Ir para conteúdo

Hugo Damasceno

Membro
  • Total de itens

    32
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Gostei
    Hugo Damasceno recebeu reputação de KINHOS SOUZA em O QUE TODO INICIANTE DE ESTEROIDE ANABOLIZANTE DEVE SABER   
    Ótimo tópico @KINHOS SOUZA, eu particularmente acrescentaria algumas coisas para dar uma enriquecida, mas seu tópico  está claro e objetivo, tomara que ajude essa mulecada entusiasta do esporte, pois Ciclo, TRT, Blast & Cruise, Modulação Hormonal, virou modinha, mlk com 3 meses de academia ta se entupindo de trembo e achando q é bicho, garoto de 16 anos com os hormônios a flor da pele ta dizendo por ai "FAÇO TRT", brincadeira viu, vlw irmão, bela iniciativa, tamo junto!!!
  2. Gostei
    Hugo Damasceno deu reputação a krebz em TRT - O lado negativo   
    Creio que esse tópico seja para muitos que pretendem entrar no TRT e acham que é tudo mil maravilhas, ereção todo o tempo, massa muscular, energia adoidado e da para manter TRT indefinidamente ou sair do TRT sem qualquer problema.
     
    Vou me basear na minha experiência pessoal (estou em TRT, nesse momento com 29 anos (2018), faço TRT a mais de 1 ano com deposteron e já tive que trocar diversas vezes de médico e viajar com testo) e também relatos desse excelente tópico:
     
    Sem dúvidas TRT é ótimo, ajuda muito quem está realmente com testo baixa e mesmo se enchendo de tamox+clomid+hcg não consegue voltar à produção em níveis decentes. Mas é necessário ter precaução achando que é tudo fácil, pois a dificuldade começa já em achar um bom profissional que entenda do assunto.
     
    Antes de começar o assunto, provavelmente o que vai ser relatado aqui é o mesmo problema de alguém que fosse fazer cruise. Mas entendam a diferença, aonde TRT é, idealmente, para quem realmente precisa, cruise é uma opção de vida.
     
    Vamos aos desafios que TRT vai causar na vida de quem for entrar nesse meio.
     
    Sobre Profissionais da área👨‍⚕️👩‍⚕️
     
    Por experiência própria digo que facilmente 90% dos endocrinos não possuem conhecimento ou segurança em passar TRT para alguém.
     
    O mais comum que vai ocorrer é o seguinte:
     
    Investigação sobre o motivo de testo baixa
    1 - Se estiver baixo mas dentro da faixa normal (testo total) e/ou testo livre estiver "normal" (mas com testo total beirando o mínimo): Você vai escutar: "está na faixa normal, não tem qualquer problema", independente se você tem 20 anos e já está com 250 de testo total, sem conseguir ter uma ereção a meses.
     
    Qualquer reclamação sobre falta de ereção, libido zerada, falta de sexo a 3 meses, não consegue se masturbar = "psicológico, o exame está mostrando que está na faixa normal"
     
    1.1 - Se o profissional for menos deinsformado ruim e realmente compreender todos os efeitos relatados e analisar o caso junto com o exame de sangue (mesmo estando baixo mas faixa normal): Recomendação de tomar clomid + tamox por 2 a 3 meses. Se não aumentar com clomix e tamox o médico vai insistir por mais 3 meses no clomid + tamox
    ou você vai escutar: "essa é a produção do seu corpo mesmo, não tem por que fazer reposição"
     
    1.2 - Se o profissional for mais inteirado sobre o assunto, começa a jornada de TRT.  
    Importante: tudo que foi dito antes vai acontecer novamente assim que tiver que trocar de médico (geralmente quando o atual não atende mais o plano de saúde), então se prepare para contar toda a sua trajetória de vida até então e ainda assim escutar "prefiro que você tente clomid e tamox mais uma vez, não vou receitar testosterona"... 
     
    Importante 2: dos poucos que recomendam TRT, menos ainda conhecem sobre HCG. Fique esperto (ver sobre colaterais a seguir)...
     
    Colaterais💣
     
    1 - Atrofia de Testículos 🥜
    Cedo ou tarde sua produção natural vai ser suprimida, talvez leve alguns meses ou anos mas vai suprimir com certeza em algum momento. 
     
    Com isso vai ocorrer o seguinte:
    -> Espermograma mostrando 0 (zero) espermatozoides.
    -> Diminuição das bolas
     
    Se seu plano é ter filhos no futuro:
    É altamente recomendado usar HCG durante o TRT ou pelo menos algumas vezes durante o ano tentar fazer um "restart" da produção natural para ver se suas bolas ainda estão vivas.
     
    Restart não possui um protocolo específico, você vai encontrar todo tipo de recomendação pra isso dependendo dos profissionais (principalmente fora do brasil).
     
    Segue pesquisas de restarts:
     
    Resumindo, seria basicamente usar uma dosagem mais baixa de testo (TRT) ou nenhuma testo e iniciar HCG com uma dosagem mais alta "de arranque" e seguir com 500ui a cara 3 dias por +- 1 a 2 meses, junto(ou não) com algum SERMS e junto com anastrozol (ou outro) para tentar controlar estrogênio. Repetir espermograma após isso.
     
    Seria muito interessante e importante colocar o esperma para congelar em alguma clinica de fertilidade, é raro de ocorrer mas nem sempre as bolas voltam a funcionar mesmo se atolando de HCG. Se prepare pois colher o esperma bom para congelar custa pelo menos >1000 reais e você vai ter que pagar a cada 6 meses um valor X pra manter seu esperma no banco....
     
     
    2 - Acne 
    Bastante relativo, mas pode aumentar com TRT depois de um tempo.
     
    Em algumas pessoas só controlando o estrogênio já segura isso mas as vezes pode ser puramente por causa da maior quantidade de DHT no corpo. Se já tinha uma pré-disposição quando era mais novo, pior ainda...
    Se prepare para ir no dermatologista, talvez alguns cremes sejam suficientes ou no pior dos casos isotretinoína (e seja sincero com o dermatologista sobre o uso de testo).
     
     
    3 - Falta de libido ↘️ (!)
    Pode não fazer sentido algum para quem está iniciando TRT, mas acontece (e muito) perder libido após usar testosterona. Quem inicia TRT com certeza começa a ter uma libido absurda, é normal. Depois começa a normalizar e as vezes pode diminuir muito a libido.
     
    Libido é influenciada por muita (MUITA) coisa, desde psicológico, remédios (principalmente depressão), trauma físico em testiculos e por fim existem as causas ligadas ao uso de testo exogena (resumindo: outros hormonios que ficaram zuados).
     
    Existe a possibilidade de tentar contornar o problema com alguns suplementos (que talvez tenham ou não alguma pesquisa confirmando que ajuda na ereção), mas de qualquer forma vamos discutir só as prováveis causas de libido baixa.
     
    Segue os principais suspeitos:
     
    3.1 - Estrogênio
    Isso não costuma ser um problema com dosagens baixas de testo (realmente para TRT), mas sempre é importante fazer exames para saber se isso está controlado.

    Estrogênio muito baixo causa libido baixa, estrogenio alto também (!). Pode acontecer de ter que acabar testando usar anastrozol aos poucos (Dosagem nada padrão, tem quem use 0.5mg por semana, 0.5mg DS2DN, 1mg por dia costuma ser muito(!). Comece pelo menor valor para não diminuir estrogenio demais) e ver se melhora libido
     
    Se não estiver colaterais aparentes (acne, mamilos sensíveis/gino, libido baixa, etc) não precisaria se preocupar em tomar anastrozol a não ser que faça muita questão.
     
    Vide (em inglês) sobre gineco para quem usa e abusa de testo:
     
     
    3.2 - Prolactina
    Não é incomum ver também prolactina aumentando (muito) após iniciar TRT. Prolactina alta pode causar libido baixa, gineco, etc.
    Faça exames sempre que possivel. De qualquer forma a "solução" mais comum é usar cabergolina para reduzir prolactina.
     
     
    4 - Colesterol, Hemoglobina, Hematócrito, Hipertensão🩸❣️
    Esses são os colaterais menos aparentes e os mais complicados se sair fora de controle (e perigosos☠️).
     
    É de se esperar que um deles, se não todos, aumentem em alguma magnitude, não tem muito como escapar disso mesmo em TRT mas a variação deveria ser baixa (se a dosagem de reposição for correta). Acompanhe com exames como era antes do TRT e durante, seja a cada 6 meses ou 1 ano.
     
    Pode ser necessário espaçar mais dosagens de testo ou reduzir doses para minimizar alguns problemas.
     
    No caso de hematócritos altos é relativamente simples controlar: Fazer sangria/doação de sangue a cada 3-4 meses.
     
    Agora, no caso de colesterol, hipertensão e qualquer outro colateral relacionado ao coração: Consulte um cardiologista e discuta o que pode ser feito (e seja sincero sobre fazer TRT)
     
     
    4.1 - Ferritina baixa 🩸
    Como seu corpo vai produzir mais glóbulos vermelhos (hematócritos), o seu corpo vai consumir mais dos estoques de ferro (ferritina) e a ferritina vai diminuir com passar do tempo (nos seus exames de sangue).
     
    Literalmente não tem muito o que fazer, vai acompanhando outros exames de ferro (ferro sérico, transferrina, etc).
    Pior dos casos daria para reduzir frequência de doação de sangue, mas como pode imaginar, isso vem com o outro lado do problema que seria hematócritos elevados....
    Em tese não precisaria repor ferro com suplementação, pois vc não está anêmico de verdade (ferritina está baixa, ok, mas em contrapartida glóbulos vermelhos estão altos). Suplementando supostamente iria ajudar a produzir mais glóbulos vermelhos (e ai vai doar mais sangue do que já estava doando?...).
     
