Esteira ou bicicleta ergométrica: qual é melhor?

Ao mesmo tempo que você pode fazer aeróbicos de forma efetiva seja optando por esteira ou bicicleta, existem certas diferenças, vantagens e desvantagens em ambas. Portanto, uma pode servir melhor em determinadas situações.

Então, a esteira ou a bicicleta ergométrica: qual é o melhor aparelho para fazer aeróbicos? Tanto a esteira como a bicicleta ergométrica são ótimas formas de fazer aeróbicos. Ambas gerarão todos os benefícios esperados da atividade aeróbica, desde a queima de gordura até o aumento do condicionamento e aptidão cardiovascular.

Contudo, sua opção pessoal tem um peso nesta escolha, como influenciar se você vai ou não fazer o exercício. Além disso, cada máquina possui características específicas que poderão ser melhores ou piores para você em determinados cenários.

A seguir veremos uma comparação simples e prática entre esteira e bicicleta, para que você possa decidir com mais clareza entre qual delas escolher.

Principais diferenças entre esteira e bicicleta ergométrica

1 – Dificuldade do treino

Comparar a dificuldade entre uma bicicleta ergométrica e uma esteira é subjetivo e depende das configurações utilizadas e da intensidade do exercício. Você pode aumentar ou diminuir a dificuldade em ambas as máquinas.

Veja também: Vale a pena comprar uma bicicleta ergométrica?

Contudo, no geral, correr em uma esteira é mais desafiador para muitas pessoas, especialmente iniciantes sem condicionamento prévio, pois é uma atividade de corpo inteiro, enquanto a bicicleta ergométrica foca principalmente nos músculos da parte inferior do corpo e você faz o exercício sentado.

Basicamente, iniciantes poderão se dar melhor com bicicletas ergométricas porque poderão fazer exercícios aeróbicos por mais tempo. Mas avançados poderão, se preferir, correr na esteira para obter um treino mais pesado.

2 – Versatilidade

Ao considerar a versatilidade de bicicletas ergométricas e esteiras, as esteiras geralmente oferecem uma gama mais ampla de opções de treino, pois permitem tanto caminhar quanto correr e podem incluir uma função de inclinação para simular subidas.

As bicicletas ergométricas, por outro lado, focam principalmente no treino de ciclismo, permitindo ajustes de resistência para variar a intensidade. No entanto, mesmo oferecendo menos opções, a bicicleta pode ser uma opção melhor para aqueles que buscam um exercício de baixo impacto ou foco mais direcionado nos músculos da parte inferior do corpo.

Publicidade

Veja também: Aeróbicos antes ou depois da musculação? Qual é melhor

3 – Músculos trabalhados

Bicicletas ergométricas concentram-se principalmente nos músculos da parte inferior do corpo, o que inclui quadríceps, isquiotibiais, panturrilhas e, em menor grau, glúteos.

Esteiras, ao serem usadas para caminhar ou correr, também trabalham os músculos da parte inferior do corpo, como quadríceps, isquiotibiais, panturrilhas e glúteos, mas envolvem mais o abdômen e, devido ao movimento natural dos braços ao correr, também ativam os músculos do braço e do ombro.

Ou seja, no geral, a esteira exige mais músculos que a bicicleta ergométrica e isto pode trazer mais benefícios no que tange queima de calorias.

4 – Ajustes

Ao comparar bicicleta ergométrica com esteira em termos de ajustes, praticamente todas as bicicletas ergométricas permitem ajustes de altura do assento, ajustes de posição do guidão e níveis de resistência ao pedalar.

Em contrapartida, as esteiras permitem ajustar a velocidade de caminhada ou corrida e, na maioria dos modelos modernos, também permitem mudar a inclinação da superfície, permitindo simular subidas e descidas discretas.

Ambos os equipamentos costumam ter programas pré-definidos ou modos manuais para personalizar a intensidade e duração do treino.

Veja também: 5 erros ao conciliar aeróbicos com musculação

5 – Qual é melhor para queimar gordura?

Independentemente do tipo de exercício que você faça, o número de calorias que você queima depende do seu peso corporal, da intensidade e duração do seu treino.

