Flexão de braço com elástico: como fazer, variações e músculos usados

Se você quer um plano de treino equilibrado, a flexão de braço com elástico é um ótimo exercício para incluir no dia de treinar peito.

A flexão de braço tradicional é um exercício clássico que trabalha o peito, os ombros e os tríceps, mas também recruta quase todos os músculos da porção superior do tronco.

Contudo, em algum momento, as flexões tradicionais (sem elástico) podem começar a parecer fáceis. Então, para aumentar a dificuldade do movimento, você pode realizar flexões com faixas elásticas para aumentar a resistência.

Neste artigo, vamos mostrar como fazer flexões com elástico corretamente, seus benefícios e quais músculos eles recrutam.

Para que serve a flexão com elástico?

Flexões com elásticos são flexões comuns realizadas com uma faixa elástica para aumentar a resistência durante o movimento.

Tudo o que você precisa fazer é segurar as alças da faixa com cada mão e colocá-la sobre as suas costas (como visto na imagem abaixo) e, em seguida, executar uma flexão como faria normalmente.

praticante de musculação fazendo flexão de braço com elástico

Músculos recrutados

A flexão tradicional padrão trabalha os peitorais, deltoides, tríceps e serrátil anterior.

Embora os músculos mencionados sejam o alvo principal, os abdominais, eretores da coluna, glúteos e pernas trabalham de forma isométrica para ajudá-lo a manter uma posição perfeita de prancha (uma flexão é uma prancha em movimento).

Além disso, seus bíceps, dorsais, trapézios e romboides são ativados para ajudar a estabilizar os músculos que empurram.

Como você pode ver, a flexão é um exercício de corpo inteiro. E, embora muitas pessoas adorem supino (também um excelente exercício), as flexões nunca devem ser subestimadas, mesmo pelos atletas mais avançados.

Publicidade

Em relação a flexão de braço com elásticos, elas trabalham os mesmos músculos que as flexões comuns apenas com o peso corporal, apenas adicionam resistência com a faixa e, assim, aumentam a tensão e o estímulo dos músculos-alvo.

Fazer flexão com elástico vale a pena (vale seu esforço)?

Com certeza. Flexão de braço com elásticos, são simplesmente uma versão mais difícil das flexões regulares, já que as faixas aumentam a resistência.

Por causa disso, elas são mais eficazes para desenvolver músculos e força do que as flexões sem elásticos. É por isso que você verá muitas marcas vendendo pranchas de flexão com faixas elásticas incorporadas no equipamento atualmente.

Além disso, você ainda pode fazer todas as variações de flexões ao usar faixas elásticas, como verá a seguir.

Benefícios da flexão com elástico

A flexão com elástico é ótimo porque permite aumentar a dificuldade através da resistência ascendente adicionada, o que é importante se você deseja construir músculos.

O que é realmente interessante nas flexões com faixas elásticas é como a tensão é criada. Ao fazer uma flexão, a parte mais difícil do movimento é na parte inferior, quando você está pressionando para cima a partir do ponto mais baixo.

Conforme você chega ao topo da flexão, o movimento fica mais fácil, o que causa menos ativação muscular. Ao usar pesos livres para supino, o mesmo acontece, já que você ainda está lutando contra a gravidade. No entanto, com as faixas, a resistência aumenta quanto mais elas são esticadas.

Portanto, quando a flexão é mais fácil (em direção ao topo), a faixa fornecerá mais tensão e quando a flexão está na posição mais difícil (em direção à parte inferior), a faixa oferece menos tensão. Isso melhorará sua força no alcance superior do movimento, exatamente onde precisa. Além disso, permitirá que você obtenha uma contração muito melhor.

Além de tudo isso, as faixas elásticas promovem movimentos excêntricos lentos, pois você precisa de mais controle para a estabilidade à medida que abaixa.

Isso é ótimo, já que as faixas de resistência promovem movimentos excêntricos lentos, pois você precisa de mais controle para estabilidade ao abaixar. Isso é ótimo, pois a fase excêntrica, que é a tensão de alongamento, proporciona os maiores ganhos de força.

Publicidade

No geral, ao usar faixas elásticos, você obtém um maior grau de tensão de alongamento e tensão de contração.

Como fazer flexão de braço usando elásticos

É importante que você esteja executando as flexões com a forma correta para maximizar os resultados e evitar possíveis lesões. Então, vamos revisar a forma correta para uma flexão padrão com uma faixa elástica (que é a mesma coisa sem a faixa).

  • Coloque o elástico em volta das suas costas, por baixo dos braços, e pelas palmas das mãos.
  • Apoie as palmas das mãos no chão um pouco mais afastadas do que a largura dos ombros. Tente alinhar suas mãos aproximadamente no nível dos ombros.
  • Levante-se para uma posição de prancha, de modo que sua coluna fique reta. Contraia seu abdômen, glúteos e quadríceps para manter essa posição sólida de prancha.
  • Abaixe-se dobrando os cotovelos. Pare quando seus braços estiverem pelo menos a 90˚, mas quanto mais baixo você conseguir descer sem quebrar a forma, melhor, pois isso lhe dará um alongamento maior. Cerca de uma altura de punho do chão ou quando seu nariz estiver logo acima do chão é um bom ponto para parar.
  • Agora suba de volta à posição inicial com os braços totalmente estendidos. Isto equivale a uma repetição.

ilustração da execução correta do exercício flexão de braço com elástico

Dicas

  • Mantenha seu corpo reto durante todo o exercício, incluindo a cabeça. Seus quadris devem estar em posição neutra.
  • Mantenha os cotovelos a cerca de 45˚ de ângulo em relação ao seu corpo. Para uma flexão padrão, seus cotovelos não devem se abrir para os lados.
  • Um bom ritmo envolve um movimento negativo lento e um movimento explosivo para cima.
  • Desloque seu corpo ligeiramente para a frente a partir da posição de prancha alta para aumentar a resistência no peito.

Como aumentar a dificuldade

Embora você possa usar um elástico mais pesado, uma das maneiras mais simples de aumentar a resistência com a mesma faixa é posicioná-la em seu corpo de forma diferente.

Em vez de passá-la por baixo dos braços, enrole a faixa em volta das suas costas de modo que ela passe por cima dos seus braços, descendo entre o deltoide e o tríceps.

Dê uma olhada de perto na imagem abaixo para ver o que queremos dizer. Ao posicionar a faixa assim, você está aumentando a tensão na faixa a partir da posição inicial. Quanto mais a faixa é esticada, maior a resistência.

flexão de braço com o elástico passando em volta do braço, para aumentar a dificuldade

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×