    Mas atenção, o cenário totalmente oposto também existe: Quem tem testosterona baixa, também pode ter ferritina baixa...vai entender...
     
    Sinceramente, minha opinião pessoal (28/11/2022), esse assunto de ferro + TRT é meio nebuloso do que deveria ser feito ou não E o que deve-se esperar a longo-prazo. 
     
    Pesquisas sobre:
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4154071/
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5433757/
     
    Vídeo sobre (mas sinceramente assista com certo ceticismo, não sei quem são as pessoas no vídeo e graduação delas😞
     
    5 - Queda de cabelo  👨‍🦲
    Situação basicamente parecida com Acne: DHT aumentou e/ou você possui pre-disposição genética = vai começar a cair mais cabelo.
     
    Se for genético, voce só está acelerando o inevitável.
    Se não for, pode ser controlado se o DHT voltar ao normal (doses menores de testo).
     
    De qualquer forma, vá em um dermatologista. Possivelmente vai ser tratamentos com minoxidil e finasterida (evite tomar o oral, ele reduz DHT mas pode causar problemas mais sérios em algumas pessoas).
     
    Vide (em inglês):
     
     
     6 - Embolia Pulmonar 🏥
     
    Isso não é realmente um "colateral" mas mais um risco em toda vez que injeta algo oleoso. Funciona da seguinte forma (e não acontece apenas com trembolona!):
    Após inserir a agulha, puxar para ver se não sai sangue, vc começa a injetar e dentro de alguns segundos literalmente sente o gosto do oleo na boca e começa a tossir (muito), junto com isso a garganta da uma sensação ruim como se tivesse inchada.
     
    Meu amigo, um pouco do óleo que vc acabou de injetar entrou em uma veia (mesmo vc não tendo puxado sangue na seringa). Isso é chamado de microembolia pulmonar.
     
    Isso já me aconteceu umas 3x nesses últimos 6 anos de TRT (atualização 28/11/2022) e da desespero fodido. Costumo ter que deitar (completamente) e esperar passar quando acontece.
     
    Agora sendo mais a fundo desse tópico, isso é perigoso. Na grande maioria das vezes passa apenas esperando, mas pode ser necessário ir ao hospital.
     
    De qualquer forma, não importa se vc está injetando cipio, prop ou o que for. Se ver que não ta passando a tosse, é de muita importancia ir ao hospital.
    Para quem quiser ler mais sobre:
    https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2050116120300234
    https://eje.bioscientifica.com/view/journals/eje/172/5/511.xml
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3205107/
     
    Produtos vendidos (Testosterona, HCG, etc)
     
    1- Testosterona
     
    1.1 - Testosterona de farmácias (legalizado) 
     
    - Nebido (e outros genéricos): muito caro, 1 aplicação é para +-3 meses. É uma alternativa boa para quem não está disposto a fazer injeção frequente (1x por semana ou 1x a cada 2 semanas). Como o pico é baixo, pode não dar sensação alguma de que usou testosterona, se não melhorar nada (nem libido), avalie se não é melhor trocar para cipio, etc.
     
    - Deposteron (cipionato): era barato agora é caro (Atualização 2022), facilmente 3 ampolas (1 caixa) duram por um pouco mais de um mês. Provavelmente o médico vai indicar no mínimo injetar a cada duas semanas, mesmo que a meia vida seja entre 5-7 dias..... Alguns insistem até em tomar 1x por mês, esses sim não sabe o que fazem.
    Veja o que for mais conveniente (e se sentir melhor), seja 200mg a cada 2 semanas ou 100mg por semana (vai ser necessário separar e guardar a seringa para aplicar 2x)
     
    - Durateston: Barato (2022)  nem sempre médico sabe como indicar a frequencia (principalmente por conta de 3 testosteronas com meia-vidas diferentes) E não é facil de achar nas farmácias.
     
    - Androgel: Absurdamente caro, CxB é péssimo. Mas é uma opção para quem não gosta de agulhas.
    Caso use androgel, lembre-se de passar longe de qualquer área que outras pessoas possa encostar (filhos, esposa, etc).
    Não é uma boa opção comparada com injetável.
     
     
    - Proviron: nunca é uma escolha para ser utilizada como TRT por ser derivado de DHT. Geralmente indicado para ser utilizado JUNTO de testo.
     
    - Manipulados (gel): mesma coisa do androgel, mas o médico pode errar na formula (e a dosagem/absorção ficar pior ainda)
     
    - Manipulado (oxandrolona/anavar): esteróide oral. Para quem se preocupa com fígado, apesar de ser relativamente "ok", evite. Mas é uma opção para quem não gosta de agulhas também....
     
    - Bioidêntico: geralmente é testosterona suspenso, isso é uma bosta para ser controlado (tem que injetar todo dia pois a meia-vida é baixa) e possui mesmos colaterais de fármaco "de farmácia" (afinal testosterona é testosterona depois que é processado e perde ester).
    É modinha hoje em dia indicar qualquer coisa "bioidentico" com o marketing que é mais seguro, o detalhe é que testosterona é produzido sinteticamente da mesma forma seja bioidentico ou farmaco, a diferença seria só o ester usado (ou não).
     
     
    💩Importante: existem periodos durante o ano que fica em falta testos nas farmácias e você vai ter a escolha de: trocar de testo (deposteron para gel, etc) ou comprar underground. Minha dica é se possivel sempre estoque o suficiente para pelo menos 3 meses.
     
     
    1.2 - Underground
    Creio que todos sabem que underground se resume em:
    Matéria-prima vinda da china ou índia, cozida por algum "chefe" que talvez ou não saiba o que está fazendo (esterilização, dosagens, etc)....
     
    Sem contar as possibilidades de:
    - Vendedor chines/indiano ter passado a perna e mandado outro testosterona qualquer no lugar (sem nem entrar na discussão sobre pureza ou se mandou sal de cozinha e nada de testo no pó...) para o chefe.
    Vai testar como? ninguém vai pagar laboratório privado pra testar...
    - Chefe propositalmente vende óleo sem nada ativo dentro...
     
    2 - HCG
    Existem pessoas que tentam fazer "TRT" usando HCG. Não é nada comum e não é muito vantajoso (preço, quantidade de injeções, etc). Isso tem que ser avaliado por um endocrino.
     
    De qualquer forma, você possui a possibilidade de:
    Comprar em farmácia (não precisa de receita), preço muito próximo do veterinário.
    Comprar veterinário, o que não faz sentido se for preço próximo do humano na sua cidade.
    Manipular (muitas vezes sub-lingual), mas é caro.
     
    O mais comum é usar HCG para fazer os testiculos voltarem a funcionar (sair de TRT, ter filhos, etc) e não como TRT.
     
     
    Para a vida toda (e o que significa para sua vida pessoal)👴
    Basicamente TRT é para quem realmente está na ferrado e as bolas não dão conta de produzir o suficiente para ter uma qualidade de vida boa (principalmente sexual, energia, humor, etc) .
     
    Iniciar um TRT por livre espontânea vontade para "parar depois de 6 meses" é uma ideia muito sem noção, pois está ferrando o eixo-hormonal sem necessidades e com poucos ganhos estéticos. É mais fácil fazer um ciclo bem feito no lugar.
     
    Video interessante (em ingles) sobre:
     
    1 - Família
    Seu parceiro(a) deve estar preparado psicologicamente para você se injetando (caso seja injetavel) para o resto da vida. Sem julgamentos, entendendo a necessidade.
     
    Se apertar o bolso ou estiver em falta nas farmácias, você talvez tenha que comprar underground. Seu parceiro vai ter que entender (as vezes da para se sentir como se tivesse comprando drogas de traficante).
     
    Filhos podem não entender inicialmente do que se trata tantas seringas, etc.  Lembre-se de ter uma boa conversa sobre isso para a interpretação dos filhos não sair totalmente errada e ainda espalhar na escola de forma mais errada ainda.
     
    Se você ainda é dependente dos seus pais (moradia, etc) ou as vezes não há dependência mas se preocupam muito com você: talvez não entendam a necessidade. Eles vão receber a notícia de que precisa injetar testosterona e reagir de que forma?
    Digo por experiencia própria, os meus não conseguem entender de forma alguma que é por ter testo baixa. Em >3 anos de TRT ainda escuto "mas quando vc vai parar, faz mal"....
     
    Em geral, prepare-se para escutar também "Ta querendo ficar bombado", "teu pau vai ficar pequeno", "Parece viciado com essas agulhas", "Para com isso, vai foder sua saúde".
    Isso eu já escutei até de médico (em geral), que claramente não estudaram nada sobre TRT.
     
     
    2 - Viagem internacional
    Essa parte é um inferno, segue o motivo:
    Beleza, vai viajar internacionalmente, show de bola, mas tem que ser bem pensado principalmente dependendo da duração da viagem (principalmente se for ficar fora do país por mais de um mês):
     
    - Farmaco
    Tem receita pras ampolas (testo e/ou HCG)?
    Algum atestado em inglês sobre sua condição e necessidade? Esse atestado será que vale algo no outro país?
    Vai levar seringas junto?
     
    - Underground:
    Vai esconder como?
    PS: Não vamos passar dicas aqui no topico, mas como somos brasileiros sempre existe muita criatividade nessa hora...
     
    Não vamos nem entrar na discussão do problema que daria, seja no brasil ou no país de destino, caso encontrem as ampolas e não aceitem a receita ou é underground.
    Tentar comprar no outro país pode ser uma situação bem complicada, ainda mais dependendo do quão ilegal seria adquirir esteroides com ou sem receita.