No entanto, de acordo com a revista científica Harvard Health Publishing, correr em uma esteira queima mais calorias por minuto do que pedalar em uma bicicleta estacionária, e pedalar em uma bicicleta estacionária queima mais calorias do que caminhar em uma esteira.

Publicidade

Veja também: Quantas calorias a bicicleta ergométrica queima?

6 – Risco de lesão

Comparando bicicleta ergométrica com esteira em relação ao risco de lesão, a bicicleta ergométrica geralmente apresenta um risco menor. Pedalar é uma atividade de baixo impacto que coloca menos estresse nas articulações, ossos e tecidos conectivos do que correr ou caminhar na esteira.

Assim, para pessoas com problemas nas articulações ou predisposição a lesões, a bicicleta ergométrica pode ser a opção mais segura, enquanto a esteira, por ser de alto impacto, pode aumentar o risco de lesões nas articulações, especialmente nos joelhos e tornozelos, mas em situações normais – pessoas saudáveis – isto só ocorre quando há excesso da atividade.

7 – Considerações sobre espaço e compra

Embora os preços de bicicletas estacionárias e esteiras variem bastante, bicicletas ergométricas costumam ser mais baratas.

Se você tem um orçamento limitado, é mais provável que encontre uma bicicleta ergométrica com qualidade maior se for comparada com uma esteira com o mesmo preço.

Lembrando que esteiras baratas demais muitas vezes têm motores fracos, gama limitada de velocidades, sem inclinação e uma plataforma mal amortecida.

Elas também podem não ter programas de treino integrados e durabilidade. Além disso, uma vez que o motor quebra, a esteira se torna inútil, a menos que você esteja disposto a gastar uma quantia significativa de dinheiro para consertá-la.

Por outro lado, existem muitas bicicletas baratas e boas, e elas têm menos partes que desgastam (elas não necessariamente dependem de motor para funcionar). Além disso, bicicletas também ocupam menos espaço no chão, são mais fáceis de mover e montar, e bicicletas de spinning muitas vezes não requerem sequer energia elétrica.

Uma recomendação de bicicleta ergométrica completa e com bom custo-benefício seria a S300 da Podiumfit que declara suportar até 130kg e é de spinning (não depende de energia elétrica).

Publicidade

Enquanto uma boa recomendação de esteira com bom custo-benefício seria o modelo Concept 2.5 da marca Dreamfitness que apesar de não permitir mudança de inclinação, ela suporta pessoas de até 130kg e é dobrável, o que facilita na hora de economizar espaço.

Esteira concept 2.5 dreamfitness

Esteira ou bicicleta ergométrica: qual é melhor para perder gordura da barriga?

Bicicletas ergométricas e esteiras podem ajudar na perda de gordura abdominal. Contudo, isto não ocorre da maneira que a maioria das pessoas gostaria.

Quanto mais ativo você for fisicamente – e mais exercícios fizer – mais calorias você queima e maior pode ser a perda de gordura. No entanto, não é possível escolher onde a gordura será queimada primeiro, mesmo que o exercício trabalhe a região onde a gordura está acumulada.

Perder gordura corporal é algo que ocorre de forma sistêmica – no corpo inteiro. Algumas pessoas poderão ter mais facilidade de queimar gordura da “barriga” primeiro, mas o tipo de exercício que você faz, não terá influência nisto.

Veja também: 18 dicas para queimar gordura abdominal mais rápido

Conclusão

Bicicletas ergométricas e esteiras são duas das melhores máquinas de cardio que podem ser encontradas em qualquer academia — e ambas também são acessíveis para comprar e treinar em casa.

As principais diferenças entre bicicletas e esteiras estão em sua funcionalidade — esteiras permitem que você corra e caminhe, algumas oferecendo inclinação, e bicicletas ergométricas proporcionam um movimento de pedalada com níveis de resistência para escolher.

Enquanto esteiras são geralmente mais versáteis entre as duas, bicicletas têm o benefício de serem de baixo impacto, o que é ótimo se você tem propensão a sentir dor nas articulações ou está em reabilitação.

Em última análise, a melhor delas é a que você tem acesso, pode usar com segurança, sem sentir dor e gosta de fazer. Pode parecer desanimador receber este tipo de resposta, mas, infelizmente, quase nada no mundo fitness possui uma resposta definitiva.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×