Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Comer Limpo X Ortorexia

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

Vi esse artigo na T-Nation e resolvi compartilhar aqui, não gosto muito de falar sobre dieta, pq sempre vai ter um que vai dizer que isso é melhor, e outro que aquilo é pior, então se tratando de dieta, eu acho que é a mesma coisa de treino, cada um deve saber qual a melhor coisa pra vc, e ele traz uma coisa que eu gosto muito, que é o de não ficar restrito, àquilo que a sua dieta prega, satisfação tbm pode coincidir com necessidade, harmonicamente.

Comer Limpo X Ortorexia - por TC - Tradutor Pedrosilva96

Aqui está o que você precisa saber...

• Prejuízos alimentares têm se expandido. Levantadores de hoje querem alimentos que são isentos de açúcar, baixo teor de sódio, low-carb, não-OGM, orgânica, livre de frutose, não lácteos, não processados, menos trigo, e sem glúten. O problema é que grande parte dos seus prejuízos são infundadas.

• É provavelmente impossível obter todos os nutrientes necessários para a saúde a cada dia; nós todos temos que comer demais. Deveríamos, em vez olhar para as nossas necessidades nutricionais de uma base semanal.

• A cada dia, 10 a 20% da sua dieta podem satisfazer seus desejos, enquanto que os restantes 80 a 90% deve satisfazer as necessidades.

Um relativamente “novo” distúrbio alimentar veio à tona. É chamado ortoréxia, e a maioria dos levantadores, inclusive eu apresento pelo menos alguns sintomas da mesma. Enquanto anoréxicos evitar praticamente todos os alimentos, ortoréxicos se recusam a comer qualquer coisa que não se encaixa na sua definição de alimentos saudáveis. Eles evitam sair em datas comemorativas, pois eles podem ser confrontados com os alimentos que não cabem suas diretrizes rígidas. Eles evitam festas ou jantares de férias, porque eles temem que não têm nenhum controle sobre o que vai estar no menu.

Se escorregar e comer alguma coisa que não está na sua lista de muito poucos aprovados, alimentos limpos, eles sentem grande aversão e se sentem maus. A coisa particularmente triste é que as suas definições de comer limpo mudam o tempo todo, e quase ninguém pergunta ou reflete sobre o qual alimento ou grupo particular foi responsável por toda a afobação.

Tenho lidado com ortoréxicos enquanto eu estive envolvendo minhas mãos calejadas em torno de halteres. A cada década, novas versões desses comedores neuróticos emergir do fundo como uma espécie de cigarras dietéticas restritas, por isso, vamos dar uma olhada em sua evolução, ou talvez mais precisamente, a sua devolução ao longo dos últimos trinta anos ou mais de ver se há alguma lógica para os alimentos que você escolheu para evitar e ver se podemos chegar a algumas diretrizes, não neuróticas lógicas para uma alimentação saudável ou limpa que todos nós podemos respeitar.

A década de 1980

Calças largas de treino palhaças estavam, mas a gordura dietética estava fora - qualquer tipo de gordura. Comer gordura era provavelmente pensado que fazia gordura. Bodybuilders não comiam nada, além de grãos, principalmente arroz e bolos de arroz e carne. Isto é, quando a prática de jogar fora as gemas, que por algum motivo ainda é comum hoje em dia, começou.

Ninguém sabia o que diabos era ômega 3, e eles não querem saber porque três letras palavra FAT foi apresentado no meio dela. Claro, fisiculturistas sofreram de hipotensão ortostática e tinham uma pele, olhando mais de perto, como a de um rinoceronte, tanto com a falta de gemas de ovos ou de gordura na dieta, mas eu acho que eles estavam no mínimo capazes de manter o seu teor calórico em contagem pra baixo.

A Década De 1990

Em 1995, eu era uma “grande celebridade”, durante um cruzeiro pelo Caribe para fisiculturistas patrocinados pela revista Muscle Media 2000. Durante nosso primeiro jantar de grupo, estávamos todos servidos de frango assado que nem veio com a sua pele intacta, mas foi servido em algum tipo de molho à base de creme. Os convidados ficaram horrorizados. Praticamente todos, ao mesmo tempo em que fizeram uma cara parecia como se estivessem pegando excrementos caninos, metodicamente mergulhavam cada pedaço de frango em seus copos de água para lavar a gordura má.

