Posso tomar creatina com suco?

A creatina é amplamente conhecida como um suplemento eficaz para acelerar o crescimento muscular, mas você pode se perguntar se é uma boa ideia tomar creatina com suco.

Então, você pode tomar creatina com suco? Sim, você pode misturar creatina com suco de frutas mantendo os mesmos benefícios do suplemento. Alias, a creatina pode ser absorvida mais rapidamente por conta dos carboidratos contendo no suco.

Neste texto veremos este assunto mais a fundo.

Pontos a considerar ao tomar creatina com suco

Misturar creatina com suco geralmente não é um problema e pode até ser uma opção superior para algumas pessoas. Aqui estão alguns pontos a considerar:

  1. Absorção acelerada: Devido ao papel da insulina em enviar nutrientes para dentro das células, quando você toma creatina com suco, a liberação de insulina causada pela presença de carboidratos (por conta da frutose) pode aprimorar a absorção de creatina. Mas vale ressaltar que este efeito é causado pelos carboidratos e não depende unicamente de frutas para acontecer.
  2. Maior ingestão de calorias: Dependendo do suco de fruta e da quantidade usada, a mistura pode aumentar significativamente a ingestão diária de calorias e açúcar. Isto pode ser benéfico se você precisa de mais calorias na dieta, mas pode ser uma desvantagem na situação contrária (em uma dieta para queima de gorduras).
  3. Mais trabalho: Caso você prepare o suco em casa (em vez de comprá-lo pronto), você adicionará mais uma etapa na sua rotina e se você estiver fazendo o suco somente para tomar com creatina, talvez o trabalho extra não valha a pena.
  4. Custo: Tomar creatina com suco pode ser mais caro do que tomar com água, especialmente se você estiver usando sucos de frutas de qualidade ou que sejam mais caras.
  5. Digestão: Para algumas pessoas, especialmente aquelas com estômagos sensíveis, misturar creatina com suco pode causar desconforto gastrointestinal. Se isso ocorrer, pode ser melhor consumir a creatina com água ou outro líquido.

Veja também: Quanto tempo demora para a creatina dar efeito?

E tomar creatina com frutas cítricas (ácidas)?

Se você considerou misturar sua creatina com suco, pode ter visto os comentários online sobre a acidez de frutas cítricas (como laranja e limão) e como isso pode afetar a absorção da creatina.

A crença pode trás da ideia de que não devemos misturar creatina com frutas cítricas é que o ácido dessas frutas desnaturará a creatina em creatinina (um subproduto proveniente da quebra de creatina).

Contudo, é preciso lembrar que a creatina é absorvida mesmo passando pelo ácido do estômago, que é mais ácido do que qualquer fruta. Portanto, misturar creatina com um suco proveniente de uma fruta cítrica não é um problema.

Sinta-se a vontade para tomar creatina com suco de laranja ou de limão.

Veja também: Qual a dosagem correta de creatina: 3 ou 5 gramas?

Publicidade

Qual o melhor horário para tomar creatina com suco?

O melhor horário para tomar creatina misturada com suco costuma ser antes ou depois do treino. Dito isso, se seu estilo de vida, se é dia de descanso ou suas preferências pessoais não permitem esse momento, tomar creatina a QUALQUER hora do dia será mais benéfico do que não tomar.

A creatina é um suplemento que funciona com a saturação dos músculos, portanto tomar creatina com regularidade – para manter a saturação – é o mais importante.

Perguntas Frequentes

1 – É melhor tomar creatina com suco ou água?

A creatina é igualmente eficaz como suplemento, seja misturada com suco ou água.

O que é “melhor” é relativo aos seus próprios objetivos e preferências. Cabe a você decidir se e como o suco se encaixa em seu plano nutricional.

2 – A creatina dissolve corretamente no suco?

Sim, a creatina se dissolve em suco. É recomendado o uso de uma coqueteleira para ajudar.

3 – Quanto suco devo usar para misturar com creatina?

A quantidade de suco para misturar com creatina depende dos seus objetivos e de quantas calorias você quer consumir nesse formato.

Geralmente, 1-2 copos de suco são recomendados, fornecendo aproximadamente 125-250 calorias, dependendo do tipo de suco.

4 – Quanta creatina eu devo adicionar ao suco?

A orientação geral para suplementação contínua de creatina é de 3-5g diariamente.

Você pode tomar isso como uma dose única ou dividir a dose em duas porções, uma para antes e outra para depois do treino.

5 – Qual tipo de creatina eu devo misturar com suco?

Recomendamos a creatina monohidratada, que é considerada o suplemento nutricional mais clinicamente eficaz e extensivamente estudado para aumentar a capacidade de exercício de alta intensidade e massa corporal magra durante o treino. Além disso, a creatina monohidratada é a mais barata.

Publicidade

Veja também: O que acontece quando você para de tomar creatina?

Ver bibliografia usada
  • Cooper R, Naclerio F, Allgrove J, Jimenez A. Creatine supplementation with specific view to exercise/sports performance: an update. J Int Soc Sports Nutr. 2012 Jul 20;9(1):33. doi: 10.1186/1550-2783-9-33. PMID: 22817979; PMCID: PMC3407788.
  • Buford, T.W., Kreider, R.B., Stout, J.R. et al. International Society of Sports Nutrition position stand: creatine supplementation and exercise. J Int Soc Sports Nutr 4, 6 (2007). https://doi.org/10.1186/1550-2783-4-6
  • McMorris T, Harris RC, Swain J, Corbett J, Collard K, Dyson RJ, Dye L, Hodgson C, Draper N. Effect of creatine supplementation and sleep deprivation, with mild exercise, on cognitive and psychomotor performance, mood state, and plasma concentrations of catecholamines and cortisol. Psychopharmacology (Berl). 2006 Mar;185(1):93-103. doi: 10.1007/s00213-005-0269-z. Epub 2006 Jan 17. PMID: 16416332.
  • Alahmary SA, Alduhaylib SA, Alkawii HA, Olwani MM, Shablan RA, Ayoub HM, Purayidathil TS, Abuzaid OI, Khattab RY. Relationship Between Added Sugar Intake and Sleep Quality Among University Students: A Cross-sectional Study. Am J Lifestyle Med. 2019 Aug 23;16(1):122-129. doi: 10.1177/1559827619870476. PMID: 35185434; PMCID: PMC8848117.
  • Smit, H. J., Kemsley, E. K., Tapp, H. S., & Henry, C. J. K. (2011). Does prolonged chewing reduce food intake? Fletcherism revisited. Appetite, 57(1), 295-298. https://doi.org/10.1016/j.appet.2011.02.003.
  • Matthew S. Tryon and others, Excessive Sugar Consumption May Be a Difficult Habit to Break: A View From the Brain and Body, The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, Volume 100, Issue 6, 1 June 2015, Pages 2239–2247, https://doi.org/10.1210/jc.2014-4353

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×