    Minha recomendação é:
     
    Leve, se possível, fármaco com receita (inclusive em inglês < nem que seja do google translator> ). Se for underground, usem a criatividade pra levar...
    Não leve seringas e compre no país de destino (se for ficar fora por alguns meses)
     
    -------
     
    Favor comentarem mais situações (ou me corrigir, pois devo ter errado alguns detalhes) que é importante deixar claro para quem está querendo entrar nessa vida de TRT.
  3. Gostei
    Hugo Damasceno deu reputação a KINHOS SOUZA em O QUE TODO INICIANTE DE ESTEROIDE ANABOLIZANTE DEVE SABER   
    Esse texto tem como função transmitir o minimo informação que os iniciantes que pretendem usar esteroides anabolizantes precisam. 

    Requisitos primordiais para entrar nesse mundo,
    Você treina tempo o suficiente para ter maturidade muscular?
    Você sabe como fazer uma dieta? ou tem acompanhamento de um profissional pra isso? 
    Você que pretende fazer isso sozinho conhece o minimo de informação para isso? 

    Se todas as respostas forem não, NÃO USE, pois assim você evita problemas com sua saúde e evita também que apareça em alguma noticia na mídia difamando ainda mais nosso esporte que sempre foi visado.

    INFORMAÇÕES INICIAIS

    1. ESCOLHA DAS DROGAS
    Todo iniciante deve dar preferencia a uma Testosterona de MV longa como cipionato ou enantato, por ter uma melhor estabilidade da droga, apenas uma testosterona já é o suficiente para que você tenha ganhos bons. Obs: Não utilizar + de uma testo base para o ciclo, não gera + vantagens acrescentando outra testo, pelo contrario só desestabiliza as drogas no organismo. 

    2. DOSAGENS
    Como todo iniciante não conhece nada desse mundo logo vai querer usar 1gr de testo logo no primeiro contato porque assim vai dar um resultado extraordinário não é mesmo? ERRADO
    Iniciantes não recomendaria ultrapassar a dosagem de 500 a 600mg/semana de testosterona,  (exceto em casos de acompanhamento PROFISSIONAL e ou/ algum caso de individualidade onde o sujeito saiba dosar a testo para equilibrar o E2.)

    3. PROTETORES
    3.1 Anastrozol 
    Você que é iniciante você tem que ter o minimo de conhecimento suficiente sobre o seu ratio testo/E2(estradiol) para poder dosar o anastrozol. FAÇA EXAMES antes durante e depois dos ciclos para ir monitorando o E2. Dosagens usuais seria algo em torno de 0,5mg a 1mg DSDN mas isso é relativamente individual. 
    3.2 Tamoxifeno 
    Dependendo de qual droga utilizada no ciclo vai ser a contagem de dias da ultima aplicação para dar inicio ao uso de tamoxifeno.
    as dosagens utilizadas aqui geralmente são padronizadas em:
    1º ao 14º - 40mg/dia.
    15º ao 28º - 20mg/dia. 

    INFORMAÇÕES ADICIONAIS
    4. DROGAS QUE NÃO DEVEM SER UTILIZADAS POR INICIANTES/PRIMEIRO CONTATO.
    Existem drogas que o iniciante deve passar longe pelo fato de não ter experiencia em esteroides anabolizantes.
    FIQUE LONGE DE DROGAS COMO: Trembolona, Masteron, Stanozolol,GH, Insulina, 
     
    5. DROGAS QUE NÃO DEVEM SER UTILIZADAS SOZINHAS.
    Existem drogas que por diversas razões não devem ser utilizadas sozinhas. 
    Stanozolol, Dianabol, Decanoato de Nandrolona(Este tem ressalvas).

    6. OS 10 ERROS QUE TODO INICIANTE COMETE.
    1 ) Não ter informações suficientes e mesmo assim ciclar;
    2 ) Achar que orais sozinhos são mais seguros; (isso vale para Pró-Hormonais e Equiparados) ex: Mdrol/Superdrol
    3 ) Achar que menor dosagem menor colateral;
    4 ) Querer ter resultados rápidos a todo custo;
    5 ) Não fazer exames e achar que não vai da nada;
    6 ) Não saber fazer DIETA ( eu considero esse o pior erro);
    7 ) Ser menor de idade e querer entrar nesse mundo;
    8 ) Achar que TPC resolve tudo;
    9 ) Achar que esteroides são coisas mágicas e do dia pra noite vai virar o Ronnie Coleman.
    10 ) Achar que esteroides anabolizantes sozinhos vão ter resultados.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS
     Regra primordial é se você não tem o minimo de conhecimento necessário NÃO USE.
     Aos colaboradores e amigos do fórum, se você acredita que esse texto precisa de um complemento ou uma edição comente aqui em baixo, se por algum motivo esse texto te ajudou comente aqui em baixo. 

    TÓPICOS IMPORTANTES DE APOIO A ESTUDOS.
     
     

    NÃO INDICO E NEM ENDOSSO QUALQUER USO DE ANABOLIZANTES, ESSE TEXTO É APENAS DE USO INFORMATIVO!
    ''o sucesso começa com um sonho, do sonho para a meta, da meta para a disciplina, da disciplina para a persistência e da persistência para a conquista.''

    Abraços e bons ganhos!
  4. Gostei
    Hugo Damasceno recebeu reputação de ruthoni em [Oficial] Devo Fazer Cutting ou Bulking? Poste sua foto!   
    @ruthoni você está bem, mas recomendo fazer um cutting, como eu disse, vai realçar alguns cortes e dar um up no shape, qualquer duvida estamos ai
  5. Gostei
    Hugo Damasceno recebeu reputação de ruthoni em [Oficial] Devo Fazer Cutting ou Bulking? Poste sua foto!   
    @ruthoni, pelo ângulo da foto não da pra identificar precisamente o bf, principalmente por não conseguir observar muito bem a região do abdômen, mas o mais importante é você se sentir bem consigo mesma, se olhe no espelho, é claro que se você for ou tiver vontade de competir o protocolo é outro, mas se vc for uma entusiasta do esporte e quiser estar bem faça oque achar que seu corpo e sua mente esta pedindo, se vc sente vontade de fazer cutting é pq quer visualizar alguns cortes, vc tem um corpo legal mas creio q um cutting vai destacar mais algumas partes, faça o cutting e depois se achar necessário vc volta pro bulking e vai assim até encaixar o shape ideal, espero ter ajudado!
  6. Gostei
    Hugo Damasceno recebeu reputação de Maurice em Retorno de um fisiculturista, treinador, formando em nutrição com acompanhamento médico   
    Acompanhando @Maurice, boa sorte irmão!
  7. Gostei
    Hugo Damasceno deu reputação a Maurice em Retorno de um fisiculturista, treinador, formando em nutrição com acompanhamento médico   
    Fala galera! Este relato vai ser editado várias vezes porque vai ter muita coisa e muitas mudanças nas próximas semanas. Semana que vem irei em um médico aqui da minha cidade. A meses atrás me consultei com o Dr. Paulo Muzy. Terão vários videos curtos, resumidos e devidamente editados.
     
    Foi aqui neste fórum e nas comunidades do orkut que tudo começou a 9 anos atrás quando comecei a ler sobre treinos, alimentação e uso de hormônios, e vai ser aqui que vou relatar meus problemas diários, desafios, comprometimento, o que faço e farei; serei meu próprio paciente e com ajuda de outros profissionais também. Quero que aprendam com que sei e minha experiência, também quero que me ajudem, me ensinem, me critiquem e me motivem, afinal, não é fácil mudar os hábitos de vida e aceitar como deve ser feito, não é mesmo?
     
    "Faça o que eu falo mas não faça o que eu faço" Essa frase vai ser mudada pois eu como profissional da saúde tenho obrigação de promover antes a saúde, e se não, pelo menos, a informação para que o indivíduo tenha responsabilidade e crítica de seus atos e suas possíveis consequências.
     
    Meu nome é Maurice Sircus
    Peso atual: 90,5kg (pesado semana passada)
    Faço 26 anos em julho
    Sou ex atleta fisiculturista. Competi 5 vezes > Segue video de 1 minuto com os melhores momentos da minha carreira amadora 
    Sou graduado em Educação Física.
    Sou formando em nutrição, me formo agora na metade deste ano. (2019)
     
    Tenho inúmeras lesões, uma reação inflamatória rara que não sei a incidência na população em geral, tenho ossificação heterotrópica(outros nomes são calcificação/calcinose) em todos os locais que realizei aplicações intra musculares. Eu achava que meu músculo que ficava mais rígido ao decorrer do tempo, era apenas densidade.... mas não, era meu corpo infiltrando cálcio para meus tecidos como uma reação inflamatória. 
     
    Video de 33 segundos mostrando um dos lugares que tenho ossificação.
     
    Nunca tive problemas cardíacos, renais, hepáticos e entre outros. Quase sempre tive plano de saúde e monitorava com frequência meus marcadores, hoje eu percebo que nunca poderia substituir o conhecimento de um médico desportivo e que hoje eu preciso de ajuda de quem eu achava que não entendia nada. Profissionais bons realmente você não encontra em qualquer lugar, mas sim, tem sim na sua cidade, é só procurar. É só parar de pensar em custo e sim em INVESTIMENTO em sua saúde. Um dos caras que já preparou para competições está morto, sim, o esporte teve ligação direta. Outro amigo meu atleta quase morreu por falência renal em minha frente. Neste último sábado (dia 6 de abril de 2019), houve uma competição aqui em Blumenau, e um amigo atleta competiu, hoje ele está no hospital, ainda não recebi a resposta do diagnóstico. Isso tudo dá pra ser evitado? Dá sim. Só priorizar menos o investimento em hormônios e fazer de maneira mais consciente.
     
