atletas), a restrição serve apenas pra atletas em pre-contest. O Doutor Jose Carlos Souto fez um post falando desse artigo do The New York Times, e eu trouxe pro forum a um tempo atras, se liga: https://www.hipertrofia.org/forum/topic/185459-cdc-diretrizes-da-ingestão-de-sal-estavam-erradas/ Valeu Gosto do Souto mas acho ele muito extremista as vezes. Ele mesmo diz que não é necessário o uso de sal rosa e que até mesmo o iodo contido no sal já suficiente. Na minha opinião: só que nunca
Postado 29/09/2015 às 13:11 09/29, 2015 Ótimo tópico. A tempos que digo que sódio é o menos agressivo à saúde em pessoas saudáveis. Restringir sódio é Balela, os caras retiram o sódio da dieta, depois quando colocam de novo ficam retido e dizem: "ta vendo o sódio embassou meu shape", claro né cara pálida estava com dieta restritiva de sódio, a culpa não é do sódio é da sua ideia de cortar ele da dieta.
Postado 27/11/2015 às 21:09 11/27, 2015 Caraca velho, eu sou a prova disso que teu texto mostrou. Ultimamente tenho usado Sal Rosa e evitado ao máximo o sal industrial nas minhas refeições. Quando terminei meu último treino (de força) dei uma semana de destreino total e quando voltei comecei a sentir dor na nuca. Após quase duas semanas nessa fui a um médico de urgência (treinei pela manhã e fui a tarde numa sexta) e ele constatou que minha pressão estava alta para minha idade (14/9). Como ele é das "antigas" primeira coisa que ele falou foi: "Corte o Sal". Ai eu pensei: "já consumo pouquíssimo sal e ainda vou ter que cortar mais? Bem ele é médico e meu pai já teve infarto então vamos nessan né? Para quê arriscar". E detalhe: ele mandou eu não me exercitar (whaaaaaat?) Dois dias depois (domingo) fui a outro médico de urgência e minha pressão estava normal (12/8). Bem minha dor de cabeça já tinha passado na semana seguinte. Aí começou o verdadeiro inferno nesse mês para mim: a p#$ra da insônia! Toda semana eu tenho essa desgraçada (e nunca fui de ter). Sempre fui calmo, sem estresses, me exercitei desde jovem e do nada começo a ter insônia, mesmo no ápice da minha forma física. Cheguei a marcar neurologista e ele marcou uma polissonografia, pois pelos testes que ele fez comigo e pelo histórico que contei a ele, o mesmo afirmou que não tinha lógica a minha insônia. Tô tomando até zolpidem 10mg para entrar em sono profundo porque mesmo com sono não conseguia. Já passei até 3 dias na mesma semana sem conseguir dormir. Então vou voltar a consumir mais sal e ver se essa maldita vai embora. Obrigado pela elucidação.
Crie uma conta ou entre para comentar