Quantas calorias a bicicleta ergométrica queima?

Uma bicicleta ergométrica oferece um treino aeróbico eficiente com baixo impacto nas articulações. Contudo, uma questão que prevalece é a respeito de quantas calorias a atividade pode queimar.

Então, quantas calorias são queimadas na bicicleta ergométrica? Quantas calorias você pode queimar na bicicleta ergométrica depende de vários fatores, como sua idade, peso, intensidade e duração do exercício. Em média, fazer 30 minutos de bicicleta ergométrica pode queimar de 150 a 400 calorias, a maioria das pessoas ficaram no meio desta faixa. 

Neste artigo, exploraremos os fatores que afetam a queima de calorias, assim como dicas para maximizar seu treino e muito mais.

Quantas calorias a bicicleta ergométrica queima – tabela comparativa

A seguir veremos uma tabela com estimativas de quantas calorias você pode queimar na bicicleta ergométrica. No entanto, repare que esta tabela é baseada na duração e intensidade de um treino para uma pessoa pesando aproximadamente 70 kg.

Intensidade 20 minutos 30 minutos 40 minutos 60 minutos
Leve (menos que 16km/h) 93-113 140-170 186-226 280-340
Moderada (16-18km/h) 140-173 210-260 280-346 420-520
Alta (mais de 18-20km/h) 210-260 315-390 420-520 630-780

Veja também: Vale a pena comprar uma bicicleta ergométrica?

Fatores que afetam a queima de calorias na bicicleta ergométrica

Infelizmente, não há uma fórmula simples para determinar exatamente quantas calorias você queima na bicicleta ergométrica.

Diversos fatores influenciam o número real de calorias queimadas em um treino aeróbico na bicicleta ergométrica. Considerar esses fatores pode ajudar a obter uma estimativa mais precisa do seu gasto calórico.

Os principais fatores que impactam o número de calorias que você queima em uma bicicleta ergométrica incluem:

Peso corporal

Quanto mais você pesa, mais calorias queimará por minuto pedalando em uma bicicleta ergométrica.

Além disso, como o músculo é mais metabolicamente ativo do que o tecido adiposo, se você tem menos gordura corporal e pesa mais por ter mais massa muscular, também queimará mais calorias.

Publicidade

Além disso, homens tendem a queimar mais calorias durante o exercício do que as mulheres por esse motivo, mesmo quando possuem o mesmo peso, pois os homens têm uma maior porcentagem de massa magra em comparação com as mulheres.

Tipo de bicicleta ergométrica

Em geral, você queimará mais calorias em uma bicicleta ergométrica vertical (a comum) do que em uma bicicleta ergométrica horizontal, pois a ativação muscular é maior nas bicicletas de verticais. As bicicletas horizontais possuem um assento tipo cadeira que suporta todo o peso do corpo, então apenas suas pernas estão envolvidas.

Você pode queimar levemente mais calorias usando bicicletas verticais de spinning onde você se fica sentado e inclinado para frente de forma mais agressiva, o que pode mudar o grau de recrutamento de alguns músculos quando você faz força para pedalar.

Intensidade do seu treino

Um dos principais determinantes do número de calorias queimadas em uma bicicleta ergométrica é a intensidade do treino. Aumentar a resistência e a cadência (velocidade de pedalar) aumenta a potência ou o gasto energético necessário para pedalar.

Não é surpresa que você queimará mais calorias quando aumentar o nível de resistência e pedalar com mais força e rapidez. Fazer intervalos de alta intensidade (HIIT) e levantar-se na bicicleta para subidas também aumenta o número de calorias queimadas no treino.

Duração do seu treino

Obviamente, quanto mais longo o seu treino, mais calorias você queimará para continuar sustentando a atividade, desde que a intensidade seja a mesma. Dito isto, um treino curto e de alta intensidade em uma bicicleta ergométrica pode potencialmente queimar mais calorias do que um treino aeróbico longo e fácil, dependendo da intensidade e duração.