    Utilizo hormônios a 7 anos, não porque quero, não por que gosto(adorava), mas eu tinha feito uma decisão consciente que poderia me tornar dependente e que quando parasse, seria muito difícil. Eu entrei na chuva sabendo que ia me molhar, porém, não foi apenas uma tempestade que veio em mim, veio uma enchente na minha cara. Hoje mal consigo fazer uma terapia de reposição hormonal por que eu NÃO POSSO fazer aplicações intramusculares, atualmente faço aplicações de doses baixas de testosterona de forma subcutânea, que sim, inflama pra caralho e demora pra sair os nódulos(postei fotos em breve). Se eu tivesse tido um acompanhamento profissional desdo início, eu não teria tido tantas calcificações. EU NÃO ME ARREPENDO DE NADA. Todos os problemas e dificuldades que tive foram necessários para a maturidade e desenvolvimento que tenho hoje como pessoa. Se eu tivesse que fazer novamente tudo que eu fiz para me tornar a pessoa que eu sou hoje, eu faria SIM. Eu tenho muitos amigos, fui obrigado a aprender a ser feliz sem fazer o que eu mais amava, que era treinar insanamente todos os dias para competições. Aprendi a ser mais social, aqui vai um video curto de 30 segundos de um pouco da minha vida social.
     
    Meu papel aqui é informar, detalhar meus erros, as consequências, minha nova rotina de treino, nova dieta, alterações e entre outros pois agora vou voltar a ser dedicado como antes, vou motivar meus alunos, vou cuidar de mim como deve ser feito, vou iniciar TPC em breve, principalmente depois que acabar a faculdade pois hoje eu não quero ficar depressivo temporariamente. Vai ser relatado na íntegra como vai ser na pele entrar em TPC.
     
    Minhas ossificações heterotrópicas causam inflamações de maneira crônica, é como se eu tivesse osso dentro da minha musculatura; isso me causou tanta dor, tantas contraturas, tantas lesões articulares, musculares e entre outros que eu não tenho nem como descrever, as imagens vão dizer por mim. Já ouve momentos que eu tive dor em meu ombro para segurar um livro. Fiz tanta ventosa em meu ombro que hoje ele está manchado. Já testei muito ultrassom terapêutico, EDTA de forma supositória, tiossulfato de sódio por via oral, ventosa e entre outros para tentar tratar e absorver esse excesso de cálcio intramuscular. Após a minha consulta com o Dr. Paulo Muzy, foi me indicado indometacina, medicamento muito forte que destrói minha saúde intestinal, nem consigo tomar de maneira contínua, mas hoje, minhas dores melhoraram tanto que vários dias eu não sinto absolutamente nada, porém, as ossificações continuam lá, ainda continua com inflamação.
     
    Video de 58 segundos com meus exames de imagem, imagens do meu ombro manchado, utilização de ventosa.
     
    Neste último sábado eu cozinhei comida suficiente para 12 dias. Congelei marmitas. Não vai ter desculpa pra mim furar a minha dieta. Não vou falar pra mim mesmo que estou com preguiça e que amanhã eu faço.. haha 
     
    Depois de 9 anos, com muito estudo, consigo enxergar dezenas de falhas cometidas, que eu poderia ter sido muito melhor. Neste video https://youtu.be/mG-KhjBI3zg vocês podem ver que:
    Restrição calórica pode promover redução de hormônios de tireóide e maior conversão de T3 reverso. Aí você usa hormônio da tireóide e quer virar dependente e ter efeito rebote? Eu já usei muito T3 e me arrependo.
    Restrição calórica aumenta hormônio cortisol que é extremamente catabólico e utiliza sua massa muscular como energia, além de acumular gordura central e entre outros.
    Você pode ter um hipotireoidismo "agudo" e qualquer exame de tireóide como apenas monitorar TSH não adianta para verificar esse problema. 
    Perdemos não apenas massa muscular e gordura quando restringimos bastante o número de calorias em nossa dieta, mas também perdemos massa dos nossos próprios órgãos. 
    Nosso corpo queima menos calorias em exercícios quando despencamos nossa taxa metabólica pela grande perda de peso.
    Não consegue mais emagrecer? Demora pra concertar a cagada, mas dá pra concertar... não tem hormônio que salve, e sim paciência e um bom acompanhamento profissional. Qualquer pessoa pode ter um corpo de um fisiculturista, basta consistência e bom direcionamento.
     
    Aqui é um video comigo e meus alunos. Meu físico atual. Vou começar com eles e me esforçar para fazer meu melhor e dar um melhor direcionamento possível. Quero evoluir junto com eles.
     
    Como o fórum está com problemas com imagens, coloquei um video com 3 fotos sobre os itens abaixo:
    Alimentos que irão compor minha dieta e suas quantidades.
    Quantidade de micro e macronutrientes de minha dieta atual que será modificada pois como eu sou meu paciente e não seguia nada regular, vou ver como meu corpo se modifica e responde a 7~10 dias com esta dieta e treinamento. 
    Levando em conta meu metabolismo basal se é saudável, essa dieta é para estar com deficit calórico segundo minha intensidade e frequência de treino.
    Aqui você encontra as recomendações de cada micronutriente: https://www.scielo.br/pdf/rn/v19n6/09.pdf
    Utilizei o programa profissional chamado dietbox para calcular meus micronutrientes porém algumas coisas tem falhas.
    Minha divisão de treino priorizando as minhas deficiências(será modificado esta semana e postado aqui em breve)
    O arroz integral ficou cortado. To comendo alface também pois comprei muito no fds hehe
     
    No meu instagram eu postarei várias histórias(VIDEOS), como estou treinando de verdade, as refeições e minha evolução gradual conforme minhas dores e etc.
    @sircusmaurice https://www.instagram.com/sircusmaurice/  (NOVO PERFIL, SÓ PRA QUEM QUER ME ACOMPANHAR DE VERDADE)
    Página facebook: https://www.facebook.com/nutrimaurice/
    Perfil facebook: https://www.facebook.com/maurice.guggisberg
     
    Suplementação iniciada:
    60g whey
    10g glutamina
    6g bcaa
    omega 3
    cloreto de magnésio
     
    Vou utilizar farmacos para redução de colesterol também. Vai ser tudo postado aqui
     
    Hormônios: 
    Uma bagunça. Apliquei meio ml de testosterona essa semana de forma subcutânea e vou esperar minha consulta com o médico para traçarmos um plano
     
    Quero deixar claro que todas as minhas postagens e novos tópicos são e serão de forma crítica, que nem tudo é tão simples, que não tem fórmula de bolo. Não serão de recomendação simples e sim sobre variáveis e/ou problemas . Quero construir um senso crítico pois dicas em fóruns e sites da internet podem te ajudar, como também podem te prejudicar, e muito, mesmo quando tem referência científica, pois a ciência está em constante evolução. Se algo não está funcionando bem para você, seja crítico e vá atrás de soluções com profissionais especializados ou procure informação científica atualizada para formar sua própria opinião. Cuidado com suas escolhas, sobre quem vai cuidar de você. Sobre saúde, não pense em gasto ou custo, pense sobre investimento, pois é a sua vida que está em jogo. Eu sou formado em educação física porém meu conhecimento em biomecânica e cinesiologia é pobre. Graduação não garante conhecimento se você não resolve realmente se aprofundar em uma área específica. Um acompanhamento presencial SEMPRE será melhor que um acompanhamento online, a menos que você realmente esteja completamente perdido e não consiga encontrar alguém confiável que você possa confiar sob seu ponto de vista, mesmo assim, você deve entender sempre, que sempre haverá falhas em acompanhamento online. Exemplo: eu posso te prescrever um treino e você achar que agora você não precisa mais do seu professor de musculação, aí você sem querer, executa de forma errônea vários exercícios e acaba se lesionando, a culpa é de quem? Por isso que hoje, eu acredito até que alguém prove o contrário, que um acompanhamento multiprofissional sempre será o mais ideial. Infelizmente nosso país é de terceiro mundo, grande parte da população não tem condições financeiras para uma simples consulta, ou realmente não vê como prioridade e prefere testar tudo sozinho(eu fui assim mas hoje eu penso diferente), é a escolha individual de cada um, procurar uma pílula mágica ou uma simples dica de internet para resolver o seu problema mais rapidamente ao invés de investir seu dinheiro em devido acompanhamento que pode te economizar tempo, dinheiro e saúde. Pra mim, o barato saiu caro em muitos momentos de minha vida. Em muitas épocas, eu não tive dinheiro, porém quando comecei a ter dinheiro, ainda resolvi por arrogância tentar tudo sozinho pois eu achava que sabia muito. Utilizar hormônios por 7 anos, utilizar todos os tipos de compostos, trabalhar com atletas e etc, não me torna capaz ou sábio em recomendações para ninguém. Hoje eu respeito mais a área profissional alheia e me sinto na obrigação de deixar bem claro sobre o que eu ACHO que sou capaz em ajudar, e sobre o que eu não sou capaz e posso estar colocando sua vida em risco(outro dia veio uma pessoa que disse que só iria querer meu acompanhamento se eu passasse um "ciclo" para ela... ela com 40% de BF que provavelmente poderia ter um ataque cardíaco). Prestação de serviços de saúde se baseiam em confiança, ou por desespero por precisar de resolução imediata. Hoje o maior desafio para mim, é educar pessoas sobre emagrecimento rápido, o quão problemático é  a busca de perda de peso rápido. As dicas de emagrecimento podem funcionar para muitos e destruir completamente o metabolismo de muitas outras, levando meses para concerto. Por muito tempo eu achava que eu era bom, que sabia muito, até eu me consultar com o profissional que eu mais admiro, aí eu vi que ainda sou ignorante pra caralho, e preciso estudar todos os dias até o resto da minha vida pois trabalhar com a saúde de pessoas é uma grande responsabilidade. O que eu falar e não tiver referência científica, desconfie MUITO, se tiver referência científica, também desconfie. Ler artigos não é tão simples pois precisa de uma análise grande de metodologia e entre outros. Eu também tenho preguiça de ler detalhadamente muitas coisas e muitas vezes vou direto para a conclusão, que não é o certo.
  8. Gostei
    Hugo Damasceno recebeu reputação de DonSparrow em Pesquisa de Alimentação   
    Eu particularmente pesquiso no google "Valor nutricional do ..." ai sai vários sites constando o valor nutricional do alimento que desejo, mas para não ficar muito vago vou deixar o link de dois sites que uso bastante:
     
    https://www.dietaesaude.com.br/dietas/alimentos/
     
    https://www.yazio.com/pt/alimentos
     
    Espero ter ajudado, até mais!!!
  9. Gostei
    Hugo Damasceno deu reputação a Fergun ¢agnard em Paulo Muzy: Qual a opinião dos senhores sobre esse cara?   
    É simples, ele é médico e tem uma reputação a manter.
    O youtube é um canal livre para várias faixas etárias e o Fábrica de Monstros sempre atingiu a maioria de crianças e adolescentes.
     