Claramente, enquanto fisiculturistas mal tinham acabado de começar a aceitar a ideia de ômega-3, ácidos graxos, gordura saturada e colesterol ainda estavam na lista de alimentos impuros. Da mesma forma, os esgotos ainda estavam cheios de gemas de ovos e o mais piedoso dos ortoréxicos evitavam carnes vermelhas de qualquer espécie. Grãos ainda eram aceitos, mas agora você tinha caipiras como eu falando sobre o índice glicêmico e como você deve comer várias pequenas refeições para manter os níveis de insulina estáveis. Se você não comer várias pequenas refeições, você seria taxado pelos ortoréxicos como alguém que não estava falando sério sobre fisiculturismo.

O Início De 2000

A paz foi feita com gorduras saturadas, bem como colesterol e até mesmo, para algumas, gemas de ovos. Ômega-3, especificamente, alcançou o status de santo. Sem ninguém para odiar, ortoréxicos voltaram sua ira para carboidratos, principalmente o açúcar, que agora estava pensava-se alimentar o câncer, entre outras coisas. Não importava que o açúcar é o intermediário metabólico comum de todas as demandas de energia e as mitocôndrias cancerígenas são hábeis em adquiri-lo, mas tente parar toda a ingestão de açúcar, e tudo mais sofre, antes do câncer, e você começa a passar fome.

A Década Maluca Atual

Os ortoréxicos ainda não gostam muito de carboidratos, mas seus preconceitos alimentares têm se expandido bastante. Seu cardápio ideal deve conter nada, mas sem açúcar, baixo teor de sódio, baixo carboidrato, não geneticamente modificado, orgânica, livre de frutose, não lácteos, não processados, alimentos sem glúten, trigo, e menos integrais. A maioria das pessoas não gostariam de comer naquele restaurante particular, porque, bem, não haveria muito à escolher no menu. Vamos dar uma olhada em algumas dessas categorias e ver se elas realizam um pouco de exaltação.

[/spoile]

Trigo

Desde que o livro, Wheat Belly, saiu, o trigo tem sido demonizado como sendo uma das causas da obesidade. Ele falou sobre uma proteína anormal chamada gliadina, foi supostamente criada em pesquisa genética na década de 60. A proteína supostamente se liga aos receptores opiáceos do cérebro e faz você desejar mais calorias como um zumbi anseia cérebros. O problema é que a gliadina é encontrada em todas as linhagens de trigo e grãos antigos continham mais do que os modernos. E até onde se sabe, o autor pouco sabe sobre engenharia genética.

Wheat Belly também nos conta que o amido de trigo é diferente de outros alimentos ricos em carboidratos e que aumenta a glicemia mais do que batatas ou alguns outros legumes. Uh, não tanto. Existem apenas dois tipos de amidos encontrados em tecidos vegetais e trigo não é diferente. E pão realmente provoca uma resposta menor de açúcar no sangue do que uma quantidade equivalente de arroz ou de batata. Tanto para esses argumentos.

E enquanto nós estamos falando sobre o trigo, precisamos no mínimo dar um aceno passando ao glúten. De alguma forma, ser livre de glúten tornou-se emblemático de comer iluminado. É verdade que cerca de 1% da população sofre de doença celíaca e, como tal, não podem ingerir glúten. Também é provavelmente verdade que cerca de 15% da população é sensível ao glúten. No entanto, mais de 30% dos americanos estão trabalhando ativamente para reduzir a ingestão de glúten, de alguma forma, culpando a proteína para todos os tipos de condições médicas percebidas. No entanto, a ciência simplesmente não está lá.

Frutose

Quando Barry Popkin nutricionista divulgou um documento, em 2004, o que sugere que precisamos a um longo prazo, olhar com base na investigação em frutose, os ortoréxicos declararam guerra ao açúcar. Enquanto há definitivamente algumas evidências que sugerem que ele pode causar gordura no fígado, nós temos que ter um olhar para a forma como a frutose é ingerida.

Ninguém realmente come frutose pura. Em vez disso, eles comem na forma de HFCS, também conhecido como xarope de milho. HFCS é uma mistura de sacarose e frutose, com frutose que compreende entre 45% e 55% do produto. A sacarose é uma mistura de frutose e glicose. Isso significa que se você beber 100 gramas de um produto HFCS com 55% de frutose, você estaria ingerindo uns míseros 5g extras de frutose, quase o suficiente para se preocuparem com.