Como amplificar a queima de calorias na bicicleta ergométrica

Se você deseja aumentar o número de calorias queimadas na bicicleta ergométrica (e outros exercícios aeróbicos), considere experimentar o seguinte:

Fazer HIIT

Treinamento intervalado de alta intensidade queimará mais calorias e acelerará seu metabolismo, o que é chamado de consumo excessivo de oxigênio pós-exercício (EPOC). Pedale mais rápido e com mais força e contra maior resistência.

Veja também: Como fazer um treino HIIT de 20 minutos na bicicleta ergométrica

Levante-se

Se você estiver usando uma bicicleta de spinning, levante-se nos pedais para intervalos de sprint. Você usará mais músculos e sentirá imediatamente sua frequência cardíaca aumentar.

Publicidade

Use um monitor de frequência cardíaca

O monitor, em si, não fará diferença nos seus resultados. Contudo, ele é útil para ter certeza que você está treinando em uma faixa cardíaca alta o suficiente para ser considerada eficiente para obter resultados.

Aumente a resistência

A resistência é a chave. Você quer que seus músculos sejam desafiados e uma forma de fazer isso na bicicleta é aumentando a resistência da máquina. Construir músculos ajudará você a queimar mais calorias e a ficar mais forte, o que permitirá treinos ainda mais intensos.

A bicicleta ergométrica é eficiente para emagrecer?

Qualquer tipo de exercício pode ajudar no emagrecimento quando combinado com uma dieta com controle de ingestão de calorias. Quanto mais calorias você queima e menos calorias que está ingerindo por conta da dieta, maior é o déficit calórico que você cria, e mais o seu corpo precisa recorrer a gordura para continuar funcionando.

Especificamente falando da bicicleta ergométrica, ela pode ajudar na perda de peso de duas maneiras: o próprio treino queima calorias e, se você conseguir construir músculos nas pernas, pode aumentar sua taxa metabólica, ajudando a queimar mais calorias, mesmo em repouso.

Lembre-se de que a melhor maneira de perder peso com os treinos de bicicleta ergométrica é aumentar a intensidade e incluir intervalos intensos.

Pedalar em um ritmo aeróbico fácil a moderado queimará calorias e gordura, mas realmente intensificar o esforço e aumentar a resistência e a cadência é uma maneira mais eficiente de queimar calorias e acelerar o metabolismo, mesmo após o treino.

É possível perder gordura abdominal na bicicleta ergométrica?

Perder gordura abdominal é uma consequência do emagrecimento. Como a bicicleta ergométrica ajuda na perda de peso, ela também ajuda na perda de gordura abdominal.

No entanto, é importante notar que não é possível escolher onde perder gordura primeiro – não existe perda de gordura localizada.

Na verdade, quando você queima gordura através do exercício, você não está apenas queimando gordura de uma área específica do corpo (nem mesmo na região que o exercício trabalha).

Em suma, a bicicleta ergométrica ajudará a queimar calorias, que por sua vez pode levar à perda de gordura, mas essa perda será distribuída por todo o corpo, não apenas na região abdominal.

Publicidade

O que é mais eficiente para queimar calorias: bicicleta ergométrica ou corrida?

Quando igualamos a intensidade em ambas as atividades, correr geralmente queima mais calorias do que pedalar, porque a corrida envolve o uso de mais músculos e exige mais esforço do coração e pulmões.

No entanto, na bicicleta ergométrica, é mais fácil manter uma intensidade moderada por um período mais longo do que correndo, especialmente para iniciantes ou pessoas com sobrepeso. Isso pode resultar em uma maior queima calórica em uma sessão de treino mais longa na bicicleta em comparação com uma corrida mais curta.

Ou seja, enquanto a corrida pode queimar mais calorias por minuto em comparação com a bicicleta ergométrica, a bicicleta ainda pode ser melhor dependendo do contexto.

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×