    Ele foi pro lado Ético e correto, desestimular quem quer recorrer a esses recursos sem saber das consequências. 
  10. Gostei
    Hugo Damasceno recebeu reputação de Outubro1995 em Primeira Experiência com a TremboAce   
    Acompanhando, boa sorte e bons ganhos @Outubro1995
     
    Uma dica, seja consciente em tudo que for fazer, não sou conservador e até acho q os farmacológicos nos auxiliam muito sem prejudicar ou prejudicando menos a saúde do que muita gente acredita, é claro, se usados de forma inteligente, oque eu quero q você entenda é, pesquise, pesquise e depois que achar q sabe muito, pesquise mais um pouco, pois como já foi falado, se você não fizer uso de algumas substancias de forma sabia você pode se prejudicar e os efeitos podem ser irreversíveis. Thanks!
  11. Gostei
    Hugo Damasceno recebeu reputação de psytrancendent em [Oficial] Devo Fazer Cutting ou Bulking? Poste sua foto!   
    @mendss, você está com um bom porte físico, alguns cortes aparentes oque indica que o bf não está alto, no seu caso sem duvidas eu indico que você prossiga no bulking por mais alguns meses, o tempo vai depender dos ganhos, vai um conselho, se você for um atleta natural não deixa o shape embaçar muito para começar o cutting, no máximo uns 15% vc já pode começar o cutting, mas no seu caso ainda da pra subir mais a mm antes de ir pro pré-contest blz? Thanks!
  12. Gostei
    Hugo Damasceno deu reputação a RDU em Níveis Altos de Testo mas sem Ereção - NOFAP WORKS!   
    Depois que falamos que libido e ereção é multi-fatorial galera acha que é nóia, maioria ai tudo com problema psiclógico e o jubilei não ajuda.
  13. Gostei
    Hugo Damasceno recebeu reputação de Ila em [Dúvida] Bulking ou Cutting   
    Olá @Gustavo Pereira, existe uma calculadora no site do Gorgonoid que você consegue estipular um valor aproximado do seu BF apenas com a sua altura, a medida da cintura, do pescoço e seu peso.
     
    O link é https://www.gorgonoid.com/calculadora-de-percentual-de-gordura/
     
    Minha dica para você é a seguinte, se estiver acima de 20% deve sim começar um cutting, tem pessoas que defendem o inicio do cutting já com um BF acima de 15 ou 16%, mas o mais importante é saber como você está se sentindo diante do espelho, se você estiver com um BF na faixa dos 14% por exemplo mas mesmo assim estiver se sentindo mal, e isso abala o seu psicológico, então sugiro você começar um cutting para se sentir bem, o importante é estar bem consigo mesmo, quanto de trata de competidores o assunto é diferente, mas se este não for o seu caso faça aquilo que te faz bem, ressalto que no meu ver 20% é o limite para um bulking.
    Espero que tenha te ajudado de alguma forma, qualquer coisa estamos ai para ajudar, abraços!
     
  14. Gostei
    Hugo Damasceno deu reputação a Florence Noir Belot em Frango (churrasco) ou whey proteín pós treino   
    Claro que pode... Inclusive a comida é bem mais saborosa que Whey.
    Mesmo a Albumina, se não quiser comprar não precisa, só comer alguma fonte de proteína no lugar.
    Use proteína líquida se você não consegue bater a sua meta de proteína com comida ou se for facilitar sua rotina, caso contrário pode comer em todas as refeições.
  15. Gostei
    Hugo Damasceno deu reputação a Florence Noir Belot em CUSCUZ   
    Pode usar, comer milharina dá no mesmo que comer arroz, mandioca, batata, macarrão, polenta. Cada fonte com sua devida porção calculada para sua dieta. Cuscuz é uma delícia! [emoji39]
  16. Gostei
    Hugo Damasceno deu reputação a Florence Noir Belot em Diário Quântico: Uau, que "físico"! - tentando mais uma vez   
    sempre! 
  17. Gostei
    Hugo Damasceno deu reputação a Florence Noir Belot em Treino de Força   
    Pois é... Não é a toa que só tem Johnny Bravo nas academias. Esse maldito padrão men's physique que os guris querem... vai entender. Quem é que gosta de coxa de sarrafo? Eu hein.
  18. Gostei
    Hugo Damasceno deu reputação a Florence Noir Belot em Estou sem andar, ciclo de força   
    Fisioterapia... Você operou a coluna. É fisioterapia e tempo.
  19. Gostei
    Hugo Damasceno deu reputação a Lucas em Como montar um ABC numa visão Powerbuilding   
    Pode ser super set ou jump set.
     
    ABCx2
     
    Não precisa colocar nada no lugar... A ideia é usar um carry, ou seja, um exercício de carregar. Poderia carregar um saco de box, de cimento, uma medball, halteres, anilhas, uma barra acima da cabeça... Existem infinitas variações. Carregar algo na frente do corpo castiga o bíceps, acima da cabeça castiga os ombros e todas as variações trabalham muito core e trapézio, além de condicionamento.
     
  20. Gostei
    Hugo Damasceno deu reputação a Pimpolhoman em Push/Pull3x   
    Conhecer esse fórum foi uma revolução pra mim. Eu ganhei mais de 10kg (mantendo o BF) em menos de um ano após entrar no fórum, o mesmo peso que eu ganhei nos meus 3 primeiros anos de treino. Foi como se eu tivesse voltado a ser iniciante. E pra ser sincero, quanto mais eu estudo sobre fisiculturismo e levantamento de peso, mais eu percebo a quantidade de newbie gains que eu ainda tenho pra ganhar. A quantidade de informação de qualidade que eu encontrei aqui revolucionou a minha maneira de pensar e praticar o esporte. E como o Arnold disse uma vez (apesar de eu não concordar com a maioria das dicas de treino dele), depois que você tem sucesso em algo, você deve dar um retorno para a comunidade com o que você aprendeu.
     
    Bom, apesar de eu ainda estar estudando e aprendendo, sinto que já posso compartilhar alguma informação de qualidade junto com minha experiência pessoal a respeito dessa divisão de treino:
     
    Push/Pull3x
     
    O push/pull3x é uma divisão parecida com o push/pull/leg2x, mas os exercícios do leg day são divididos entre os dias de push e os dias de pull. Então no dias de push você treina os músculos de empurrar (peito, ombro, tríceps e quadríceps) e no dia de pull os músculos de puxar (costas, bíceps e posterior de coxa). Costas são treinadas por inteiro no dia de pull. Isso inclui a lombar, os dorsais, os romboides, os trapézios e os deltóides posteriores.
     
    Outros grupos musculares:
     
    Pense nessa divisão como um fullbody 3x em que você não tem tempo para fazer tudo num dia só, e então tem que dividir cada treino em duas sessões ou em dois dias diferentes. Adotar essa abordagem ajuda a prevenir overtraining ao querer escolher exercícios demais para cada dia de treino. Lembre-se que você vai treinar toda uma metade do seu corpo, todo dia, de segunda a sexta. No início da semana pode parecer fácil aguentar rotinas longas. Mas conforme você vai avançando para o final da semana a fadiga acumula rápido. Mas antes de entrar em mais detalhes sobre como dosar o volume de cada treino, vamos falar do porquê usar essa divisão de treino, quais suas vantagens e quais suas desvantagens.
     
    Por que treinar com uma alta frequência de treino?
     
    "Treinar cada músculo 3x por semana? Por que eu deveria fazer isso. O Phil Heat treina cada músculo apenas 1x ou, quando muito, 2x por semana. Um músculo precisa de pelo menos 72h de descanso e blablablá. Eu vou é treinar como o Arnold treinava. Já viu o tamanho dele? Eu vou ficar igual a ele..." Aqui está a verdade nua e crua para você pequeno gafanhoto. Você não é o Phil Heat e nem o Arnold. Você não usa doses cavaleres de testosterona, GH, insulina, e outras drogas que eu nem lembro o nome. Você não tem o aporte químico ou muscular necessário para suportar um treino de duas horas de costas que você vai fazer apenas apenas 1x por semana. E muito menos para se recuperar de um treino desses. Então se você não tem mais de 100kg de massa magra e não usa mais de 4 gramas de testosterona por semana entre outras coisas, por que você vai treinar como um cara que é assim?
     