Além disso, você tem que olhar para a maior parte da pesquisa. Isso mostra que, quando o tamanho das porções e as calorias são as mesmas, a frutose não faz mais mal do que a glicose. É de fato um carburador com muito pouco efeito sobre a insulina, dificilmente digna de toda a demonização.

Alimentos Geneticamente Modificados

Pessoas Anti-GM costumam citar o suposto fato de que não há nenhuma evidência de que os alimentos geneticamente modificados têm ajudado a salvar vidas ou tornar a vida de alguém melhor. Eles parecem esquecer Dr. Normal Borlaug, o homem que é creditado talvez como o que tem mais vidas salvas do que qualquer um na história.

De volta aos anos 40, os cientistas tentaram lutar contra a fome no mundo com fertilizante nitrogenado. O problema era, que ele fez plantas, especificamente plantas de trigo, crescer tão altos que cairam, que estragou o trigo. Junto veio Borlaug, que transferiu um gene a partir de uma curta planta trigo, curta e grossa incomum em plantas de trigo tropicais. O resultado foi plantas de trigo tropicais curtas com enormes cabeças de trigo que não iriam cair. A mesma tecnologia foi depois aplicada para o arroz. Como resultado, Borlaug fez uma grande descoberta contra a fome no mundo.

O objetivo da modificação genética dos alimentos é de lucro, claro, mas seu outro objetivo é criar plantas que são imunes a insetos (assim reduzindo a necessidade de pesticidas), têm uma maior tolerância a alcalinidade do solo, e são tolerantes ao calor e seca. Com certeza, precisamos de regulamentação de alimentos geneticamente modificados, mas os ortoréxicos temem as plantas geneticamente modificadas ainda se baseia mais em crenças infundadas, em vez de fatos.

Orgânicos

Eu amo a ideia dos alimentos orgânicos, a prática nem tanto. A maioria das pessoas comem orgânicos, presumivelmente, para ficar longe de pesticidas. No entanto, afigura-se que mais de 99% do tempo, o nível de resíduos de pesticidas nas frutas não orgânicos e vegetais estavam abaixo dos limites muito conservadores estabelecidos pela EPA e o FDA.

Além disso, um alimento que é orgânico não é necessariamente livre de coisas que podem ser tóxicos. Muitas fazendas orgânicas usam pesticidas "naturais" e fertilizam com possivelmente com merda de animal, o que poderia facilmente fazer os consumidores doentes, para não mencionar também estar ligado ao câncer e outras doenças.

Fraude, também, parece ser um problema. Mercados de agricultores, em particular, são o lar de vendedores ambulantes orgânicos e um estudo afirmou que aproximadamente 50% das frutas e legumes vendidos lá eram na realidade, frutas e vegetais não orgânicos convencionais.

Processados

Food, do autor Michael Pollan, tem por muito tempo protestado contra alimentos processados​​, e por um longo tempo eu concordei com ele... até que eu pensei sobre isso um pouco. Ainda de acordo com ele, em sua maioria, mas existem grandes exceções. Considere a melhor ferramenta na caixa de fisiculturista nutrição, proteína em pó. Soro de leite e caseína, por exemplo, são altamente processados ​​(por natureza, eles têm que ser, de modo que você pode isolar a proteína), mas maior pontuação em proteína biodisponível do que todos os alimentos naturais. Além disso, o soro de leite, em particular, contém uma série de imunoglobulinas benéficas que complementam o sistema imunitário.

E enquanto eles não são geralmente considerados como alimentos processados​​, farinha de aveia é processada, assim como legumes congelados e enlatados e salmão enlatados. Claramente, os alimentos processados ​​são outra área onde ortoréxicos precisam ampliar suas definições.

O Verdadeiro Problema

Em última análise, o problema com a eliminação de grupos alimentares inteiros ou categorias de alimentos em uma busca neurótica para a saúde é que, paradoxalmente, você corre o risco de ferir o seu estado nutricional e prejudicar a sua saúde. Eu li estudos que sugeriam que fisiculturistas usassem apenas cerca de 20 alimentos "seguros" por semana, que puramente pela lógica sugere deficiências iminentes de algum tipo. De igual modo, os estudos com fisiculturistas macho e fêmea apresentam deficiências diferentes (por sexo) em vários nutrientes, incluindo vitamina D, cálcio, cobre, zinco e magnésio.

