Quantas barras de proteína comer por dia?

Barras de proteínas podem ser uma ótima maneira de adicionar mais proteína na dieta, especialmente se você não tem tempo para preparar uma refeição. No entanto, você pode ficar em dúvida sobre quantas barras de proteína comer por dia; quando é demais e quais as vantagens.

Então, quantas barras de proteínas por dia? Como recomendação geral, você pode comer uma barra de proteína por dia (no máximo duas). Isso já pode ajudá-lo a complementar a ingestão de proteína na dieta, enquanto ainda mantém os alimentos integrais como base. 

Neste texto, vamos discutir o assunto em detalhes para que você possa tomar uma decisão melhor ao consumir barras de proteína.

Quantas barras de proteína é seguro consumir por dia?

Para a maioria das pessoas, comer uma barra de proteína por dia é recomendação segura, especialmente se faz parte de uma dieta de quem faz musculação, que já inclui uma variedade de fontes de proteínas. Em alguns casos, dependendo do requerimento proteico e quantidade de proteína da barra usada, você pode comer duas barras de proteína ou mais por dia.

No entanto, é importante não depender exclusivamente das barras de proteínas como fonte de proteína. Embora consumir várias barras por dia costuma ser seguro, especialmente se forem de alta qualidade e baixas em açúcares adicionados e gorduras saturadas, isso pode levar a um desequilíbrio nutricional.

Além disso, barras de proteínas frequentemente contêm aditivos, conservantes e edulcorantes artificiais, cujo consumo excessivo pode ter efeitos adversos. Portanto, é recomendável que as barras de proteínas sejam um complemento, e não a base da dieta.

Veja também: Pode tomar whey três vezes por dia?

Barras de proteína servem como substitutos de refeição?

Barras de proteínas podem servir como substitutas de refeições ocasionalmente, especialmente em situações onde você está com pouco tempo ou não tem acesso a uma refeição sólida.

Barras proteicas são feitas para fornecer uma boa quantidade de proteínas, que são essenciais para a reparação muscular e saciedade, além de conterem outros nutrientes importantes como fibras, vitaminas e minerais.

No entanto, nem todas as barras são feitas com ingredientes de qualidades. Além disso, elas são geralmente mais compactas e menos calóricas do que uma refeição completa, o que pode ser benéfico para quem precisa ingerir menos calorias, mas pode ser insuficiente para alguém querendo ganhar massa muscular.

Publicidade

Apesar da conveniência, não é recomendável que barras de proteínas se tornem um hábito regular na hora de substituir refeições. Muitas vezes, essas barras podem conter níveis elevados de açúcares adicionados, conservantes e podem ser baixas em outros nutrientes essenciais que são mais facilmente obtidos através de uma dieta variada e rica em alimentos integrais.

Veja também: Melhor receita de barra de proteína caseira

Qual o melhor horário do dia para comer barra de proteína?

Barras de proteínas costumam fornecer 100 a 200 calorias, o que é considerado uma quantidade relativamente baixa de energia. Portanto, comer barras entre as refeições ou esporadicamente para substituir uma refeição, pode ser útil.

Se você gostaria de usar barras de proteína como um lanche pré ou pós treino, é recomendável adicionar mais carboidratos, como comer uma barra de proteína junto de uma fruta.

Como escolher uma barra de proteína de qualidade?

Escolher uma barra de proteína de alta qualidade envolve avaliar alguns aspectos nutricionais e ingredientes. Aqui estão alguns critérios importantes a considerar ao comprar uma barra de proteína:

  1. Fonte de Proteína: Verifique o tipo de proteína usada. As melhores fontes incluem proteínas completas na lista de ingredientes, como whey protein (proteína do soro de leite).
  2. Quantidade de proteína: Uma boa barra de proteína deve oferecer uma quantidade significativa de proteína, geralmente entre 10 a 20 gramas por barra.
  3. Ingredientes naturais: Opte por barras que utilizem ingredientes naturais e minimamente processados. Evite barras com longas listas de ingredientes artificiais e conservantes.
  4. Baixo teor de açúcares: Muitas barras de proteína contêm bastante açúcares adicionados para melhorar o sabor. Escolha barras com baixo teor de açúcares adicionados, o que geralmente significa ter cerca de 5g por barra.
  5. Fibras: A presença de fibras é importante, não apenas para a saúde digestiva, mas também para aumentar a sensação de saciedade. Uma boa barra deve conter pelo menos 3 gramas de fibra.
  6. Calorias: Não há uma regra sobre quantas calorias uma barra de proteína. No entanto, barras com mais calorias (cerca de 200 ou mais) podem ser úteis para aqueles que estão ganhando massa muscular, já que ajudarão a complementar o aporte calórico da dieta. O inverso vale para aqueles que estão tentando restringir a ingestão de calorias.
  7. Gorduras Saudáveis: Verifique se a barra contém gorduras e se elas são saudáveis, provenientes de fontes como nozes, sementes ou óleos vegetais, mas evite as que contêm gorduras trans ou quantidades excessivas de gorduras saturadas.

Se você precisa de recomendações diretas de marcas, a principal barra recomendada seria a Growth Protein Bar da marca Growth Supplements. Em segundo lugar, a Protein Crisp Bar da marca IntegralMédica.



Perguntas frequentes

Posso comer duas barras de proteína por dia?

Contanto que você esteja consumindo uma barra de proteínas de alta qualidade, comer duas barras por dia não é terrível.

No entanto, é recomendável priorizar alimentos integrais em sua dieta e reservar as barras de proteínas para quando você estiver impossibilitado de fazer refeições de verdade. Por isso, a recomendação geral é limitar-se a uma barra por dia para garantir que você esteja consumindo principalmente alimentos integrais.

Tem problema comer barras de proteína todos os dias?

É recomendável priorizar refeições completas e alimentos integrais em vez de refeições industrializadas como barras de proteínas. No entanto, as barras de proteínas podem ser uma maneira conveniente de atingir suas metas de proteínas e permanecer saciado quando você está ocupado ou não tem acesso a uma refeição completa.

Posso comer 2 barras de proteína juntas?

Especialmente se você está tentando ganhar massa, comer 2 barras de proteínas de uma vez pode ser uma maneira fácil de obter calorias extras ou obter proteína suficiente se a barra fornecer uma dose muito baixa do macronutriente.

Publicidade

No entanto, como já dito várias vezes, consumir barras de proteína não devem ofuscar os alimentos de verdade na dieta.

Este texto foi útil para você?

Sim (5)
Não
Muito obrigado pela opinião!

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×