    Além disso, treinar cada músculo apenas 1x por semana é a coisa mais contra-intuitiva que existe. Às vezes eu me pergunto como que as pessoas podem acreditar (e como eu acreditava) que essa é uma frequência ótima de treino. Vamos propor a seguinte suposição. Se uma quadrilha sequestrasse toda a sua família e te desse apenas um mês para você ganhar 5cm de coxa caso você quisesse vê-los novamente com vida, você ia continuar treinando membros inferiores apenas 4x no mês como você faz hoje? Eu duvido. Você ia começar a agachar todo dia. Ou no mínimo dia sim dia não, como eu faço. Agachando 3x por semana você termina o mês com 12 treinos de agachamento. São DOZE, contra apenas 4 que o cara regular da academia faz. Isso quando ele não falta um leg day, que aí são 14 dias seguidos sem estimular o músculo. Eu sinceramente acho que as pessoas acreditam que treinar o músculo 1x por semana funciona apenas por que elas querem acreditar que funciona. Tudo o que você tem que fazer é pagar uma academia e malhar numa rotina abcde nas coxas, sem suar, que você vai virar o próximo Arnold, certo? Pois é.
     
    Além disso, se você olhar na história do bodybuilding, você vai encontrar mais substrato para defender uma alta frequência de treino. Dá um olhada no físico desse cara:
     

     
     
    John Grimek foi um fisiculturista que competiu nas décadas de 30 e 40, antes dos esteróides entrarem em cena. Ele foi duas vezes Mr. America (1940, 1941) e Mr. Universe (1948). Além disso ele fez parte do tipo de levantadores de peso dos EUA nas Olímpiadas de 1936. Se aposentou dos palcos em 1949, mas continuou treinando o resto da vida. Aos 70 anos ele ainda era capaz de agachar com 315.5kg nas costas! Suas medidas eram:
     
    Lembrando que todas essas medidas ele conseguiu de forma natural. Lógico que genética privilegiada também teve um papel importante. Tem muito maromba hoje em dia que, mesmo com todos os hormônios disponíveis no mercado, ainda não consegue a panturrilha que o John tinha sem um synthol.
     
    E o John não foi excessão na sua época. Ao lado dele subiram no palco outros culturistas com físicos igualmente impressionantes, como Reg Park, Steve Reeves, Steve Stanko, Roy Hilligen e Bill Pearl:
     

     
    E o que todos eles tinham em comum? Isso mesmo. Treino de alta frequência.
     
    O Treino das Lendas
     
    Desde os primórdios do bodybuilding até o início dos anos 70, os treinos Fullbody3x eram a regra. (E lembra que eu disse que o AB3x é basicamente um FB3x dividido em dois?) Mas por que essa divisão de treino era tão efetiva para um atleta natural? Bom, em primeiro lugar, o seu corpo funciona como uma unidade. Isolar partes para se treinar em separado é subótimo. Não é à toa que os exercícios que mais dão resultado de treino são aqueles que solicitam a maior quantidade de músculos do corpo, trabalhando em UNIDADE, para levantar e estabilizar a carga, como o Levantamento Terra, o Agachamento, o Desenvolvimento e o Supino. Um treino sem esses e outros movimento básicos não é um treino de verdade.
     
    Mas qual o segredo por trás desses exercícios? Se olharmos na fisiologia, vamos descobrir que quanto maior a quantidade de massa muscular solicitada numa única sessão de treino, maior a quantidade de hormônios anabólicos liberados na corrente sanguínea por esses músculos. Dessa forma, os músculos trabalham sinergicamente, uns ajudando os outros a crescerem como uma unidade. Isso é especialmente verdade quando consideramos o treino de membros inferiores, que tem a maior quantidade de massa muscular do corpo. As suas coxas, quando devidamente estimuladas, agem praticamente como uma glândula produtora de anabolizantes. Não é a toa que existe aquela famosa frase no culturismo "se você quiser braços maiores, agache mais e mais pesado".
     
    Além disso, o estímulo de sintese protéica após o treino do músculo de um atleta natural dura apenas de 24h a 36h, pois o natural não tem um aporte químico pesado para manter essa síntese protéica ativa por mais tempo. É por isso que, na base da tentativa e erro, as lendas perceberam que treinar dia sim dia não era o melhor para a hipertrofia muscular.
     
    E eu arrisco dizer que uma frequência alta de treino não é a ideal apenas para os naturais, como também pode ser o melhor para o usuário recreativo de hormônios. Dê uma olhada nesse cara:
     

     
    O nome dele era Dave Draper. Competiu na mesma época do Arnold. Ele ganhou o Mr. America de 1965, o Mr. Universe de 1966 e o Mr. World de 1970. Sabe qual era o protocolo típico usado por ele entre 1965 e 1970? Um ciclo de 12 semanas de 1ml de dura por semana, mais stano, oxa ou diana, 4 a 6 comprimidos por dia. Doses até menores do que de muitos usuários recreativos hoje em dia. E no entanto, ele e seus contemporâneos podiam atingir físicos como esse:
     

     
    Larry Scott, primeiro Mr. Olimpia em 1965. Sim, o mesmo cara que deu nome à famosa Rosca Scott. Com pequenas doses de ergogênicos, o Fullbody3x com foco nos compostos básicos ainda era a melhor rotina de treino para esses caras. Vale dizer que o Larry Scott foi rigorasamente treinado sob a tutela de outra lenda do bodybuilding, Vince Gironda, que provavelmente desenvolveu os melhores métodos de treino FB3x em sua época. Dê uma olhada nessa foto dele em 1950:

     
    Provavelmente, mesmo usando hormônios, você nunca vai chegar nem perto do nível do Phil Heat ou mesmo do Arnold. Mas aspirar o mesmo físico dos campeões das décadas de 40 e 50 não está nada mal, não é? Agora que eu já defendi os meus pontos de vista, vamos detalhar melhor o Push/Pull3x:
     
    Como montar o treino Push/Pull 3x
     
    A fundação do seu treino vão ser os exercícios básicos. Então pra cada dia da semana, de segunda à sexta, você vai escolher um exercício principal para o treino. Você pode repetir os exercícios que você quiser dar um enfoque maior, ou pode tentar usar a maior quantidade de exercícios diferentes possível. Se você vai usar uma abordagem de treino equilibrada ou desequilibrada, isso depende dos seus objetivos e do seu nível de desenvolvimento. Uma boa escolha para o levantador de peso intermediário poderia ser essa:
     
    Segunda - Push 1 - Agachamento
    Terça - Pull 1 - Chin-up
    Quarta - Push 2 - Supino
    Quinta - Pull 2 - Terra
    Sexta - Push 3 - Desenvolvimento
    Sábado - Pull 3 - Remada Curvada
     
    Repare o espaçamento entre os destacados em negrito. Se você vai treinar pesado todo dia, o maior cuidado que se deve ter na hora de se dividir os básicos é com o descanso da lombar. E em especial é preciso cuidar com a distância entre o agachamento e o terra. O ideal para mim é sempre deixar um ou outro na segunda ou na quinta. Se você quer começar a sua semana com um treino de pull, faça terra na segunda e agacho na quinta. Se quiser começar pelo push, o contrário. 2 ou 3 básicos que exijam muito da lombar é o ideal para mim também. Já cheguei a usar 4 por algum tempo, mas conforme as cargas ficam mais pesadas, um dos 4 exercícios começa a ter o desempenho prejudicado.
     
    Para preencher o resto do treino, você tem que ter em mente quais são os principais grupos musculares treinados em cada dia. Se for um dia de push, você precisa de pelo menos 1exercício para peito, 1 para ombro, 1 para tríceps e 1 para quadríceps. No dia de pull, você precisa de pelo menos 1 exercíco para dorsais, 1 para romboides, 1 para bíceps e 1 para posterior de coxa. Para facilitar, vou deixar abaixo uma lista de exercícios para cada caso:
     
    Ok, então o mínimo que eu devo fazer é colocar pelo menos 1 exercício pra cada um daquele grupos musculares. Então são no mínimo 4 exercícios por treino. Mas como faço para definir o máximo? Para definir o máximo eu gosto de contar as séries totais do treino. Ficar entre 21 e 27 séries por treino, no máximo, é o que funcionou melhor para mim. Então a quantidade de exercícios extras que você vai colocar no treino vai depender da quantidade de séries que você dedicar para os principais. Se você treinar os básicos no método 5x5, por exemplo, você vai poder colocar menos exercícios do que se usasse somente 3 séries. Se você usar o método 10x10, menos ainda. Atualmente estou usando o 10x10 nos básicos, e portanto apenas 5 exercícios por treino (+ 1 uníca série de abdominal todos os dias). Se você estiver na dúvida, siga o padrão de 3 séries para todos os exercícios e assim você saberá que pode colocar 7 exercícios por treino (7*3=21 séries por treino). Mas sempre use um método intenso de treino no exercício básico principal, seja de progressão de carga, como o 5x5 ou o 531, de volume como o 10x10, ou de densidade como o 8x8. É a progressão nos básicos (principalmente de carga) que vai trazer a maior parte dos seus ganhos.
     
    Portanto, se você for usar a abordagem simplista de 3 séries por exercício para 7 exercícios, use um esquema de 3 séries no primeiro básico do treino em que você possa progredir carga. 3x6, 3x5, 3x3, 3x5-3-1, alguma periodização que muda a cada semana, por mim não importa. Apenas coloque cada vez mais peso na barra. Se você não tem experiência nenhuma com treino em low reps, comece com 3x8, coloque mais 1 ou 2kg na barra toda semana, e só reduza as reps quando você não conseguir mais completar os 3x8 para continuar subindo a carga. Ao longo dos meses você vai gradualmente mudar seu treino para 3x7, 3x6, etc.
     