Ortoréxicos, ou qualquer um que tenta, com a compreensão insuficiente, comer saudável ou limpamente está em risco de algum tipo de deficiência de nutrientes, ou talvez indo direto à loucura do estresse de uma abordagem tão arregimentada para comer.

Algumas Orientações Sugeridas

Então, como podemos comer saudável ou limpamente e ainda preservar níveis de gordura corporal desejado? Algumas sugestões:

• É provavelmente impossível obter todos os nutrientes necessários para a saúde a cada dia; nós todos temos que comer demais. Talvez devêssemos, em vez olhar para as nossas necessidades nutricionais de uma base semanal e esforçar-se para comer uma grande variedade de alimentos a cada semana ao invés de estresse sobre comê-los todos no mesmo dia.

• Os alimentos processados não são todos intrinsecamente ruim. Alguns, como o soro de leite e caseína, são, de certa forma iguais ou melhores do que suas fontes não transformados.

• Nós ainda não entendemos completamente as gorduras, mas a gordura saturada não é o diabo que já foi tida como. Além disso, algumas gorduras trans, ao contrário do que se ouve desde as 09:00 na TV , são boas. CLA, por exemplo, é uma gordura trans que foi mostrado para melhorar a saúde do coração.

• Permita-se alguma margem de manobra a cada dia. Por exemplo, há uma abundância de evidências que sugerem que você pode obter cerca de 20% de suas calorias diárias a partir de açúcares refinados e não afetaria visualmente o seu corpo miniatura ou o estado nutricional de sua dieta. Sim, eu quero dizer que você pode comer Bolinhos de Cacau com moderação e não se preocupe com isso. Talvez a melhor maneira de olhar para ele é assim: Todos os dias, 10 a 20% de sua dieta pode satisfazer desejos, enquanto os restantes 80 a 90% devem satisfazer as necessidades.

• Acima de tudo, comer com variedade tem sido cientificamente associada à ausência de excessos. Por outro lado, demasiada rigorosa alimentação tem sido associada com excesso de comida e um aumento de peso corporal, uma vez que está associada a distúrbios do humor e ansiedade.

• É possível que a alta quantidade de frutose, comido por períodos relativamente longos de tempo, pode causar danos ao fígado, mas percebe que, em geral, é, provavelmente, não sero pior para o corpo do que a glicose. Além disso, ninguém realmente come frutose pura; geralmente é misturado com outros açúcares e um produto HFCS pode, na pior das hipóteses fornecer 5% a mais de frutose do que você ingerir se você estivesse comendo um produto que foi de 100% de sacarose.

• Coma carnes orgânicas, quando possível, mas percebem que orgânica (quando é legítimo) nem sempre é melhor quando se trata de frutas e legumes.

• Embora seja um acéfalo que os alimentos transgênicos devem ser rotulados como tal, manter uma mente aberta e perceber que nem tudo é Frankenfood. Algumas delas podem realmente salvar o mundo.

• O poder da sugestão é poderoso. Se o trigo ou glúten realmente faz você se sentir miserável, evite-o, mas percebe que o trigo e

cereais que contêm glúten são potências nutricionais.

• Ah, e pare de jogar fora suas gemas.

Fonte: https://www.t-nation.com/diet-fat-loss/eating-clean-vs-orthorexia

Editado por Pedrosilva96 (veja o histórico de edições)

• 1 mês depois...
Postado

Realmente a mudança é evidente durante as decadas, agora sera que o que comemos hj amanha sera tambem uma porcaria ? Mas uma coisa é certa no tempo do Arnold ele comia um frango com uma garrafa de cerveja é era mister olimpia.

• 2 semanas depois...
Postado

Muito bom o tópico.

Eu particularmente faço o seguinte juízo. EU sigo a minha dieta. Cada um tem a sua, e suas formas de seguir.

PROCURO segui-la certinho, mas se me der vontade de comer algo (não espalhafatoso) eu como. Desde domingo não comia nada além de frango, batata doce, inhame, ovo, arroz e feijão.

Hoje comi 1 biscoito de chocolate, mas não foi um pacote, foi apenas um mesmo. Agora a noite de ceia (já que vou dormir ja já) normalmente como ovo e frango. Preferi fazer um shake de whey, leite, um pouco de nescau e aveia.

Tenho total certeza que isso não vai afetar em nada minha dieta de cutting.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.