Bicicleta ergométrica vertical e horizontal: qual é diferença?

Devido a facilidade de uso e segurança, as bicicletas ergométricas têm se destacado como uma das máquinas mais usadas para fazer aeróbicos. No entanto, muitas pessoas se deparam com a dúvida sobre qual tipo usar: bicicleta ergométrica vertical ou horizontal?

Então, qual é a diferença entre a bicicleta vertical e horizontal? Há várias diferenças entre as duas bicicletas, a principal delas está na posição do corpo, o que pode mudar os músculos usados e gasto de energia. A bicicleta vertical tende a recrutar mais músculos e queimar mais calorias que a bicicleta horizontal, mas há outras diferenças que pode fazer uma ser melhor que a outra em determinadas situações.

Neste texto, iremos mais a fundo nesta questão, além de explicar as caraterísticas e vantagens de cada bicicleta.

O que você precisa saber sobre a bicicleta ergométrica vertical

homem pedalando em uma bicicleta vertical

Uma bicicleta ergométrica vertical é o modelo tradicional do aparelho, é a primeira coisa que costumamos pensar quando alguém diz “bicicleta ergométrica” ou “bicicleta de spinning”.

As bicicletas verticais são mais parecidas com as bicicletas de verdade, o que significa que você terá uma forma de treinamento muito mais funcional.

Veja também: Vale a pena comprar uma bicicleta ergométrica?

Além disso, o posicionamento do aparelho permite um treino muito mais intenso. Com mais intensidade, mais calorias são queimadas e melhores adaptações fisiológicas são estimuladas.

Como você deve se sentar ereto, com um assento de bicicleta que não oferece suporte para as costas, cabe aos seus músculos suportar o posicionamento. Ou seja, pedalar na bicicleta ergométrica vertical usa músculos que vão além das pernas.

Por fim, embora você geralmente se sente em uma bicicleta vertical, também pode se levantar, proporcionando um treino ainda mais intenso, especialmente para os quadríceps. Como você pode mudar de posição, os treinos podem ter mais variedade e padrões de intensidade.

O que você precisa saber sobre a bicicleta ergométrica horizontal

homem pedalando em uma bicicleta horizontal

A bicicleta ergométrica horizontal, também conhecida como bicicleta ergométrica reclinada ou sentada, fazem o praticante pedalar sentado, na horizontal (daí o nome) e são muito mais confortáveis que as bicicletas verticais.

Publicidade

Em vez de um assento estreito e alto usado pelas bicicletas verticais, elas têm um assento largo e com um encosto para as costas. Quando você se senta, suas mãos ficam livres para fazer o que quiserem.

Veja também: Quantas calorias a bicicleta ergométrica queima?

Talvez você queira ler um livro ou até mesmo trabalhar um pouco. Obviamente, você não estará pedalando intensamente se escolher fazer qualquer uma dessas coisas, mas é uma vantagem extra.

Outro grande benefício que as bicicletas reclinadas oferecem é o equilíbrio. Usar bicicletas reclinadas é como se sentar em uma cadeira ou até mesmo em um sofá. Elas são incrivelmente equilibradas e seguras de usar. Como tal, são a escolha perfeita para iniciantes, idosos e obesos.

Bicicleta ergométrica vertical ou horizontal

No que diz respeito a fazer aeróbicos, tanto a bicicleta ergométrica vertical como a horizontal cumprirão a tarefa ao permitir um treino eficiente. Contudo, as duas possuem características diferentes que podem servir melhor dependendo da sua escolha e situação, como veremos a seguir.

Bicicleta ergométrica horizontal é mais confortável

A bicicleta ergométrica horizontal, ou reclinada, geralmente é considerada mais confortável do que a bicicleta ergométrica vertical. Isso se deve ao seu design, que inclui um assento mais largo e um encosto que oferece suporte para as costas.

Na bicicleta reclinada, os usuários se sentam em uma posição mais relaxada, com as pernas estendidas à frente, o que pode reduzir a pressão sobre a coluna.

Esse design é particularmente benéfico para pessoas com problemas de dor nas costas ou nas articulações, tornando a bicicleta reclinada uma escolha popular para treinos de baixo impacto e reabilitação.

Veja também: Esteira ou bicicleta ergométrica: qual é melhor?

A bicicleta ergométrica vertical queima mais calorias

A quantidade de calorias queimadas em qualquer tipo de exercício, incluindo o uso de bicicletas ergométricas verticais e horizontais, depende de vários fatores, incluindo a intensidade do exercício, duração, peso corporal do indivíduo e seu condicionamento físico geral.

Publicidade

Contudo, em geral, a bicicleta ergométrica vertical pode permitir um treino mais intenso, pois você tem a opção de ficar de pé nos pedais e engajar mais grupos musculares, o que pode levar a uma maior queima de calorias. Além disso, manter-se ereto sem o suporte das costas também envolve mais os músculos.

A bicicleta ergométrica horizontal é mais segura para as articulações

Entre as bicicletas ergométricas verticais e horizontais, a horizontal é geralmente considerada mais segura para as articulações. Isso se deve à posição de sentar mais natural e ao suporte adicional fornecido pelo encosto e pelo assento maior.

Quando você está em uma bicicleta reclinada, seu peso é distribuído de maneira mais uniforme, o que minimiza o impacto nas costas e pode ser uma opção melhor para indivíduos com problemas de coluna ou dor lombar.

As bicicletas ergométricas verticais, por outro lado, colocam mais pressão nas articulações devido à posição mais ereta e à falta de suporte para as costas. Elas podem simular de maneira mais precisa a experiência de andar de bicicleta ao ar livre, mas isso também significa que elas trazem algumas das desvantagens associadas a prática.

Qual bicicleta é melhor para ter em casa?

Então, você está montando uma academia em casa e procurando uma bicicleta ergométrica, mas não tem certeza se deve comprar uma bicicleta horizontal ou uma bicicleta vertical.

Como você está montando uma academia, é preciso levar em consideração o quanto você poderá aproveitar um aparelho, sem pensar em fazer upgrades de equipamentos (comprar outros) tão cedo. Sendo assim, recomendamos comprar uma bicicleta vertical, pois ela permite que você treine mais intensamente que a bicicleta horizontal.

Claro, talvez você não comece treinando intensamente, mas com a bicicleta vertical, você sabe que terá um espaço maior para progredir sem o equipamento limitar os seus resultados. Além disso, este tipo de bicicleta toma menos espaço, o que pode ser prático para quem mora em apartamentos.

Por fim, bicicletas horizontais costumam custar mais que as verticais, o que, para muitos, pode ser o fator determinante na escolha. Um exemplo de bicicleta ergométrica vertical, com bom custo benefício e durabilidade, seria o modelo S300 da Podiumfit:

No entanto, em defesa das bicicletas horizontais, se você tem problemas articulares, é idoso, está em sobrepeso ou simplesmente quer uma opção mais confortável para fazer aeróbicos, a bicicleta horizontal definitivamente será uma escolha superior.

Publicidade

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×