    Lembre-se que dentre esses 7 exercícios, você pode ter 2 exercícios para os grupos musculares principais. Eu inclusive recomendo isso. Afinal, apenas 3 séries pro quadriceps, por exemplo, é pouco. Então você pode colocar 2 exercícios para dorsais, para quadríceps e para peito, por exemplo, e no restante treinar outros grupos como panturrilha, trapézio e abdômen, ou outro que você quer dar um foco maior, como repetir um exercío para bíceps. Vá experimentando e descubra o que funciona melhor para você. Contanto que você esteja progredindo nos básicos, você vai crescer. E sempre que você estiver na dúvida entre escolher um exercício acessório que seja com peso livre ou com máquina, opte pela máquina. Seu SNC deve ser poupado para os básicos principais de cada dia.
     
    Se você quiser um modelo pronto para experimentar e fazer suas próprias mudanças depois, tenho um aqui para você. Vou deixar em negrito os movimentos principais caso você queira usar uma abordagem mais minimalista:
     
     
    Vantagens/Desvantagens
    Os principais pontos fortes dessa divisão de treino são:
     
    1. Gasto calórico elevado ao longo de toda a semana. Seus músculos estão em constante anabolismo 24/7, e jogando "toneladas" de hormônios na sua corrente sanguínea todos os dias.
    2. Maior aderência para quem odeia o leg day. Dividir o treino de perna em apenas 1 exercício todos os dias é muito mais tolerável.
    3. Dar todo o foco para cada básico. Como cada básico tem um dia só pra ele, você pode treiná-lo com toda a sua energia no início do treino. Não seria o mesmo se você tivesse supino e desenvolvimento militar na mesma sessão, por exemplo.
    4. Tempo e volume de treino similar todos os dias. O que não aconteceria no upper/lower3x, com o upper tendo um volume e duração de treino muito maior.
    5. Maior aderência para quem prefere treinos menos volumosos e todos os dias. Em comparação com o fullbody3x.
     
    Já os principais pontos fracos são:
     
    1. É fácil de fadigar o SNC. Se você não dosar bem o volume de cada treino, ou escolher muitos exercícios livres e pesados como acessórios além dos básicos que você já faz no início do treino, é provável que você vá experimentar sintomas de overtraining do SNC. Pra treinar pesado todos os dias, dê mais valor para as máquina complementarem os seus acessórios.
    2. Articulações tem pouco descanso. Você vai usar ombros, quadris e joelhos todos os dias. Por isso é importante saber fazer um deload periódico, que será discutido no próximo tópico.
    3.  Não é para desleixados. Isso tem a ver com o problema já citado acima. Como você vai usar todas as suas articulações todos os dias, se sua técnica não estiver boa, você VAI se lesionar. Sua técnica não precisa ser perfeita. Mas precisa ser decente.
     
    Deload
    Como você vai treinar intensamente todos os dias, você precisa de um descanso periódico. Eu tenho usado o método de cortar as séries de todos os exercicios do treino pela metade a cada 4ª semana de treino. Então são sempre 3 semanas de treino intenso e 1 de treino leve. Porém essa abordagem nem sempre foi 100% efetiva para mim. Ainda estou trabalhando nisso. Creio que reduzir volume não basta. Reduzir carga também é necessário para poupar as articulações e o SNC. Para regular o descanço, os culturistas citados nesse tópico custumavam fazer o treino fullbody deles 5x a cada duas semanas. Ou seja, na primeira semena de treino eles treinavam na segunda, na quarta e na sexta. Mas na segunda semana eles treinavam apenas na segunda e quarta, faltando o treino de sexta. E depois eles repetiam o processo. Creio que o mesmo princípio possa ser usado aqui. A cada 3 semanas de treino, você pode deixar de treinar na sexta e no sábado. Dessa forma você treinaria 6x na primeira semana, 6x na segunda semana, e apenas 4x na terceira semana, tendo 3 dias de descanso completo antes de repetir o ciclo.
     
    Sugestão de Leitura
     
    O meu primeiro contato com o push/pull3x foi a partir desses artigos que vou deixar abaixo. Vale a leitura deles pois eles não falam exatamente a mesma coisa que o meu tópico (se fosse o caso eu iria traduzi-los). O meu tópico tem muito da minha experiência pessoal como um iniciante que resolveu experimentar esse treino e adaptá-lo às suas necessidades e dificuldades. Já os artigos do Christian Thibeadeau vão oferecer uma outra perspectiva sobre o mesmo assunto. Além disso, vou compartilhar outros artigos interessantes sobre as lendas do fisiculturismo. E um exemplo de um artigo científico que mostra que uma frequência de 3x por semana pra cada músculo foi superior a apenas 1x:
     
    https://www.t-nation.com/training/the-best-damn-workout-plan-for-natural-lifters
    https://www.t-nation.com/workouts/the-best-damn-workout-plan-for-natural-lifters-part-2
    https://www.t-nation.com/workouts/the-best-damn-strength-plan-for-natural-lifters
    https://www.t-nation.com/training/interview-with-the-blond-bomber
    https://www.t-nation.com/training/rules-from-the-bodybuilding-legends
    https://www.t-nation.com/training/olympic-lifting-for-bodybuilders
    https://www.t-nation.com/training/gironda-system
    https://www.t-nation.com/training/bodybuildings-original-superhero-chuck-sipes
    https://www.t-nation.com/training/185-rep-squat-workout
    https://www.t-nation.com/training/return-to-the-golden-age-1
    https://www.t-nation.com/training/return-to-the-golden-age-2
    https://www.bretcontreras.com/wp-content/uploads/Influence-of-Resistance-Training-Frequency-on-Muscular-Adaptations-in-Well-Trained-Men.pdf
  21. Gostei
    Hugo Damasceno deu reputação a Lucas em Como montar um ABC numa visão Powerbuilding   
    Paralela é exercício de empurrar, então tem peito, tríceps e ombro envolvidos. O principal sempre vai ser peito, mesmo que se jogue os cotovelos pra dentro (o que via aumentar a contribuição do tríceps).
     
    1 rest pause. Depois de um tempo, se quiser aumentar o volume, pode usar mais sets de rest pause...
     
     
    Tanto faz... As diferenças entres chin ups e pull ups são bem pequenas na prática.
     
     
    Pode usar o exercício de bíceps que quiser... Ali é só um exemplo.
     
     
    HLR é hanging leg raises, que pode ser substituído por outro exercício de abs se quiser (pode ser ab wheel, por exemplo). Swing pode ser kettlebell swing (coloquei só swing pq dá pra fazer swing com anilha tb).
     
     
    Eu trocaria tudo pq eu gosto de treinar outras coisas kkkkkkkkkkkk... eu curto LPO e ginástica...
     
    Mas pro objetivo de ganho de força e hipertrofia tá bom. 
  22. Gostei
    Hugo Damasceno deu reputação a Stein em Distribuições De Treino ( Ab / Abc / Abcd / Abcde )   
    tem área específica para avaliação de treino, não peça avaliação aqui....
     
    você pode postar sugestões a serem incorporadas ao tópico apenas, ou dúvidas relacionadas a distribuições..
    vou começar a alertar quem posta pedindo avaliação aqui dentro, parece ser o único jeito de alguém seguir as regras...
     
    Vamos lá, nos últimos tempos venho acompanhando uma grande bagunça e reinvenção da roda quanto a distribuições de treino, então vou dar uma luz aos que andam meio perdidos.
     
    -- distribuição FB ( dispensa meus comentários. )

    =================================================================
    O número de séries deve ficar entre 20 e 25 por dia de treino..
    isso com uma média de 6 a 10 reps, caso contrario o número de reps pode ou deve ser alterado.
     
    -- distribuição AB
    ela pode ser dividida entre:

    upper / lower, ( inferior / superior )
    push / pull ( empurra / puxa )

    bem simples, mais nem por isso deve ser desprezada, muito pelo contrario, ótima para quem pretende desenvolver força, e também hipertrofia, sua frequência causa mudanças mais rápidas no shape, (principalmente iniciantes) dês de que o treino seja bem elaborado.
     
    vou inserir aqui o link do tópico do amigo Shrödinger sobre esta distribuição..

     
    -- distribuição ABC
    com ela conseguimos uma melhor distribuição dos grupos musculares, mantendo uma boa frequência, o treino deve ser sempre sequencial, seus músculos não sabem que dia da semana é, então não importa se você vai treinar peito, costas ou perna na segunda feira.
    apenas siga a sequencia...
     
    A melhor distribuição para um bom ABC é:

    A - peito / ombros / tríceps
    B - costas / trapézio / bíceps
    C - perna completa.

    porque está é a melhor forma de distribuir?
    porque assim você vai treinar sempre o grupo principal ( peito,costas e perna ) e seus sinergistas em um único dia, e o grupo completo terá no mínimo 2 dias de descanso absoluto...
     
    -- distribuição ABCD
    daqui em diante existem varias variações possíveis, vou citar duas.
     
