Whey protein ou hipercalórico: qual é melhor?

Quando o assunto é suplementação visando hipertrofia muscular, uma dúvida comum é ficar entre whey protein ou hipercalórico. Ambas as opções têm seus benefícios específicos, mas a escolha ideal depende principalmente da sua dieta.

A escolha entre whey protein e hipercalórico pode variar dependendo principalmente da sua necessidade calórica. Se sua dieta já é rica em calorias, mas falta proteína, o whey protein é uma boa opção. Já para quem tem dificuldade em ganhar peso ou possui um apetite reduzido, os hipercalóricos são mais recomendados.

Neste texto, iremos mais fundo nesta questão. Exploraremos as diferenças entre whey protein e hipercalóricos, suas vantagens, desvantagens e para quem cada tipo é mais adequado.

Para que serve o whey protein?

O whey protein é um suplemento de proteína em pó derivado do soro do leite, recomendado para quem precisa complementar a ingestão de proteína da dieta. Basicamente, o whey serve para fornecer uma fonte de proteína de alta qualidade e rápida absorção, essencial para a reparação e crescimento muscular.

As proteínas contidas no whey são ricas em aminoácidos essenciais, especialmente em BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada), que são cruciais para a síntese proteica muscular. Em outras palavras, ao consumir whey protein, você fornece os blocos construtores necessários para maximizar a hipertrofia.

Vantagens do whey

  • Proteína de alta qualidade: O whey é uma proteína completa, o que significa que fornece todos os aminoácidos essenciais necessários para a síntese muscular. É particularmente rico em leucina (um dos BCAAs), um aminoácido crucial para a ativação da via mTOR, que estimula a síntese proteica.
  • Absorção rápida: Devido à sua rápida digestibilidade, o whey protein é ideal para consumo pós-treino, quando o corpo está mais receptivo à absorção de nutrientes. Apesar disso não ser mais importante que a ingestão total diária de proteína, certamente é uma vantagem do whey.
  • Sabor: Entre a maioria das proteínas em pó, o whey costuma ter o sabor mais agradável ou neutro (dependendo do ponto de vista). Se gosto é uma característica importante para você, então whey tende a ser a melhor opção.
  • Conveniência: Whey protein é fácil de preparar, de misturar e consumir, tornando-o uma opção conveniente para levar a qualquer lugar.

Desvantagens do whey

  • Baixo em calorias: Embora o whey seja uma proteína em pó excelente, ele não fornece calorias muitas calorias por si só. Enquanto isto pode ser uma vantagem para quem deseja perder gordura, pode ser uma desvantagem para quem quer ganhar massa muscular e precisará complementar o shake com outros itens para adicionar calorias extras.
  • Pode causar distúrbios digestivos: Algumas pessoas podem ter sintomas indesejáveis ao usar whey, como inchaço, gases ou diarreia, especialmente aquelas com algum grau de intolerância à lactose ou alergia à laticínios.
  • Custo: Dependendo da marca e da qualidade, o whey protein pode ser uma das proteínas em pó mais caras disponíveis. O custo pode aumentar ainda mais se você precisa usar whey mais de uma vez por dia.

Para que serve o hipercalórico?

O hipercalórico é um suplemento projetado para fornecer uma alta quantidade de calorias através de uma combinação de carboidratos, proteínas e, em alguns casos, gorduras, o que o torna ideal para quem deseja ganhar massa muscular, mas possui dificuldade para comer o suficiente e atingir as metas calóricas.

Basicamente, a principal função do hipercalórico é fornecer calorias para indivíduos que têm dificuldade em consumir a quantidade necessária de calorias apenas através da alimentação sozinha ou que precisam de mais calorias que o normal. Ou seja, o hipercalórico oferece uma maneira prática e eficiente de ingerir muitas calorias através de “refeições líquidas”.

Vantagens do hipercalórico

  • Valor energético: Hipercalóricos são formulados para fornecer muitas calorias em uma única dose, o que é útil para aqueles com dificuldade em consumir as calorias necessárias através da dieta normal.
  • Mais nutrientes: Diferente do whey, que fornece basicamente proteína, os hipercalóricos fornecem proteínas junto de uma quantidade significativa de carboidratos e, em alguns casos, gorduras.
  • Conveniência: Para pessoas com rotinas muito agitadas ou que têm dificuldade em preparar várias refeições grandes ao longo do dia, os hipercalóricos oferecem uma maneira prática de aumentar a ingestão calórica sem o esforço de realizar refeições sólidas.

Desvantagens do hipercalórico

  • Qualidade das calorias: Hipercalóricos fornecem muitas calorias, mas isso não significa que essas calorias podem ser boas. Alguns hipercalóricos podem conter um um mais ingredientes de qualidade baixa, como carboidratos advindos de açúcares simples, proteína de baixa biodisponibilidade ou gorduras ruins.
  • Digestibilidade: Devido ao tamanho (grande) da dose e diversidade de ingredientes, algumas pessoas podem experimentar desconforto gastrointestinal, como inchaço ou indigestão, especialmente se a dose do hipercalórico for consumida de uma só vez.
  • Potencial para ganho de gordura: Se o excedente calórico fornecido pelo hipercalórico não for adequadamente balanceado na dieta, pode haver um maior acúmulo de gordura, já que é extremamente fácil extrapolar a ingestão calórica através de calorias líquidas, como em shakes contendo hipercalóricos.

Whey protein ou hipercalórico: qual é melhor para ganhar massa muscular?

A escolha entre whey protein e hipercalórico depende principalmente da sua dieta e opções pessoais.

Se você consegue ingerir as calorias necessárias para ganhar massa muscular através de alimentos sólidos, mas tem problemas para ingerir toda a proteína necessária ou quer aumentar a praticidade da dieta, então optar por whey protein pode ser uma escolha inteligente.

O whey, neste cenário, será uma fonte de alta qualidade de proteína que você poderá usar para complementar as proteínas da dieta ou facilitar as coisas em um momento do dia onde seria mais difícil realizar uma refeição sólida, como no pós-treino.

Publicidade

Por outro lado, para aqueles que lutam para ganhar peso, têm pouco apetite ou que têm um gasto calórico muito alto, optar por um hipercalórico pode ser uma escolha melhor que o whey.

Hipercalóricos oferecem não só proteínas, mas também uma alta dose de carboidratos e, não incomumente, gorduras, contribuindo para um significativo aumento na ingestão calórica diária. Isso pode ser crucial para pessoas que precisam de mais calorias (como ectomorfos) e não conseguem ingeri-las através da dieta sozinha.

Posso tomar whey protein e hipercalórico juntos?

Sim, você pode tomar whey e hipercalórico juntos. Como a maioria dos hipercalóricos costuma fornecer pouca proteína por dose ou proteínas de baixa qualidade, adicionar whey pode aumentar o valor nutricional do shake.

Basicamente, ao integrar o whey protein, você garante uma fonte rápida de proteínas de alta qualidade para a recuperação e síntese muscular, enquanto o hipercalórico contribui principalmente com um aporte energético.

Caso você decida suar ambos, você pode optar por usar os dois como um substituto de refeição em qualquer horário do dia onde uma refeição sólida fosse bem vinda, especialmente antes ou depois do treino.

Este texto foi útil para você?

Sim (2)
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

Além disso, siga-nos nas redes sociais para receber notícias direto na sua timeline:

×