     A - quadríceps - bíceps
     B - peito           - ombro   - tríceps
     C - costas        - trapézio - femoral
     D - ombro        - tríceps
    =============================
    A - costas / trapézio
    B - peito / ombro
    C - perna completa
    D - tríceps / bíceps / antebraço
    =============================
    A - femoral / bíceps / antebraço
    B - peito / ombro
    C - costas / trapézio
    D - quadríceps / tríceps
    =============================
    A / bíceps / quadriceps
    B / peito/ femoral
    C / costas/ trapézio
    D / ombro/ tríceps
    -- distribuição ABCDE

    A - peito / ombro
    B - femoral
    C - costas / trapézio
    D - quadríceps
    E - tríceps / bíceps / antebraço
    =======================================
    A - femoral / Panturrilha
    B - Peito / Tríceps
    C - Costas / Trapézio
    D - quadríceps / Panturrilha
    E Ombro /Bíceps / Antebraço
    =====================================
    A - tríceps / bíceps
    B - Ombros / trapézio
    C - Perna completa
    D - Costas
    E - Peitoral
    =======================================
    -- treino hibrido do nosso amigo MrFera ( pode ser feito até sequencial. )
     
    A - Empurrar ---------------------- [força]
    B - costas / trapézio / bíceps -- [hipertrofia]
    C - Pernas completas ------------ [força/hipertrofia]
    D - peito / ombros / tríceps ------ [hipertrofia]
    E - Puxar -------------------------- [força]
     
    =======================================
     
    -- treino hibrido do nosso amigo KawaNx
     
    Um treino para quem treina apenas 5x na semana e quer treinar 2x todos os músculos. - ABC/Upper/Lower

    ( A ) Segunda - Peito, Triceps e Ombros
    ( B ) Terça - Costas e Biceps
    ( C ) Quarta - Pernas completas
    (Upper) Quinta - parte superior apenas com compostos
    (Lower) Sexta - treino de pernas   =======================================  
    estes são apenas exemplos, caso você utilize algum que seja interessante poste aí que eu coloco na lista...
     
    =====================================================================================
    =====================================================================================
    dando sequencia ao tópico agora vamos começar com alguns exemplos de bases de treinos usando estas distribuições..
     
    distribuição AB
    push / pull
     
    -- push
    agachamento livre ----------------------
    leg 45° ou extensora -------------------
    supino ---------------------------------
    crossover ------------------------------
    desenvolvimento -------------------------
    paralelas ou sup/ fechado ou polia ------ [ a sua escolha ]
    abdome ----------------------------------
     
    -- pull
    barra fixa pegada aberta ou fexada [ a sua escolha ]
    remada baixa, cavalo, curvada ----- [ a sua escolha ]
    encolhimento pela frente ----------
    levantamento terra ----------------
    flexora ou stiff ------------------ [ a sua escolha ]
    rosca direta ou alternada ---------
    panturrilha ----------------------- [ falha ]

    ===========================================
     
    upper / lower,
     
    -- upp
    barra fixa
    remada
    supino
    paralelas

    desenvolvimento
    encolhimento

    rosca direta
    sup fechado

    -- low
    agacho
    leg
    extensora

    avanço afundo
    stiff
    flexora
     
    panturrilha
    ===============================================
    -- distribuição ABC
     
    A: - dorsal / trapézio / bíceps

    ? X Barra fixa -------------------------------- ( número de séries de acordo com o número de reps )
    4 X Remada (curvada,cavalo, baixa) --- ( a sua escolha )
    3 X remada unilateral ( serrote ) -------- ( costas totalmente na horizontal.)

    5 X encolhimento barra pela frente ----- ( puxa, segura em cima e desce, nada mais )

    5 X Rosca direta ou com alteres no banco a 45° ---- ( a sua escolha )

    B: - peito / deltoide / tríceps

    4 X Supino reto ou 45 --------------------------- ( a sua escolha )
    4 X Crossover ou paralelas ---------------------- ( a sua escolha )
    3 X fly com alteres ou voador ------------------- ( a sua escolha )

    3 X desenvolvimento
    3 x elevação lateral sentado

    5 X paralelas ou apoio banco, polia, ou sup fexado -- ( a sua escolha )

    C: - perna completa

    5 X Agachamento completo ---------- ( até o calcanhar ) - [ piramide crescente ]
    4 X leg 45° amplitude máxima. ------------------------
    2 X extensora ---------- isometria em cima toda rep,------- [ falha ]

    3 X afundo ou avanço ----------------------------------------- [ a sua escolha ]
    5 X terra ou stiff ------------------------------------------------- [ piramide crescente ]
    3 X flexora -------------------------------------------------------- [ piramide crescente ]
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    abs a seu critério..

    panturrilha ds dn ( método stein )
    --------------------------------------------------------------------------
     
    outra opção.

    =======================================================================
    -- distribuição ABCD
     
    A - costas / trapézio

    4 X barra fixa ou puxador articulado
    3 X remada baixa
    2 X remada serrote
    4 X terra
    4 X encolhimento pela frente
    3 X elevação posterior

    ================================================

    B - peito / ombro / panturrilha

    5 X supino 45 com ponte
    4 X crossover em fly
    2 X supino máquina

    3 X desenvolvimento ou militar
    2 X elevação lateral
    2 X elevação anterior
    2 X power press ou remada alta aberta

    5 X panturrilha

    =================================================

    C - perna completa

    5 X agachamento livre afundo
    4 X leg 45
    2 X extensora

    3 X afundo ou avanço
    3 X terra ou stiff
    3 X flexora

    5 X panturrilha no leg
     
    ================================================
    d - tríceps / bíceps / antebraço

    4 X supino fechado
    3 X cross com banco polia baixa
    3 X cross com banco polia alta

    4 X rosca alternada com alteress
    4 X rosca scot na polia

    3 X rosca punho inversa
    3 X rosca punho
    =======================================================================
    -- distribuição ABCD -- segunda opção.
     
    --- A / bíceps / quadriceps/ panturrilha

    5 X Rosca com alteres no banco a 45°
    5 X Rosca na polia + rosca inversa
    5 X Agachamento completo
    5 X leg 45° amplitude máxima
    3 X extensora

    panturrilha

    ========================================================================

    --- B / peito/ femoral

    4 X Supino
    4 X fly com alteres ou voador
    4 x paralelas

    5 X stiff
    5 X flexora

    abdomem

    ========================================================================

    --- C / costas/ trapézio / panturrilha

    3 X Barra fixa ou puxador articulado
    4 X remada articulada / baixa / curvada
    2 X remada unilateral
    5 x terra
     
    3 X encolhimento barra pela frente
    3 X elevação POSTERIOR

    5 X panturrilha

    ========================================================================

    --- D / ombro/ tríceps/

    5 X desenvolvimento arranque
    3 x elevação lateral sentado
    3 x elevação anterior ou power press

    3 X tésta
    4 X supino fexado + apoio banco
    4 X polia com corda ou barra

    abdomem
    =======================================================================
    -- treino hibrido
     
    -- A (empurrar ) força
    5 x 5 Agachamento
    5 x 5 Supino
    5 x 5 Des. Ombro
    5 x 5 Paralelas
    ==================================================

    -- B (Costas/biceps/trapezio) hipertrofia
    4 x barra fixa
    4 x Remada curvada
    3 x serrote
     
    5 x encolhimento
    5 x Rosca direta
    ==================================================
     
    -- C (pernas completas)
    5 x Agachamento
    3 x leg
    2 x Extensor -- fazer isometria em cima em toda rep.
     
    3 x avanço ou afundo
    5 x Terra
    3 x flexora -- fazer isometria em cima em toda rep.
     
    Panturrilha
    ==================================================
    -- D (peito/ombro/triceps) hipertrofia
    4 x Supino Halter
    4 x Paralelas
    3 x CrossOver
     
    3 x Desenvolvimento livre
    3 x elevação Lateral
    5 x supino fechado ou paralelas
     
    se optar pelas paralelas para peito, usa o sup fechado para triceps, ou coloca um fly pra peito e usa paralelas para triceps.
    ===================================================
     
    -- E (puxar) força
    5 x 5 barra fixa
    5 x 5 Terra
    5 x 5 Remada curvada.
    5 x ? Kroc Rows ( serrote )
    reps entre 6 e 10 ( exceto onde está marcado 5 X 5 )
     
    são apenas exemplos, cabem diversas adaptações quanto a séries e exercícios...
    um abraço do Stein.
     
  23. Gostei
    Hugo Damasceno deu reputação a Florence Noir Belot em Avaliação Treino ABC x2 (Push/Pull/Legs)   
    TEEMINANDO DE REPONDER QUE FALTOU

    Quanto ao treino pesado e secundário que você citou sobre o Terra e o Agachamento, o treino secundário seria fazer o mesmo numero de repetições propostas diminuindo a carga?
    Sim, geralmente eu diminuiria de 6 a 12%, tudo depende da minha recuperação.

    O por ultimo você disse que colocaria o manguito no treino do supino, qual melhor momento para coloca-lo? No inicio do treino ou junto aos exercícios de ombro?
    Antes dos acessórios. Faria o treino principal do Supino, faria o Manguito e faria o resto.


  24. Gostei
    Hugo Damasceno deu reputação a Florence Noir Belot em Avaliação Treino ABC x2 (Push/Pull/Legs)   
    RESPONDENDO

    No caso da variação dos períodos, quando eu for treinar focado na intensidade eu uso as repetições de 1 a 5 e descansos mais longos em todos os exercícios ou só nos compostos?
    Sim, você faz de 1 a 5 com descansos mais longos apenas dos básicos: Supino, Agachamento, Terra e Desenvolvimento.

    E ainda sobre a variação dos períodos os exercícios continuam os mesmos modificando apenas o volume e a intensidade do treino?
    Sim, mesmos exercícios, modificando o volume e intensidade nos básicos e nos acessórios faria o mínimo necessário para manter o condicionamento.

    Quanto ao treino pesado e secundário que você citou sobre o Terra e o Agachamento, o treino secundário seria fazer o mesmo numero de repetições propostas diminuindo a carga?
    O por ultimo você disse que colocaria o manguito no treino do supino, qual melhor momento para coloca-lo? No inicio do treino ou junto aos exercícios de ombro?

    Mais uma vez me desculpe pela ignorância e muito obrigado pela sua atenção amigo! Vlw mesmo de coração! [emoji3]

×
×
  • Criar Novo...